Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 19:32:07


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dureza janka da Itaúba preta  (Lida 5197 vezes)
Jimi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 146

Obrigado
-Dado: 28
-Recebido: 3


« : 31 de Agosto de 2020, as 05:57:04 »

Madeira verde: 6433
Isto foi o que encontrei na internet, mas preciso dessa informação para a madeira seca. O objetivo é usá-la como longarina para um braço em mogno. Então qual á diferença entre a Dureza janka em uma madeira verde e seca?
Registrado
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #1 : 31 de Agosto de 2020, as 15:42:49 »

Nos docs que circulam na internet sobre madeiras para instrumentos não há citação da Itaúba (Avaliação de madeiras da Amazônia, Guitarra final...)

Meu pai fez com ela batentes para um armário de cozinha em alvenaria. Ela é muito dura. Uma travessa horizontal ficou sem contato com a alvenaria, solta. Vivo batucando nela. O som parece o de um sino, agudo e ressonante. A peça tem uns 100 x 10 x 4cm.

Se for a mesma madeira creio que sirva para esse fim, mas precisa avaliar a peça e, principalmente, dosar a espessura das longarinas. Muito grossa deixara este braço pouco responsivo ao tensor. Se não me engano, faz muito tempo que lidamos com ela, a grã é revessa.
O mogno mesmo tem umas peças mais e outras menos densas. A que vai usar precisa deste reforço? Pretende um braço mais fino?

Veja este tópico: https://www.contrabaixobr.com/t29709-projeto-usando-itauba
« Última modificação: 31 de Agosto de 2020, as 15:53:38 por Emachado » Registrado
Jimi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 146

Obrigado
-Dado: 28
-Recebido: 3


« Responder #2 : 01 de Setembro de 2020, as 02:39:43 »

Nos docs que circulam na internet sobre madeiras para instrumentos não há citação da Itaúba (Avaliação de madeiras da Amazônia, Guitarra final...)

Meu pai fez com ela batentes para um armário de cozinha em alvenaria. Ela é muito dura. Uma travessa horizontal ficou sem contato com a alvenaria, solta. Vivo batucando nela. O som parece o de um sino, agudo e ressonante. A peça tem uns 100 x 10 x 4cm.

Se for a mesma madeira creio que sirva para esse fim, mas precisa avaliar a peça e, principalmente, dosar a espessura das longarinas. Muito grossa deixara este braço pouco responsivo ao tensor. Se não me engano, faz muito tempo que lidamos com ela, a grã é revessa.
O mogno mesmo tem umas peças mais e outras menos densas. A que vai usar precisa deste reforço? Pretende um braço mais fino?

Veja este tópico: https://www.contrabaixobr.com/t29709-projeto-usando-itauba


Minha ideia é usar uma longarina com no máximo dois centímetros de espessura. Não quero deixar o braço pesado demais para não ficar apontando o headstock para baixo.
Quanto ao tensor, foi bom você ter falado. Eu não tinha pensado nisso.
Registrado
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #3 : 01 de Setembro de 2020, as 04:50:43 »

É um braço de guitarra? Pensando que sim...

Acho que 2cm é muito para uso de uma madeira dura.

Dus fatias com 6mm cada (para uma guitarra) já ficaria um bom reforço. Mas se for seu desejo experimentar com 2cm pode ser que fique bom também.
No caso de projetar um braço bem fino como em algumas superstrato da Ibanez (18mm no trste 1), eu faria com mogno/itaúba/centro mogno/itaúba/ mogno, ou seja, 5 camadas.
Agora num projeto de guitarra num estilo mais "vintage" eu pensaria em usar apenas o mogno com colagem espanhola para o headstock. Sem essa colagem, em peça única, o braço em mogno fica mais frágil. Como nas Les Paul.

Há chance dessa peça que você tem para o braço ser cedro rosa? São madeiras parecidas, sendo o cedro menos denso.
Registrado
Jimi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 146

Obrigado
-Dado: 28
-Recebido: 3


« Responder #4 : 01 de Setembro de 2020, as 05:18:44 »

Sim, é um braço de guitarra de sete cordas. Duas peças de 12 mm somariam 24 mm, o que é mais itaúba do que planejei. Sendo sim em cinco peças, a central de itaúba, duas de mogno e duas de canela.  É um braço fino e não pretendo usar a colagem espanhola.  As duas de canela não pegam o braço todo pelo que estou desenhando.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal