Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Abril de 2024, as 16:53:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida Substituição 3pdt por DPDT. Caso especifico (FKR)  (Lida 6582 vezes)
Mark 03
Visitante
« : 04 de Outubro de 2010, as 16:03:51 »

Olá amigos handmades, a pouco tempo me ingressei no forum e já aprendi muito. Decido a montar o RAT, pesquisei por mods e me bati com o FKR da Beavis Audio.  http://www.beavisaudio.com/projects/FKR/History.htm
Pesquisei por aqui e não achei sobre esse caso específico. Meus poucos conhecimentos me ajudaram a identificar o que cada terminal da chave 3PDT  faz(no layout, feita pra ser soldada direto na placa). Identificando isso, procurei por formas de ligar a chave para ver qual "modelo" ela usava. Cheguei a conclusão que a chave é usada assim:(ver imagem anexada "3PDT")
Percebi que 3 terminais da 3DPT não serviam pra "nada" (não tenho muito conhecimento...). Dois terminais ficavam jumpeados, isolados na placa, e o outro ficava totalmente isolado. Como essas chaves são caras , pensei(considerem meu humilde conhecimento): "Já que só se usam 6 terminais eu posso usar uma DPDT"
O problema que o led já está inserido na placa, aí minha simples pergunta é: Nesse caso, eu posso usar uma DPDT, desprezando os terminais isolados? Se não dessa forma , de que outra? Obrigado pela atenção.
Obs.: Seguem fotos do esquemático e dá placa com os componentes.
Abç
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #1 : 04 de Outubro de 2010, as 16:10:28 »

Mark,
pelo que vi não dá pra substituir a 3PDT por uma DPDT, pois você ficaria sem o acionamento do led. Na verdade estão sendo usados 8 terminais da mesma.
Se quiser usar uma DPDT, terá que utilizar a millenium, e não soldar a chave na placa.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2010, as 16:12:54 por Marcos Câmara » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #2 : 04 de Outubro de 2010, as 16:27:23 »

Onde você viu que tem 3 terminais sem uso?

O único que é sem uso, realmente, é o número 9 (veja imagem que coloquei anexa com a numeração).

Vejamos o funcionamento (e é isso que deve ser feito para compreender e responder a sua pergunta):

1) Com o pedal desligado (efeito inativo):

O sinal entra pelo Input-Tip (Jack de entrada) no terminal 5 da chave, que está ligado internamente pela chave com o terminal 8. Este terminal 8 está conectado, pela trilha na placa, ao terminal 7, que, por sua vez, está ligado internamente pela chave com o terminal 4, que vai ao Output-Tip (Jack de saída).
Simultaneamente, o terminal 6, ligado ao negativo da alimentação, está desconectado de qualquer coisa, pois a chave o está ligando a nada (terminal 9, apenas soldado na ilha).

Assim, temos que o sinal segue o caminho Entrada -> 5 -> 8 -> 7 -> 4 -> Saída. O Led  está desligado, pois o terminal 4 está ligado ao 9.

2) Com o pedal ligado (efeito ativo):

O sinal entra pelo Input-Tip (Jack de entrada), no terminal 5 da chave, que, agora está ligado internamente pela chave ao terminal 2 da chave. O sinal percorre pelo circuito todo, voltando ao terminal 1 da chave, que está ligada, internamente pela chave, ao terminal 4 da chave, que é ligado ao Output-Tip (Jack de Saída).
Simultaneamente, agora, o negativo da alimentação (ligado ao terminal) 6 da chave, é ligado internamente pela chave ao terminal 3, e daí é levado ao Led, para que este acenda.

Assim, temos que o sinal segue o segue o caminho Entrada ->5 -> 2 -> 1 -> 4. O Led está aceso, pois o terminal 4 (negativo da alimentação) está sendo ligado ao terminal 3, levando ao led.

Finalmente, temos entendido que apenas um terminal da chave está "sobrando" (9).

Você pode usar uma DPDT, desprezando a ligação do led (terminais 3 e 6). Para ter o led indicador com uma DPDT, só usando millenium ou split bypass (e para isso teria que alterar o layout, se não quiser fazer gambiarra).

Espero que tenha ficado claro.

Abraços.
Registrado
Mark 03
Visitante
« Responder #3 : 04 de Outubro de 2010, as 16:53:17 »

Valeu as dicas, Marcos e Plautz.
Então, se eu quisesse usar uma DPDT (sem ser soldada na placa) e o Led, eu consideraria apenas  os terminais 1, 2 , 4 e 5 , fazendo uma ligação comum com uma millenium e simplismente desprezaria os terminais 3 e 6, e colocando no lugar do led indicador um jumper?
Abç

Mensagem Mesclada
Desculpe Plautz se quebrei alguma regra, mas como não vi muita coisa sobre esse projeto específico resolvi postar nessa seção, aproveitando para deixar uma idéias para aqueles que querem montar um RAT.
Total créditos à Beavis Audio Research!
« Última modificação: 05 de Outubro de 2010, as 15:28:47 por Mark 03 » Registrado
jorgito
Visitante
« Responder #4 : 08 de Outubro de 2010, as 10:15:11 »

Faz um tempo que ando pensando numa forma de ligar a DPDT com led, sem utilizar circuitos extra tipo millenium, decenium, algo como a 3PDT.

Obviamente essa solução não deve funcionar, senão com certeza todos estariamos usando-a, mas como ainda sou noob queria entender o motivo dela não funcionar. Enfim, o que pensei foi o seguinte:

Imaginando uma DPDT da seguinte maneira:



1    4
 \  /

2-  -5

 /  \
3    6



Pensei se não seria possível ligar o Jack Out junto com o "Pedal Out", dessa forma usando um lado da chave para o sinal, outro para o led. Algo mais ou menos assim:


 JACK OUT +
PEDAL OUT
          1  
           \  /
            
JACK IN   2-  -
            
           /  \
PEDAL IN  3


Dessa forma, quando o pedal estiver ligado, os terminais 2 e 3 estão em curto, e o sinal entra por jack in e avança para o pedal. Saindo do pedal ele avança direto para o jack out, já que ambos estão ligados no mesmo terminal, o 1 no caso da ilustração acima.


Quando desligado, o sinal entraria pelo terminal 2 que estaria em curto com o 1, saindo tanto para o jack out quanto para o circuito desligado. Imagino que o problema esteja no fato de o sinal seguir para o "pedal out" apesar de desconhecer o motivo (repito, ainda sou novato nessa área, mas estou buscando aprender), se o problema for algo nesse sentido, não dá para por um diodo entre o pedal out e o terminal 1, para que o sinal siga somente em um sentido, da placa para a DPDT.

Enfim, alguém com mais conhecimento poderia me explicar o problema nessa solução?
« Última modificação: 08 de Outubro de 2010, as 10:33:04 por jorgito » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #5 : 08 de Outubro de 2010, as 10:31:35 »

Jorgito,

Isso que você explanou é o conhecido Split Bypass.

Em alguns pedais funciona, em outros não.

Se você só for usar um ou dois pedais acredito não haver problemas, mas em um set com bastante pedais, com certeza haverá perda de sinal.

Abraços.
Registrado
jorgito
Visitante
« Responder #6 : 08 de Outubro de 2010, as 11:38:43 »

Fui pesquisar e vi que já houve uma discussão parecida no forum antigo

Vi que a PCB desligada roubaria impedância do sinal, se fizer a ligação que descrevi acima.

Agora pensei em outra alternativa para evitar que a corrente chegue a PCB quando o pedal estiver desligado, seria a seguinte:

Como na outra chave da DPTD estaria o chaveamento de 9v para o Led, pensei em usar esse mesmo terminal ligado na base de um transistor, cujo emissor seria o Out da PCB e o coletor o terminal 1 da DPDT, onde estaria ligado junto com Jack Out.

Sendo assim, com o pedal ligado, havia passagem de corrente entre PCB e DPDT, com o pedal desligado e sem sinal na base do transistor, não havia passagem de corrente, evitando assim a perda de impedância.

Bom, ainda vou dar mais uma estudada sobre o assunto, mas teoria poderia funcionar?
« Última modificação: 08 de Outubro de 2010, as 12:25:37 por jorgito » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #7 : 08 de Outubro de 2010, as 12:33:12 »

Fui pesquisar e vi que já houve uma discussão parecida no forum antigo

Vi que a PCB desligada roubaria impedância do sinal, se fizer a ligação que descrevi acima.

Agora pensei em outra alternativa para evitar que a corrente chegue a PCB quando o pedal estiver desligado, seria a seguinte:

Como na outra chave da DPTD estaria o chaveamento de 9v para o Led, pensei em usar esse mesmo terminal ligado na base de um transistor, cujo emissor seria o Out da PCB e o coletor o terminal 1 da DPDT, onde estaria ligado junto com Jack Out.

Sendo assim, com o pedal ligado, havia passagem de corrente entre PCB e DPDT, com o pedal desligado e sem sinal na base do transistor, não havia passagem de corrente, evitando assim a perda de impedância.

Bom, ainda vou dar mais uma estudada sobre o assunto, mas teoria poderia funcionar?

Procure os projetos do Macaco Véio. Se bem me lembro ele usa este artifício, ou algo parecido.

Abraços.
Registrado
nene_guitar
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 97

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 3



« Responder #8 : 21 de Novembro de 2010, as 02:24:48 »

beleza! tem como usar essa chave no lugar das dpdt ou 3pdt???

http://www.milcomp.com.br/fotos3/abrefoto.asp?codigo_produto=1502460&nome_produto=CHAVE%20DE%20TOQUE%204%20TERMINAIS%20-%2012MM&preco_unitario=0,36&cfd=004519&min=&ff=HU

att


se da como seria a ligação???
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #9 : 21 de Novembro de 2010, as 09:42:25 »


Não!

Esta chave só tem um polo e é de contato momentâneo, ou seja ela só liga enquanto você está apertando!
« Última modificação: 21 de Novembro de 2010, as 09:53:56 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
nene_guitar
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 97

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 3



« Responder #10 : 21 de Novembro de 2010, as 16:14:46 »

ok obrigado!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal