Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 02:58:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Os menores componentes que eu já vi  (Lida 5618 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« : 30 de Novembro de 2019, as 23:05:22 »

Hoje eu peguei um Raspberry Pi Zero e ao analisar e admirar a miniaturização de um computador numa placa tão pequena, me deparei ao seguir o traçado da antena de wifi, com três pequeníssimos capacitores smd. Nunca tinha visto componentes tão pequenos (tirando os que ficam nos chips de circuitos integrados, mas que não são discretos).
Vejam eles marcados em vermelho e em seguida com o microscópio.




As divisões da minha escala (régua) são de 0,5mm e os capacitores são praticamente desse tamanho da divisão.

Imaginem fazer um circuito de pedal usando componentes desse tamanho, daria pra colocar a plaquinha dentro de uma caixinha de fósforos !    Huh?
« Última modificação: 30 de Novembro de 2019, as 23:06:55 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #1 : 01 de Dezembro de 2019, as 16:44:21 »

Eu usei alguns desses 0603 recentemente.
Eles eram menores que a pinça que eu estava usando, o que deixou as coisas bem difíceis.
Além disso, o estanho derretia em gotas maiores que os componentes devido a minha falta de prática e ao ferro de solda de ponta de 3 mm.

0805 já são melhores nesse quesito.

Que tipo de máquina eles usam pra posicionar todos esses componentes minúsculos?
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #2 : 01 de Dezembro de 2019, as 17:02:52 »

Que tipo de máquina eles usam pra posicionar todos esses componentes minúsculos?

Eles montam em tamanho normal e depois reduzem com o miniaturizador do CMDF.

https://www.youtube.com/watch?v=SdtzonGdr1o

https://www.youtube.com/watch?v=MLW0xIn0Ir8
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2019, as 17:05:55 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 01 de Dezembro de 2019, as 19:09:33 »

Que tipo de máquina eles usam pra posicionar todos esses componentes minúsculos?

Eles montam em tamanho normal e depois reduzem com o miniaturizador do CMDF.

Eu achava que eles contratavam formigas operárias para posicionar e colar esses componentes minúsculos.  Cheesy

Eu pesquisei sobre os tamanhos de smds de dois terminais e acho que eles são do tamanho 0201  (0.6mm x 0.3mm).  Mas por incrível que pareça, ainda existem mais dois tamanhos menores.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2019, as 19:22:51 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #4 : 01 de Dezembro de 2019, as 21:44:43 »

eu sofro para trabalhar com 0805, imagine estes
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal