Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 17:20:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Duvida sobre capacitores  (Lida 8845 vezes)
nelsonpaschoal
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 77

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 9



« Responder #15 : 30 de Junho de 2020, as 12:05:39 »

O circuito é esse, e sim vou fugir dos cerâmicos, salvo onde não tem jeito pelos pequenos valores de capacitância, pelo que li o efeito piezoelétrico vai gerar muita oscilação no circuito que é high gain, e ai os problemas vão ser enormes.
Foi sugerido usar eletrolítico de 1uF mas já estou esperto, no caminho do sinal to usando um de polipropileno de "1M" como os vendedores chamam, são grandes mas no meu tube screamer funcionou muito bem.
Eu suspeito que muito projetos falham por causa de capacitores, são componentes bem enjoados e que variam muito de qualidade, na minha compra tem uns 4 modelos diferentes de poliéster, cada um com uma cara diferente.


Registrado

O Rock ´n Roll nunca irá te decepcionar!!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #16 : 30 de Junho de 2020, as 12:13:36 »

... esses são uma imundicie sem tamanho...

É isso aí, colega. Vamos ver se no "popular" o pessoal entende.

A "imundície" dos capacitores cerâmicos ficou patente certa vez quando um aluno montou um canal de FI de 455 kHz com capacitores de policarbonato ( Styroflex, eta tempo bom ), ao invés de cerâmico, para sintonizar as bobinas de FI. O ganho e a seletividade eram tão superiores aos amplificadores dos demais alunos que eu fui conferir as medições do aluno. Estava tudo certo; medi até o ganho dos transistores para comparar com os dos outros alunos. A única diferença eram os capacitores de sintonia; ao substituí-los por cerâmicos ( veja: cerâmicos NP0... ) o ganho e a seletividade ficaram "normais".

Capacitor cerâmico: não use.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #17 : 30 de Junho de 2020, as 13:13:18 »

O circuito é esse, e sim vou fugir dos cerâmicos, salvo onde não tem jeito pelos pequenos valores de capacitância,

Nelson, você vai ter de colocar ventiladores dentro do pedal (ou melhor montar uma câmara térmica de temperatura constante para a placa do pedal), diminuir a tensão da fonte para uns 3V (e mudar os amplificadores operacionais para operarem em baixa tensão), montar um sistema de amortecimento de vibração para a caixa, colocar blindagem contra radiação interestelar, de forma que esses capacitores cerâmicos restantes não prejudiquem o funcionamento geral do circuito por alteração de suas características.  Além disso, compre um capacímetro de precisão para medir e selecionar todos os capacitores usados (você vai ter de comprar um saco de capacitores para cada valor), para que os valores fiquem dentro de 0,001% de tolerância do valor informado no projeto.  Ah, não esqueça de medir e controlar o tempo e a temperatura do ferro de solda usado para soldá-los na placa.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
nelsonpaschoal
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 77

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 9



« Responder #18 : 30 de Junho de 2020, as 13:20:45 »

Xformer:

To encomendando da Nasa uma blindagem para a radiação interestelar e já estou esquematizando pra usar a fonte de tensão do CERN, tá tranquilo tá favorável.
Poxa só quero fazer uns "cam cam"!!  Cheesy
Registrado

O Rock ´n Roll nunca irá te decepcionar!!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #19 : 30 de Junho de 2020, as 13:31:08 »

E não use um footswitch mecânico no pedal. Vá pensando em um sensor de proximidade como das torneiras automáticas, já que a pressão do pé no footswitch e a vibração causada pelo tlec-tlec da chave podem causar problemas no circuito.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #20 : 30 de Junho de 2020, as 14:28:28 »

Inclusive, o tal do "true bypass" com chaves mecânicas é totalmente não recomendado, se for seguir as coisas ao pé da letra. Já li discussões que essas chaves foram desenvolvidas para chavear sinais mais fortes, com tensão e corrente bem superiores às de um sinal de guitarra. Portanto, apresentam resistência significativa.

Eu sempre faço uma pergunta, quando me perguntam sobre a "qualidade" dos componentes e equipamentos. Em uma situação teórica, pode haver diferença. Mas e em uma situação "real", onde você está tocando em um bar, geralmente a acústica do bar não é boa, os equipamentos disponíveis não são bons, o técnico de som ajusta o som de acordo com as preferências dele (que dificilmente são iguais às suas, e às vezes sequer é ajustado de forma razoavelmente decente), você compete com o barulho de metade do bar que está conversando enquanto você toca, e dos que estão prestando atenção, boa parte não entende de som e banda e está ali só pela música mesmo. Há diferença entre o tipo de capacitor? Mesmo em estúdio, em ambiente controlado, vai ter alguém que vai equalizar e mixar o seu som de acordo com o que ele acha melhor, então essas diferenças somem.

Eu só tive um único problema com cerâmico até hoje. Praticamente só uso eles. Como comentei, para alguns circuitos há diferença sim, mas para pedais, onde há distorção proposital, a grande parte da diferença é somente no osciloscópio.

Lembrando que boa parte dos sons guitarrísticos mais clássicos foram obtidos usando componentes com baixa tolerância de precisão e/ou circuitos fora do ponto ideal de operação. Mas estão aí, sendo reproduzidos e estudados até hoje.

Você vai tocar em estúdio, em ambiente controlado? Consegue ouvir a diferença entre dois tipos de capacitores e faz questão de que esse seja o seu som (mesmo que praticamente todo o resto das pessoas não vai perceber isso)? Se sim, usa o melhor que conseguir encontrar. Se não, usa o que tiver em mãos. E seja feliz, em ambas as situações.
« Última modificação: 30 de Junho de 2020, as 14:30:38 por marcao_cfh » Registrado
JB.Santos
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21



« Responder #21 : 30 de Junho de 2020, as 15:19:50 »

Essa conversa vai longe...

    Pra quem gosta preciosismo https://www.youtube.com/watch?v=2Z8wysl9MIw&t=675s
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #22 : 30 de Junho de 2020, as 15:58:49 »

Não precisa ir longe. É só cada um analisar os dois lados e usar o que acha melhor pros seus projetos.


Por que eu uso cerâmicos, não necessariamente em ordem de relevância:
- são mais baratos;
- são mais compactos, monto pedais somente em 1590A (excluindo dois que não teria jeito mesmo) e o tamanho dos componentes é crucial nessas montagens;
- nos circuitos que monto, o tipo de capacitor não é crucial. Nem o próprio valor do capacitor precisa ser tão exato assim;
- meus ouvidos cansados pelos volumes altos não conseguem diferenciar um capacitor cerâmico de um poliéster ou de qualquer outro tipo;
- os ouvintes não possuem conhecimento, percepção auditiva ou sequer interesse para se importar com qual tipo de capacitor estou usando. Inclusive vários amigos músicos já comentaram sobre o meu timbre e testaram meus pedais, já recebi diversas perguntas sobre várias coisas, mas sequer uma única sobre o tipo de capacitor usado.

Como eu comentei, sei que os cerâmicos tem suas desvantagens, e tem lugar que realmente não serve. Mas tem suas funcionalidades também. Eu não critico o não uso deles, só não concordo com a crucificação deles em situações onde o tipo de capacitor não tem diferença perceptível. Em áudio de alta fidelidade, eles podem não servir. Em circuitos para guitarra, onde há distorção desejada, circuitos fora do ponto ideal de operação e outras coisas "erradas", eles servem sim, e muito bem. Aí cada um usa o que satisfazer melhor suas necessidades.
Registrado
Ederluli
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 59

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 8


« Responder #23 : 30 de Junho de 2020, as 16:22:31 »

Excelentes colocações marcao_cfh, além disso o uso dos cerâmicos com suas tolerâncias permite que cada produto tenha características únicas e penso que isso agrega valor no produto final.
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #24 : 30 de Junho de 2020, as 21:18:20 »



Como eu comentei, sei que os cerâmicos tem suas desvantagens, e tem lugar que realmente não serve. Mas tem suas funcionalidades também. Eu não critico o não uso deles, só não concordo com a crucificação deles em situações onde o tipo de capacitor não tem diferença perceptível. Em áudio de alta fidelidade, eles podem não servir. Em circuitos para guitarra, onde há distorção desejada, circuitos fora do ponto ideal de operação e outras coisas "erradas", eles servem sim, e muito bem. Aí cada um usa o que satisfazer melhor suas necessidades.

Marcão, já tive problemas em pedais com uso de capacitores ceramicos e multicamadas. No geral, circuitos de alto ganho, com apitos e realimentação indesejada. Sobre timbre própriamente dito, eu com meus ouvidos cansados de 15 anos de boate não consigo perceber diferença. O fato é que eles são menos confiáveis que poliester e principalmente em valores mais altos. Ja aconteceu de eu abandonar por anos um pedal por conta de apitos, que depois de anos ao analiza-lo fui descobrir que era um unico capacitor cerâmico o responsável. Tenho amigos (grupo de pedais) que usam e muito os multi-camadas, mas já usam sabendo que se apareceu ruidos anormais, apitos  ou coisas desse tipo, já vão direto substituir os capacitores, e na maioria das vezes resolve.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #25 : 01 de Julho de 2020, as 00:19:50 »

Para valores até 100nF, eu praticamente só uso cerâmicos. Até agora, nem um problema de apito, inclusive em circuitos de alto ganho (que, aliás, adoro). Para 1nF, 10nF e 100nF, eu só uso multicamadas, comprei um pacote grande de cada um desses valores da China. O resto dos valores uso cerâmico "comum" de lojas. Acredito mais em problema de layout ou de fiação que problema causado por um capacitor cerâmico.
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #26 : 01 de Julho de 2020, as 10:03:32 »

Aparentemente o overdrive BB preamp é montado com capacitores multicamadas cerâmicos (valores de 1nF a 1uF), e eu já montei um usando os mesmos capacitores multicamadas, testei todo o lote de capacitores multicamadas, todos estavam com uma boa tolerância (até 5%). Todo mundo que testa esse pedal adora

« Última modificação: 01 de Julho de 2020, as 10:25:44 por emanuelneto » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #27 : 01 de Julho de 2020, as 17:09:32 »

Acho que essa discussão desandou.

Capacitores cerâmicos são usados em todo lugar. É o que temos disponível por ai. Podemos usar outros tipos? Sim podemos. Mas muitas vezes é bem difícil. Ola o caso dos SMDs.

Outra coisa é o timbre, amigos, timbre é muito pessoal. Muitos timbres que desejamos sai da combinação mais errada de componentes e circuitos mal projetados. Para qualquer distorção tem uma legião de pessoas que vão amá-las como dádivas dos deuses (e outra que vai demonizá-la).

Vamos manter a o foco na realidade e a vontade de fazer o melhor. Monta com o que tem e ouve, se ficar ruim vamos sair na busca dos culpados.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #28 : 01 de Julho de 2020, as 23:07:33 »

se ficar ruim vamos sair na busca dos culpados.

É para isso que existem os engenheiros consultores...

Qualquer coisa, estamos aí.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal