Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 21:24:16


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Válvulas triodo Korg Nutube 6P1  (Lida 10492 vezes)
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #15 : 16 de Abril de 2020, as 18:49:34 »

A partir de R$ 70,00 eu tenho vários displays fluorescentes aqui para vender, perfeitos para quem quiser montar o seu amplificador luminoso. Não é necessário procurar na China.
« Última modificação: 16 de Abril de 2020, as 18:51:42 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #16 : 16 de Abril de 2020, as 23:35:43 »

Chinês tem tudo:

https://www.aliexpress.com/item/32797486846.html

https://www.aliexpress.com/item/32839264657.html

Eu acho estes displays muito bonitos. Acho que vale a experiência, mas que fazer um multímetro usando isso, ia ser mais legal!
Tem esse aqui, um pouco mais em conta.
https://www.ebay.com/itm/IVL-2-7-5-2PCS-LOT-Nixie-VFD-Vacuum-Fluorescent-Display-NEW-NOS-Soviet-USSR/263927288854?_trksid=p2485497.m4902.l9144
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Niquel
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 13

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 4


« Responder #17 : 20 de Abril de 2020, as 12:41:10 »

Olá do outro lado confinado do Atlântico.
Uau, este tópico é realmente interessante para esses dias estranhos.
Eu tenho um velho aparelho de DVD morto por aí (porque sou Anti-Marie Kondo e gosto de guardar sucatas). Possui um VFD20-0503F. Consegui ligar e medir tensões. Também tenho sua folha de dados. Ok, mostra 2 e 2 terminais para filamento e cátodo, 5 grades e alguns outros pinos cujo propósito não entendo.
São terminais de ânodo p1 ~ 16, que ânodo corresponde a qual terminal de grade?
Alexandre sugeriu o uso de ânodos em paralelo e grades também, mas se eu conseguisse configurar um triodo corretamente, acho que poderia usar 5 estágios de amplificação em série.
Eu sei que preciso de mais leituras sobre o assunto, mas qualquer ajuda será bem vinda.






« Última modificação: 20 de Abril de 2020, as 12:49:21 por Niquel » Registrado

desculpe pelo meu estúpido português
tradução
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #18 : 20 de Abril de 2020, as 12:59:04 »

Alexandre sugeriu o uso de ânodos em paralelo e grades também, mas se eu conseguisse configurar um triodo corretamente, acho que poderia usar 5 estágios de amplificação em série.

Olá.

Esses displays são multiplexados ( pelo menos, os dígitos ) então não há como separar os "triodos".

Havendo algum elemento que tenha grade e anodo separados dos dígitos, então há como obter um outro triodo.
« Última modificação: 20 de Abril de 2020, as 13:01:49 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #19 : 20 de Abril de 2020, as 16:48:01 »

Pelo que eu entendi dos diagramas, parecem que são 5 displays separados.
Se for assim, da pra usar como se fossem 5 triodos...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #20 : 20 de Abril de 2020, as 16:53:05 »

Pelo que eu entendi dos diagramas, parecem que são 5 displays separados.
Se for assim, da pra usar como se fossem 5 triodos...

Não são...cada grade aciona um segmento diferente por anodo. Veja o P1, por exemplo.

Esses displays são lindos, mas muito difíceis de usar sem um microprocessador ( argh ! ) para controlar.
« Última modificação: 20 de Abril de 2020, as 16:59:20 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Niquel
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 13

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 4


« Responder #21 : 20 de Abril de 2020, as 18:15:19 »

Obrigado meus amigos pelo seu interesse. Então parece que seria mais sensato tentar usar os elementos paralelos como um começo.
Não tenho certeza, mesmo que o VFD tenha todos os seus segmentos funcionando, como pode ser visto na imagem mostra uma mensagem estranha.Felizmente, sua fonte de alimentação de DVD ainda está funcionando, então eu tenho as tensões corretas para trabalhar.
Registrado

desculpe pelo meu estúpido português
tradução
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #22 : 20 de Abril de 2020, as 18:40:16 »

Anodo P12 sem conexão ou com o pino de comando do micro danificado. O anodo P12 controla os segmentos "2f" do display.

Não sei se já se deram conta, mas...esses displays seriam ótimos para um circuito ultra-compacto. Os displays praticamente não aquecem, logo, podem ser montados bem próximos uns dos outros. Como existem displays pequenos ( tem alguns de 4 dígitos ) pode-se montá-los enfileirados, no sentido da espessura, com os componentes de polarização e acoplamento entremeados nos pinos.
« Última modificação: 20 de Abril de 2020, as 18:50:57 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Niquel
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 13

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 4


« Responder #23 : 20 de Abril de 2020, as 18:47:36 »

ah certo, a estranha mensagem é "sem disco" , ha ha, com esse começo glorioso eu posso prever grandes falhas.
Registrado

desculpe pelo meu estúpido português
tradução
Niquel
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 13

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 4


« Responder #24 : 26 de Janeiro de 2024, as 12:56:24 »

Olá meus amigos,
Só queria explicar que retomei este projeto com VFD displays.
Acabei queimando o filamento daquele com o qual comecei. Felizmente encontrei outro de outro DVD antigo com tamanhos semelhantes. No conector de alimentação da placa havia 20V DC, 2,7 VAC para filamentos e terra. Então presumi que tinha que funcionar de forma semelhante ao outro.
Liguei todos os terminais da grid, todos os terminais anódicos (alimentação de 28V com resistor de 275K) e usei 2,6VDC para filamentos. Usei o esquema que nosso colega postou do Nutubes, que foi o único que funcionou (anteriormente tentei sem sucesso os outros esquemas dos vídeos que outros amigos postaram aqui).
Comecei sem o buffer e funcionou, mas encontrei uma falta de agudos que pensei teve que melhorar com uma seção de buffer, que funcionou, agora gostaria de refinar um pouco esse design.
Espero poder postar informações mais precisas brevemente. Gostaria de encorajar as pessoas aqui a experimentá-los, pois podem ser encontrados gratuitamente em equipamentos antigos.
Saudação
Registrado

desculpe pelo meu estúpido português
tradução
Niquel
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 13

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 4


« Responder #25 : 28 de Janeiro de 2024, as 17:27:02 »

Aqui está o esquema atual
https://ibb.co/85zFXc4

seu gráfico no osciloscópio
https://ibb.co/g329wF9

o display
https://ibb.co/kJyPVHv

« Última modificação: 28 de Janeiro de 2024, as 17:45:53 por Niquel » Registrado

desculpe pelo meu estúpido português
tradução
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.063 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal