Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 16:12:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Cortador de chapas para furadeira  (Lida 17223 vezes)
mkslwsk
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44


« : 30 de Junho de 2020, as 00:12:30 »

Boa tarde a todos,

Recentemente estive em busca de ferramentas para cortar chapas de alumínio especialmente para poder cortar pequenas caixas a partir de uma chapa e para realizar cortes de formatos ou de tamanhos não possíveis com uma furadeira como aqueles para transformadores "deitados".

Encontrei esta ferramenta:


Comprei a versão exatamente deste link e pelo preço (R$70,00) não esperava que fosse alguma coisa de grande qualidade.
https://www.lojadomecanico.com.br/produto/121252/21/558/Cortador-de-Chapa-de-Aco-para-Furadeira/153/

Fiquei bastante surpreso com a facilidade de realizar os cortes e a qualidade do acabamento.
Tenho uma tesoura de cortar chapas daquela que "não deixa rebarbas" e esta ferramenta faz um trabalho muito melhor com muito menos esforço.

Rebarbas após corte com a ferramenta:


Rebarbas após corte com a tesoura:



Os meus testes por enquanto foram todos em forma de bolo que é a minha principal fonte de chapas de alumínio.

Até o momento a única desvantagem que vi com relação a cortar com a tesoura ou com uma serra é a perda de material. Esta ferramenta come cerca de 4mm de material.


Particularmente tenho bastante receio de usar serras elétricas (tico-tico e fita) e nunca tive muito sucesso com discos de corte na dremel, além do perigo eles se desgastam muito rápido. E com esta ferramenta consegui fazer alguns cortes rapidamente com uma boa precisão e com pouco risco (mas sempre de óculos e luvas).

Para furos até 32mm eu já utilizo uma broca escalonada para não precisar recorrer a serras-copos pela mesma razão de ter medo desse tipo de ferramenta.

Nos próximos dias vou realizar testes cortando outros tipos de materiais e se a qualidade ficar boa vou cortar um novo faceplate para um amplificador onde usei fundo de forma de bolo cortada a mão e que apesar de bom ficou com alguns detalhes no acabamento.

Como não encontrei nada similar aqui no fórum gostaria de compartilhar os meus resultados bastante preliminares mas promissores para quem assim como eu não conhecia esta ferramenta.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Online Online

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 30 de Junho de 2020, as 00:48:11 »

Eu tenho um cortador desses também, comprei faz uns 10 anos. Usei muito pouco porque precisa ter mão firme para guiá-lo. Talvez se usar uma régua-guia para cortar reto ajude.  Mas o treco funciona, para chapa de alumínio, ferro, plástico, desde que não sejam muito espessas.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ederluli
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 59

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 8


« Responder #2 : 30 de Junho de 2020, as 14:06:02 »

ferramenta interessante para incluir no meu acervo.
mas não sei se usaria muito não...
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #3 : 01 de Julho de 2020, as 09:45:37 »

Eu tenho e gosto muito, mas tomem cuidado com as pequenas rebarbas, esses "4mm" citados pelo amigo, ficam espalhados após o trabalho e fura o pé de quem anda descalço rsrsrsr. Tive uma pequena inflamação causada por sobra de chapa galvanizada que me incomodou por dias
Registrado
mkslwsk
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44


« Responder #4 : 03 de Julho de 2020, as 02:23:58 »

emanuelneto, normalmente onde se trabalha com usinagem em geral não se recomenda trabalhar descalço ou de chinelos então isso não deveria ser um problema. Além de ser bom sempre ter um aspirador de pó dos bons nas proximidades para limpar a sujeira depois do trabalho.
Mas eu te entendo, aqui em casa faço meus trabalhos em uma área separada e é comum ir lá para pegar uma ferramenta e acabar voltando com uns fiapos de metal preso na sola do pé hahaha.

Devido as chuvas e ventos foquei em outras coisas e não fiz ainda os testes de corte nas outras chapas. Assim que fizer vou tirar umas fotos e postarei aqui para quem tiver curiosidade.
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #5 : 03 de Julho de 2020, as 03:12:39 »

emanuelneto, normalmente onde se trabalha com usinagem em geral não se recomenda trabalhar descalço ou de chinelos então isso não deveria ser um problema....
Os trabalhos de pintura, "usinagem", marcenaria são todos feitos na área externa daqui de casa, e eu uso EPI entre outras coisas dependendo do trabalho, mas dentro de casa eu realmente fico mais a vontade. Uma curiosidade é que este fato ocorreu uma semana depois de eu ter cortado chapas e limpado o local, senti que havia pisado em algo dentro de casa, pedir para minha companheira olhar e era sobra de material de aço galvanizado. Como foi parar dentro de casa? Não faço ideia, mas fiquei tive uma inflamação
Registrado
mkslwsk
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44


« Responder #6 : 05 de Agosto de 2020, as 05:33:56 »

Consegui alguns pedaços de chapa de alumínio de 1.5mm e hoje chegou uma dobradeira de chapas que comprei após ter tentado fazer uma que é melhor nem contar como foi  Batendo Cabeça

Achei um jeito bem eficiente de fazer cortes retos e fiz um chassi onde vou montar meu próximo projeto.
Basicamente prendi a ferramenta de corte em uma "morsa" e apoiei a furadeira em um pedaço de madeira para que o conjunto funcionasse como se fosse uma ferramenta de bancada.
Na chapa que seria cortada prendi um pedaço de ripa com 2 grampos sargentos paralela a linha do corte.
Para realizar o corte bastou deslizar a ripa pela lateral da ferramenta enquanto a chapa entrava no "dente" e era cortada.

A ripa garante que a ferramenta não saia da posição. E contanto que ela esteja posicionada na parte de dentro da peça final é impossível errar o corte de forma a perder a peça!

Amanhã de dia tiro uma foto do conjunto para facilitar o entendimento

emanuelneto, tem toda razão! pela primeira vez cortei bastante metal e a quantidade de pedaços que essa coisa faz é impressionante!! nos testes que fiz não eram tantos quanto foram agora com a chapa. Foi bem importante estar com o aspirador ao lado durante o trabalho.

O resultado foi esse das fotos:


Foi a primeira vez que fiz um chassi, apesar de não ser uma caixa completa creio que isso não deve ser um problema pois já vi muitos amplificadores que o chassi é apenas um "U".
A dobradeira não me permite realizar dobras nos 4 lados.
Registrado
kaoannluis
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 53

Obrigado
-Dado: 29
-Recebido: 5


« Responder #7 : 05 de Agosto de 2020, as 05:37:09 »

Eu achei excelente, consegue postar o link a dobradeira?
Registrado
mkslwsk
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44


« Responder #8 : 05 de Agosto de 2020, as 17:58:52 »

Eu achei excelente, consegue postar o link a dobradeira?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1226568754-dobradeira-de-chapa-manual-500-mm-_JM?quantity=1

Se procurar aqui pelo fórum vai encontrar alguns links para projetos de dobradeiras. Inclusive tem uma que o A.Sim fez que me parece excelente! Mas eu não tenho ferramentas e habilidades para fazer um trabalho desses.
Não sei sequer soldar ferro.
Tentei fazer uma dobradeira apenas furando e cortando barras de ferro juntando-as com parafusos e dobradiças. Ficou uma porcaria, acho que não dobraria nem papel direito  Cheesy Cheesy

Essa do anúncio pode ser adaptada em morsa ou presa à bancada.
inicialmente para não furar a bancada prendi com 2 grampos sargento de nylon.
Na primeira dobra de teste foi, na segunda com uma chapa maior quebrou os 2 grampos.
Aí parafusei de uma vez na bancada e não tiver problemas, fácil de dobrar e de controlar o ângulo da dobra.
Registrado
kaoannluis
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 53

Obrigado
-Dado: 29
-Recebido: 5


« Responder #9 : 05 de Agosto de 2020, as 19:06:10 »

Essa chapa que você dobrou nela é de 1,5mm né?
Sera que essa do link que tu postou aguenta chão alumínio 2mm?
Registrado
mkslwsk
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44


« Responder #10 : 05 de Agosto de 2020, as 23:03:30 »

Teria que perguntar pro fabricante.
No anúncio ele nem menciona Alumínio, mas eu o questionei especificamente sobre estas minhas chapas antes da compra.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #11 : 07 de Agosto de 2020, as 07:54:04 »

https://www.youtube.com/watch?v=lhLhK0K__Fo
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #12 : 07 de Agosto de 2020, as 15:58:09 »

Legal a mesa que ele fez pro cortador, mas MUITO legal as ferramentas que ele usou pra fazer. Muito bom o extensor da furadeira. Quero um!!!
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #13 : 08 de Agosto de 2020, as 23:30:29 »

Legal a mesa que ele fez pro cortador, mas MUITO legal as ferramentas que ele usou pra fazer. Muito bom o extensor da furadeira. Quero um!!!

essa ideia da mesa me fez pensar seriamente em comprar esse cortador, costumo cortar na oficina onde restaurei meu fusca, lá tem guilhotina e pneumática de punção (mesmo sistema dessa ai), mas nada como ter o equipamento em casa, achava pouco pratico, mas com essa mesa fica muito bom!
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
mkslwsk
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44


« Responder #14 : 09 de Agosto de 2020, as 01:08:35 »

Muito legal Haroldo!
Eu já tinha visto essa: https://www.youtube.com/watch?v=VOwT0UE2sCA&t=12m

Mas o esquema que fiz também ficou bastante prático para cortes retos.
Marca a chapa e prende uma ripa deixando apenas a distância para que o corte passe sobre a linha (cerca de 0,45mm)


A furedeira fica solta mesmo na mesa, não vi necessidade de prender já que a ferramenta de corte está bem presa e o apoio garante que não fique peso no eixo/mandril.


Depois é só cortar segurando firme, guiando a peça na cabeça de corte com a ripa.


Legal a mesa que ele fez pro cortador, mas MUITO legal as ferramentas que ele usou pra fazer. Muito bom o extensor da furadeira. Quero um!!!
As ferramentas são muito bacanas mesmo! mas precisa ter bastante espaço pra ter serras e etc. Trabalhar com madeira requer uma área grande.
O prolongador você encontra fácil e é barato:
https://www.lojadomecanico.com.br/produto/122090/2/232/extensao-flexivel-14-pol-para-furadeira-black-jack-b762

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1547680795-extensor-prolongador-haste-flexivel-30cm-para-parafusadeira-_JM?matt_tool=82322591&matt_word&gclid=CjwKCAjwmrn5BRB2EiwAZgL9onSVMO8fS0PZmdE8hT6LtTnjfzteiq57wMol2qwU6Y-xuTKl880dnRoCtsQQAvD_BwE&quantity=1


Vou aproveitar o tópico para postar mais umas imagens do chassis cortado, dobrado, furado e com alguns componentes montados para ilustrar o resultado final esperado.
Todos os furos feitos com uma broca escalonada de 4 a 32mm.



Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal