Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 17:01:49


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Defeito em um reverb com pt2399s (smd)  (Lida 3898 vezes)
HAL9000
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« : 25 de Abril de 2020, as 10:28:50 »

Bom dia, infelizmente meu pedal de reverb caiu no chão e parou de funcionar, No começo percebi um som estranho nele e abri para ver se alguma solda não teria rompido pelo impacto, mas não encontrei nada errado aparentemente. Montando novamente, ele simplesmente parou de funcionar de vez, emitindo um forte ruido agudo, tipo estática, resolvi refazer todas as soldas e mesmo assim nada. É possível estragar um CI somente por causa de uma queda? Seria o CI do delay propriamente dito? Ele usa 3 pt2399s, estou até pensando em comprar 3 novos para ver se o problema se resolve, uma vez que são relativamente baratos, o problema é que muitas vezes somente o frete ultrapassa o preço dos chips.
« Última modificação: 25 de Abril de 2020, as 10:31:24 por HAL9000 » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 25 de Abril de 2020, as 11:30:03 »

É mais fácil ter rachado a PCB ou um potenciômetro. Verifique tudo antes de fazer alguma coisa tenha certeza do componente estar danificado. Se for pra ficar comprando componentes indiscriminadamente, vai sair mais barato comprar um pedal novo.

 Batendo Cabeça
Registrado
HAL9000
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #2 : 25 de Abril de 2020, as 12:20:49 »

É mais fácil ter rachado a PCB ou um potenciômetro. Verifique tudo antes de fazer alguma coisa tenha certeza do componente estar danificado. Se for pra ficar comprando componentes indiscriminadamente, vai sair mais barato comprar um pedal novo.

 Batendo Cabeça

Não creio que seja PCB rachada, pelo menos a olho nu, não apresenta qualquer trinca. Já potenciômetro não sei se causaria o ruido.

Fiz um vídeo mostrando o defeito, espero que ajude a identificar alguma coisa.

https://www.youtube.com/watch?v=MbkpdOK0QKg
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #3 : 25 de Abril de 2020, as 13:48:51 »

Primeiramente identifique todos os CIs, e demais semicondutores, baixe seus datasheets e meça tensões, caso estejam corretas, você vai precisar injetar um sinal senoidal e seguir sinal pelo circuito observando no osciloscópio afim de detectar a linha do defeito, isto é o suficiente para você reparar o seu pedal
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #4 : 25 de Abril de 2020, as 14:31:41 »

Primeiramente, identifique seu pedal. Não sabemos de qual se trata.

Quebrar CIs com queda é praticamente impossível. Concordo com o Matec, muito mais fácil ter quebrado uma trilha que você não enxerga ou dentro de um potenciômetro.

O primeiro passo é identificar o circuito, melhor ainda se levantar o esquema. 3 PT2399 indicam uma adaptação de algo que usa um "brick" belton, mas para usar com os PT. Sei que há alguns projetos de reverb usando essa adaptação.
« Última modificação: 25 de Abril de 2020, as 14:33:29 por marcao_cfh » Registrado
HAL9000
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #5 : 25 de Abril de 2020, as 15:04:54 »

É um pedal chines, comprado no Ali. Mosky Spring Reverb. Não acho que se consiga achar o esquema dele em algum lugar. Minha intenção era mais saber se alguém já passou por algo parecido (defeito decorrente de queda) e tinha encontrado alguma solução, ou mesmo ter chegado a conclusão de que não vale a pena o concerto.



https://www.youtube.com/watch?v=mmpJNEmfCZY
« Última modificação: 25 de Abril de 2020, as 15:10:23 por HAL9000 » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #6 : 25 de Abril de 2020, as 16:32:40 »

https://www.thegearpage.net/board/index.php?threads/npd-mosky-spring-reverb.1819266/

Citação: "...Mosky Spring Reverb. It's essentially a copy of Malekko Omicron Spring Reverb that is, in turn, based on a common design built around a trio of PT2399 chips. You can find this schematic on many DIY pedal sites."
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #7 : 25 de Abril de 2020, as 16:49:26 »

Geralmente estes reverbs somam o sinal seco com o reverb. No video não mostra se passa algum sinal. Provavelmente é alguma coisa na placa, no buffer ou algum componente como potenciometro, nos pt2399 é dificil. Esses dias arrumei um delay memory boy que caiu o defeito era em um potenciometro, que é um componente grande e que fica externo no pedal.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
HAL9000
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #8 : 25 de Abril de 2020, as 16:58:04 »

https://www.thegearpage.net/board/index.php?threads/npd-mosky-spring-reverb.1819266/

Citação: "...Mosky Spring Reverb. It's essentially a copy of Malekko Omicron Spring Reverb that is, in turn, based on a common design built around a trio of PT2399 chips. You can find this schematic on many DIY pedal sites."

Cara! Você simplesmente matou a charada com esse link, lá diz que o pedal não aceita bem baterias fracas, e era justamente esse o problema, mas eu nunca iria imaginar isso, pois em um dia ele estava funcionando perfeitamente, e no outro, coincidentemente após a queda, deu todos esses problemas! Vivendo e aprendendo, E obrigado a todos que se dispuseram a me ajudar!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal