Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 11:56:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: potência de saída de uma 12au7?  (Lida 2114 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« : 04 de Abril de 2020, as 18:19:47 »

Por um motivo ou outro, volta e meia acabo me esbarrando em esquemas de amplificadores usando a 12AU7 na saída. Me surgiu uma dúvida, que sempre tive: qual a potência máxima que uma 12AU7 consegue fornecer? Supondo uma situação de potência máxima, que acredito que seria com alimentação próxima dos 250V e os dois triodos em push pull com um transformador de cerca de 20K no primário (sei que tensões mais baixas diminuem a potência, e acredito que a válvula em single ended teria potência menor mesmo com os dois triodos em paralelo).

Cada página e esquema indicam valores diferentes. Já li que ela fornece 1/4W, 1/2W, 1W, até 1 1/2W (o que duvido). Sei que na prática não há muita diferença entre esses valores (isso se houver alguma diferença), só queria matar a curiosidade mesmo e ter a informação correta.

Uma análise das curvas da válvula responderia, mas juro que aquilo não me entra na cabeça, por mais que eu já tentei Toma na Cabeça Mesmo aquele programinha que foi postado a um tempo, que deveria ser bem didático, é bem complexo pra minha compreensão.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 04 de Abril de 2020, as 18:32:27 »

Marcao nós temos páginas e páginas sobre este assunto nos tópicos do HTM1 e Amplificador de 1W. Dá uma procurada.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Online Online

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #2 : 04 de Abril de 2020, as 22:29:16 »

Como o xformer falou, nos meus experimentos com o HTM1 consegui até mais que 1W. (tabela da página 4), mas como a carga se tratava de um falante, não acho que esses testes foram tão acurados assim.

Não tenho aqui válvulas 12au7 de todas as marcas nem posso agora pensar nisso. Mas tenho dados de válvulas que pude simular naquele "programinha".

Pelo visto, sempre tem válvulas e válvulas. Nessas simulações, todas com 20k de impedância de carga e 250v na fonte, a potência varia de fabricante para fabricante. Mas variou desde 0,87W a 0,99W. Várias ficaram em 0,92W

Em nenhum caso, em condições normais as válvulas chegaram exatamente em 1W. No entanto em condições onde se queira saturar essa saída sem se preocupar com as distorções que certamente irão ocorrer, aí você pode dizer que ela produz fácil mais que 1W.

 Smiley
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #3 : 05 de Abril de 2020, as 01:53:13 »

Li todo o tópico do HTM-1 e não cheguei à resposta definitiva. Não achei o tópico do amplificador de 1W... Enfim.

Pelo visto, sempre tem válvulas e válvulas. Nessas simulações, todas com 20k de impedância de carga e 250v na fonte, a potência varia de fabricante para fabricante. Mas variou desde 0,87W a 0,99W. Várias ficaram em 0,92W

Em nenhum caso, em condições normais as válvulas chegaram exatamente em 1W. No entanto em condições onde se queira saturar essa saída sem se preocupar com as distorções que certamente irão ocorrer, aí você pode dizer que ela produz fácil mais que 1W.

 Smiley
Pelo que li no tópico do HTM-1, 20K é a impedância aproximada em que ocorre a melhor transferência de energia para esta válvula. Então, acho que o valor de potência dessas válvulas é de aproximadamente 1W mesmo.
« Última modificação: 05 de Abril de 2020, as 03:13:37 por marcao_cfh » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 05 de Abril de 2020, as 14:41:29 »

Li todo o tópico do HTM-1 e não cheguei à resposta definitiva. Não achei o tópico do amplificador de 1W... Enfim.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5040.0

Na época até simulei:
Com transformador de 20k PP:


Com transformador de 10k PP:


O resultado na saída foi 1.1W em ambos casos.
« Última modificação: 05 de Abril de 2020, as 14:51:46 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #5 : 05 de Abril de 2020, as 16:23:31 »

Obrigado, tanto pelo link quanto pelas simulações. Lendo o tópico todo, agora me lembro de quando ele foi criado. Na época, não acompanhei, pois meu conhecimento de valvulados era menor ainda e era um sonho distante fazer um valvulado. Pena que muitas imagens se perderam, mas tem informações valiosas lá.

Então realmente a saída é de aproximadamente 1W, em condições ideais. Qualquer coisa abaixo disso é aceitável (e mais provável), e qualquer coisa acima disso entra no "fator pinóquio" Cheesy.
Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #6 : 05 de Abril de 2020, as 16:44:19 »

Ainda essa semana recalculei o bias de um amplificador com a 12Au7 em SE, 200v, -7v 7mA na grade. Um sinal na entrada de 14v pico-a-pico produz um sinal de pouco mais de 160v pico-a-pico, com um dos lados levemente mais distorcido que o outro.  
P=dV/2.8 I= 160/2,8 0,007 = 0,4 W

Isso daria uns 0,4W Rms, mas distorcido. Pra quem quer esse tipo de distorção com volumes mais baixos o resultado é aceitável. Em Paralelo é quase 1W, não testei o “self-split” mas acredito que resulte no mesmo.
Com 250v talvez seja possível atingir os 0,5W em SE, mas em parte do pico a tensão passa do limite de 300v da 12AU7, o que não significa que não funcione, mas por quanto tempo?

Agora falando de eficiência do alto-falante, mesmo num falante de TV de 80dB é alto pra tocar num apartamento.
Alias, a diferença entre 0,5W e 1W sonoramente é pouco perceptível, e muito alto pra tocar sozinho. Com um preamp de alto ganho a impressão é que quando toco distorcido fica muito mais alto.

Claro que com um baterista isso não se aplica.

Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #7 : 06 de Abril de 2020, as 20:16:51 »

Interessante, Thomas!

Em paralelo o resultado ficou bem próximo do simulado, pode-se dizer que ficou igual. Em SE acho que era de se esperar esse resultado, ainda mais visto que somente um dos triodos é usado, diferentemente da configuração PP onde se usam os dois.

Era mais à título de curiosidade mesmo. Como a relação entre potência e sensação de intensidade sonora é descrita por uma curva logarítmica, entre 1/2W e 1W a diferença na prática é praticamente nula mesmo.

No quarto, não consigo chegar em metade do volume de um amplificador com uma subminiatura em push pull. Com um baterista, já usei meu Hi Octane em ensaio dentro de estúdio pequeno e no palco (microfonado, óbvio), e também meu Iall 10.5 em estúdio pouco maior. Claro que acompanhados de bons falantes.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal