Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 13:09:07


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador de guitarra single ended High Gain  (Lida 2827 vezes)
JB.Santos
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21



« : 26 de Maio de 2020, as 22:47:04 »

Olá a todos
Este amplificador concluí ano passado, mas fiz o último ajuste este mês.

Amplificador de guitarra single ended High Gain

Controles:  Tone, Gain 1, Gain 2 e Master Volume.
Saídas de 4 e 8 ohms.
Chave de 3 posições: Normal, Boost ou Feedback.
Válvulas pré-amplificadoras:  12AX7 EH
Válvula de potência: EL34 JJ
Válvula retificadora: 6CA4 EH
Transformador de força: Alstech
Transformador de saída: Schatz  TS 10/4k2/4/8

















https://youtu.be/wUki1ZXQdZ4


Obs: O controle de tonalidade é do tipo Baxandall / James montado em um único potenciômetro duplo Log de 1 mega, colocado entre o seguidor de catodo e a válvula de saída.


-----
Quem está tocando no vídeo não sou eu, é meu professor de bateria e meu “ testador ”, ele faz os testes em alto volume porque aqui em casa não dá.
Guitarra ligada direto no amplificador.


https://youtu.be/yPLxoNx39X4
« Última modificação: 27 de Maio de 2020, as 18:20:41 por JB.Santos » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #1 : 27 de Maio de 2020, as 20:19:10 »

Na última foto aquele componente na frete dos resistores é um capacitor eletrolítico ?  Huh? E... que baita timbre !  Palmas
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #2 : 27 de Maio de 2020, as 20:41:46 »

Montagem bem bonita e muito bem organizada. Pra mim, essas montagens ptp são igual ler braile, não entendo nada Cheesy mas acho uma montagem bem executada nesse estilo muito legal. Achei legal a ideia do chassis. Baseou-se em qual projeto?
Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #3 : 27 de Maio de 2020, as 23:08:48 »

Cara!! Realmente é um baita timbre!!

 Palmas Palmas

Se não for pedir muito, compartilhe o esquemático dele.

E mais uma vez, parabéns!!

 Guitarrista Guitarrista
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
JB.Santos
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21



« Responder #4 : 27 de Maio de 2020, as 23:25:18 »

Na última foto aquele componente na frete dos resistores é um capacitor eletrolítico ?  Huh? E... que baita timbre !  

É um capacitor eletrolítico, foi adicionado em paralelo com o capacitor do B+ para silenciar um "hum" que estava me incomodando e, como era maior que os outros, coloquei deitado.
Note que tem um estágio de filtragem antes do B+, tenho feito isto e obtendo bom resultado na redução hummmm.

-----
Montagem bem bonita e muito bem organizada. Pra mim, essas montagens ptp são igual ler braile, não entendo nada Cheesy mas acho uma montagem bem executada nesse estilo muito legal. Achei legal a ideia do chassis. Baseou-se em qual projeto?

Obrigado.
  Olha, a idéia inicial era um circuito baseado no Trainwreck com saída single ended mas não ficou bom, não sei o que deu errado mas o timbre ficou ruim com uma distorção feia.
  Depois me inspirei no AX84_SEL e fui testando algumas idéias do Soldano SLO em uma saída single ended com EL34. Como tinha uma válvula retificadora coloquei. Com dois controles de ganho e um master, não sobrou espaço para os controles de tonalidade tipo Baxandall/James.
Como tinha um potênciometro duplo Log de 1m, montei o controle de grave e agundo juntos, sendo a ligação de graves invertida. Funcionou, mas troquei o capacitor 470pF para 220pF e 4,7nF para 2,2nF para melhor aproveitamento do controle.

-----
Cara!! Realmente é um baita timbre!!

Se não for pedir muito, compartilhe o esquemático dele.

E mais uma vez, parabéns!!

 


Olá Antônio, não tenho o esquema. Foi baseado no AX84_SEL com alguma coisa do Soldano SLO e o ajuste do timbre foi feito aos poucos, e de ouvido.
Se eu conseguir lembrar de todos os componentes, anotarei no esquema do AX84 e posto aqui.

Obrigado.
« Última modificação: 28 de Maio de 2020, as 00:09:39 por JB.Santos » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #5 : 28 de Maio de 2020, as 02:41:23 »

Olha, a idéia inicial era um circuito baseado no Trainwreck com saída single ended mas não ficou bom, não sei o que deu errado mas o timbre ficou ruim com uma distorção feia.
Já tentei algo do tipo mas, não sei por qual motivo, obtive exatamente o mesmo resultado que você. Talvez haja algum tipo de "mágica" para esse pré funcionar bem.
Registrado
JB.Santos
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21



« Responder #6 : 30 de Maio de 2020, as 16:37:12 »

Cara!! Realmente é um baita timbre!!

 Palmas Palmas

Se não for pedir muito, compartilhe o esquemático dele.

E mais uma vez, parabéns!!

 Guitarrista Guitarrista



Olá Antônio

Aqui está o esquema, acho que é isso aí, foi o que consegui lembrar de cabeça e olhando as fotos, não quis abrir o amplificador para confirmar.
O circuito deste amplificador foi inspirado e tendo como base, o Ax84_SEL.








Foi incluído várias modificações, ideias que partiram da observação nos esquemas abaixo e ajustado de ouvido ao meu gosto pessoal.
Está livre para incluir melhorias e ajustar ao seu gosto pessoal.
Qualquer dúvida, pode perguntar.

Referências:

https://i.postimg.cc/K8hYRM3f/Ax84-SEL.png
https://i.postimg.cc/rw2ZRnwb/SLOCLONE-OFFICIAL-SCHEM.png
https://i.postimg.cc/8kRCy9dD/Yeti50.jpg
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #7 : 30 de Maio de 2020, as 18:56:06 »

É um capacitor eletrolítico, foi adicionado em paralelo com o capacitor do B+ para silenciar um "hum" que estava me incomodando e, como era maior que os outros, coloquei deitado.
É um Photo Flash?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #8 : 02 de Junho de 2020, as 23:19:39 »

Oi JB.Santos,

Valeu pela lembrança e por compartilhar o material.
Vou baixar e dar uma boa olhada por aqui!

Abraços!
 Guitarrista
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.073 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal