Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 21:02:39


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvidas/Análise - Fonte de Pré Amplificador Valvulado  (Lida 7557 vezes)
adhenrique
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« : 27 de Novembro de 2019, as 12:56:49 »

Amigos, boa tarde.
Sou novo no Forum e estou começando estudos relacionados a valvulados.

Estou tentando criar um pré-amplificador valvulado, me baseando em um tópico antigo aqui do forum:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3344.0

Comprei todas as peças e antes de iniciar a construção, resolvi simular o circuito no Multisim, pois algumas peças foram substituídas por equivalentes.
Pois bem, iniciei a simulação pela fonte, a entrada de 270VAC. Como vocês podem visualizar, possuímos 4 diodos retificadores e um filtro em "pi" - se não me engano esse é o nome - com 2 capacitores em série e um resistor. Eu achei estranho a capacitância definida nos capacitores de 47u. Li em alguns estudos que para cada 1A eu posso utilizar 1000u.
Lendo o tópico, mais a frente Eduardo comenta que para esse circuito, um transformador de 200ma seria muito, então simulei com um transformador de primário 127VAC e secundário em ratio 0.508 e 10ma.
Ao iniciar a simulação, o primeiro problema que encontro é que o capacitor identificado como C8 - no circuito do Luis - queima, então aumento sua tensão de 350 para 370V.
Ao realizar essa alteração, vem o segundo problema, o secundário do transformador queima.
Então, essa são as minhas dúvidas:

1. Os capacitores do circuito estão corretos?
2. Essa lógica de 1000u para 1A está correta?
3. O secundário do Transformador está queimando pois não há uma carga?
4. Qual seria o melhor e mais fácil macete para calcular valores de capacitores nessa ocasião?

Envio em anexo uma imagem do meu circuito.



Muito obrigado.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #1 : 27 de Novembro de 2019, as 13:23:42 »

Não consigo visualizar os arquivos originais pois a internet tem vários bloqueios aqui no meu trabalho. Não sei como está o layout mas conheço o esquema, o alembic f2b é bastante similar e eu já fiz alguns. Então posso te ajudar com algumas coisas.

2. sobre os 1000uF para cada 1A, isso é um macete usado para projetar fontes.
1. os triodos da válvula consomem cerca de 2 a 3mA cada, dependendo da válvula usada. Para ter folga, eu arredondo para 10mA. Então 10uF satisfazem os 10mA consumidos pelo circuito (lembre-se que essa é a corrente só dos triodos, ainda tem os filamentos).
3. o secundário do transformador de força não queima por não haver carga. Não consigo visualizar os arquivos originais, então não sei o que seria C8. No seu esquema, qual capacitor é ele? Veja os comentários abaixo.
4. a maneira mais fácil é usar o macete de 1000uF para cada 1A, e ter folga na tensão. Talvez superdimensionar a capacitância.

Outros comentários:
- apesar do macete, nas minhas experiências, um capacitor de 22uF não fica legal. Usei um único capacitor ao invés de dois ou três filtros em série. Substituindo por um de 100uF, problema resolvido. Então use pelo menos dois filtros em série, ou um capacitor de 47uF ou maior. E com folga na tensão. Se for alimentar o circuito com 200V DC, use capacitores para pelo menos 250V.
- sobre a queima do transformador, veja R3 no seu esquema. Ele está certo? Sem ter acesso aos arquivos originais, imagino que não. Ele está ligando a tensão positiva ao terra, pode ser ele o responsável pela queima do transformador. Acredito que o correto seja colocá-lo entre R2 e o osciloscópio. Ou seja, desconecte-o do osciloscópio e também do terra. O terminal que estava aterrado vai ao osciloscópio. Veja se resolve.
Editado: também estou estranhando o valor desse R3. Precisaria ver o projeto completo para entender do que se trata. Ele é grande demais para ser um resistor da parte dos filtros, não?
« Última modificação: 27 de Novembro de 2019, as 13:27:38 por marcao_cfh » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #2 : 27 de Novembro de 2019, as 13:43:36 »

Já começou errado. O que você fez foi colocar a fonte em retificação de meia onda. Pra isso um diodo só faria o serviço. Mas como você utilizou 4 diodos, é  de se supor que você queria fazer uma retificação em ponte de diodos. Por isso está errado.
Você entendeu certo sobre os 1000uF por cada Ampére consumido. No entanto o consumo de um pré valvulado na alta tensa dificilmente ultrapassa 1mA por Triodo, ou seja, muito baixa.
Sobre sua simulação, não sei todos os parâmetros que você colocou. Mas saiba que nos primeiros centésimos de segundo, após a fonte ser ligada o capacitor funciona como um curto circuito, até  ficar carregado. Então se você colocar um fusível de 5A entre o transformador e o capacitor, talvez ele não  aguente. Falta talvez mais leitura e entendimento sobre vários assuntos. Mas todos acabam aprendendo.
 Legal!
« Última modificação: 27 de Novembro de 2019, as 13:48:12 por Matec » Registrado
adhenrique
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #3 : 27 de Novembro de 2019, as 13:51:24 »

Marcao, segue minhas respostas:

Não consigo visualizar os arquivos originais pois a internet tem vários bloqueios aqui no meu trabalho. Não sei como está o layout mas conheço o esquema, o alembic f2b é bastante similar e eu já fiz alguns. Então posso te ajudar com algumas coisas.
Ok, envio em anexo imagem do circuito original.

2. sobre os 1000uF para cada 1A, isso é um macete usado para projetar fontes.
Ok.

1. os triodos da válvula consomem cerca de 2 a 3mA cada, dependendo da válvula usada. Para ter folga, eu arredondo para 10mA. Então 10uF satisfazem os 10mA consumidos pelo circuito (lembre-se que essa é a corrente só dos triodos, ainda tem os filamentos).
Estou utilizando uma 12AX7, e tenho um transformador com secundários: 270VAC x 10ma e 12VAC 500ma.

3. o secundário do transformador de força não queima por não haver carga. Não consigo visualizar os arquivos originais, então não sei o que seria C8. No seu esquema, qual capacitor é ele? Veja os comentários abaixo.
É o C2.

4. a maneira mais fácil é usar o macete de 1000uF para cada 1A, e ter folga na tensão. Talvez superdimensionar a capacitância.
Entendido.

Outros comentários:
- apesar do macete, nas minhas experiências, um capacitor de 22uF não fica legal. Usei um único capacitor ao invés de dois ou três filtros em série. Substituindo por um de 100uF, problema resolvido. Então use pelo menos dois filtros em série, ou um capacitor de 47uF ou maior. E com folga na tensão. Se for alimentar o circuito com 200V DC, use capacitores para pelo menos 250V.
- sobre a queima do transformador, veja R3 no seu esquema. Ele está certo? Sem ter acesso aos arquivos originais, imagino que não. Ele está ligando a tensão positiva ao terra, pode ser ele o responsável pela queima do transformador. Acredito que o correto seja colocá-lo entre R2 e o osciloscópio. Ou seja, desconecte-o do osciloscópio e também do terra. O terminal que estava aterrado vai ao osciloscópio. Veja se resolve.
Editado: também estou estranhando o valor desse R3. Precisaria ver o projeto completo para entender do que se trata. Ele é grande demais para ser um resistor da parte dos filtros, não?
Também estranhei esse R3. Fiz conforme você falou, e o transformador ainda continua queimando.

Segue circuito original:



-----
Já começou errado. O que você fez foi colocar a fonte em retificação de meia onda. Pra isso um diodo só faria o serviço. Mas como você utilizou 4 diodos, é  de se supor que você queria fazer uma retificação em ponte de diodos. Por isso está errado.
Você entendeu certo sobre os 1000uF por cada Ampére consumido. No entanto o consumo de um pré valvulado na alta tensa dificilmente ultrapassa 1mA por Triodo, ou seja, muito baixa.
Sobre sua simulação, não sei todos os parâmetros que você colocou. Mas saiba que nos primeiros centésimos de segundo, após a fonte ser ligada o capacitor funciona como um curto circuito, até  ficar carregado. Então se você colocar um fusível de 5A entre o transformador e o capacitor, talvez ele não  aguente. Falta talvez mais leitura e entendimento sobre vários assuntos. Mas todos acabam aprendendo.
 Legal!
Matec, muito obrigado pela resposta.
Realmente, eu ainda estou lendo muito sobre... Talvez, seja só o início.
Você se importa em me exemplificar a diferença entre uma retificação de meia onda e uma retificação em ponte?
Na verdade, essa parte do circuito é praticamente uma cópia do circuito original, portanto, estou usando ele como base.

Obrigado.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2019, as 13:55:10 por adhenrique » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 27 de Novembro de 2019, as 13:55:45 »

Observações:
Pode usar o 1N4007 no lugar dos 1N4004.

O pessoal aqui costuma usar o programa Power Supply Designer II  do Duncan Amplifiers para simular as fontes  (uma pesquisa no Google e você acha onde baixar, é gratuito).

Pra mim não está aparecendo o circuito original do LuisRP, então posto novamente abaixo:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 27 de Novembro de 2019, as 16:28:26 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #5 : 27 de Novembro de 2019, as 14:04:50 »

Observo que aqui no esquema a ponte de diodos tambem não existe.
  Batendo Cabeça
Registrado
adhenrique
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #6 : 27 de Novembro de 2019, as 14:05:53 »

Observações:
Pode usar o 1N4007 no lugar dos 1N4004.
Ok, vou fazer alguns testes.

O pessoal aqui costuma usar o programa Power Supply Designer II  do Duncan Amplifiers para simular as fontes  (uma pesquisa no Google e você acha onde baixar, é gratuito).
Interessante. Vou procurar.

Pra mim não está aparecendo o circuito original do LuisRP, então posto novamente abaixo:
Obrigado.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 27 de Novembro de 2019, as 14:13:23 »

Simule e monte assim:


Se fizer citação desta mensagem, retire a imagem da citação.

A sua simulação causa queima dos componentes porque você usou um jumper (curto circuito) no lugar do símbolo do C2.
O resistor R3 de 470k ohms fica de carga da fonte (na verdade ele é o "sangrador" usado para descarregar os capacitores, pode usar um resistor de 100k ohms para simular uma carga melhor).
« Última modificação: 27 de Novembro de 2019, as 16:29:40 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #8 : 27 de Novembro de 2019, as 14:14:51 »

Citar
Matec, muito obrigado pela resposta.
Realmente, eu ainda estou lendo muito sobre... Talvez, seja só o início.
Você se importa em me exemplificar a diferença entre uma retificação de meia onda e uma retificação em ponte?
Na verdade, essa parte do circuito é praticamente uma cópia do circuito original, portanto, estou usando ele como base.

Retificação de meia onda.



Retificação de onda completa.





Registrado
adhenrique
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #9 : 27 de Novembro de 2019, as 14:40:05 »

Simule e monte assim:

A sua simulação causa queima dos componentes porque você usou um jumper (curto circuito) no lugar do símbolo do C2.
O resistor R3 de 470k ohms fica de carga da fonte (na verdade ele é o "sangrador" usado para descarregar os capacitores, pode usar um resistor de 100k ohms para simular uma carga melhor).
Na verdade, é que no momento que exportei a imagem, o capacitor estava queimado, então ele tem essa aparência.
Fiz da forma que você desenhou, e o transformador continua queimando.

-----
Citar
Matec, muito obrigado pela resposta.
Realmente, eu ainda estou lendo muito sobre... Talvez, seja só o início.
Você se importa em me exemplificar a diferença entre uma retificação de meia onda e uma retificação em ponte?
Na verdade, essa parte do circuito é praticamente uma cópia do circuito original, portanto, estou usando ele como base.

Retificação de meia onda.


Retificação de onda completa.



Obrigado Matec.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2019, as 16:36:49 por adhenrique » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #10 : 27 de Novembro de 2019, as 14:46:51 »

adhenrique

Obrigado por corrigir sua postagem.



-----
Normalmente não utilizo componentes com limite de corrente ou de tensão para simular circuitos. Pelo menos aqueles que não se sabe exatamente o que esperar. Inicie a simulação á partir do zero e utilize componentes virtuais. Assim você poderá simular sem ter que parar por outros motivos.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2019, as 15:00:16 por Matec » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #11 : 27 de Novembro de 2019, as 22:28:08 »

Tem como você colocar um "print" da sua simulação?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
adhenrique
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #12 : 27 de Novembro de 2019, as 23:50:37 »

Tem como você colocar um "print" da sua simulação?
Sim Kem.

Segue print da simulação:



-----
adhenrique

Obrigado por corrigir sua postagem.



-----
Inicie a simulação á partir do zero e utilize componentes virtuais. Assim você poderá simular sem ter que parar por outros motivos.
Obrigado pela dica Matec. Vou tentar novamente
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #13 : 28 de Novembro de 2019, as 00:01:23 »

Olhando novamente, os diodos estão errados. Não me atentei a isso. Coloque-os conforme a ligação com retificação em onda completa, postada pelo Matec.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #14 : 28 de Novembro de 2019, as 10:03:55 »

Se na sua simulação o transformador queima, então retire-o e ligue diretamente o gerador AC na ponte de diodos, apenas altere o valor da tensão do gerador para 250Vac (que é 127Vac/0.508).

No mundo real, o transformador vai aguentar a corrente de surto inicial e não queima.
Aliás, pode montar o circuito real com a ponte retificadora  que não vai dar problema.  Obviamente use capacitores para 400V.

Use os 1N4007 (ou melhor ainda o UF4007) que aguentam 1000V de tensão reversa, o 1N4004 é para 400V.  Na verdade nem é fácil encontrar mais os 1N4004, já que o 1N4007 serve para toda família.  
« Última modificação: 28 de Novembro de 2019, as 10:09:11 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.062 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal