Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 10:52:34


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Transformador toroidal quadrado  (Lida 6354 vezes)
Ederluli
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 59

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 8


« Responder #15 : 24 de Abril de 2020, as 08:34:21 »

Eu devo ter tido algo sobre a diferença entre os tipos de transformadores na faculdade mas no momento não me recordo...

O que eu posso opinar dentro dos meus conhecimentos é que dentro da geometria adaptada do "toroide quadrado" os cálculos convencionais de transformadores não se aplicam, ao menos no quesito de secção de área magnética útil, pois a área magnética para calculo é considerada o pilar central do "E", como ele foi cortado e área magnética foi reduzida para a metade.

Acho que me lembro de alguma coisa sobre transformadores toroidais irradiarem menor campo magnético às adjacências devido ao formato (não possuir pontas) e portanto "acompanha a curvatura do campo magnético", que no toroide quadrado perde completamente a função também...

Não digo que não seja funcional, mas existem formas melhores de atingir o objetivo e cortar a coluna central do "E" não é a mais efetiva.
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #16 : 24 de Abril de 2020, as 10:27:03 »

As leis de Maxwell (que na verdade são de vários cientistas e que eram vinte antes de serem compiladas em quatro) são baseadas em simetrias fundamentais da natureza. E é por isso que nos cálculos do toroide você pode ter somas e cancelamentos de grandezas, de uma forma desejável nessa aplicação (transformador). Quando você pensa em um "toroide quadrado" (muito boa a analogia com a bola quadrada do Quico!  Cheesy), há perda de simetria e, portanto, podem surgir efeitos indesejáveis (cancelamentos de grandezas que deixam de existir) nessa aplicação.
Nada contra alguém tentar inovar em uma aplicação nova dessas leis, desde que esteja aberto às críticas e à razão.
Registrado

Guitar Craft
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #17 : 24 de Abril de 2020, as 14:55:53 »

Tiarlei, qual sua formação? Com certeza não é Física...

Olha só... Será que já estamos chegando no tradicional ápice da argumentação: a comparação do tamanho de piu-piu/títulos? rs.
Você parece já estar bem certo.

Só porque não trato homens como deuses não quer dizer que não conheço seu feitos ou que não os admire ou ainda que eu não faça ou não queira fazer parte de semelhante grupo de títulos acadêmicos.

E já que estamos finalizando...
Talvez eu não tenha sido tão claro. O meu ponto é o seguinte:
Ler/ouvir o que os sábios (ou não) dizem não reflete o que de fato significa estudar/aprender.
Sendo isto verdade, portanto, nenhuma instituição de ensino de fato ensina mas sim doutrina (lembrando que falamos de ciência). Regra para qual há poucos momentos de excessão. Polêmica?
Não me entenda mal. Não sou anarquista. Não vejo necessariamente como problema o método doutrinador de "ensino". Muito pelo ao contrário acho um atalho fantástico principalmente para eu que não tenho interesse revolucionário e tão somente quero fazer parte do grupo e angariar meus títulos.
Só que ser doutrinado sobre algo, sendo fato ou não, não é o mesmo que aprender.

Quando algo é afirmado e não é provado ou é "provado" com teorias, com elementos não tão verificáveis ou números (sabendo que os número não demonstram a realidade e sim o oposto), é doutrinação. Não importa quem falou. Exemplos mil há.

Quando você aceita ou acredita em algo que VOCÊ não verificou empírica e imparcialmente, você não aprendeu. Foi doutrinado.
E, como disse, não necessariamente isto é um problema.

E apesar dos que dizem que isto é comodismo e macula a ciência (sobre o método doutrinador), eu sou pela comodidade (que já da um trabalho infernal).

Também quero que fique claro que se de algum modo pareci ofensivo/agressivo, não foi intencional. Caso pelo qual me desculpo.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #18 : 24 de Abril de 2020, as 15:48:42 »

Olha só... Será que já estamos chegando no tradicional ápice da argumentação: a comparação do tamanho de piu-piu/títulos? rs.
Não é uma comparação, e eu não "mostrei o meu" para comparar nada, você que presumiu isso. E a questão do tamanho nem deve ser levado em consideração, pois sei que aqui tem gente com uns "bem maiores" e outros que "não são tão grandes mas sabem muito bem como usar". Por isso, acho que esse tipo de coisa não importa em muitas situações.

Enfim, não precisa responder. Você tem suas ideias, eu tenho as minhas, e não cabe a nenhum de nós tentar mudar a do outro. Cada um pensa como quiser.

Também quero que fique claro que se de algum modo pareci ofensivo/agressivo, não foi intencional. Caso pelo qual me desculpo.
O mesmo.

Agora irei terminar um amp que comecei ano passado e até agora nada.
« Última modificação: 24 de Abril de 2020, as 15:55:31 por marcao_cfh » Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal