Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 23:03:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Multimetro Engro mod. 462  (Lida 33410 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #15 : 16 de Outubro de 2020, as 02:18:23 »

Como você desmontou um uA (microampére ) ?  As pessoas tem preguiça de escrever direito e começam a inventar abreviações absurdas.  Outra: nem todo mundo sabe que "Poa" é Porto Alegre, e por acaso tem uma cidade em São Paulo que se chama Poá (e aí os incautos fazem confusão).  Cuidado com as abreviações pra não cair no internetês (= suspensão).

Bom, eu citei a Engro, mas pesquisei e pelo jeito ela já fechou as portas.  Espero que a Renz ainda esteja aberta (uma outra fabricante de medidores).

Sobre o multímetro, eu não sei quanto pagou e nem sei onde você o encontrou. Mas eu detesto e fujo de anunciantes que escrevem: "no estado", "não testei e não sei como funciona", "não tenho as baterias para testar". Nesses anúncios, fatalmente o aparelho está estragado e quase sempre sem conserto e o vendedor quer dar uma de João sem braço e se a venda colar, colou.  Mas um simples teste de medir uma pilha com um resistor em série no momento da compra, já detetaria o galvanômetro estragado.

Existem microamperímetros de 50 uA nos multímetros analógicos baratos tipo YX360 ou FT360 (tudo a mesma coisa), mas o tamanho não vai ser igual ao desse Engro. Eu acho que não vale muito a pena restaurar um multímetro desse estado e com uma especificação nem tão boa assim.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2020, as 02:29:25 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #16 : 16 de Outubro de 2020, as 02:25:38 »

Xformer:

Só fazendo uma pequena correção... é 50 uA e não 50uA. A unidade vai separada de um espaço. Também não é 220V mas 220 V, outro erro bastante comum.

Paradoxalmente, temperatura em graus Celsius ou Fahrenheit ( argh ! ) é escrito com o grau agrupado à unidade, o que não faz muito sentido. Assim, são 45 ºC e não 45º C. Mas ângulo se escreve 45º, de forma que eu acho a segunda forma de expressar a temperatura mais correta. Mas não fui eu quem fez a norma.

E são 300 K ( Kelvin ) sem o grau ( não se escreve 300 ºK ).
« Última modificação: 16 de Outubro de 2020, as 02:27:39 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #17 : 16 de Outubro de 2020, as 02:42:19 »

Professor Alexandre, vou substituir por outro, já vi no mercado livre alguns multimetros com 20 Kohms/V de sensibilidade bem baratos que servem bem.

Xformer, tem razão, eu desmontei um micro amperímetro não um microampére, foi uma abreviação em um fórum de eletrônica onde o assunto é um galvanômetro, e da mesma forma, Poa, nem de longe é internetês. De toda forma já está corrigido (assim ninguém confunde com Poá, mesmo o ddd sendo 51 algum desavisado podeira confundir com essa cidade do estado de SP).

Tava olhando antes de responder aqui esses multimetros que tu citou, vou pegar um deles.
Eu busquei esse multimetro na casa de um senhor bem velho, era do filho dele, ele me vendeu muito barato (praticamente me deu). Ele disse na hora que eu cheguei lá que não sabia se funcionava, e eu realmente não quis testar, o preço que paguei é menos que valem as chaves de onda.
A idéia é colocar ele a funcionar, mesmo sendo um instrumento de uso quase impraticável comparado a outros instrumentos que tenho aqui, provavelmente o multimetro que vou comprar para desmontar e retirar o galvanômetro funcionaria melhor que ele, mas enfim, dá pra chamar como quiser, de trambolho nostálgico ou qualquer outro nome, mas se puder colocar ele a funcionar, vou fazer  Grin
Registrado

Grande abraço, Raphael!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #18 : 16 de Outubro de 2020, as 02:47:18 »

A substituição do galvanômetro é um problema muito mais mecânico do que elétrico. Além do mais, parece que há ajustes dentro do aparelho, assim, deve ser possível acomodar outro galvanômetro de mesma sensibilidade. Mais ainda, duvido que a Engro fabricasse os galvanômetros; eles devem ser de procedência japonesa, e pode ser que tenham furação e fixação semelhantes de uma marca para outra.

A propósito, já que o colega tem o esquema do multímetro, poderia me enviar uma cópia ? Obrigado...
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #19 : 16 de Outubro de 2020, as 02:48:27 »

Corrigido. Alexandre, uma dúvida: ao citar que o fio de cobre fininho é difícil de soldar porque ele se dissolve na solda, mesmo que o ponto de fusão do cobre seja bem maior, isso acontece mesmo ?  Qual a bitola do fio usado nessas bobinas móveis ?  Eu acho que a maior dificuldade se eu fosse fazer isso, seria enxergar o fio. Será que o seu Ilo ainda tem acuidade visual pra fazer isso ? Ou a lupa dele é das boas (como as de relojoeiros - aquela que gruda no olho) ?

Citar
Eu busquei esse multimetro na casa de um senhor bem velho, era do filho dele, ele me vendeu muito barato (praticamente me deu). Ele disse na hora que eu cheguei lá que não sabia se funcionava, e eu realmente não quis testar, o preço que paguei é menos que valem as chaves de onda.

Menos pior, pelo menos não houve prejuízo ao seu bolso. Eu detesto ser engabelado e também não gosto que outros sejam engabelados. Mas sempre faça um teste na hora, não custa.

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #20 : 16 de Outubro de 2020, as 02:53:58 »

A substituição do galvanômetro é um problema muito mais mecânico do que elétrico. Além do mais, parece que há ajustes dentro do aparelho, assim, deve ser possível acomodar outro galvanômetro de mesma sensibilidade. Mais ainda, duvido que a Engro fabricasse os galvanômetros; eles devem ser de procedência japonesa, e pode ser que tenham furação e fixação semelhantes de uma marca para outra.

A propósito, já que o colega tem o esquema do multímetro, poderia me enviar uma cópia ? Obrigado...

Então provavelmente vai dar certo, o espaço é muito grande dentro do multimetro. E dá pra usar a escala e tampa do galvanômetro original, ele é todo de encaixar. Depois que limpei, ficou com o aspecto muito melhor que estava nas primeiras fotos que postei...

O esquema está nesse link:
https://www.electronica-pt.com/esquema/instruments/multimetro-engro-462-73293/

-----

Menos pior, pelo menos não houve prejuízo ao seu bolso. Eu detesto ser engabelado e também não gosto que outros sejam engabelados. Mas sempre faça um teste na hora, não custa.


Deveria ter testado, realmente não custa nada.
Era um dia de chuva (muito comum chover dias seguidos aqui) e ele mora relativamente longe, eu até levei uma pilha aa, mas não tinha pontas de prova, o senhor perguntou se eu queria abrir o instrumento (abri e vi que tava tudo ou quase tudo ali), decidi comprar no escuro, mesmo que estivesse queimado, pois o valor foi realmente baixo. Pensei que se não tivesse como consertar, o valor pago seria válido nem que fosse para usar  o gabinete em alguma montagem futura.
Comprar gato por lebre sabendo que isso pode acontecer é uma decisão do comprador, mas quando vendem gato por lebre... Ai é realmente detestável.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2020, as 03:02:40 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #21 : 16 de Outubro de 2020, as 03:02:45 »

...Alexandre, uma dúvida: ao citar que o fio de cobre fininho é difícil de soldar porque ele se dissolve na solda, mesmo que o ponto de fusão do cobre seja bem maior, isso acontece mesmo ?
Eu também fiquei com essa dúvida / curiosidade.
Eu já enrolei captador com fio 44 AWG, e o fio aceita solda sem problemas... É ainda mais fino que isso?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #22 : 16 de Outubro de 2020, as 03:08:31 »

...Alexandre, uma dúvida: ao citar que o fio de cobre fininho é difícil de soldar porque ele se dissolve na solda, mesmo que o ponto de fusão do cobre seja bem maior, isso acontece mesmo ?
Eu também fiquei com essa dúvida / curiosidade.
Eu já enrolei captador com fio 44 AWG, e o fio aceita solda sem problemas... É ainda mais fino que isso?

Poisé, já enrolei captadores até o 46 awg, porém ja achei pra comprar até o 52 awg. E o 46, se usar um ferro muito forte, 60 W e demorar, ele some.
Eu vi a bobina do galvanômetro e não tenho como saber nem mesmo estimar a bitola a olho, ainda mais que a bobina está no lugar, enrolada.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #23 : 16 de Outubro de 2020, as 03:16:18 »

Raphael, já que provavelmente você vai tentar refazer um Frankenstein, um desafio legal seria fazer um multímetro eletrônico, já que a resistência de entrada do original não é aquela maravilha.  Como o Assunção citou que tem um 484, existe também o 584 da Engro:



Com a alta resistência de entrada desse medidor, vale muito a pena.

Sobre a escala impressa, provavelmente terá de ser escaneada e a imagem editada e alterada em um programa editor de imagens. Eu usaria o CorelDraw ou similar. Depois imprimiria em papel ou vinil adesivo para colar sobre a escala original.


Se fizer citação desta mensagem, retire a imagem de dentro da citação.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2020, as 03:19:57 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #24 : 16 de Outubro de 2020, as 03:16:25 »

Olha, Xformer, o folclore diz que é fio bitola 50... mas eu nunca desmontei nenhuma para medir o fio.

A questão da solda dissolver o cobre acontece com fios mais grossos do que o usado na bobina móvel do galvanômetro. Fio 44 já dissolve, se o ferro for muito quente, e esse é um fio que se usa na confecção do primário de transformadores com núcleo 13 mm e menores. A solda líquida penetra no fio de cobre para formar os intermetálicos e como existe muito mais solda líquida do que cobre sólido, o fio acaba sendo dissolvido. Essa questão dos intermetálicos é muito série, já que eles tornam o fio quebradiço,  enfraquecendo o fio de cobre no ponto de soldagem.

A pior dessas situações ocorre quando um fio esmaltado de pequeno diâmetro precisa ser soldado ao fio terminal do transformador, de diâmetro muito maior. Para que essa junção não fique frágil, a Schatz usa uma técnica especial de emenda quando o fio do enrolamento é muito fino.

-----

Então provavelmente vai dar certo, o espaço é muito grande dentro do multimetro. E dá pra usar a escala e tampa do galvanômetro original, ele é todo de encaixar. Depois que limpei, ficou com o aspecto muito melhor que estava nas primeiras fotos que postei...

O esquema está nesse link:


Obrigado. Se já está na internet então está bem "guardado"...

Quanto ao galvanômetro, eu tinha pensado em trocar somente a parte mecânica... mantendo a escala e a tampa, deixando o instrumento "original". É só trocar o ponteirinho. Já vi que o multímetro tem dois ajustes, um de DC e outro de AC.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2020, as 03:23:16 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #25 : 16 de Outubro de 2020, as 03:30:28 »

As tabelas que eu tenho param no AWG44   Cheesy

Fazendo as contas, para fio 50, o diâmetro seria de 0,025 mm (1 mils) e a corrente para ele de 1,48 mA.  Ainda bem mais do que a corrente de fundo de escala dos galvanômetros. Onde acha esse fio ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #26 : 16 de Outubro de 2020, as 03:34:52 »

Para aqueles que não são familiares com fio esmaltado terem uma ideia do que estamos falando:



Fio 52, 25 um de diâmetro na isolação simples... 5 g de tensão de enrolamento. Olhou, arrebentou.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #27 : 16 de Outubro de 2020, as 03:51:31 »

Raphael, já que provavelmente você vai tentar refazer um Frankenstein, um desafio legal seria fazer um multímetro eletrônico, já que a resistência de entrada do original não é aquela maravilha.  Como o Assunção citou que tem um 484, existe também o 584 da Engro:

Com a alta resistência de entrada desse medidor, vale muito a pena.

Sobre a escala impressa, provavelmente terá de ser escaneada e a imagem editada e alterada em um programa editor de imagens. Eu usaria o CorelDraw ou similar. Depois imprimiria em papel ou vinil adesivo para colar sobre a escala original.


Se fizer citação desta mensagem, retire a imagem de dentro da citação.


É uma baita idéia, o maior problema é achar esses resistores com a precisão necessária, além de acertar as chaves que não deve ser nada fácil  Cheesy

-----

Obrigado. Se já está na internet então está bem "guardado"...

Quanto ao galvanômetro, eu tinha pensado em trocar somente a parte mecânica... mantendo a escala e a tampa, deixando o instrumento "original". É só trocar o ponteirinho. Já vi que o multímetro tem dois ajustes, um de DC e outro de AC.

A idéia é exatamente essa. Quando tiver o novo galvanômetro na mão, vou desmontar o queimado e ver se é possível a troca do ponteiro ou se é algo que só se desmonta, impossivel de montar depois...

-----
Aproveitando o post do Xformer onde ele postou o esquema do engro 584 em ótima qualidade, deixo o link do manual de serviço. A principio o pdf parece ruim de ler, mas ampliando é possivel ler tranquilamente. O esquemático é quase ilegivel, mas o postado pelo Xformer está perfeito.

https://www.electronica-pt.com/esquema/instruments/engro-584-19170/
« Última modificação: 16 de Outubro de 2020, as 04:06:52 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #28 : 16 de Outubro de 2020, as 18:04:08 »

Raphael,

O esquema redesenhado foi obtido em:
https://www.clubedohardware.com.br/topic/1452234-mult%C3%ADmetro-engro-584-diagrama-completo-esquema-do-manual-e-curiosidades/

O autor do desenho (Ricardo Barijan) faz uma boa descrição do aparelho e posta uma foto do modelo 584 (esquerda) e do modelo 486 (direita), que segundo ele foi feito sob medida para a Xerox.



É bom pra ter uma ideia da aparência e dos recursos do instrumento.

|Recentemente, uns dias atrás, eu vi um anúncio do 584 por R$ 50,00, mas a venda foi rápida e nem deu tempo de perguntar algo.  No ML tem esse outro:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707121071-multimetro-analogico-engro-mod584-amplos-recursos-etc-_JM

Se fizer citação desta mensagem, retire a imagem de dentro da citação.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #29 : 16 de Outubro de 2020, as 18:22:55 »

Tem quem pague R$ 1400,00 por um multímetro analógico usado ?

Dá para comprar este https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1566578959-multimetro-digital-de-bancada-minipa-mdm-8045c-_JM#position=15&type=item&tracking_id=46ed8543-f06a-4303-8cf9-d454730590c3 e ainda sobra troco.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal