Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 16:10:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Capacitor Poliester Axial - Substituição para Tweeter  (Lida 4656 vezes)
GabrielCosta
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 32

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 1


« : 04 de Julho de 2020, as 04:21:40 »

Boa Noite pessoal, estou precisando de ajuda!
Eu tenho um som da LG, bem simples, porém com um som bastante interessante para o que eu posso ter agora, na impossibilidade de comprar um Monitor de áudio de qualidade.
Tem umas duas semanas que estou sentindo que os agudos, na região dos 15 kHz a 20 kHz estão defasados em um dos lados do som, fui olhar na parte interna e vi que tinha um capacitor de poliéster axial 1.75uF 100V MET, um amarelo, morto em um dos lados, e eu não estava obtendo nenhum som do tweeter. Tomei a liberdade de fazer um bypass aonde tinha o capacitor e ligar direto as conexões. Resolveu meu problema, meu tweeter funciona, porém eu agora pego outras frequências com ele, e elas estão somadas com os falantes de médio e eu tenho um som bastante agudo, consigo resolver pelo equalizador do sistema, porém eu quero esse corte de frequências que o capacitor oferecia, mas estando na pandemia não consigo achar esse de 1.75uF online. Gostaria de saber o que eu posso fazer para resolver este problema, se existe alguma modificação que eu possa fazer, se posso colocar alguma peça diferente pra ter o resultado desejado.
Obrigado pela atenção!

Especificações:
Caixa de Som - 4 Ohms 80W
Tweeter Domo de Seda - 6 Ohms 20W





Não sou muito profissional para entender os circuitos, mas esse meu, na parte que diz respeito ao tweeter, está dessa forma.

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 04 de Julho de 2020, as 05:01:44 »

Esse capacitor serve de bloqueio aos sinais médios e graves, deixando passar os sinais agudos.  Sem ele pode até queimar o tweeter se vier um sinal grave com potência.  Se o capacitor não estiver estragado recoloque-o na ligação (em série com o tweeter).  Se estiver estragado e não tiver outro, não será fácil achar nesse valor.  Uma opção é procurar algum instalador de som de carro. Eles usam capacitores de valor parecido (2.2uF = 2.2  microfarads)  eletroliticos despolarizados para proteger os tweeters instalados nos carros.  Peça ou compre um. Vai funcionar no lugar desse.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #2 : 04 de Julho de 2020, as 05:03:18 »

2 eletróliticos de 3.3uF 100V ligados invertidos deve resolver. Vai resultar em um de 1.65uF 100V despolarizado.

« Última modificação: 04 de Julho de 2020, as 06:10:15 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #3 : 04 de Julho de 2020, as 08:25:11 »

Uma outra opção e usar capacitores usados em motor. Como os de ventiladores (tem alguns de excelente qualidade, muito usados em divisores de frequência), esse valor 1.75 uf existe para esse fim, e caso não aches, podes fazer as associações que os colegas sugeriram, ou ainda em paralelo um de 1uf e um de 680nf.
Mas, como o Xformer falou, NÃO use sem o capacitor. Boa sorte
Registrado

Grande abraço, Raphael!
GabrielCosta
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 32

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 1


« Responder #4 : 05 de Julho de 2020, as 03:27:12 »

Muito obrigado galera! Adorei as dicas!
Vou correr atrás dessa opção com os eletroliticos, porque não sei quando vou conseguir sair de casa para comprar um parecido com o original no centro.
Obrigado de verdade!

-----
Esse capacitor serve de bloqueio aos sinais médios e graves, deixando passar os sinais agudos.  Sem ele pode até queimar o tweeter se vier um sinal grave com potência.  Se o capacitor não estiver estragado recoloque-o na ligação (em série com o tweeter).  Se estiver estragado e não tiver outro, não será fácil achar nesse valor.  Uma opção é procurar algum instalador de som de carro. Eles usam capacitores de valor parecido (2.2uF = 2.2  microfarads)  eletroliticos despolarizados para proteger os tweeters instalados nos carros.  Peça ou compre um. Vai funcionar no lugar desse.

Então, eu só achei 2 capacitores de 2,2 uF sendo que um é de 400v e o outro de 450v, eu vou ter algum problema? No final a capacitancia vai ficar em 1,1uF né? Mas e quanto à potencia?
Obrigado!

-----
Uma outra opção e usar capacitores usados em motor. Como os de ventiladores (tem alguns de excelente qualidade, muito usados em divisores de frequência), esse valor 1.75 uf existe para esse fim, e caso não aches, podes fazer as associações que os colegas sugeriram, ou ainda em paralelo um de 1uf e um de 680nf.
Mas, como o Xformer falou, NÃO use sem o capacitor. Boa sorte

Se eu colocar em paralelo um 1 uF e um de 0,68uF eu vou ter um de 1,68uF? Como funciona esse cálculo?
Fiquei com dúvida quanto a potência também, ela varia ao colocá-los em paralelo?
« Última modificação: 05 de Julho de 2020, as 04:17:11 por GabrielCosta » Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #5 : 05 de Julho de 2020, as 12:27:28 »

"Então, eu só achei 2 capacitores de 2,2 uF sendo que um é de 400v e o outro de 450v, eu vou ter algum problema? No final a capacitancia vai ficar em 1,1uF né? Mas e quanto à potencia?"

Se ligares eles em série é exatamente isso. A capacitância cai pela metade e a tensão dobra (usando o valor do mais baixo, no caso 800v)

"Se eu colocar em paralelo um 1 uF e um de 0,68uF eu vou ter um de 1,68uF? Como funciona esse cálculo?
Fiquei com dúvida quanto a potência também, ela varia ao colocá-los em paralelo?"

Capacitores em paralelo somam sua capacitância e a tensão de trabalho do conjunto é a mesma do capacitor de menor tensão. Capacitor não tem potência.

Se usares 2 capacitores de 2.2uf em série, como tu mesmo falou, vais ter 1.1uf, vais mudar a frequência de corte de agudos. Não aconselho, vai ficar diferente uma caixa da outra. Melhor é usares dois de 3.3uf (pode ser por 50 ou 100V mesmo) em série ou um de 1uf e outro 689nf em paralelo por 100V, ficam mais próximos do valor original.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 05 de Julho de 2020, as 15:42:03 »

Será que esses capacitores eletrolíticos de 2.2uF de 400V e 450V já não são despolarizados ?  Veja se tem alguma marcação do tipo "NP" (non polarized) ou se inexistem as marcações de "+" ou "-".  Nesse caso, sendo despolarizado, use apenas um capacitor.

O capacitor atenua os sinais que passam por ele, com a seguinte regra: quanto menor a capacitância, maior será a reatância (oposição à passagem decorrente alternada). E com relação a frequência, quanto maior ela for, menor será a reatância do capacitor.  Por isso o capacitor bloqueia mais as frequências baixas do que as altas.

No caso dos capacitores de 2.2uF, 1.75uF e 1.1uF, o de 2.2 vai atenuar menos do que um de 1.75, que por sua vez atenua menos do que o de 1.1.  Ou seja, o capacitor de 1.1uF em série com o tweeter, vai atenuar alguns agudos a mais do que o de 1.75uF.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
GabrielCosta
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 32

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 1


« Responder #7 : 05 de Julho de 2020, as 17:52:30 »

Se usares 2 capacitores de 2.2uf em série, como tu mesmo falou, vais ter 1.1uf, vais mudar a frequência de corte de agudos. Não aconselho, vai ficar diferente uma caixa da outra. Melhor é usares dois de 3.3uf (pode ser por 50 ou 100V mesmo) em série ou um de 1uf e outro 689nf em paralelo por 100V, ficam mais próximos do valor original.


Agora se eu ligar um de 1uF e um de 689nF em paralelo, esses dois capacitores já devem ser bipolares, certo?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #8 : 05 de Julho de 2020, as 19:32:33 »

Qualquer combinação de capacitores de poliéster que satisfaçam os requisitos de valor, e tensão de trabalho, servem pra fazer a reposição.

 Smiley
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal