Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 02:39:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: ajuda para determinar potência de resistores  (Lida 2736 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« : 28 de Junho de 2020, as 18:23:03 »

Estou iniciando um projeto (que vai demorar um pouco para ficar pronto), baseado nesse esquema:


É uma versão miniaturizada do Trainwreck Express, chamado de 2W Blues Express. Sei que ele tem menos de 1W na saída devido à 12AU7. Pensei em usar a 6CG7 (uma versão 9 pinos da 6SN7) como válvula de saída pois tenho algumas aqui e já li sobre a qualidade do áudio ser muito boa. Ela também oferece um pouco mais de potência de saída (entre 2W a 3W), mas isso não é um fator importante, pode ser que nem dê muita diferença em relação à 12AU7.

Enfim, sei que alguns resistores em amplificadores valvulados precisam ser de maior potência. Todos os do pré e da etapa inversora de fase sei que posso usar 1/4W. Resta saber a potência nos resistores da fonte e no estágio de saída. Suponho que, devido à baixa potência, eles sejam de 1/4W.

Eu pensei em simplesmente procurar o esquema de algum amplificador com as 6CG7/6SN7 em push pull e copiar as potências, mas sempre é bom aprender algo novo, então optei por calcular o que sei e pedir ajuda com o que não sei.

Na fonte: como U = R*i e P = U*i, tem-se P = U²/R. Então:
R21 = (329-280)²/18000 = 0,13W
R22 = (280-271)²/4700 = 0,017W
R23 = (271-264)²/4700 = 0,01W

Para R_SAG eu preciso descobrir a corrente total. São 4 triodos que consomem 2,3mA (usarei 6N2P), mais os dois triodos da 6CG7, que consomem 9mA cada, dando 27,2mA. Então P = R*i² = 180*(0,0272)² = 0,133W

Na etapa de saída, sei que R15, R17, R18 e R19 podem ser de 1/4W, em projetos com maior potência eles são de 1/4W. Mas e quanto a R16?

Partindo deste datasheet (http://www.r-type.org/pdfs/6cg7.pdf), vi que a corrente de cátodo é de 20mA. Então P = R*i² = 470*(0,02)² = 0,188W.

Então posso usar 1/4W para todos os resistores, ou fiz algo de errado?
Registrado
mkslwsk
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44


« Responder #1 : 28 de Junho de 2020, as 19:43:27 »

As tuas contas parecem corretas Marcão.

Agora alguns resistores estarão próximos do limite de dissipação, R_SAG e R16.
Para estes se não for um problema encontrar eu colocaria resistores de 1/2 ou 1W para que possam trabalhar mais folgados.

Não tenho tanta experiência como os demais aqui que podem te dar explicações mais detalhadas das razões para se usar um resistor com uma capacidade de potência maior, mas pela lógica não deverá ter problemas.

Montei um firefly, que é bem similar a este teu projeto e ao que me lembre utilizei todos os resistores de 1/4, exceto onde não tinha e usei valores maiores pois os tenho de outras montagens.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #2 : 28 de Junho de 2020, as 21:57:57 »

Marcão suas contas estão corretas.
Qualquer resistor de 1W serviria. Isso vai do gosto do freguês.
Eu por exemplo não gosto de sentir cheiro de resistor quente num circuito, e o tamanho dos resistores de potência maior, estão quase os mesmos que resistores de baixa dissipação, talvez só mais "gordinhos". Um resistor de 1W  é bem pequeno.

Esse circuito é bem parecido com os Marshalls de 1W, então minha dica é: resistores de 2W para as placas, para a inversora e para a linha da fonte. E um resistor de 3W como resistor de cátodo (r16). Resistor morno não dá cheiro nem deixa a PCB com marca de aquecimento, mesmo que seja usado por muito tempo.

 Smiley
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #3 : 28 de Junho de 2020, as 23:17:49 »

mkslwsk, eu montei um firefly (na verdade o superfly, usando válvulas submini) e também só usei 1/4W. Como a potência com a 6CG7 é um pouco maior, vou usar resistores maiores em alguns lugares sim.

Matec, obrigado por confirmar. Pensei em usar 1W para as placas do pré, 2W para a fonte e R16, e 1/4W na inversora. Os resistores da inversora esquentam assim? No meu Iall10.5 usei resistores de 1/4W na inversora e não tive problemas.
Registrado
mkslwsk
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44


« Responder #4 : 29 de Junho de 2020, as 01:45:35 »

mkslwsk, eu montei um firefly (na verdade o superfly, usando válvulas submini) e também só usei 1/4W. Como a potência com a 6CG7 é um pouco maior, vou usar resistores maiores em alguns lugares sim.

Matec, obrigado por confirmar. Pensei em usar 1W para as placas do pré, 2W para a fonte e R16, e 1/4W na inversora. Os resistores da inversora esquentam assim? No meu Iall10.5 usei resistores de 1/4W na inversora e não tive problemas.
Aquele que montou em uma 1590B? ficou sensacional!

Agora achei bem curioso este esquema que postou, o tonestack vem logo após o primeiro estágio de ganho onde o sinal deverá estar praticamente limpo, e depois disso vem mais 2 estágios de ganho (um normal e um cold-clipper). No total deve ter bastante ganho e distorção, especialmente pelo cold-clipper que vai praticamente ceifar um lado inteiro do sinal.
Sem feedback negativo também, deve ter bastante agudos!
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #5 : 29 de Junho de 2020, as 04:33:49 »

O Superfly foi numa 1590A. Já vi alguém montando na 1590B aqui, mas não lembro quem foi.

Quanto ao pré do Trainwreck Express, ele realmente tem muito ganho, mas possui um som bastante limpo ao reduzir o volume da guitarra. Há algumas gravações desse circuito em específico no AmpGarage, mas precisa de registro para acessar os arquivos. O que eu vou montar pode ser ligeiramente diferente, algumas variações do circuito usam potenciômetro de 1M para os agudos, então vou testar ambos os valores e ver qual soa melhor. E não vou incluir a chave normal/fat, deixando somente o capacitor de 470pF, que é o valor usado na versão mais tradicional do Express.
Registrado
mkslwsk
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44


« Responder #6 : 29 de Junho de 2020, as 16:07:37 »

O Superfly foi numa 1590A. Já vi alguém montando na 1590B aqui, mas não lembro quem foi.

Acredito que foi esse mesmo que vi! com as mini válvulas em soquetes de CI.

Quanto ao pré do Trainwreck Express, ele realmente tem muito ganho, mas possui um som bastante limpo ao reduzir o volume da guitarra. Há algumas gravações desse circuito em específico no AmpGarage, mas precisa de registro para acessar os arquivos. O que eu vou montar pode ser ligeiramente diferente, algumas variações do circuito usam potenciômetro de 1M para os agudos, então vou testar ambos os valores e ver qual soa melhor. E não vou incluir a chave normal/fat, deixando somente o capacitor de 470pF, que é o valor usado na versão mais tradicional do Express.
Eu tenho cadastro no AmpGarage, dei uma olhada agora no almoço e tem uns exemplos muito bom.
É um amp que soa diferente de outros high-gain mas achei bem interessante!
Quando terminar essa tua montagem poste uns sons aí que estou curioso para conferir!
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #7 : 30 de Junho de 2020, as 15:17:11 »

Ainda vai demorar um tanto. Já dei início à montagem, comprei quase todos os componentes, mas faltam os dois transformadores. Para a saída, tenho um que posso retirar temporariamente de outro amplificador para testar. Mas o de força eu não tenho, e as coisas andam um pouco apertadas por esses dias e ainda vão piorar com mais algumas contas chegando. Vou torcer para que uma smps dê conta, pelo menos para um teste inicial, mas assim que possível vou providenciar o transformador de força adequado.

Assim que eu tiver avanços consideráveis, vou criar um tópico aqui no fórum.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal