Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 19:20:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Multimetro Engro mod. 462  (Lida 33075 vezes)
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« : 10 de Outubro de 2020, as 02:58:58 »

Boa noite a todos.
Comprei hoje um antigo multimetro engro mod 462, gostaria de restaurá-lo. Para a bateria de 30V to pensando em usar uma dessas plaquinhas conversoras CC/CC.
Alguem tem o manual de usuário e/ou esquema desse multimetro??
Segue abaixo umas fotos (algo que me impressionou foi o tamanho do aparelho, muito grande)





O "case" de couro do aparelho e o próprio aparelho estão um tanto quanto surrados, mas uma boa limpeza, polimento e tinta onde precisar deve melhorar bastante...

-----
Prezados colegas, consegui o esquemático, mas se alguém possuir o manual, seria uma boa...
« Última modificação: 10 de Outubro de 2020, as 06:23:12 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 10 de Outubro de 2020, as 15:20:16 »

O importante é o galvanômetro (ou microamperímetro) e a chave rotativa estarem bons.
De quanto é a sensibilidade do microamperímetro (fundo de escala da menor escala de corrente) ?  

Geralmente a bateria usada para as escalas de ohmímetro eram de 22.5 V, nunca tinha  visto um de 30 V.  Se a caixa é grande e houver espaço, pode colocar 3 baterias de 9 V em série.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2020, as 02:30:14 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #2 : 10 de Outubro de 2020, as 23:48:58 »

O importante é o galvanômetro (ou microamperímetro) e a chave rotativa estarem bons.
De quanto é a sensibilidade do microamperímetro (fundo de escala da menor escala de corrente) ?  

Geralmente a bateria usada para as escalas de ohmímetro eram de 22.5V, nunca tinha  visto um de 30V.  Se a caixa é grande e houver espaço, pode colocar 3 baterias de 9V em série.

Xformer, obrigado pelo retorno. Acredito caber as 3 baterias de 9v na parte de dentro do aparelho.
Abri o aparelho pra verificar hoje, parece bem conservado, tirei algumas fotos, segue abaixo:









O slot pra bateria de 30V é o menor, o da pilha de 1,5V é o tamanho das antigas pilhas médias. Vou ter que ir atrás de uma dessas pilhas médias pra tentar ligar ele. Na tampa traseira fala sobre um fusivel de 1/2 A, por dentro tem espaço pra 2 parafusos sob a inscrição, mas não tem nenhum porta fusivel. Espero que se tenham tirado o fusivel, como aparenta, não tenham queimado o uA...
« Última modificação: 10 de Outubro de 2020, as 23:53:30 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 11 de Outubro de 2020, as 00:20:32 »

Raphael, legal poder ver as fotos da parte interna e detalhe da escala. Já deu pra saber que o microamperímetro é de 50 uA de fundo de escala que  é a menor do seletor (e também pela sensibilidade marcada no visor de 20000 ohms/volt, o microamperímetro é o inverso disso :  1/20000 = 0,000050 A).

Você deve saber que esse multímetro, como ele não é eletrônico, não precisa das baterias para medir corrente e tensão. Basta colocar na escala adequada e fazer a medição com as pontas de prova nos bornes corretos. As baterias só são usadas para medir resistências (escalas de ohms) e a bateria de 30 V é usada para a escala maior de resistência, enquanto que as escalas mais baixas só precisam da pilha de 1,5 V.  Dessa forma é muito fácil saber se o galvanômetro está funcionando, basta medir a tensão (DC ou CC) de uma pilha comum ou bateria (observe a polaridade) ou medir a tensão da rede alternada (AC ou CA) na tomada.  Ambos demostrarão se o galvanômetro está funcionando.  

Eu não me preocuparia em colocar bateria e pilha nele, já que não é muito prático fazer medições com os ohmímetros analógicos (tem de calibrar o zero, a precisão e resolução não é muito boa), o que pode ser feito muito melhor com os digitais (a não ser alguns testes de capacitores e transistores).

Como a chave rotativa é de onda, se por acaso alguma escala não funcionar, uma limpeza nos contatos (banhados de prata) pode resolver, já que os contatos podem estar oxidados.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2020, as 02:31:05 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #4 : 11 de Outubro de 2020, as 00:42:04 »

Raphael, legal poder ver as fotos da parte interna e detalhe da escala. Já deu pra saber que o microamperímetro é de 50uA de fundo de escala que  é a menor do seletor (e também pela sensibilidade marcada no visor de 20000 ohms/volt, o microamperímetro é o inverso disso :  1/20000 = 0,000050 A).

Você deve saber que esse multímetro, como ele não é eletrônico, não precisa das baterias para medir corrente e tensão. Basta colocar na escala adequada e fazer a medição com as pontas de prova nos bornes corretos. As baterias só são usadas para medir resistências (escalas de ohms) e a bateria de 30V é usada para a escala maior de resistência, enquanto que as escalas mais baixas só precisam da pilha de 1,5V.  Dessa forma é muito fácil saber se o galvanômetro está funcionando, basta medir a tensão (DC ou CC) de uma pilha comum ou bateria (observe a polaridade) ou medir a tensão da rede alternada (AC ou CA) na tomada.  Ambos demostrarão se o galvanômetro está funcionando.  

Eu não me preocuparia em colocar bateria e pilha nele, já que não é muito prático fazer medições com os ohmímetros analógicos (tem de calibrar o zero, a precisão e resolução não é muito boa), o que pode ser feito muito melhor com os digitais (a não ser alguns testes de capacitores e transistores).

Como a chave rotativa é de onda, se por acaso alguma escala não funcionar, uma limpeza nos contatos (banhados de prata) pode resolver, já que os contatos podem estar oxidados.

Exato Xformer. O principal motivo de ter adquirido esse multimetro é para medir transistores, mas especificamente fugas. Provavelmente terei que adaptar as baterias para 30V. Segunda vou pegar uns plugs banana e testar uma pilha ou algo do tipo pra ver se o galvanometro funciona.

Obrigado pela ajuda.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #5 : 11 de Outubro de 2020, as 03:28:23 »

Tenho um deste, que fica bem guardado.  Como é o 3º Multímetro analógico; tenho 2 outros Engro modelo 484.

Registrado

raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #6 : 15 de Outubro de 2020, as 16:12:13 »

Coloquei uns cabos com plugs banana pra testar rapidamente o amperimetro medindo uma pilha e infelizmente o ponteiro nem se moveu. Assim que tiver um tempo sobrando vou desmontar o multimetro novamente e medir a bobina dele...
Cheguei a pensar em colocar outro galvanometro no lugar deste, mas não deve ser muito fácil aferir e fazer uma escala nova
« Última modificação: 15 de Outubro de 2020, as 16:17:09 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #7 : 15 de Outubro de 2020, as 18:43:30 »

Eletrônica Roquilo em Porto Alegre... se ele ainda estiver vivo. O velhinho ( Ilo José Lewis, nunca mais esqueci o nome ) refazia bobinas móveis.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2020, as 18:45:59 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #8 : 15 de Outubro de 2020, as 20:42:32 »

Eletrônica Roquilo em Porto Alegre... se ele ainda estiver vivo. O velhinho ( Ilo José Lewis, nunca mais esqueci o nome ) refazia bobinas móveis.

Prof. Alexandre, acabei de ligar na eletrônica Roquilo. O seu Ilo não trabalha mais lá, mas me deram o telefone dele, e ele ainda faz serviços em galvanômetros. Liguei e me atendeu um rapaz, acredito que filho dele e me explicou como trabalham.
Não sei se posso postar o endereço ou telefone aqui, se puder me avisem que coloco. Orçamento só olhando o aparelho e eles aceitam pelos correios.
Baita dica, muito obrigado.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 15 de Outubro de 2020, as 20:52:24 »

Não tem problema divulgar o contato. Acredito que esse trabalho de reparação seja dos mais difíceis e comparável a de relojoeiros. Imagine ter de desmontar o mecanismo de uma bobina móvel com molas delicadas, mancais pequenos e por fim, rebobinar fio fininho. Eu acho que o serviço não deve ser barato. Depois diga quanto ficou.

Outra opção seria contatar a Engro para ver se eles não tem reposição do medidor.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2020, as 20:55:21 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #10 : 15 de Outubro de 2020, as 20:54:02 »

Olha, ele já era "velho" quando consertou o meu multímetro nos idos de 1980.

Rebobinar o fio fininho não é nada perto de ter de soldá-lo. Ele é tão fino que a solda dissolve o cobre.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #11 : 16 de Outubro de 2020, as 00:20:47 »

Segue o contato, na casa não tem mais placa ou nada que indique.
Telefone (51) 3339-9820
Rua Tobias Barreto 450, Partenon, Porto Alegre, RS.
Atendimento das 9 as 12hs e das 13:30 as 17hs

Xformer, vou tentar o contato com a engro.

-----
Desmontei o galvanometro, e por mais incrivel que pareça tava muito sujo, como se tivesse areia dentro! Muito sujo, tanto entre a tampa transparente/visor/ponteiro, como na parte onde fica a bobina e suas conexões.
Uma das saidas dele, da bobina móvel para o terminal de solda do fio, tem uma grande (para o tamanho da bobina) mola redonda de cobre em formato de "lamina"com uma das faces já meio "enzinabrada". A outra saida da bobina tem um ponto de solda sobre a própria bobina, medindo desse ponto até a saida da mola achei uma resistência de 1,8 ohms (não é muito baixa essa resistência?). Mas desse ponto de solda até o o outro terminal de conexão não tem nenhuma resistência/ligação. Acredito que seja ai o defeito. Não vou tentar soldar nada ali, pois é muito perto da bobina e da própria mola do outro terminal. Teria que desmontar, e como eu não faço a menor idéia de como fazer isso, vou mandar para o seu Ilo ou ver com a própria engro.
Tirei uma foto, mas não é muito visivel, dificil fotografar isso.



Depois de ter desmontado o uAmperímetro (micro amperímetro), acho que poderia substituir ele por um novo e até usar o próprio gabinete/escala deste, possivelmente teria que ter certeza da resistência da bobina e achar outro com a mesma resistência, o que não deve ser muito simples...
« Última modificação: 16 de Outubro de 2020, as 02:30:44 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #12 : 16 de Outubro de 2020, as 01:51:33 »

Esse galvanômetro já era. Essa corrosão toda já atacou os fios de ligação da bobina há tempos.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #13 : 16 de Outubro de 2020, as 02:05:40 »

Esse galvanômetro já era. Essa corrosão toda já atacou os fios de ligação da bobina há tempos.

Poisé professor, achei mesmo que é dificil salvação. Vou ver se a Engro tem algum disponivel, ou se tem os dados pra que eu procure outro. Vai ser o jeito
Registrado

Grande abraço, Raphael!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #14 : 16 de Outubro de 2020, as 02:12:04 »

É um galvanômetro de 50 uA. Qualquer outro deve servir, desde que dê para montar a escala sobre ele. O problema será apenas mecânico.

A Engro vai te mandar falar com o Eng. Grossmann ( Engro ) lá no cemitério, nem perde o teu tempo...
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.069 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal