Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 01:40:58


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Choque elétrico  (Lida 13863 vezes)
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« : 19 de Setembro de 2010, as 00:52:21 »

Galera, recentemente comecei a montagem do Marshall jubilee 2550, é o primeiro valvulado que construo, apesar de eu ja ter feito o curso técnico em eletrotécnica onde estudei todos os sistemas de EPIs, ainda tenho muito medo em tomar choques(com tensões altas). A precaução é extrema, eu já até projetei o lugar onde vou mexer com o valvulado, vou comprar um tapete grosso de borracha, usar calçado com borracha grossa, luva, óculos( se estourar um capacitor, sei lá...), instalar um dijuntor de 10A na tomada onde ligarei o amp, a regra da mão esquerda no bolso e tals!! Apesar de tudo isso, ainda sinto medo, fui dar uma vasculhada na net pra ver se achava algo sobre choque elétrico e tals e achei esse vídeo:

ATENÇÃO
CONTÉM CENAS FORTES
http://www.youtube.com/watch?v=t3rV1m-6vKY&has_verified=1

Esse video me fez pensar bastante se devo continuar a construção do valvulado, apesar de que a tensão do valvulado não chegue nem perto da que o cara do vídeo tomou ( acho que 13.8KV ), mais me fez meditar bastante sobre o assunto!

Se não puder colocar esse tipo de informação no fórum peço mil desculpas, é porque esse video mexeu mesmo comigo, e em seminários sobre segurança no trabalho costumam colocar imagens fortes pra galera começar a prestar atenção no que ta fazendo!

Grande abraço a todos!
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #1 : 19 de Setembro de 2010, as 01:30:41 »

putz cara
me deu até tremedeira de ver!
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
igoraraujo
Visitante
« Responder #2 : 19 de Setembro de 2010, as 02:33:55 »

Realmente o vídeo é punk...

Esse tipo de situação é desesperadora...

Meu pai sempre mexeu com eletrônica (mesmo quando não era aposentado), e uns anos atrás ele tomou
um choque em um microondas e ficou inconsciente por alguns minutos... e olha que ele tá acostumado a mexer com isso...
GRAÇAS A DEUS nada de mais aconteceu além do forte susto...

Mas vale ressaltar o que os experientes recomendam "SE NÃO SABE O QUE ESTÁ FAZENDO, NÃO FAÇA!!!"...
E se sabe, então é certo que vai tomar cuidado redobrado...

O tópico não deve ser levado como algo desanimador, apesar de que eu acho fundamental que isso cause desânimo em algumas
pessoas que têm muita "coragem" em mexer nessas coisas...

Tanto o que o Nevio falou, quanto o que o Youtube alerta é verdade...CENAS FORTES...
Principalmente se você for menor de idade, só acredite no que está escrito, não assista...

Abraços!!!
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #3 : 19 de Setembro de 2010, as 02:45:56 »

Concordo plenamente com isso
"SE NÃO SABE O QUE ESTÁ FAZENDO, NÃO FAÇA!!!"
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Renan
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 447

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 17



« Responder #4 : 22 de Setembro de 2010, as 06:18:54 »

http://www.youtube.com/watch?v=Rm0h_dcCwlI&feature=related

Outro video triste... Esses caras tinham familias, histórias, vivências...
Um minuto de "bobeira", e isso acontece
 "É um trabalho perigoso, mas alguém tem que faze-lo", certo?
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #5 : 11 de Dezembro de 2010, as 12:24:36 »

Cuidado e respeito, todo o tempo.
Registrado

xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #6 : 12 de Dezembro de 2010, as 01:02:35 »

ELETRICIDADE...MATA MESMO.

Algo que não vemos, não sentimos o cheiro e nem a presença, mas está aí e em toda parte...e mata.

Dependendo...só se erra APENAS UMA VEZ!

Tomemos cuidado...a tensão pode até ser baixa, mas se a corrente for acima de 1 AMPER...e estivermos em aterramento perfeito....pode rolar um óbito. Embarrassed
Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #7 : 12 de Dezembro de 2010, as 06:14:05 »

Concordo com todos e digo mais esta frase:

"Não seja apenas mais um curioso; mas saiba o que está fazendo".

Abraços.
Registrado
guii_music
Visitante
« Responder #8 : 12 de Dezembro de 2010, as 07:06:47 »

ELETRICIDADE...MATA MESMO.

Algo que não vemos, não sentimos o cheiro e nem a presença, mas está aí e em toda parte...e mata.

Dependendo...só se erra APENAS UMA VEZ!

Tomemos cuidado...a tensão pode até ser baixa, mas se a corrente for acima de 1 AMPER...e estivermos em aterramento perfeito....pode rolar um óbito. Embarrassed
8 mA já pode matar!
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2010, as 07:16:42 por guii_music » Registrado
ApAcHee*
Visitante
« Responder #9 : 12 de Dezembro de 2010, as 07:12:47 »

É por isso que se deve mexer com eletrônica APENAS com EPI's, e isso é algo divulgado apenas por técnicos, aqui no fórum, graças a Deus, nunca vi casos assim, mas já cansei de ver pessoas mexer em pedais e fazer "macarronada" e achar bonito, tudo bem, 9V não mata ninguém, mas a pessoa pega o hábito e acha que um transformador é a mesma coisa, e que fazer uma "bomba valvulada" como já vi essa citação aqui no fórum, é tenso........

A chance de você morrer mexendo em um valvulado não é baixa, pois geralmente, por ordem dos técnicos do fórum para se ter cuidado, geralmente mexemos em um lugar aberto para que se haja um contato, pelo susto você tome o menor dano possível, por isso, acho bem viável a colocação de tópicos para a explicação de que mesmo mexendo com pouca tensão, eletricidade mata, e mata mesmo, por isso a utilização de calçados de borracha, bancada de madeira ou material isolante, e quando for mexer com válvulas, por favor, o máximo de cuidado e não faça isso sem qualquer pessoa em casa



Esse video me fez pensar bastante se devo continuar a construção do valvulado, apesar de que a tensão do valvulado não chegue nem perto da que o cara do vídeo tomou ( acho que 13.8KV ), mais me fez meditar bastante sobre o assunto!

Grande abraço a todos!


E se puder, além de meditar, estude mais um pouco sobre esse assunto, pois, pelo o que vi, o fio que está dando a DDP entre o rapaz e a geração de energia elétrica (o choque) vem direto do poste para a residência, antes disso, é passado por um Transformador de Potência, que reduz de 13.8 kV entre 110V e 400V, nessa faixa, e pelo choque que ele tomou, deve ter sido isso no máximo, e com uma alta amperagem,

Um verdadeiro choque de 13.8kV se nota nesse vídeo (ATENÇÃO! CENAS FORTES): http://www.youtube.com/watch?v=Lo1ssVCC3vs&NR=1 se ele tivesse tomado um Choque na ordem de kV, os 3 rapazes, os 2 que seguram e o que está desmaiado, teria pulado com o choque

Conhecimento é essencial, e sempre devemos buscar a mais, para nunca ser pego de surpresa!

como diria um repórter policial da minha cidade, Wilson Marcílio: " Se não quer que seu nome seja divulgado, não deixe que o fato aconteca!"

Abraços
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2010, as 07:24:47 por ApAcHee* » Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #10 : 12 de Dezembro de 2010, as 07:43:04 »

O vídeo foi removido.
O que aparecia nele?
Alguém levando um choque e morrendo?

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
ApAcHee*
Visitante
« Responder #11 : 12 de Dezembro de 2010, as 13:05:20 »

não, o vídeo continua lá, tem que ter cadastro para assistir, por causa das cenas fortes
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #12 : 12 de Dezembro de 2010, as 13:37:27 »

Eu conto pra voçê Roberto. Um cara em cima de um trem levanta o braço e encosta no fio. O choque é tão forte que a cabeça dele chegar levantar labaredas de fogo.

Choquinho bem forte heim!!!
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #13 : 12 de Dezembro de 2010, as 20:39:43 »

Ah, eu já tinha visto há um bom tempo atrás.
Recebi por email.
Acho que é na India.

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum).

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
flaviobei
Visitante
« Responder #14 : 23 de Fevereiro de 2011, as 09:46:42 »

tenso esse primeiro vídeo hein? e como o apachee falou, é o fio que chega na casa, talvez 220v ou mais, mas ainda é "pouco" se for parar pra pensar, afinal, tudo mundo tem 220v em casa, no chuveiro, na torneira elétrica...

eletricidade é realmente uma coisa séria...

no vídeo mesmo dá pra perceber que o segundo rapaz que tomou o choque, o tomou por descuido/nervoso... ao carregar o desmaiado, ele encosta o braço no fio, dá até pra ver o foguinho no braço dele..

meu, sei de uma coisa, choque dói, e muito, tomei um bonito uma vez com uma daquelas churrasqueiras elétricas, tava com tudo pronto pra um churrasquinho em casa, dai segurando a resistência pelo cabo com uma mão, coloquei a outra na tomada, pra minha surpresa, logo abaixo do cabo, o fio estava partido, tomei um choque de alguns segundos e só consegui tirar a mão de lá porque consegui remover a tomada, porque minha mão não abria do cabo da bagaça, tenso.. fiquei com umas marcas prestas na mão por 1 semana... não saía com nada  Cheesy
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal