Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 16:22:53


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Duvida sobre capacitores  (Lida 8950 vezes)
nelsonpaschoal
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 77

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 9



« : 28 de Junho de 2020, as 23:47:14 »

Olá pessoal, eu estou montando um pedal high gain e comprei os componentes , tinha diversos capacitores é o vendedor passou a maioria deles em capacitores cerâmicos dizendo que era a mesma coisa que os de poliéster e mais baratos, mas sei que os cerâmicos tem comportamento diferente, apesar de mantidos os valores de capacitancia vou ter problemas com esse projeto?
Registrado

O Rock ´n Roll nunca irá te decepcionar!!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 28 de Junho de 2020, as 23:51:31 »

Não tem problema.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #2 : 28 de Junho de 2020, as 23:52:03 »

Para a maioria das coisas, não fará diferença (além do preço e do espaço ocupado na placa). Eu uso cerâmico para praticamente tudo que está na faixa de valores englobada pelos cerâmicos.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #3 : 29 de Junho de 2020, as 00:35:01 »

Pois é... a boa prática recomenda usar poliéster em todas as posições que for possível. Cerâmico, só para valores pequenos que não são cobertos pelos de poliéster.

E nunca, mas nunca mesmo colocar um cerâmico no percurso do sinal de áudio. Esse é um dos dez pecados mortais do hobbysta de áudio.
« Última modificação: 29 de Junho de 2020, as 00:37:41 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #4 : 29 de Junho de 2020, as 00:44:51 »

E nunca, mas nunca mesmo colocar um cerâmico no percurso do sinal de áudio. Esse é um dos dez pecados mortais do hobbysta de áudio.
Eu não sei quanto de mojo tem nisso nem o quanto tem de científico.
O maior problema dos cerâmicos são as variações na capacitância nós valores mais altos.
Mas... Um filtro CR na entrada, aí em seguida um OpAmp com ganho de 1.000x, diodos clipando tanto na realimentação quanto na saída... Um controle de tom ripando mais sinal... Será que realmente o capacitor na entrada vai fazer alguma diferença se for cerâmico?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #5 : 29 de Junho de 2020, as 01:21:55 »

Sim... não vai dar uma distorção de "qualidade".

Tipo, assim, para aqueles que pedem um transformador com núcleo de grão orientado para um amplificador de guitarra.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
mkslwsk
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44


« Responder #6 : 29 de Junho de 2020, as 01:35:58 »

O que já li a respeito é que capacitores cerâmicos podem apresentar características piezo elétricas e acabar funcionando como pontos de entrada de ruídos caso estejam no caminho do sinal, além de possuírem não linearidades de acordo com a frequência de operação.

Em uma busca rápida encontrei duas referências (em inglês) sobre o tópico, podem ajudar a entender o fenômeno.

Blog da TI, partes 1 e 2 sobre a descoberta do fenômeno e um teste realizado para buscar mais informações.
https://e2e.ti.com/blogs_/archives/b/precisionhub/archive/2014/12/19/stress-induced-outbursts-microphonics-in-ceramic-capacitors-part-1
https://e2e.ti.com/blogs_/archives/b/precisionhub/archive/2014/12/23/stress-induced-outbursts-microphonics-in-ceramic-capacitors-part-2

Um questionamento no stackexchange de eletrônica justamente sobre qual tipo de capacitor utilizar.
https://electronics.stackexchange.com/questions/69919/ceramic-vs-film-capacitor-which-one-is-preferred-in-audio-circuits
Registrado
nelsonpaschoal
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 77

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 9



« Responder #7 : 29 de Junho de 2020, as 11:45:52 »

Aparentemente há controvérsias no uso, eu vou seguir em frente usando os capacitores cerâmicos, e reporto aqui se foi sucesso ou não, mesmo sendo sucesso talvez eu substitua onde for possível os capacitores cerâmicos por poliéster, e vou observar o que mudou no som. Agradeço a todos por enquanto.
Registrado

O Rock ´n Roll nunca irá te decepcionar!!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 29 de Junho de 2020, as 16:44:27 »

Poste o esquema do circuito, assim podemos ver se há algum lugar crítico.
Se você no momento não tem outra alternativa, use o que tem. Se houver distorção, pode ser imperceptível num pedal que gerará mais distorção.

Citar
O que já li a respeito é que capacitores cerâmicos podem apresentar características piezo elétricas

Os artigos se referem a capacitores cerâmicos multilayer, o que não deve ser o caso dos capacitores do Nelson.
« Última modificação: 29 de Junho de 2020, as 16:48:16 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #9 : 29 de Junho de 2020, as 19:41:31 »

Alguns defeitos dos capacitores cerâmicos:

Dependência da capacitância com a temperatura ( mais do que isso, são piroelétricos ! );
Dependência da capacitância com a tensão aplicada ( essa é a mais severa para circuitos de áudio );
Fator de perdas elevado e dependente de tensão aplicada/temperatura/idade;
Comportamento piezoelétrico;
Absorção dielétrica elevada;

De repente, eu lembro de mais uns.

Melhor abordagem: não use.

Ou melhor: alguns até dá para usar: aqueles com cerâmica do tipo I ( NP0, N150, N220, etc ). Mas esses só vão até 1nF, são "grandes", "caros" e o lojista não vai ter. Ele só vai ter cerâmico baratinho, de material tipo II ou III da pior qualidade. Ou em valores pequenos, 10 pF, 22 pF, 47 pF... mas é preciso ter cuidado, me venderam uns de 100 pF que não eram NP0 ( eu achei que 100 pF  não tinha de outro material, mas os chineses se superam a cada dia ) e que fizeram um projeto meu não funcionar.

Já em SMD a coisa é mais fácil; tem capacitor cerâmico C0G ( o NP0 ) até valores bem altos, já que não há capacitor SMD de filme plástico. E uma plêiade de tipos de cerâmica para o projetista escolher além da C0G. Capacitor de disco no "balcão", só porcaria.
« Última modificação: 29 de Junho de 2020, as 21:19:19 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #10 : 29 de Junho de 2020, as 22:09:06 »

A.sim, você usaria resistores "de carvão", capacitores a óleo, transistores e diodos de germânio nos seus projetos?!?
Pois é...
 Cheesy
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #11 : 30 de Junho de 2020, as 00:38:54 »

Não entendi a relação entre os componentes obsoletos citados e os capacitores de cerâmica e filme plástico.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #12 : 30 de Junho de 2020, as 01:01:54 »

Não entendi a relação entre os componentes obsoletos citados e os capacitores de cerâmica e filme plástico.
Bom, nem se resumir ao capacitor à óleo?!?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #13 : 30 de Junho de 2020, as 01:20:13 »

Capacitores a óleo são bons para a fonte de alta tensão dos osciloscópios antigos. São difíceis de substituir, pois os de polipropileno são maiores e não cabem no lugar.

Mas se fossem bons, mas bons mesmo, não precisariam ser substituídos.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #14 : 30 de Junho de 2020, as 02:01:23 »

Eu sempre fujo de capacitores cerâmicos, sempre que dá uso poliester e quando são valores pequenos tenho tentado usar silver mica. Nem sempre consigo, são caros e não existe no mercado local. Outro tipo de capacitor que só me deu dor de cabeça (tenho umas 2000 unidades paradas aqui) são aqueles amarelinhos multi-camadas, esses são uma imundice sem tamanho (ou eu tive azar de comprar de 3 fornecedores diferentes igualmente com problemas), eu, não compro mais, e não uso nem em testes.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.072 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal