Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 09:50:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte 18v 3a  (Lida 19911 vezes)
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« : 27 de Setembro de 2020, as 01:42:27 »

Saudações a todos:

Hoje andei lendo algumas coisas sobre fontes e acabei por desenhar uma e gostaria da ajuda do pessoal para saber se esta tudo correto neste modelo desenhado. Pois eu notei que em todas as que eu li o que faz a retificação e deixa a amperagem maior era os diodos(Se eu estiver errado me corrijam por favor).
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #1 : 27 de Setembro de 2020, as 03:00:24 »

Me desculpa a ignorância, mas qual a função do diodo D5?? 
Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #2 : 27 de Setembro de 2020, as 03:46:11 »

Segundo a documentaçao: 1N4001 diodo é usado para bloquear o feedback para o IC.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #3 : 27 de Setembro de 2020, as 04:02:48 »

Segundo a documentaçao: 1N4001 diodo é usado para bloquear o feedback para o IC.
Para bloquear feedback não teria que ser o catodo dele conectado no pino de saída?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 27 de Setembro de 2020, as 04:17:00 »

Paulo, se você quer uma fonte que forneça 18V e uma corrente de até 3A, então não são só os diodos retificadores que precisam estar de acordo com a corrente, mas também o transformador, os capacitores de filtragem e o regulador de tensão. No caso do seu desenho, o 7818 não é capaz de regular e deixar passar 3A por ele (algumas versões dos 78XX aguentam até 1,5A). Como não existe um regulador da série 78XX para 3A, você tem de usar um transistor adicional para a corrente em excesso. Pode montar assim:



O transistor PNP de potência pode ser o TIP34 (ou outro PNP de potência, com um bom dissipador) e o resistor R1 serve como sensor de corrente, se a tensão sobre ele chegar a 0,7V (de Vbe) o transistor começa a conduzir. Por exemplo se você quer que o 7818 conduza 0,7A e o restante passe pelo transistor, o resistor precisa ser de 1 ohm (1W já que a potência nele será de 0,49W).  C1 pode ser 4700uF/35V, C2 e C3 de 100nF poliester, C4 100uF/25V.  D3 é um led.  D1 e D2 podem ser diodos para 6A, mas no seu esquema você usa uma ponte de diodos que pode ser usada também caso o seu transformador não tenha secundário com center tap.

Se não quiser usar o 7818 com um transistor, uma opção de regulador de 3A, é o LM350K, mas como ele é ajustável, precisa escolher dois resistores na saída para dar 18V.

Se fizer citação desta mensagem, retire a imagem da citação.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #5 : 27 de Setembro de 2020, as 04:28:19 »

xformer tem como dar uma explicação do circuito que eu copiei? o que teoricamente acontece ali.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 27 de Setembro de 2020, as 04:46:48 »

A ponte de diodo retifica em onda completa (ou seja o ciclo positivo e o ciclo negativo) a tensão alternada que vem do secundário do transformador de força e os capacitores C1 e C2 fazem a filtragem do sinal retificado (eles diminuem o vale formado pela onda retificada), de forma a ter uma ondulação menor (ripple) para entregar ao regulador 7818. Essa tensão precisa ser de no mínimo 21V (uns 3V a mais que a tensão de saída). O regulador de tensão 7818 fornece na saída uma tensão de 18Vdc e o capacitor C3 serve como estabilizador contra oscilações e ruídos na saída (todo 78XX precisa desse capacitor ligado bem perto dos terminais de saída e do terra = pino do meio do 78XX).  Esse diodo D5 tem a função de prevenir a queima do 78XX caso haja uma capacitância grande ligada na saída e que caso a fonte seja desligada, a tensão na saída fique maior do que a tensão na entrada do ci, o diodo descarrega a tensão na saída para a entrada.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2020, as 04:58:49 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #7 : 27 de Setembro de 2020, as 04:50:17 »

xformer obrigado pela explicação, já estou copiando a fonte que você postou. Legal!
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #8 : 27 de Setembro de 2020, as 17:54:24 »

Fonte de 3A linear é loucura, isso vai pegar fogo a troco de nada. Faz uma smps aí...
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #9 : 27 de Setembro de 2020, as 19:24:11 »

Fonte de 3A linear é loucura, isso vai pegar fogo a troco de nada. Faz uma smps aí...

Questão, porque seria loucura?
Até pouco tempo atrás fontes chaveadas eram um mistério e ainda algum tempo antes nem existiam. Hoje para a maioria das aplicações tu pode usar uma fonte chaveada, mas tem quem prefira fontes lineares, e por motivos técnicos.
Uma fonte de 18V x 3A é muito comum. E muito simples de regular..

Saudações a todos:

Hoje andei lendo algumas coisas sobre fontes e acabei por desenhar uma e gostaria da ajuda do pessoal para saber se esta tudo correto neste modelo desenhado. Pois eu notei que em todas as que eu li o que faz a retificação e deixa a amperagem maior era os diodos(Se eu estiver errado me corrijam por favor).
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Paulo, o que vai retificar  tua fonte são diodos ou ponte de diodos. Numa fonte linear (transformador, retificador, filtros) o que vai determinar a corrente (amperes) máxima é a capacidade do transformador.
Tu precisa de um transformador que forneça 3A e diodos para no minimo 3A para teres uma fonte de 3A.
Ainda assim, certas configurações de retificadores tem perdas, por exemplo, uma retificação de onda completa em um secundário simples (0 - 18V, sem CT, por exemplo), podendo a corrente entregue a carga chegar a míseros 62% da corrente do transformador.
O Xformer compartilhou uns tempos atrás um documento mostrando os tipos de retificação e suas perdas, tá em um post dele neste link:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=677.510

Registrado

Grande abraço, Raphael!
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #10 : 27 de Setembro de 2020, as 21:12:55 »

Deixa eu explicar a historia aqui, ate eu estou me perdendo nos pensamentos já.

Eu tenho aqui sobrando um amplificador desses de internet pequeno tpa3118 ele e alimentado de 12 a 24v/3a.Como estou montando em uma caixa de espaço limitado esse seria o funcional, mas as fontes que eu estou vendo todas tem dissipadores grandes e fontes grandes que não vão caber na caixa. Já postei aqui a ideia o marshallizer em uma caixa de organizador de documentos. Olhando bem com calma o que eu preciso e alimentar as duas placas, o power e o pré-amplificador e já não sei mais como fazer porque tudo tem de ser em pequeno espaço.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #11 : 27 de Setembro de 2020, as 21:15:12 »

Paulo, o que vai retificar  tua fonte são diodos ou ponte de diodos. Numa fonte linear (transformador, retificador, filtros) o que vai determinar a corrente (amperes) máxima é a capacidade do transformador.
Tu precisa de um transformador que forneça 3A e diodos para no minimo 3A para teres uma fonte de 3A.
Ainda assim, certas configurações de retificadores tem perdas, por exemplo, uma retificação de onda completa em um secundário simples (0 - 18V, sem CT, por exemplo), podendo a corrente entregue a carga chegar a míseros 62% da corrente do transformador.
O Xformer compartilhou uns tempos atrás um documento mostrando os tipos de retificação e suas perdas, tá em um post dele neste link:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=677.510

Raphael, eu iria mais longe. Retificação em ponte tem eficiência de 60%. Pra termos 3A em DC "de verdade", precisa de um transformador que forneça pelo menos 5A.
Eu não usaria diodo nessa ponte. Não é prático. Uma ponte retificadora de 5A ou mais é muito mais prática.


-----
Deixa eu explicar a historia aqui, ate eu estou me perdendo nos pensamentos já.

Eu tenho aqui sobrando um amplificador desses de internet pequeno tpa3118 ele e alimentado de 12 a 24v/3a.Como estou montando em uma caixa de espaço limitado esse seria o funcional, mas as fontes que eu estou vendo todas tem dissipadores grandes e fontes grandes que não vão caber na caixa. Já postei aqui a ideia o marshallizer em uma caixa de organizador de documentos. Olhando bem com calma o que eu preciso e alimentar as duas placas, o power e o pré-amplificador e já não sei mais como fazer porque tudo tem de ser em pequeno espaço.
Paulo... o HGamal deu a melhor dica sobre seu problema. Mas acho que você não entendeu a proposta.
Leia com calma que a solução que você quer ta ai: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=11909.msg194419#msg194419
« Última modificação: 27 de Setembro de 2020, as 21:21:10 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #12 : 27 de Setembro de 2020, as 22:25:51 »


Questão, porque seria loucura?
Até pouco tempo atrás fontes chaveadas eram um mistério e ainda algum tempo antes nem existiam. Hoje para a maioria das aplicações tu pode usar uma fonte chaveada, mas tem quem prefira fontes lineares, e por motivos técnicos.
Uma fonte de 18V x 3A é muito comum. E muito simples de regular..


Loucura porque uma fonte chaveada bem construída supera uma linear em todos os aspectos relevantes nessa aplicação. Ainda mais que o autor do tópico demonstrou preocupação com espaço...

Eu nem me preocuparia com essa questão. Arrumaria uma fonte de notebook de sucata (são de 19V, eu sei, se for problema mete um zener). Pequena, confiável, econômica, excelente filtragem e possivelmente de graça.
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #13 : 27 de Setembro de 2020, as 22:43:30 »

Ken, exatamente o que eu escrevi. Quando me referi a diodos me referi a ponte também. A ponte certamente é mais prática.

Paulo, teu transformador tem derivação central? Tu chegou a pensar em usar uma fonte de notebook? (normalmente 18 ou 19V por 3,6A)

Questão, sobre o espaço disponivel e o uso da fonte para os amplificadores, o Paulo não tinha explanado neste tópico. Concordo contigo que uma fonte de notebook é o mais prático e mais barato para ele
Registrado

Grande abraço, Raphael!
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #14 : 27 de Setembro de 2020, as 22:43:58 »

kem e verdade, a coisa no tópico citado ficou tão técnica que o que eu entendi era fazer duas fontes, uma para o 12+/12- e usar uma de notebook para o amplificador.

-----
raphaelCoelho mas ela não vai alimentar o pré-amplificador e o power corretamente penso eu. Eu fiz isso no amp clean, montei uma fonte 12+/12- para o pre amp clean e usei uma fonte de notebook para o amplificador, a ideia e reduzir.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2020, as 22:48:53 por Paulo Shure » Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal