Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 08:58:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: problema de ruído com iall10.5 + pré alembic/twin  (Lida 2015 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« : 25 de Agosto de 2019, as 16:34:32 »

Hoje finalmente tomei vergonha na cara e resolvi retomar um projeto que está caminhando devagar quase parando. Se trata da combinação do pré Alembic F-2B e o power Iall 10.5.

Para o pré, usei esse esquema (com os pinos do primeiro triodo corrigidos), que é bem similar ao pré twin. De fato, a diferença entre eles é o capacitor de ambos os cátodos (47uF no alembic e 22uF no twin), resistor do segundo cátodo (1K5 no alembic e 820r no twin) capacitor de saída e a presença de um resistor atenuador + volume master no twin, componentes estes não presentes no alembic. Como segui o projeto do alembic, não incluí o volume master. Para o Iall, usei este arquivo.

Para alimentar o pré, retirei a alta tensão do ponto entre os resistores de 10K (R5 e R6) do Iall, conforme informação encontrada em algum tópico aqui do fórum sobre a união entre o Iall e o pré twin. Liguei esta tensão diretamente aos resistores de placa do pré, adicionando um capacitor de 22uF ao terra para filtragem. Não sei se o valor é suficiente ou se está subdimensionado, supus suficiente devido ao fato do Iall já possuir dois capacitores de 100uF antes do ponto de onde retirei a alta tensão.

Meu problema: com o volume do pré alembic no máximo (referente ao primeiro triodo, o pré twin chama esse potenciômetro de Ganho), aparece esse barulho. Minha primeira hipótese fora de sinal de pré muito forte para a entrada do power, então atenuei o sinal, adicionando o resistor de 220K e potenciômetro de volume master de 1M ao final do circuito, conforme esquema do pré twin. De fato, diminuindo o sinal vindo do primeiro estágio e/ou o do segundo estágio, o ruído desaparece. Pensei então em experimentar com esses dois potenciômetros e substituir um deles por um divisor de tensão fixo formado por dois resistores, me livrando do barulho. Problema "resolvido".

Entretanto, há relatos de montagens bem sucedidas do pré twin e power Iall. Meu pré está bem similar ao pré twin, exceto pelos capacitores de cátodo e pelo resistor de cátodo do segundo triodo, então ele também deveria funcionar sem esse ruído. Antes de substituir um dos potenciômetros por divisor de tensão, gostaria de saber se alguém possui ideia do que pode estar causando este ruído.

Acredito que a diferença dos valores dos componentes de cátodo não seriam suficientes para causar o problema. Poderia ser a filtragem da tensão no pré? A situação em que o barulho ocorre faz pensar que o capacitor de 22uF não esteja dando conta da corrente do pré quando o pré está trabalhando no máximo. Faz sentido?
Registrado
Jimi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 146

Obrigado
-Dado: 28
-Recebido: 3


« Responder #1 : 29 de Agosto de 2019, as 19:08:23 »

Já tentou trocar os capacitores que saem dos anodos?
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #2 : 29 de Agosto de 2019, as 22:30:41 »

No caso, do primeiro anodo sai o tone stack, e do segundo só um capacitor. Não troquei não. Você diz simplesmente trocar por outros de mesmo valor mas provavelmente fabricantes diferentes, ou outro tipo de capacitor?
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #3 : 30 de Agosto de 2019, as 20:40:43 »

Marcão, na maior parte das montagens que não sejam de fábrica, quase sempre aparece algum tipo de ruído residual quando se põe o volume no máximo.
Sendo que no arquivo de som que você postou não dá pra se perceber bem qual o tipo de ruído.
Seria o "Tchuu" que aparece entre as palhetadas ou o som meio rouco e estranho da guitarra?
« Última modificação: 30 de Agosto de 2019, as 20:51:43 por Ramsay » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #4 : 31 de Agosto de 2019, as 02:52:09 »

Meu problema é o barulho entre as palhetadas. O som da guitarra está ótimo, o defeito nessa parte é a má qualidade de gravação de celular.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.034 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal