Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 09:49:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Caixa 4 falantes 12" Orange  (Lida 12684 vezes)
acdust
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 113
-Recebido: 68



« : 01 de Outubro de 2010, as 17:05:21 »

Ola pessoal estou querendo fazer uma caixa Orange modelo PPC412 Slope Front cabinets para mim, as medidas externa eu tenho que seria (W x Hx D ) 78 x 74 x 38cm, mais esbarrei num probleminha ela tem uma angulação e também procurei algumas fotos internas da caixa e não encontrei no velho e bom Google alguém ai seria o sortudo de possuir uma caixa deste modelo e nos passar as medidas e claro isso seria pedir de mais umas fotinhos da parte interna seriam uma maravilha hehehe 
Registrado

Camaquã RS
rafammbass
Visitante
« Responder #1 : 01 de Outubro de 2010, as 20:39:56 »

Fiquei sem ar só de ler o post, hahaha  Grin
Registrado
acdust
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 113
-Recebido: 68



« Responder #2 : 06 de Outubro de 2010, as 12:41:02 »

Ola, estou estudando as medidas da caixa, não tenho certeza ainda mais usando imagens que tenho aqui e colocando em proporção consegui algumas medidas, peço ajuda p/ pessoal conferi pois quando tiver certeza das medidas posto a receita “Bolo de Laranja”.
Registrado

Camaquã RS
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #3 : 06 de Outubro de 2010, as 13:41:09 »

Eu ia sugerir isso.
Basta pegar as medidas de topo e base e, em proporção, fazer o cálculo do angulo.
Todos aqui devem ter estudado isso em matemática.

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #4 : 06 de Outubro de 2010, as 17:42:48 »

Num é só seguir a medida da lateral de baixo até a metade e depois subir até encontrar a tampa de cima? Entendeu?

Se vc riscar a lateral dela da chapa de madeira creio que vc terá essa angulação, fazendo todos os angulos retos, sobrará somente essa parte angulada, aí é só unir os 2 pontos e boa.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
acdust
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 113
-Recebido: 68



« Responder #5 : 06 de Outubro de 2010, as 19:53:22 »

Não peçoal vocês não entenderam fui no site da Orange e claro peguei as medias o W x Hx D  “largura, altura, PROFUNDIDADE” que deduzi ser a medida da profundidade de baixo, se tivese mais uma medida da profundidade da parte de cima da caixa claro ficaria mais fácil, e o problema é que quero fazer uma caixa fiel com as medidas exatas . Não sei se notaram mais a angulação não fica no meio da caixa se vocês derem um zoom vão ver. A medida esta bem próxima da original mais gostaria de ter certeza antes de colocar aqui pra todos que não tem condições de  adquirir uma Orange fazer a sua.   

Mensagem Mesclada
A em audio um milesimo de erro é um Kilómetro de MMMMMMM hehe
« Última modificação: 06 de Outubro de 2010, as 20:01:38 por acdust » Registrado

Camaquã RS
fovb
Visitante
« Responder #6 : 06 de Outubro de 2010, as 20:24:22 »

A em audio um milesimo de erro é um Kilómetro de MMMMMMM hehe

 Huh?

O representando no Brasil da Orange é a Condortech, de GO. Manda um email e pede pra ele te mandar as especificações da caixa. A maioria dos representantes é extremamente INACESSÍVEL no que se diz respeito a marcas exclusivas, MAS vai que eles são generosos  Cool

renato@condortech.com.br

Boa sorte
Registrado
acdust
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 113
-Recebido: 68



« Responder #7 : 07 de Outubro de 2010, as 10:46:15 »

Opa valeu amigo vo vê o que faço aqui, quando tiver um resultado posto o desenho da caixa!
Registrado

Camaquã RS
maioli
Visitante
« Responder #8 : 07 de Outubro de 2010, as 11:41:38 »

"em áudio um milésimo de erro é um kilometro".

Meu ilustre colega, vc está redondamente enganado. Em áudio mono a tolerância ao erro é muito grande. É tão grande que o erro se chama "diferença" ou "estilo" e não "erro".

Essa caixa ou uma marshall do mesmo estilo, equipadas com os mesmo falantes e com o mesmo circuito vão soar rigorosamente iguais.

A diferença real que existe no uso dos ângulos é histórica e funcional, e não de sonoridade. Vemos "monstros" do rock por aí usando stacks de caixa angulada sobre caixa reta mas não é para isso que elas foram feitas. A caixa angulada foi feita para ficar junto ao cabeçote, do lado ou atrás do músico, e o seu ângulo serve para melhorar a característica de retorno, ou seja, para fazer que um par de falantes fique virado para a altura da cabeça do músico. A caixa reta foi feita para ser colocada na frente do palco, virada para a galera. Tanto é assim que ambas são closed back.

Aliás, se em vez do ângulo de 10o você usar 15o ou mesmo 5o ou mesmo fizer ela reta, vai soar a mesma coisa, principalmente a curta distância. 

Assim, se vc não sabe o ângulo original, comece com 10o, veja se o par superior fica virado para sua cabeça em uma distância típica do tamanho dos palcos que comportam uma caixa dessas (5 a 7m), e seja feliz!

Registrado
ApAcHee*
Visitante
« Responder #9 : 07 de Outubro de 2010, as 13:34:34 »

"em áudio um milésimo de erro é um kilometro".

Meu ilustre colega, vc está redondamente enganado. Em áudio mono a tolerância ao erro é muito grande. É tão grande que o erro se chama "diferença" ou "estilo" e não "erro".

Essa caixa ou uma marshall do mesmo estilo, equipadas com os mesmo falantes e com o mesmo circuito vão soar rigorosamente iguais.

A diferença real que existe no uso dos ângulos é histórica e funcional, e não de sonoridade. Vemos "monstros" do rock por aí usando stacks de caixa angulada sobre caixa reta mas não é para isso que elas foram feitas. A caixa angulada foi feita para ficar junto ao cabeçote, do lado ou atrás do músico, e o seu ângulo serve para melhorar a característica de retorno, ou seja, para fazer que um par de falantes fique virado para a altura da cabeça do músico. A caixa reta foi feita para ser colocada na frente do palco, virada para a galera. Tanto é assim que ambas são closed back.

Aliás, se em vez do ângulo de 10o você usar 15o ou mesmo 5o ou mesmo fizer ela reta, vai soar a mesma coisa, principalmente a curta distância.  

Assim, se vc não sabe o ângulo original, comece com 10o, veja se o par superior fica virado para sua cabeça em uma distância típica do tamanho dos palcos que comportam uma caixa dessas (5 a 7m), e seja feliz!




Rapaz, quem conhece do assunto é outra coisa, que aula!
Registrado
acdust
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 113
-Recebido: 68



« Responder #10 : 07 de Outubro de 2010, as 13:36:41 »

Era mais uma brincadeira pois até nem tenho muita sabedoria sobre áudio mais valeu Maioli pelas explicações, o que me referi foi se eu mudar alguma medida e depois não ficar o mesmo som. Ai eu pergunto não sofrera mudança se não ficar nas medidas corretas? Elas não possuem uma litragem “pois se mudar o ângulo terá mais ou menos litragem”
E a madeira não influenciam no som?
Registrado

Camaquã RS
ApAcHee*
Visitante
« Responder #11 : 07 de Outubro de 2010, as 13:42:50 »

Cara, no caso de caixas de som, a diferença não é tão perceptível
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #12 : 07 de Outubro de 2010, as 14:40:01 »

Relaxa brother, estou tentando ajudar, e não reprimir.

Muda sim. Mas a "dúvida angular" é tão pequena que a mudança se torna irrelevante.

Digamos que vc divida a caixa horizontalmente em um setor de cima e setor de baixo. Agora isole o setor de cima. Se a inclinação for máxima, ou seja, se o baffle tocar na tampa do fundo, vc fica com 50% a menos de volume em relação a um ângulo reto. No contexto da caixa inteira, isso dá 25%. Como vc sabe que essa inclinação é de mais de 5o mas menos de 15o, então vc tem uma variação real muito pequena nesses 10o... E a perda volumétrica não é linear, ou seja, um grau a mais perto da parede traseira dá uma perda volumétrica maior que um grau a menos na parte da frente.

Continuando, como essas caixas são fechadas, elas obedecem aos parâmetros Thiele-Small. Nesses, sabemos que todo falante tem um volume de caixa ideal, mas funciona bem com volumes um pouco maiores ou menores!

Sobre o material: quanto mais pesado, rígido, espesso, e menos sujeito a vibração for o material da caixa, melhor em termos de engenharia acústica. Não necessariamente melhor aos ouvidos dos guitarristas... Eles falam do uso de um compensado de 13 camadas de bétula (birch) que não creio que vc encontre por aqui. Isso sim pode dar uma diferença audível, se vc usar um material muito mais ou muito menos rígido e pesado. 

Sobre os falantes: a Orange tem uma série feita na Inglaterra com falantes Celestion "à vera" e uma feita na china com Vintage 30 chineses. São bem diferentes! mas mesmo um vintage 30 chinês é violentamente melhor que qualquer falante nacional em que vc ponha as mãos. Falando com um lojista amigo que tem algumas oranges na loja (não, ele não tem essa...), o preço de varejo é muito pouco acima do valor dos falantes que estão dentro. Nem valeria a pena fazer.

A mesma coisa vale para o revestimento. Um revestimento mais grosso e mole teoricamente dá um efeito diferente de um mais fino e duro. Mas até que ponto só isso dá uma diferença audível? difícil dizer.

Agora, tenho duas idéias pra te ajudar a se aproximar da medida real. Pegue as fotos de catálogo, e com as medidas, tente fazer uma proporção geométrica para definir a medida da peça superior. A prova real dessa medida pode ser tomada com a medida de profundidade dos  cabeçotes maiores da marca, que sempre são iguais ou menores que a tampa de cima da caixa angulada.

Mensagem Mesclada
Esse trechinho aqui veio da wikipedia, sobre as características sonoras do birch:

Baltic Birch is among the most sought after wood in the manufacture of speaker cabinets. Birch has a natural resonance that peaks in the high and low frequencies, which are also the hardest for speakers to reproduce. This resonance compensates for the roll-off of low and high frequencies in the speakers, and evens the tone. Birch is known for having "natural EQ."
« Última modificação: 07 de Outubro de 2010, as 15:13:01 por maioli » Registrado
acdust
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 113
-Recebido: 68



« Responder #13 : 07 de Outubro de 2010, as 18:42:54 »

Valeu Maioli que grande ajuda!! 

Mensagem Mesclada
Olha só comparando nosso compensado naval que parece ser feito na maioria de Eucalipto com o Birch fico assim.
Eucalipto tem a densidade de 450Kg/m3 a 600kg/m3 e o Birch 670 Kg/m3


Mensagem Mesclada
A e o MDF de 18 é 740Kg/m3 a 840 kg/m3
« Última modificação: 07 de Outubro de 2010, as 20:03:05 por acdust » Registrado

Camaquã RS
maioli
Visitante
« Responder #14 : 08 de Outubro de 2010, as 12:32:16 »

Acho que o compensado naval "eucaliptoso" de maior densidade deve ficar bom. MDF também fica muito bom, mas aí fica interessante implementar rodinhas, heheheh. Vc viu que o birch é um caso à parte, a questão é saber se é tão bom assim ou se é mais uma lenda mojolenta.

Que falantes vc vai usar? Essas caixas da Orange são padronizadas em 16 ohms, ou seja, usam falantes de 4 ou 16 ohms, mais provável de 4.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.056 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal