Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 23:25:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Placa para prototipagem  (Lida 14314 vezes)
mkslwsk
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44


« : 24 de Julho de 2020, as 02:10:01 »

Olá pessoal,

Estou a um tempo pensando na questão de uma placa para prototipagem de circuitos com válvulas.
No fórum encontrei um tópico sobre o assunto mas parece que não avançou mais: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=11245.0

Gosto muito do conceito do ValveWizard: http://www.valvewizard.co.uk/developmentboard.html
A placa é pequena e versátil o bastante para facilitar prototipagem, e não é tão grande que impeça a criação de um circuito com poucas válvulas utilizando múltiplas placas. Claro que não seria possível fazer um amplificador de 3 canais, mas aí já é outro assunto.
Inclusive existem diversos layouts já feitos para as diferentes versões desta placa: https://robrobinette.com/ValveWizard_B9A_development_board.htm

A ideia é que as placas sejam posicionadas lado a lado permitindo passar as tensões de filamento de uma para a outra com praticamente nada de cabos e rotear outros sinais usando as trilhas circulares como se fosse uma perf-board.

Pois bem, comecei a literalmente copiar a placa com base nos desenhos disponíveis no site e aí me vieram algumas ideias (o famoso "já que.."):
- Por que não incluir também um soquete de 8 pinos para usar válvulas como EL34, 6V6, 6L6 e etc.
- Poderia ter mais uma trilha para alta corrente na parte superior permitindo passar mais de uma tensão de filamento para utilização de válvulas com necessidades distintas em placas adjacentes.

Já avancei um pouco no projeto mas gostaria de pedir uma ajuda e fazer um convite ao pessoal do fórum.

Ajuda:
Eu tenho alguns soquetes de 8 e 9 pinos dos quais fiz as medidas para ter um footprint que seja o mais abrangente possível. Além disso peguei algumas referências na internet.
Se puderem medir alguns soquetes que tenham a disposição eu agradeceria muito!
Se for possível enviar as medidas e uma foto do soquete é melhor ainda.
As medidas mais importantes são:
- Distância entre 2 pinos opostos (diâmetro), caso tenha algum tipo de folga no soquete pode informar a distância mínima e máxima considerando esta folga.
- Diâmetro do pino, caso ele seja "chato" o tamanho do lado maior dele é o suficiente.
- Altura do soquete, da ponta de algum pino até a base onde a válvula fica encostada. Isso é importante para depois pensar nos espaçadores que deverão ser utilizados.

Convite:
Quem tiver alguma sugestão, seja por experiências passadas ao prototipar um circuito ou por qualquer outra razão, e queira contribuir pode postar suas ideias aqui mesmo.
Quem quiser ajudar com os custos, depois que os protótipos chegarem e estiverem validados posso vender algumas placas a preço de custo. (Já solicitei protótipos desta placa e estou aguardando)
Quem de alguma forma quiser ajudar revisando o esquema e o layout da placa pode me enviar uma mensagem privada.

Como a primeira versão foi literalmente copiada do ValveWizard com as pequenas modificações citadas não vou postar o arquivo aqui agora, enviei um email informando que fiz essa cópia e pedi o consentimento do autor original para isso.

Espero em breve poder ter uma versão que tenha utilidade para mais gente e que possa inclusive ser colocada aqui como um projeto disponível no fórum para quem tiver interesse.

Agradeço desde já e espero que esta possa ser uma forma de também retribuir as ajudas e ao vasto conteúdo que o Handmades sempre me proporcionou e segue fazendo!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #1 : 24 de Julho de 2020, as 02:43:48 »

Eu acho que, pra testes, melhor ponto a ponto. É mais fácil e mais resistente a soldas e dessoldas.
Criei faz muito tempo um "LAB" para isso.

Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
mkslwsk
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44


« Responder #2 : 24 de Julho de 2020, as 03:48:50 »

Legal esse "lab" kem.
Eu já fiz algo similar para pedais com protoboard, mas muito mais simples.

O transformador de força imagino que tenha um superdimensionado para atender uma quantidade razoável de corrente de filamentos e uma HT suficiente para ser adequada a diversos projetos. Mas como faz com o de saída? troca de acordo com as válvulas que está testando ou tem uma etapa de saída padrão já montada?

Não sei se chegou a ver o link do ValveWizard, mas a ideia da placa dele é justamente para que seja feito ponto a ponto porém em circuito impresso e não em torres/ilhoses. não há locais pré-determinados para componentes além da válvula, apenas trilhas circulares ao redor da válvula com algumas poucas conexões já prontas para facilitar.

A grande vantagem é ser algo modular e que te permite montar o circuito literalmente em blocos para depois poder conectá-los como quiser.
Um exemplo de algo que estou querendo fazer e acredito que as placas ajudarão é uma comparação entre um circuito cathodyne e um LTPI para amplificadores push-pull. Pretendo montá-los, estudá-los e etc e o fato de poder de forma fácil tirar um módulo e colocar outro me parece interessante.

E para quem desejar a placa já contém furação para suporte por meio de espaçadores, então se quiser converter um esboço em um amplificador basta montar
a placa no chassi e está pronto. (ao custo é claro do espaço extra que a placa gasta, neste ponto não há dúvidas que uma placa de ilhoses é muito melhor).

Mas enfim, eu estava querendo fazer algo assim a um tempo e estava precisando praticar mais a composição de layouts em pcbs. Juntei a fome com a vontade de comer.
Pode ser que não faça sentido para mais ninguém, até por que o próprio ValveWizard já não produz mais esta placa, mas ao menos vai atender aos meus propósitos.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #3 : 24 de Julho de 2020, as 04:19:05 »

O ideal é um transformador de saída pra cada projeto. Mesmo porque o projeto pode ser SE ou PP.
E o problema de PCI é que não aguenta muitas soldadas e dessoldadas. Logo o cobre solta da placa.
« Última modificação: 24 de Julho de 2020, as 04:27:59 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #4 : 24 de Julho de 2020, as 05:15:52 »

Eu acho que, pra testes, melhor ponto a ponto. É mais fácil e mais resistente a soldas e dessoldas.
Criei faz muito tempo um "LAB" para isso.

Muito bom! Tenho um parecido, primeiro era em ponte de terminais, depois fiz numa placa com ilhoses. Facilita e muito qualquer teste e experiências. Uso uma fonte "bombril" feita a partir de um transformador com 4 taps, que me dá tensões diferentes.
Essa é uma otima dica pra quem quer estudar e aprender.
« Última modificação: 24 de Julho de 2020, as 05:18:09 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
Ederluli
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 59

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 8


« Responder #5 : 24 de Julho de 2020, as 13:39:25 »

uma dica que posso dar para uma placa de prototipagem de válvulas é o uso de bornes para pino banana, assim não precisa estar fazendo o solda-dessolda o tempo todo além de agilizar a conversão para outro tipo de válvula...
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 24 de Julho de 2020, as 16:04:28 »







Eu fiz as minhas plaquinhas assim:




Se fizer citação desta mensagem, retire as imagens de dentro da citação.
« Última modificação: 24 de Julho de 2020, as 16:06:57 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #7 : 24 de Julho de 2020, as 16:12:59 »

Eu ganhei umas dessas...  Grin
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 24 de Julho de 2020, as 16:18:22 »

Eu ganhei umas dessas...  Grin

Foi dessa aqui:

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #9 : 24 de Julho de 2020, as 17:09:43 »

Olá.

Eu tenho as minhas ressalvas com respeito a essas placas-protótipo para válvulas, e elas são embasadas no fato de que os circuitos valvulados são caracterizados por impedâncias elevadas nas entradas de sinal ( grades ) associadas a sinais de grandes amplitudes nos estágios de potência ( centenas de volts ). Essa combinação de fatores pode facilmente levar um circuito à oscilação, efeito que pode confundir o montador menos experiente ( e até os bem tarimbados, também... ). A falta de um chassis metálico aterrado associado a fios de ligação longos entre os componentes e os pinos dos soquetes propicia que tudo isso aconteça com mais facilidade ainda.

Aqui em casa eu tenho um chassis feito com um L de alumínio onde os soquetes ficam na vertical, com os pinos à mostra. Na parte horizontal do chassis, há pontes de terminais para dar apoio aos componentes, e os componentes são montados de um terminal do soquete ao outro, ou de um terminal do soquete a um terminal da ponte. Os fios de interligação, especialmente os de sinal, são feitos correr junto ao chassis, que naturalmente está aterrado. Não é a coisa mais prática do mundo, mas diminui o risco de oscilação a quase zero. De qualquer maneira, não adianta ser prático se o circuito, no final, oscila.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #10 : 24 de Julho de 2020, as 17:45:20 »

A.sim... o meu LAB tem uma folha grossa de alumínio no topo, isolado por uma folha de madeira. O "L" de alumínio que suporta os potenciêmetros e o jack esta ligado a essa folha de alumínio. Ta longe de fazer uma gaiola, mas...
Sim, os fios mais longos podem causar oscilação, mas concorda que se não der oscilação dessa forma, não vai ser no chassis que vai dar né? Ou seja, se o circuito funcionar bem desse jeito, é grande a chance que funcione dentro de um chassis com ligações curtas.
A verdade é que cada um tem o seu jeito de prototipar as coisas. Se funciona bem pra você, está ótimo!!!
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #11 : 24 de Julho de 2020, as 17:50:54 »

Pois é, kem, eu estive olhando o teu lab ( pelas frestas que sobraram depois da aposição do watermark do photobucket ) e ele me pareceu bem "ideal". A questão é que a abordagem correta não pode ser dessa forma, "se não oscilou aqui não vai oscilar no chassis". Um circuito excelente, que poderia funcionar muito bem quando montado seguindo as boas práticas de montagem, pode se mostrar impossível de montar numa estrutura-protótipo como as mostradas. Daí advêm aquelas frases " o circuito é crítico", "hi-octane é difícil de montar" e outras que se vê por aí. A melhor abordagem, na minha opinião, é "fazer certo desde o princípio".

Por fim, as coisas "funcionam bem" para mim porque eu já estou na estrada há quase 50 anos; já sofri muito com problemas desse tipo e, assim, meio que já sei o caminho das "pedras". Um neófito, beginner ou rookie ( tem também newbie ) na arte pode acabar desistindo do métier por não conseguir montar os circuitos com sucesso, por isso a insistência de não usar gambiarras e recursos provisórios para a montagem de circuitos que são potencialmente instáveis.
« Última modificação: 24 de Julho de 2020, as 17:55:11 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #12 : 24 de Julho de 2020, as 17:54:55 »

Pois é, kem, eu estive olhando o teu lab ( pelas frestas que sobraram depois da aposição do watermark do photobucket ) e ele me pareceu bem "ideal".
Como eu disse, cada um tem a sua maneira... A melhor é aquela a qual você se adapta bem. Claro, ciente dos prós e contras.
Quanto a foto, clica com o botão direito do mouse na imagem, e escolha abrir a imagem em outra janela. Vai abrir sem a marca d´água.
Mas eu preciso hospedar as imagens em um outro lugar.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #13 : 24 de Julho de 2020, as 17:57:26 »

A chapa de alumínio se estende até embaixo das válvulas ? Se sim, está bastante bom.

Para hospedar imagens tem o Postimage.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #14 : 24 de Julho de 2020, as 18:00:43 »

A chapa de alumínio se estende até embaixo das válvulas ? Se sim, está bastante bom.
Por toda a extensão da base.
Mas o que eu acho mais legal são as gavetas pra guardar os componentes... e ninguém fala delas.  Sad

Essa imagem é de 2017... esta em um tópico bem antigo aqui no fórum. Resgatei ela do tópico original.

« Última modificação: 24 de Julho de 2020, as 18:03:20 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal