Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 07:48:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Alinhar trastes  (Lida 4314 vezes)
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« : 31 de Agosto de 2019, as 08:21:17 »

Saudações:

Gostaria de saber como se faz um alinhamento de trastes e qual a ferramenta correta para isso.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #1 : 31 de Agosto de 2019, as 18:12:44 »

Saudações:

Gostaria de saber como se faz um alinhamento de trastes e qual a ferramenta correta para isso.

Que tipo de alinhamento seria ? Será que não seria retífica ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #2 : 01 de Setembro de 2019, as 17:51:44 »

Provavelmente é retífica.

Uma coisa que aprendi sobre mexer em trastes de guitarra: não faça, a menos que 1-você saiba o que está fazendo, ou 2-seja uma guitarra "de sacrifício" para testes. Qualquer erro pode custar mais caro do que pagar para um profissional fazer.
Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #3 : 02 de Setembro de 2019, as 07:41:49 »

Eu tenho uma tagima telecaster que eu uso bastante em casa,esses dias caiu no chão com as cordas para baixo marcou todas os trastes,troquei por novos ate esse momento tudo certo, mas percebo que em algumas casas umas ficaram não tao alinhadas prejudicando o som.De toda pesquisa feita na internet todos falaram em "alinhamento de trastes", retifica não seria a correção de trastes "velhos"?
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #4 : 02 de Setembro de 2019, as 08:26:28 »

A retifica é basicamente você retrabalhar o topo dos trastes para que todos tenham a mesma altura em relação a escala, um nivelamento entre eles.


mas com uma porrada tão forte no braço a ponto de deformar os trastes com as cordas, você verificou se tambem não houve dano estrutural? o tensor?
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #5 : 03 de Setembro de 2019, as 12:30:53 »

Provavelmente os trastes que você colocou não estão corretamente assentados e precisam ser além de assentados também nivelados
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #6 : 05 de Setembro de 2019, as 14:03:31 »

Além disso, vai precisar também de uma lima de coroar (crowning file) para rearredondar o tipo dos trastes depois de retificá-los.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #7 : 05 de Setembro de 2019, as 19:57:44 »

Serviço para profissional. Eu fiz uma vez com todos os equipamentos e ficou médio. Não vale a pena.
Registrado
Gilmar
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 156

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19


« Responder #8 : 07 de Setembro de 2019, as 21:10:10 »

Se os trastes foram bem assentados, praticamente não há o que retificar, eu não gosto de lima de coroar, ela detona muito e dificulta o polimento. Retífica é mais indicado para corrigir desgastes, um refret bem feito com trastes de qualidade dispensa retífica!
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #9 : 08 de Setembro de 2019, as 09:10:37 »

Se os trastes foram bem assentados, praticamente não há o que retificar, eu não gosto de lima de coroar, ela detona muito e dificulta o polimento. Retífica é mais indicado para corrigir desgastes, um refret bem feito com trastes de qualidade dispensa retífica!

É muitíssimo difícil uma guitarra nova ou com trastes novos não precisar de fazer nivelamento dos trastes. Normalmente sempre se tem que corrigir um ponto ou outro
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Gilmar
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 156

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19


« Responder #10 : 08 de Setembro de 2019, as 20:43:57 »

Citar
É muitíssimo difícil uma guitarra nova ou com trastes novos não precisar de fazer nivelamento dos trastes. Normalmente sempre se tem que corrigir um ponto ou outro

Perfeita colocação, guitarras novas de linha de montagem excetuando-se algumas custom, sempre vão ter problemas, mas, no caso de um refret a retífica é ínfima, se for feito da maneira correta, eu uso lixa bem fina e dispenso a lima de coroamento!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal