Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2024, as 07:20:13


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Transformador toroidal quadrado  (Lida 6375 vezes)
Tiarlei Crist
Visitante
« : 23 de Abril de 2020, as 00:00:54 »

Olá pessoal.

Já ouviram falar em transformador toroidal quadrado?
Parece bem promissor.

https://www.youtube.com/watch?v=WqE3nTp1dBc
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 23 de Abril de 2020, as 01:56:03 »

Olá pessoal.

Já ouviram falar em transformador toroidal quadrado?
Parece bem promissor.

https://www.youtube.com/watch?v=WqE3nTp1dBc

Toroidal?!?
Se é promissor eu não sei, mas que o tiozinho é  bem confuso, isso é.
Me parece que o "cálculo" é  na orelhada. Imagino que o resultado não se já lá  muito bom.
Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #2 : 23 de Abril de 2020, as 04:55:14 »

Me parece que o "cálculo" é  na orelhada...

Mas não seria exatamente assim que se deveria criar os cálculos?

Mas também não entendo o porquê do toroidal no nome.
Talvez seja pelo mesmo motivo da laminadora de PCI daqui, por exemplo.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.259

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 23 de Abril de 2020, as 07:13:40 »

Pior é esse aqui:

https://youtu.be/GVIP3kW6hXk

O indiano serra a parte central do E.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #4 : 23 de Abril de 2020, as 09:07:51 »

Da série " Agora a NASA Vem ".
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #5 : 23 de Abril de 2020, as 10:14:20 »


Mas não seria exatamente assim que se deveria criar os cálculos?

Mas também não entendo o porquê do toroidal no nome.
Talvez seja pelo mesmo motivo da laminadora de PCI daqui, por exemplo.

Não, os cálculos já existem. Pode ser que tenham que sofrer alguma alteração justamente devido ao novo formato do nucleo, e pelas perdas que parecem ser maiores com esse "novo" núcleo.
Não utilizar os cálculos já  disponíveis é falta de conhecimento total sobre o assunto.

 Toma na Cabeça
Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #6 : 23 de Abril de 2020, as 12:39:17 »

Não, os cálculos já existem...

Verdade.

...Não utilizar os cálculos já  disponíveis é falta de conhecimento total sobre o assunto.
 Toma na Cabeça

A menos que você crie o seu cálculo ou método.
E não utilizar o que os outros disseram sobre um assunto (ou mesmo ignorar, ainda que tenha sido dito pelos deuses cientológicos) não significa necessariamente ignorância sobre o tal assunto.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #7 : 23 de Abril de 2020, as 15:22:45 »

A menos que você crie o seu cálculo ou método.
E não utilizar o que os outros disseram sobre um assunto (ou mesmo ignorar, ainda que tenha sido dito pelos deuses cientológicos) não significa necessariamente ignorância sobre o tal assunto.
Se um engenheiro civil chegasse e te falasse que projetou um prédio de 50 andares, e que no desenvolvimento do projeto ele achou melhor ignorar as leis de Newton (trabalho esse publicado em 1700 e lá vai saber quando, validado, comprovado como funcional e sendo usado como base para todas as construções até então). Ao invés disso, ele preferiu ele mesmo criar um método e cálculos. Você moraria nesse prédio?

Ou então voaria em um avião experimental, desenvolvido por um entusiasta no assunto que, apesar de dedicado, preferiu deixar de lado o que engenheiros vêm dizendo a respeito de física e aerodinâmica, e criou seu próprio método?

As equações de Maxwell foram publicadas no final do século XIX. Tudo o que temos de lá pra cá, em relação à eletricidade e tecnologia, foi baseado nesse trabalho, e nos trabalhos desenvolvidos por pessoas que se basearam neles. Os transformadores só foram desenvolvidos graças a essas equações e a estudos posteriores baseados nelas. O computador, celular e internet usados para gravar, publicar e acessar o vídeo só existem graças a Maxwell e outros deuses cientológicos que desenvolveram estudos por anos, baseando-se em Maxwell e adaptando de acordo com as necessidades.

Veja bem, não estou menosprezando o trabalho do cara. Nem vi o vídeo completo, para ser sincero. Pode ficar muito bom, ele pode chegar a um resultado muito bom para determinadas aplicações. Quem sabe até revolucionar a indústria dos transformadores.

Mas não tem como, e nem porquê, ele criar do nada métodos e cálculos que já existem a muito tempo. A roda já foi inventada e funciona, o que você tem que fazer é adaptá-la para o veículo que você está projetando, e não tentar criá-la novamente.
« Última modificação: 23 de Abril de 2020, as 15:26:09 por marcao_cfh » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.259

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 23 de Abril de 2020, as 16:06:46 »

Para mim, a bobagem maior que ele disse no vídeo é que nenhum fabricante quis apoiá-lo em fornecer as chapas do jeito que ele queria e que só se comprasse 1 tonelada é que poderia ser fornecido.
Isso já demonstra a total falta de noção do sujeito. Nenhum fabricante vai desenvolver e adequar a sua linha de produção para um desenho específico, se for para produzir uma quantidade pequena (10kg ?) de chapas. Para isso necessitaria de um bom investimento em ferramentas de estampagem e outras coisas que só valem a pena se houver demanda e quantidade.  A menos que a pequena quantidade fosse feita com as chapas em corte a laser e aí o custo seria altíssimo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #9 : 23 de Abril de 2020, as 16:39:36 »

Se um engenheiro civil chegasse...

Às perguntas a mim feitas: eu respondo que realmente não sei.
Sobre suas afirmações: quem sabe se os que de fato inovaram descordariam.
A questão não é inventar o que existe. É o exato oposto. O que talvez não ocorra pegando o bonde que seu mestres impuseram por mais dignos que sejam.
Não é sobre reinventar a roda mas sim uma roda que atenda melhor novas necessidades ou mesmo algo melhor que uma roda. Mas certamente você será ridicularizado só por cogitar (merecendo ou não).
Mas ainda que não haja homem que não deva deixar de ser questionado (em ciência isto deveria ser entendido como homenagem), certamente alguém sem superiores cátedras não é digno de tal.

Aí aparece um maluco falando maluquices... E mesmo que de fato seja louco,  essa tentativa de ciência, (mesmo que louca) acaba sendo mais científico do que certas ciências oficiais baseada meras teorias e doutrinadas como verdades.

Mas sou eu falando então... Batendo Cabeça
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #10 : 23 de Abril de 2020, as 18:16:51 »

Não é sobre reinventar a roda mas sim uma roda que atenda melhor novas necessidades ou mesmo algo melhor que uma roda. Mas certamente você será ridicularizado só por cogitar (merecendo ou não).
Mas, para isso, deve-se basear no trabalho já existente sobre a roda. Afinal, ela já existe.

Às perguntas a mim feitas: eu respondo que realmente não sei.
Ou seja, o trabalho que alguém que ignorou "certas ciências oficiais baseada meras teorias e doutrinadas como verdades" não é exatamente algo confiável.

Veja bem, você está digitando sua resposta de um celular/computador, que foi desenvolvido baseado no trabalho de Maxwell e seus antecessores e sucessores. Ele é alimentado por energia elétrica, que temos graças ao trabalho de Maxwell e seus antecessores e sucessores. Esse comentário foi transmitido pela internet, que temos hoje graças ao trabalho de Maxwell e seus antecessores e sucessores. Eu estou lendo da minha casa, no monitor do meu computador, desenvolvido graças ao trabalho de Maxwell e seus antecessores e sucessores. De fato, as equações de Maxwell são base para toda a parte de eletricidade e tecnologia. Mas tudo isso é "certas ciências oficiais baseada meras teorias e doutrinadas como verdades" Roll Eyes

Novamente, não estou tirando o mérito do cara pelo trabalho dele e vontade de desenvolver algo. Tomara que ele tenha sucesso! Mas não dá pra ignorar o trabalho já desenvolvido até então!

Veja bem, duas das quatro equações de Maxwell, de maneira bem reduzida:
- um fio condutor, ao ser percorrido por uma corrente elétrica, gera ao seu redor um campo magnético;
- uma variação do fluxo magnético próximo a um enrolamento de fios induz nesse enrolamento uma corrente elétrica.
Isso é um transformador! Corrente elétrica não-constante no enrolamento primário gera um campo magnético ao redor dele. Como o primário e secundário estão próximos um ao outro, o campo magnético gerado pelo primário atua no secundário. E, como o campo magnético no primário varia, já que a corrente não é constante, o fluxo magnético no enrolamento secundário varia, induzindo corrente elétrica.

Não há como explicar e estudar um transformador ignorando esses princípios, pois ele explica exatamente como um transformador funciona.

Todas as equações 4 de Maxwell já foram desenvolvidas matematicamente, usando cálculo diferencial e integral. Basta pegarmos cada uma delas e adequá-las à cada situação. Aliás, o Eletromagnetismo, junto com a Mecânica e Termodinâmica, faz parte de uma área dentro da Física chamada Física Clássica que está completa, tudo possível de se desenvolver dentro dessa área já foi estudado! O ser humano já concluiu esse trabalho faz tempo, e agora está se aventurando na Física Quântica, essa sim com muito a se fazer e descobrir ainda. A Física Quântica é responsável, dentre outras coisas, pelo desenvolvimento de pen drives e processadores cada vez melhores. E, como envolve corrente elétrica, se baseia no trabalho de Maxwell para isso...

A "tentativa de ciência" é válida sim. A experimentação científica é válida sim. Mas ninguém cria nada do zero.
« Última modificação: 23 de Abril de 2020, as 18:18:42 por marcao_cfh » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #11 : 23 de Abril de 2020, as 18:24:19 »

Mais um querendo inventar moda nova. E sem qualquer fundamentação técnica ou, mesmo, industrial.

Lembrai sempre do Crowhurst http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=10045.msg179971#msg179971:

...sempre tem alguém querendo inventar uma moda nova. Em áudio, isso é velho : vide Crowhurst, N. " Understanding HiFi Circuits ", 1957, págs 6-7, que faço questão de transcrever aqui :

" A great variety of people, working at almost an equal variety of technical levels, have achieved vast progress since those days ( the early days of reproduction of sound ). But some of these people have been working in ways that have confused the score for the uninitiated.

For one example, this writer knew some English "engineers" whose principal hope of fame then rested in acquiring copies of American magazines and finding clever ideas to apply in audio circuits. If nothing appropriate could be found in magazine articles, these individuals would start scribbling on paper or try connecting components in different places in actual circuits, in an endeavor to do "something clever".

The desire to do something clever still persists ( up to date ! ) under the impression that a clever circuit will gain an edge on one's competitors "

Lembro disso sempre, fazendo as perguntas que sempre faço, quando vejo uma técnica exótica sendo aplicada ( ou um aluno tentando "inventar" alguma coisa nova ) são : o que se quer obter com a mudança, e o que efetivamente se obteve com ela.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #12 : 23 de Abril de 2020, as 22:13:41 »

Mas, para isso, deve-se basear no trabalho já existente sobre a roda. Afinal, ela já existe.
Ou simplesmente estudar as leis naturais que regem seu funcionamento.

Ou seja, o trabalho que alguém que ignorou "certas ciências oficiais baseada meras teorias e doutrinadas como verdades" não é exatamente algo confiável.
Com certeza não entendeu e misturou os argumentos.
Ninguém participa de algo experimental sem fazer sérias ponderações, penso.
Mas por acaso este meu argumento referia-se a todas suas imposições posteriores como: "... tudo possível de se desenvolver dentro dessa área já foi estudado!" e a quântica cientológica (cientológica por minha conta).
« Última modificação: 23 de Abril de 2020, as 22:17:09 por Tiarlei Crist » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #13 : 23 de Abril de 2020, as 22:32:52 »

Tiarlei, qual sua formação? Com certeza não é Física.

Mas, para isso, deve-se basear no trabalho já existente sobre a roda. Afinal, ela já existe.
Ou simplesmente estudar as leis naturais que regem seu funcionamento.
Sim. Maxwell já fez isso! E quem veio depois dele. E os tais deuses cientológicos que você se referiu também estudaram.

Ninguém participa de algo experimental sem fazer sérias ponderações, penso.
Sim. E, assim como a resposta anterior, também foi feito por Maxwell, quem veio depois dele e os tais deuses cientológicos.

Mas por acaso este meu argumento referia-se a todas suas imposições posteriores como: "... tudo possível de se desenvolver dentro dessa área já foi estudado!" e a quântica cientológica (cientológica por minha conta).
Não é imposição minha. Entre em qualquer instituição de ensino a nível superior. Converse com qualquer profissional da área de Física. Pergunte quando foi o último estudo novo dentro da Física Clássica, e quando surgirá um novo estudo nessa área. Ouça a resposta, tire suas próprias conclusões. Mas lembre-se de incluir dizer exatamente Física Clássica, essa palavra é importante e por sinal você a ignorou ao citar o que eu disse, tirando a frase de seu contexto.

No mais, fico por aqui nessa discussão. Vejo que ela não vai a lugar algum. Eu tentei explicar um pouco sobre o porquê de não se poder "inventar coisas do nada e métodos novos, pois já existem todos os métodos". Se você não entendeu e insiste que estou impondo algo - que, por sinal, então é "imposto" a todos que estudam Física a nível superior, eu não posso fazer mais nada.

Mas lembre-se de perguntar se o engenheiro que projetou sua casa ignorou os conhecimentos desenvolvidos por Newton ao projetá-la e, ao invés disso, criou seus próprios métodos de maneira experimental.
« Última modificação: 23 de Abril de 2020, as 22:42:01 por marcao_cfh » Registrado
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #14 : 24 de Abril de 2020, as 02:40:27 »

Não assisti os vídeos inteiros,pois são mais de 90 minutos juntando as duas partes. Mas me pergunto, se o inventor acredita na sua invenção, por que ele não entra com um pedido de patente junto ao INPI? Como ele publicou faz poucas semanas atrás, ainda está no período de graça para realização de tal pedido. Daí, se a invenção for realmente revolucionária (o que acredito que não seja), ela atenderia aos três requisitos de patenteabilidade: novidade, atividade inventiva e APLICAÇÃO INDUSTRIAL. Atendendo aos requisitos, ele conseguiria a patente e poderia vendê-la por alguns milhares de dólares.

EDIT...

Fui dar uma olha no canal do carinha do toroidal “quadrado” (um nome bem peculiar, como a “bola quadrada” do kiko ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...) e deu pra notar que, apesar de parecer bem intencionado, faltam-lhe conhecimentos básicos sobre as leis da física (princípio da conservação de energia, por exemplo). Alguns vídeos dele são uma vasta fonte de desinformação. E o pior, nos comentários dá pra notar que ele tem seguidores fiéis, que tomamo que ele fala como verdade, por mais que ele atropele leis elementares da natureza. Tá difícil, viu!
« Última modificação: 24 de Abril de 2020, as 03:26:42 por jplavareda » Registrado

Belo Horizonte - MG
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.056 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal