Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 03:49:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Transformador de força com ruído  (Lida 7647 vezes)
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #15 : 02 de Agosto de 2020, as 23:11:27 »

Já vi usarem até verniz nitrocelulose com esse fim de eliminar a vibração do transformador porém, não posso atestar a eficácia
Eu não sei se esse eu arriscaria. O verniz comum de madeira usa um solvente fraco (aguarrás). Já o verniz nitro usa um solvente bem forte (thinner - e dos mais fortes). Será que o thinner não ataca o esmalte dos fios?

Como disse o Ken, eu não usaria verniz nitro. Diluente do nitro é thinner, nunca testei, mas não arriscaria amolecer o esmalte dos fios com ele.
Já o verniz de madeira não tenho certeza sobre a cura.
Se eu não achesse verniz isolante (que é o certo, procura da weg, tem até no mercado livre), arriscaria algum verniz pu de secagem rápida.

Tive problema com um verniz da weg próprio pra isso, comprei o de secagem a ar, e quando fui desmontar o transformador do champ, 2 meses depois de pronto, pra minha surpresa o verniz ainda não tinha curado. Entrei em contato com a weg, me pediram o lote da lata e alguns dias depois disseram que tava tudo certo, que devia ter secado. Fui então instruido pela equipe técnica deles a usar uma estufa controlada, segundo eles a umidade do ar aqui da cidade (uma das mais úmidas do pais) que não deixava a cura ser total. Enfim, fiz a estufa com resistências de chocadeira e usei um controlador de temperatura da fullgauge (tic 17). Fiz alguns testes e funcionou.

Emanuel, se ligares pra weg eles te indicam algum distribuidor na tua região
« Última modificação: 02 de Agosto de 2020, as 23:13:43 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #16 : 03 de Agosto de 2020, as 03:41:26 »

... segundo eles a umidade do ar aqui da cidade (uma das mais úmidas do pais) que não deixava a cura ser total...

Moro em Belém, aqui a umidade é altíssima
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #17 : 03 de Agosto de 2020, as 03:45:24 »

... segundo eles a umidade do ar aqui da cidade (uma das mais úmidas do pais) que não deixava a cura ser total...

Moro em Belém, aqui a umidade é altíssima

Muito alta? Aqui, no inverno, é muito normal 100% de umidade, por dias seguidos...
De toda forma, tu pode secar em um forno, em temperatura baixa (se a baixa for alta, pré aquece o forno e desliga antes de colocar o transformador, a weg me recomendou 50 minutos entre 60 e 80 graus).
Registrado

Grande abraço, Raphael!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #18 : 03 de Agosto de 2020, as 04:14:36 »

Eu acho que um verniz que daria pra arriscar é o marítimo. Mas o A.Sim pode confirmar se vale ou não a tentativa.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #19 : 03 de Agosto de 2020, as 04:50:22 »

Outra marca conhecida de verniz isolante é São Marcos. Certamente em Belém tu vai achar algum desses vernizes isolantes.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #20 : 03 de Agosto de 2020, as 19:14:39 »

Eu acho que um verniz que daria pra arriscar é o marítimo. Mas o A.Sim pode confirmar se vale ou não a tentativa.

Olá, kem. Já usei também. Eu acredito que qualquer verniz que seja dissolvido em aguarrás sirva. Meu irmão tem um amplificador no qual os dois transformadores de saída foram impregnados com... esmalte sintético transparente. Era o que eu tinha à mão na época, e esse eu tinha bastante ( um galão inteiro; foi só mergulhar os transformadores dentro da lata... ). Cabe mencionar que a impregnação usando verniz de pintura foi usada apenas nos transformadores dos meus próprios amplificadores, que foram construídos "antes da Schatz". Os transformadores que fabricamos comercialmente são impregnados com verniz isolante WEG, até porque o verniz de pintura demora dias para secar e não se pode esperar todo esse tempo numa processo industrial.

Eu aconselho ao colega que está com o transformador zumbindo, que faça a impregnação do núcleo ( já que a bobina deve estar impregnada ) com o verniz que tiver à mão. O verniz isolante é muito mais difícil de achar e ( bem ) mais caro; além do mais, não pode depois ser usado para mais nada além de impregnar transformadores. Dependendo do tamanho do transformador, um litro não vai ser suficiente para fazer a imersão completa da peça. Uma solução melhor ainda é levar o transformador já desmontado, sem as canecas, numa dessas oficinas de rebobinagem de motor e pedir para mergulhar o transformador no verniz deles... traz para casa, depois de escorrido, e monta as canecas depois.

Por fim, verniz isolante " de secagem ao ar" precisa de ar para endurecer. A polimerização da resina precisa do oxigênio do ar, que é extremamente escasso no interior da bobina. É normal o verniz levar anos para completar a polimerização no interior da bobina. A secagem em estufa apenas acelera a evaporação do solvente ( que é extremamente volátil ), deixando a resina "seca"... mas, não, polimerizada.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2020, as 00:04:41 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #21 : 04 de Agosto de 2020, as 03:49:11 »

Obrigado pelas dicas A.Sim. Nada como uma "gambiarra" atestada por um profissional capacitado como você.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #22 : 04 de Agosto de 2020, as 04:00:23 »

A resina alquídica dentro da lata de verniz de pintura só sabe que "é" verniz de pintura porque o fabricante assim escreveu na lata. Quando ela é diluída com toluol e rotulada como "ISALKYD SM-723", daí ela é verniz isolante.

Usar verniz de pintura para impregnar um transformador não é a solução ideal, mas muito pior é deixar sem impregnação.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2020, as 04:05:47 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #23 : 08 de Agosto de 2020, as 22:53:58 »

Se eu não achesse verniz isolante (que é o certo, procura da weg, tem até no mercado livre), arriscaria algum verniz pu de secagem rápida.

Pois esse é o correto ! Todo resto é gambiarra
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #24 : 08 de Agosto de 2020, as 23:33:29 »

Olá.

Pois eu visitei um fabricante de transformadores de distribuição essa semana e pude apreciar o processo de fabricação deles. As bobinas que precisam impregnação são mergulhadas em... verniz alquídico de pintura, comprado na loja de tintas.

Não falo mais nada...
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #25 : 09 de Agosto de 2020, as 00:06:07 »

Aqui um ex colega de faculdade que é dono de uma assistência da weg, mergulha as bobinas no verniz da própria weg, mas o verniz sempre num "caldeirão" quente. Acredito que deva afinar o verniz e ter uma maior absorção...
Registrado

Grande abraço, Raphael!
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal