Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 04:43:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Computador para o Apocalipse  (Lida 12552 vezes)
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #15 : 31 de Outubro de 2023, as 17:45:44 »


Estou trabalhando num desses, não exatamente para o apocalipse, mais para brincar mesmo.




« Última modificação: 05 de Novembro de 2023, as 11:29:05 por xformer » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #16 : 31 de Outubro de 2023, as 19:57:15 »

Eu estava com o Raspbian num cartão SD de 8 GB no Pi Zero W e numa das atualizações, estourou o espaço no SD e corrompeu o cartão. Aí o Raspbian Bullseye não instalava mais em 8 GB e fui em busca de outros sistemas operacionais mais leves como esse Raspup Puppy Linux (e DietPi) e não gostei muito porque pra usar o PiZero precisa fazer muita acrobacia sem um Hub USB. No Raspbian eu tinha instalado o teclado virtual e assim podia usar só com o mouse e uma telinha LCD de 3 1/2"  touch screen no Pi Zero. Com o Raspup eu não teria como fazer isso.  Então tive que baixar uma imagem de versões antiga do Raspbian.

Agora esperando conseguir um Raspberry Pi 5   Roqueiro

Corvo, esse seu está com uma parafernália de componentes ligados. É para obter uma saída de áudio ?  E a saída de vídeo, você usa o vídeo composto numa TV de tubo ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #17 : 01 de Novembro de 2023, as 10:16:02 »

Eu estava com o Raspbian num cartão SD de 8 GB no Pi Zero W e numa das atualizações, estourou o espaço no SD e corrompeu o cartão. Aí o Raspbian Bullseye não instalava mais em 8 GB e fui em busca de outros sistemas operacionais mais leves como esse Raspup Puppy Linux (e DietPi) e não gostei muito porque pra usar o PiZero precisa fazer muita acrobacia sem um Hub USB. No Raspbian eu tinha instalado o teclado virtual e assim podia usar só com o mouse e uma telinha LCD de 3 1/2"  touch screen no Pi Zero. Com o Raspup eu não teria como fazer isso.  Então tive que baixar uma imagem de versões antiga do Raspbian.

A que estou usando nessas fotos é uma Rasbperry Pi Zero V1.3 (sem Wi-Fi nem Bluetooth), pus o Raspup para testar porque não precisa fazer nenhuma conexão com rede para entrar no ambiente desktop.
Não consegui fazer o DietPi funcionar, e a maioria dos distros ou precisa de acesso à rede, ou apresenta algum problema.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Eu tenho cinco cartões SD, e deles só um de 32GB não funcionou (mas funciona como armazenamento), então tenho outros sistemas instalados neles:
- 8GB, rodando BMC64 (emulador dedicado "bare metal" de Commodore 64/128/VIC-20/PET);
- 8GB, rodando Raspup;
- 16GB, rodando Batocera (distro de EmulationStation);
- 16GB, rodando DietPi (que como eu disse, não funcionou - vou provavelmente formatar este SD e procurar outro distro para testar).

Eu também tenho um par de Zero W V1.1, que eu pretendo usar para ligar um par de TVs como "props" de fundo para lives na Twitch, onde quero que apareçam coisas como o chat ao vivo, avisos e notificações, mas ainda não encontrei uma forma de fazer isso.

Agora esperando conseguir um Raspberry Pi 5   Roqueiro

Se elas estiverem em estoque quando eu tiver dinheiro, eu até penso em pegar uma. Mas talvez eu pegue mesmo uma Zero W 2, que está mais fácil de encontrar num preço razoável.

Corvo, esse seu está com uma parafernália de componentes ligados. É para obter uma saída de áudio ?  E a saída de vídeo, você usa o vídeo composto numa TV de tubo ?

Sim e sim. O circuito é da Adafruit, só não coloquei os diodos de proteção. Não é a melhor qualidade de áudio, mas é melhor que nada.

[EDIT]

Faltou dizer que é necessário adicionar uma linha alterando a função desses pinos no config.txt na pasta root do cartão SD: https://wiki.recalbox.com/en/tutorials/audio/analog-audio-output-on-pi-zero

Código:
dtoverlay=pwm-2chan,pin=18,func=2,pin2=13,func2=4
« Última modificação: 01 de Novembro de 2023, as 12:58:13 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
FernandoCWB
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 43

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 11



« Responder #18 : 01 de Novembro de 2023, as 11:18:48 »

Blackcorvo e Xformer, não sei se vocês conhecem, mas se querem potência num tamanho pequeno e num preço bacana, o Radxa Zero entrega tudo:

https://wiki.radxa.com/Zero

Vem com Android de fábrica, mas já instalei o DietPi (Roda fácil e bem fluido) e outras distribuições famosas como Majaro.

Não da pra comparar com o Rasp Zero, é muito mais potente.
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #19 : 01 de Novembro de 2023, as 11:28:46 »

Blackcorvo e Xformer, não sei se vocês conhecem, mas se querem potência num tamanho pequeno e num preço bacana, o Radxa Zero entrega tudo:

https://wiki.radxa.com/Zero

Vem com Android de fábrica, mas já instalei o DietPi (Roda fácil e bem fluido) e outras distribuições famosas como Majaro.

Não da pra comparar com o Rasp Zero, é muito mais potente.

Mas não tem saída de vídeo composto, então para mim não serve. Ainda vale mais a pena as Raspberry Pi simplesmente por causa disso, ainda mais em um "computador para o apocalipse", onde você não sabe qual tipo de tela estará disponível.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2023, as 12:11:34 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #20 : 01 de Novembro de 2023, as 18:27:57 »

Fernando, eu conhecia o Radxa Zero só de ver vídeo no Youtube (aqueles vídeos de "Best SBCs") e realmente com um processador de 4 núcleos e opções de mais memória RAM fica muito mais poderoso que o Pi Zero W que é de núcleo único e só 512 MB de RAM.  Hoje em dia existem muitos SBCs (single board computers) disponíveis por aí, só depende de você querer pagar um pouco mais por um computadorzinho de bolso mais potente. O único outro SBC que eu vi funcionando sem estar em vídeo, foi o LattePanda do Eduardo, que já é de tamanho maior e processador Intel Atom, rodando Windows.
Está chegando o ponto em que a gente mesmo vai poder colocar um computador nos óculos e ver tudo como o Homem de Ferro.

Corvo, sobre o SD de 32 GB, veja se a formatação não foi feita com NTFS. Os Raspberry Pis só aceitam formatação FAT32, o que limita o uso apenas para cartões SD até 32 GB (eu tentei usar um de 64 GB e não consegui).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #21 : 01 de Novembro de 2023, as 20:47:48 »

Corvo, sobre o SD de 32 GB, veja se a formatação não foi feita com NTFS. Os Raspberry Pis só aceitam formatação FAT32, o que limita o uso apenas para cartões SD até 32 GB (eu tentei usar um de 64 GB e não consegui).

Não é a formatação.
Experimentei formatando no celular (que faz em FAT32 automaticamente), e no PC tanto com SD Formatter quanto no próprio Raspberry Pi Imager. É que tem alguns cartões SD que realmente não são compatíveis. Lembro até que em certa época tinha uma lista de cartões compatíveis, acho que no fórum oficial da Raspberry Pi.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
FernandoCWB
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 43

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 11



« Responder #22 : 02 de Novembro de 2023, as 11:34:59 »

Mas não tem saída de vídeo composto, então para mim não serve. Ainda vale mais a pena as Raspberry Pi simplesmente por causa disso, ainda mais em um "computador para o apocalipse", onde você não sabe qual tipo de tela estará disponível.

Realmente, eu senti isso na pelo no projeto que eu desenvolvi com ele, haha. Usei um micro display e foi muito dificil encontrar um com HDMI.

Fernando, eu conhecia o Radxa Zero só de ver vídeo no Youtube (aqueles vídeos de "Best SBCs") e realmente com um processador de 4 núcleos e opções de mais memória RAM fica muito mais poderoso que o Pi Zero W que é de núcleo único e só 512 MB de RAM.  Hoje em dia existem muitos SBCs (single board computers) disponíveis por aí, só depende de você querer pagar um pouco mais por um computadorzinho de bolso mais potente. O único outro SBC que eu vi funcionando sem estar em vídeo, foi o LattePanda do Eduardo, que já é de tamanho maior e processador Intel Atom, rodando Windows.
Está chegando o ponto em que a gente mesmo vai poder colocar um computador nos óculos e ver tudo como o Homem de Ferro.

Usado e 100% aprovado. Não tem o mesmo suporte (comunidade) que o raspberry, mas tem um suporte bacana do fabricante.
Meu projeto foi um oculos desse inclusive hahaha.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #23 : 02 de Novembro de 2023, as 13:55:42 »

Ô Fernando, depois poste algumas fotos dos óculos com o SBC pra gente ver.  Conte mais o que ele faz. 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
FernandoCWB
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 43

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 11



« Responder #24 : 03 de Novembro de 2023, as 11:41:17 »

Ola Xformer, vou ficar devendo  Sad
Apesar de ter as fotos, não posso compartilhar pois é trabalho de cliente.

É basicamente um oculos RA. Vão usar no treinamento de operação de pontes e guindastes.

SBC
Displays
Placa de audio
Botões de controle
Controle de bateria
Giroscopio+Acelerometro

Tudo conectado via USB(fe1.1s).

Foi um desafio colocar tudo em uma pequena carcaça, mas deu certo!

Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #25 : 03 de Novembro de 2023, as 16:43:38 »

Realmente, eu senti isso na pelo no projeto que eu desenvolvi com ele, haha. Usei um micro display e foi muito dificil encontrar um com HDMI.

Exato, e se for para seguir a idéia do tema do tópico de um "computador para o apocalipse", é sempre bom ter opções diferentes de display, porque não se sabe o que vai ter disponível nessa situação.

Dá até para usar esses monitores de CFTV preto e branco, se precisar.

Eles até parecem com terminais, só falta o teclado embutido.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2023, as 16:45:19 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #26 : 03 de Novembro de 2023, as 17:02:57 »

Eu comprei um desses que veio com defeito, mas usei o tubo para consertar uma mini tv de 5 polegadas que estava justamente com o tubo inoperante.
A propósito, é facílimo colocar entrada de vídeo composto naquelas mini TVs. Coloquei até em uma de 2 polegadas, e com dois adaptadores, deu pra jogar jogos relativamente modernos nele.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #27 : 03 de Novembro de 2023, as 18:08:33 »

Citar
É basicamente um oculos RA. Vão usar no treinamento de operação de pontes e guindastes.

Deve ser como um simulador de voo, só que pra guindastes.  Deve ser divertido usar um, deve parecer videogame.  


Citar
Eu comprei um desses que veio com defeito, mas usei o tubo para consertar uma mini tv de 5 polegadas que estava justamente com o tubo inoperante.

Eu  guardei uma TV de tubo de tela plana de 20 polegadas pra usar com videogames antigos (Playstation 2). A imagem dos jogos nos monitores LCD não fica boa, dizem que pelo delay e porque não há a mistura dos subpixels. A TV é um trambolho, mas ainda funciona.

Vocês precisam ler este livro:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 03 de Novembro de 2023, as 18:17:29 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #28 : 04 de Novembro de 2023, as 23:57:03 »

Eu comprei um desses que veio com defeito, mas usei o tubo para consertar uma mini tv de 5 polegadas que estava justamente com o tubo inoperante.
A propósito, é facílimo colocar entrada de vídeo composto naquelas mini TVs. Coloquei até em uma de 2 polegadas, e com dois adaptadores, deu pra jogar jogos relativamente modernos nele.

Eu tenho 2x TVs portáteis de 5", 1x de 10", e mais 2x de 14", coloridas, e todas (fora a de 10" que só tem RF) com entrada de vídeo composto.
Tanto as portáteis quanto as de 14" aceitam alimentação de 12v DC, podendo ser alimentadas na tomada de 12v do carro.

Queria tentar adicionar uma entrada de vídeo composto na de 10", mas não achei nada sobre o chip nem o modelo específico dela que poderia ser feito isso. Ela é uma Semp Toshiba TVC 102, tenho ela praticamente desde que eu nasci.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #29 : 05 de Novembro de 2023, as 11:31:36 »

Aqui tem o esquema:
https://www.electronica-pt.com/esquema/tv/toshiba-esquemas-tv/toshiba-tvc102-univ-iii-6270/

Na página 2, tem um ponto do circuito onde tem o sinal de vídeo composto (tem o desenho do sinal). Talvez seja uma pista de onde abrir o circuito e injetar a entrada de video composto (ou seguir a saída do demodulador).

Olha o pino 18:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 05 de Novembro de 2023, as 11:43:35 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.062 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal