Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 17:46:03


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: COVID 19 - O que se pode fazer para ajudar no combate.  (Lida 6274 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« : 02 de Abril de 2020, as 15:44:05 »

Imagino que todos, sem exceção, estão sendo afetados e prejudicados por essa Pandemia. É algo inusitado, pelo tamanho das consequências, apesar de previsível.

Nesses dias de confinamento, no meu caso, tenho tomado todos os cuidados, e feito a minha parte, no sentido de prevenir uma proliferação muito rápida desse vírus. Espero que todos estejam fazendo também sua parte.

Depois de um tempo aqui cuidando de meus projetos atrasados, percebo que essa tarefa uma hora vai acabar. Mas essa Pandemia, ela não tem data pra acabar.

Então, daqui um tempo, pretendo fazer uma contribuição mais efetiva especificamente contra esse "inimigo", nos mesmos moldes de uma "guerra".

O nosso colega Eduardo, já deu o inicio à sua contribuição, imprimindo máscaras protetoras em impressora 3D, para ajudar os trabalhadores da Saúde, que estão na linha de frente desse combate, e que são os mais expostos à contaminação.  Palmas

Penso que em alguma hora, vai aparecer alguma coisa em que meus conhecimentos possam ser úteis, e que assim, eu possa fazer parte desse combate.

Existem muitas maneiras de contribuir. Por exemplo, entrei em contato com o Coordenador do projeto das Máscaras, que o Eduardo faz parte. Ele falou que devido ao uso intensivo, as impressoras 3D estão precisando de manutenção mais vezes. Então o trabalho de técnicos da área se tornam necessários. Lembrando que o trabalho é voluntário, e cujo objetivo é bem mais importante do que qualquer outro que se tenha notícia, neste momento.

Existem outros projetos, de ventiladores respiratórios, por exemplo, e de outros equipamentos que se tornam fundamentais para ao tratamento dos doentes graves.

O que se espera é que um dia (espero que o mais breve possível), é que seja desenvolvida uma vacina para prevenir o contágio. Até lá, teremos mais períodos que poderá haver necessidade de confinamento, pelo menos dos grupos mais sensíveis á infecção.

A Covid 19 não vai embora sozinha, pelo menos, não com a velocidade que desejamos.

 Embarrassed

Registrado
Ederluli
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 59

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 8


« Responder #1 : 02 de Abril de 2020, as 16:27:19 »

Podemos utilizar nossos conhecimentos para fabricar "usinas de ozônio" para os processos de sanitização das equipes e viaturas do sistema de saúde e segurança pública de maneira similar ao que está sendo utilizado no Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial.
Lá o sistema ainda é um pouco rudimentar pois estamos aproveitando equipamentos que já tínhamos disponível como a usina de ozônio da secadora de vestimentas de combate a incêndio, um soprador de folhas e a carretinha de suprimento de ar respirável que é utilizada em emergências com gases tóxicos e/ou incêndios. (temos poucas informações registradas em fotos e videos justamente por ser algo rudimentar, e estão sendo usadas somente para instrução da equipe portanto não sendo permitida a divulgação)
Com nossos conhecimentos em montagens podemos evoluir o projeto para desenvolver cabines de descontaminação de pessoas através do ozônio, a parte difícil tem sido que o gás não pode ser inalado pois é extremamente prejudicial às vias aéreas.

Adiantando algumas informações, o ozônio é gerado através da ionização do ar que transforma 3 moléculas de oxigênio (O2) em 2 de ozônio (O3), esta ionização se dá por descargas elétricas, tem pra vender na internet os módulos prontos com reator e a placa geradora de descargas.

Estou com um gerador desses de 15 g/H que estou estudando para enclausurar num tubo de PVC e utilizar uma bomba de ar de aquário para empurrar o ar dentro do tubo para fora, mas ainda tenho que testar a questão térmica do gerador e se o compressor de aquário será suficiente para a dissipação térmica do sistema. Este projeto por enquanto tem fins acadêmicos para sanitização de água e preparação de água para ozonoterapia, mas pretendo escalonar o modelo para aplicações maiores.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #2 : 02 de Abril de 2020, as 16:37:10 »

Podemos utilizar nossos conhecimentos para fabricar "usinas de ozônio" para os processos de sanitização das equipes e viaturas do sistema de saúde e segurança pública de maneira similar ao que está sendo utilizado no Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial.
Lá o sistema ainda é um pouco rudimentar pois estamos aproveitando equipamentos que já tínhamos disponível como a usina de ozônio da secadora de vestimentas de combate a incêndio, um soprador de folhas e a carretinha de suprimento de ar respirável que é utilizada em emergências com gases tóxicos e/ou incêndios. (temos poucas informações registradas em fotos e videos justamente por ser algo rudimentar, e estão sendo usadas somente para instrução da equipe portanto não sendo permitida a divulgação)
Com nossos conhecimentos em montagens podemos evoluir o projeto para desenvolver cabines de descontaminação de pessoas através do ozônio, a parte difícil tem sido que o gás não pode ser inalado pois é extremamente prejudicial às vias aéreas.

Adiantando algumas informações, o ozônio é gerado através da ionização do ar que transforma 3 moléculas de oxigênio (O2) em 2 de ozônio (O3), esta ionização se dá por descargas elétricas, tem pra vender na internet os módulos prontos com reator e a placa geradora de descargas.

Estou com um gerador desses de 15 g/H que estou estudando para enclausurar num tubo de PVC e utilizar uma bomba de ar de aquário para empurrar o ar dentro do tubo para fora, mas ainda tenho que testar a questão térmica do gerador e se o compressor de aquário será suficiente para a dissipação térmica do sistema. Este projeto por enquanto tem fins acadêmicos para sanitização de água e preparação de água para ozonoterapia, mas pretendo escalonar o modelo para aplicações maiores.

Ederluli

Boa!
Esse processo poderia ser feito também em objetos que, por algum motivo, não pudesse ser esterilizado por outros meios.  Roqueiro
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 02 de Abril de 2020, as 16:56:12 »

Outra forma que os chineses estão usando é desinfecção por exposição a lâmpadas ultravioleta.   As lâmpadas ultravioleta na faixa do UV-C são usadas há muito tempo como germicidas (e apagadores de EPROM).  Há que se ter cuidado com a exposição do UV nos olhos e pele, portanto precisam ter câmaras fechadas.  Seria uma boa opção para desinfetar objetos de proteção individual.

Outra forma de ajudar, quem tem computadores potentes e ociosos pode doar o tempo de processamento para pesquisas científicas de combate ao vírus.

Já a confecção caseira ou artesanal de ventiladores é coisa meio inviável por ser complexa.  No Hackaday saiu um artigo explicando todos o requisitos de um aparelho de ventilação mecânica.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #4 : 02 de Abril de 2020, as 19:01:54 »

Acho que esse artigo pode dar alguma ideia: https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/equipamentos-desenvolvidos-no-ifsc-usp-descontaminam-superficies/
Registrado

Guitar Craft
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #5 : 03 de Abril de 2020, as 01:02:20 »

O Xformer tem razão. Trabalhei por alguns anos na eng. clinica de um hospital aqui da cidade que é anexo ao PS da cidade. Sem  nenhuma duvida o equipamento de uti que mais mata é o respirador. Depois dele, as bombas de infusão. Na época aprovamos uma licitação e compramos calibradores da fluke. Impressionante a margem de erro de TODOS os respiradores mecânicos que estavam no uso no PS. Os eletrônicos eram muito melhores. Mas, numa situação como essa, não sei se seria bom ou ruim grandes empresas e universidades fabricarem em regime de urgência esses equipamentos mecânicos.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
Ederluli
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 59

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 8


« Responder #6 : 03 de Abril de 2020, as 07:58:41 »

Outra forma que os chineses estão usando é desinfecção por exposição a lâmpadas ultravioleta.   As lâmpadas ultravioleta na faixa do UV-C são usadas há muito tempo como germicidas (e apagadores de EPROM).  Há que se ter cuidado com a exposição do UV nos olhos e pele, portanto precisam ter câmaras fechadas.  Seria uma boa opção para desinfetar objetos de proteção individual.

Outra forma de ajudar, quem tem computadores potentes e ociosos pode doar o tempo de processamento para pesquisas científicas de combate ao vírus.

Já a confecção caseira ou artesanal de ventiladores é coisa meio inviável por ser complexa.  No Hackaday saiu um artigo explicando todos o requisitos de um aparelho de ventilação mecânica.

A luz ultra violeta no processo de desinfecção age de duas maneiras, uma delas é a quebra de proteínas por efeito direto da radiação (que pode levar algum tempo de exposição para fazer efeito) e a outra é a ozonização do ar atmosférico convertendo oxigênio em ozônio (mesmo processo do plasma frio) que oxida imediatamente qualquer micro-organismo.

fui testar a bomba de aquário ontem e ela queimou a bobina...  Embarrassed vou trocá-la hoje no final da tarde. estou pensando em duas possibilidades para as células de geração de ozônio, uma opção será desmontar as placas de plasma e colocar somente elas dento to tubo de PVC e deixar o reator do lado de fora onde é possível ventilá-lo. a outra opção é colocar o conjunto dentro de uma caixa de passagem de alumínio, assim a caixa faz a troca de calor, porem o ar quente faz o tempo de vida do ozônio ser menor... se alguém tiver uma ideia melhor estou aberto a sugestões.
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #7 : 06 de Abril de 2020, as 13:59:06 »

https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2020/03/Guia-produ%C3%A7%C3%A3o-de-gel-antiss%C3%A9ptico-OMS.pdf
Registrado

Guitar Craft
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #8 : 12 de Abril de 2020, as 20:32:14 »

Boa noite!
Existem alguns grupos de engenheiros e técnicos dando manutenção em equipamentos médicos que estão parados nos hospitais. Em muitos casos são respiradores.
Pelo que eu me informei era um projeto da UNICAMP, mas com parceria com várias instituições.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 15 de Abril de 2020, as 08:50:17 »

Um alerta pra quem for comprar lâmpadas germicidas ultravioleta para fazer desinfecção de objetos. Com a pandemia, muitos espertinhos oportunistas (da China geralmente) aproveitam para vender coisas que não são aquilo que anunciam. É o caso de lâmpadas UV que não são UV-C (com comprimento de onda de 253.7nm ou 2537 angstroms, perto dos 260 a 270nm eficientes como germicida). Veja esse aviso do Hackaday:

https://hackaday.com/2020/04/15/buyer-beware-this-led-bulb-sold-as-germicidal-doesnt-emit-uv-c/

A lâmpada led vendida como germicida não emitia UV-C, mas UV-A que não tem propriedades germicidas.  O comprador notou que a capa dos leds era plástica e não de cristal (que permite a passagem dos raios UV-C - eu tenho lâmpada em tubo de cristal para apagar EPROMs e as janelas destas também são de cristal).

Cabe sempre lembrar que não se deve olhar para a emissão de uma lâmpada germicida e nem ter a pele exposta a ela, pois causa cegueira e câncer.

Olha alguns exemplos de lâmpada fajuta no MercadoLivre:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1435350345-30-cm-led-germicida-ultravioleta-lmpada-uv-barra-de-luz-pa-_JM?quantity=1#position=16&type=item&tracking_id=e6359940-625f-46e7-aaa0-cee113a35506

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1492623971-uvc-led-luz-germicida-lmpada-de-esterilizaco-uv-sensor-de-_JM?quantity=1#position=20&type=item&tracking_id=e6359940-625f-46e7-aaa0-cee113a35506

Este chega ao cúmulo de anunciar uma foto com uma mão embaixo da lâmpada emissora e como luz ambiente.
« Última modificação: 15 de Abril de 2020, as 09:08:14 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ederluli
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 59

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 8


« Responder #10 : 15 de Abril de 2020, as 10:09:57 »

Quando eu estava pesquisando as tecnologias de descontaminação quase caí na besteira de comprar uma UV-A, isso me levou a pesquisar melhor sobre a radiação UV para entender melhor as propriedades bactericidas onde comecei a olhar os comprimentos de onda das lâmpadas em oferta que era sempre acima de 350nm...
Nas minhas pesquisas devido a dificuldade na época (metade do ano passado) de encontrar UV-C (~260nm) optei pelo ozônio. Acabou sendo a melhor opção na minha opinião, visto que não preciso expor todas as superfícies e posso simplesmente ventilar o ambiente com o equipamento ligado por alguns minutos para ter o mesmo efeito.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #11 : 28 de Maio de 2020, as 15:41:35 »

Teste do respirador automático fabricado por um dos antigos donos da Gato Preto Classics, empresa já extinta do ramo handmade

https://www.facebook.com/sia.rachel/videos/3773646999372326/
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal