Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 05:17:15


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda com a ligação externa do bass balls  (Lida 8802 vezes)
sakabass
Visitante
« : 22 de Setembro de 2010, as 00:15:20 »

Olá pessoal, confeccionei um bass balls, pelo projeto da tonepad, fiz adaptação dos tripots por potenciometros normais.
O filtro funcionou, porem a chave do fuzz  nao esta fazendo diferenca alguma no som.gostaria de uma ajuda nas ligações externas, pois fiz quase tudo no improviso usando dpdt sem led.
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #1 : 22 de Setembro de 2010, as 10:49:30 »

Dá uma olhada aqui:

http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=76
Registrado
sakabass
Visitante
« Responder #2 : 22 de Setembro de 2010, as 20:02:28 »

bom eu fiz esse esquema a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum), ligando o pino do pot no jumper, após ficar que nem doido fazendo o efeito funcionar.
e liguei in, out, gnd, +9v normalmente na dpdt sem led.
o efeito esta fundionando, porem com um timbre totalmente diferente do bass balls.
ele tá uma mistura de fuzz com chorus, nada ver com o som vocal do bass balls.
e a chave de 3 posições também só dá ploc, e não diferencia em nada.

quando mexo no pot de cima, é como se fosse um volume.

nos pots substitutos dos tripots o efeito muda sutilmente dando um "quack", e saturando um pouco.
porem nada que ocile e de som vocal como o bass balls.

por favor me ajudem é a segunda placa que eu faço.

Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #3 : 11 de Janeiro de 2012, as 18:51:47 »

estou extremamente perdido, montei o bass balls e não funcionou, segui exatamente o projeto do topociccione,
refiz a placa um pouco maior, remontei o pedal e não funcionou novamente...

ele simplismente não sai som,

troquei os trimpots por pots, talvez possa ter ligado eles errado!

liguei o in no tip do jack-in e o out no tip do jack-out,
liguei os sleeves no aterramento da placa e alimentei-a... porem o medal é mudo independente da posição dos potenciometros...

alguma dica de onde posso ter falhado amigos?
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
chevette77
Visitante
« Responder #4 : 11 de Janeiro de 2012, as 19:29:05 »

estou extremamente perdido, montei o bass balls e não funcionou, segui exatamente o projeto do topociccione,
refiz a placa um pouco maior, remontei o pedal e não funcionou novamente...

ele simplismente não sai som,

troquei os trimpots por pots, talvez possa ter ligado eles errado!

liguei o in no tip do jack-in e o out no tip do jack-out,
liguei os sleeves no aterramento da placa e alimentei-a... porem o medal é mudo independente da posição dos potenciometros...

alguma dica de onde posso ter falhado amigos?

Cara, a primeira coisa é ver se tem alimentação. Meça as tensões dos transístores e CI's se houverem. Caso estes estejam devidamente alimentados e polarizados, utilize um gerador de sinais e acompanhe com um osciloscópio onde o sinal é atenuado no circuito.
Também convém uma espiada nas soldas. Em placas caseiras é muito comum solda fria, curto ckt, trilhas rompidas, etc... Analise também o desenho do circuito e veja se não existem capacitores eletrolíticos invertidos.

Tenta aí e dá o toque!! Legal!
Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #5 : 11 de Janeiro de 2012, as 19:45:00 »



eu fiz a ligação dele para testes assim,
agradeço muito tua prestatividade, talvez eu esteja cometendo um erro grotesco
mas gostaria que você pudesse avaliar pra mim seguir pras próximas etapas que parecem ser mais complicadas!


Obs.: Desculpe pelo desenho horrível!
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2012, as 19:50:55 por marcusbass » Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
chevette77
Visitante
« Responder #6 : 12 de Janeiro de 2012, as 16:39:05 »

Cara se o esquema for este, acho que matei a charada:



Os potenciômetros que tu instalou, estão todos ligados com o aterramento no cursor! Confere aí!!
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2012, as 19:52:44 por Plautz » Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #7 : 12 de Janeiro de 2012, as 19:46:48 »

sobre o desenho você ta certo companheiro... mas eu ja percebi esse erro e corrigi... a dúvida agora é outra:

pra ser sincero levei o meu bass balls e os esquemas pra um conhecido eletronico...

o projeto que eu to fazendo é esse daqui http://topopiccione.atspace.com/PJ08EHBassBalls.html

ELE disse o seguinte:
que apesar de na lista de componentes: http://topopiccione.atspace.com/pjimages/EHBassBalls.lst.txt
o IC1 ser o 1458 e o IC2 ser o 4558 analisando o esquema: http://topopiccione.atspace.com/pjimages/EHBassBalls.sch.gif

é ao contrário na montagem  IC1 é o 4558 e o IC2 o 1458...  http://topopiccione.atspace.com/pjimages/EHBassBalls.lay.gif

segundo ele ligando do jeito que ta na lista o 1458 recebe 9 volts e queima porque ele trabalha com 5 volts no maximo 6...
mandou eu inverter e testar só terei o componente amanhã pois acabei de pegar o pedal com ele,
mas o que tu acha, que ele ta certo?
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
chevette77
Visitante
« Responder #8 : 12 de Janeiro de 2012, as 20:38:36 »

Ele tem razão! O esquema e o lay out estão certos. Somente a lista de peças está errada.  Ui

Aproveita e dá uma olhada nos datasheets destes ci's antes de colocá-los na placa e alimentá-los. A princípio a pinagem está correta (olhando assim rapidamente) mas convém ter o máximo de certeza se o desenho da placa não está com algum deles invertidos... aí f*** tudo!!!! Batendo Cabeça
Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #9 : 17 de Janeiro de 2012, as 07:21:19 »

resolvi meu problema e acho justo compartilhar com o pessoal...

fiz tudo como mandava no topopiccione, muito atencioso segui rigorosamente os esquemas!

Porem, um pequeno detalhe impediu meu sucesso, eu NÃO ESPELHEI a placa... exatamente como ela esta ali eu confeccionei,
ou seja eu acertei a polaridade de tudo porque conferi antes de ligar em que trilha tava caindo, mas quanto aos CI's não fui atento a perceber
que os lados ficariam invertidos...

A solução do técnico foi soldar os CI's pelo lado das trilhas pra ficar correto e funcionou na hora...

Quando a gente é iniciante a gente pensa que pode ser tudo fiquei mechendo na ligação externa desfazendo o que eu sabia estar certo,
e o defeito era algo mais BOBO!

Mas é isso ai vivendo e aprendendo... como cheguei ao final do pedal com sucesso me disponho a ajudar quem ainda não deu jeito!  

-----
Alias três dicas preciosas....

1 - Entenda o esquema;
2 - Olhe o datasheet de tudo sempre;
3 - E quando estiver em dúvida não tenha preguiça de medir TUDO!

Obrigado ao povo que ajudou ai... (:
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2012, as 07:23:47 por marcusbass » Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #10 : 17 de Janeiro de 2012, as 19:48:27 »

Agora so falta gravar uns samples pra gente ouvir o danado!  Grin
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #11 : 19 de Janeiro de 2012, as 10:19:09 »

cantei vitória antes do tempo.... não é que a por#@#*$ do bass balls não funcionou 100%?
pois é ele esta com alguns problemas como por exemplo o efeito auto-wah não funciona, a não ser que eu fique giranto o trimpot sem parar ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ,
também o potenciômetro não responde a nenhum sinal e a chave de fuzz mata o sinal do pedal...

testei na casa do cara com um radio então tai a merda né?

to pensando em refazer e usar o lay-out do viagem mental alguém já fez?
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #12 : 19 de Janeiro de 2012, as 10:23:59 »


to pensando em refazer e usar o lay-out do viagem mental alguém já fez?

Eu já fiz  Tongue
Registrado

Guitar Craft
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #13 : 19 de Janeiro de 2012, as 15:11:01 »

to usando o 4558C e o LM358 BC549 devidamente invertidos....

fiz o layout original e como tu viu ai no tópico não foi de jeito maneira!
o teu é testado aprovado e funcionando posso fazer sem medo então? hehehe
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
chevette77
Visitante
« Responder #14 : 19 de Janeiro de 2012, as 15:50:44 »

E aí? Afinal os CIs estão invertidos na lista de peças ou não?
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal