Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 12:52:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 9   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Coffee Maker: O amplificador de uma válvula  (Lida 49136 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« : 03 de Abril de 2021, as 16:47:39 »

ATENÇÃO: Quem baixou a versão 1.3 do PDF deve baixar a versão 1.5. A 1.5 corrige alguns erros (identificação de componentes no esquema e na lista), além de alertar para um pequeno erro na placa.

Pois bem, já faz bastante tempo desde que eu ouvi o som de um amplificadorzinho que vi no youtube e o bicho handmade "mordeu" novamente e perguntei no tópico abaixo se o xformer não faria um esquema com base nas fotos e informações que se tem disponíveis. Mais tempo se passou, mais gente chegou e ajudou (kem e Matec ) e as coisas foram tomando forma com esquema e layout e então resolvi partir pra montagem e lancei um pedido na Schatz a qual prontamente me atendeu e me enviou belos transformadores de força e saída.

Gostei bastante do conceito de ser um amplificador do estilo plugar e tocar sem muita ou melhor escrevendo... nenhuma firula ! Um knob de volume e pronto ! Ahhh e o nome do amplificador é claramente uma referência e brincadeira com o original  Grin

E pra encurtar e resumir a ópera, os testes foram muito bem sucedidos ! O amplificador apesar de produzir poucos watts de áudio, numericamente falando algo em torno de 2W, sugiro não se deixarem enganar porque ele plugado na minha caixa 2x12" tem volume o suficiente pra incomodar vizinhos. A melhor característica desse pequeno prodígio a meu ver é poder usar a aclamada distorção de power sem ficar surdo  Cheesy

Placas industriais foram produzidas e estão na última etapa de testes para serem liberadas juntamente com o PDF de montagem. Maiores informações pra quem se sentir a vontade de construir o seu, está no tópico linkado abaixo

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=11304.0

PDF

https://www.mediafire.com/file/u30bwpqqg43scs5/COFFEE_MAKER-V1.5.pdf/file

 Por hora deixo-vos com algumas fotos:











Gostaria de deixar aqui também registrados meus sinceros agradecimentos as pessoas que não mediram esforços para que o projeto saísse do papel: xformer, kem, Matec  e A.sim, a vocês meu muito obrigado !


« Última modificação: 04 de Agosto de 2021, as 02:52:57 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #1 : 04 de Abril de 2021, as 21:18:20 »

Segue o esquema atualizado para que já quiser fazer seu próprio layout. Vale lembrar que esse amplificador pode ser montado com vários tipos de válvulas além da 6AF11 como as 6AS11, e 6BD11 e com a alteração da tensão de filamentos para 15 volts as 15AF11 e 15BD11.
Para ver em alta definição a imagem, clique com o botão direito do mouse - abrir imagem em uma nova guia.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


« Última modificação: 28 de Abril de 2021, as 03:59:15 por kem » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
ZAS
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 328

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39


Um ao outro ajudou.


« Responder #2 : 04 de Abril de 2021, as 23:43:11 »

Aguardando placa industrializada (se enviada por carta melhor ainda) e pdf com instruções de montagem  Roll Eyes
Registrado

Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #3 : 04 de Abril de 2021, as 23:59:48 »

Não me espanta a qualidade apregoada ao som, pois o transformador de saída é Schatz. Se há alguma coisa na qual a Schatz tem excelência, isso é na produção de transformadores de saída SE, que só é possível porque levantamos as curvas B-H dos núcleos e assim podemos achar o ponto ótimo para o fluxo DC.

Parabéns aos projetistas; o trabalho ficou muito bom.

Vendo a foto, até dá vontade de montar um. Será que a Schatz faz os transformadores prá mim ?
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #4 : 05 de Abril de 2021, as 00:06:54 »

Aguardando placa industrializada (se enviada por carta melhor ainda) e pdf com instruções de montagem  Roll Eyes

Em pouco tempo trarei boas novas, eu planejei estar testando hoje porém como tenho somente uma 6AF11 tive que por no soquete uma 15BD11 e infelizmente não achei transformador de 15V (na verdade o correto é usar 14,7V porém 15V tá dentro da faixa de tolerância) pros filamentos. Então só me restou aguardar até o comércio da cidade aqui reabrir ou esperar chegar de uma loja online dessas pra finalmente testar

-----
Não me espanta a qualidade apregoada ao som, pois o transformador de saída é Schatz. Se há alguma coisa na qual a Schatz tem excelência, isso é na produção de transformadores de saída SE, que só é possível porque levantamos as curvas B-H dos núcleos e assim podemos achar o ponto ótimo para o fluxo DC.

Parabéns aos projetistas; o trabalho ficou muito bom.

Vendo a foto, até dá vontade de montar um. Será que a Schatz faz os transformadores prá mim ?

Obrigado ! O transformador ficou realmente excelente !! E aposto que a Schatz vai sim fazer não um mas, vários desses nos próximos dias
« Última modificação: 05 de Abril de 2021, as 00:11:19 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #5 : 07 de Abril de 2021, as 03:42:52 »

Atualizando o tópico
Ontem consegui finalmente os 15 volts pra alimentar o filamento da 15BD11 que tenho aqui e com a placa já devidamente montada fiz os testes e agora  posso afirmar que o layout e a placa são funcionais. Montando com toda a atenção não tive quaisquer problemas ao ligar o amplificador e pude logo plugar a guitarra e passar mais tempo tocando que efetivamente mexendo  Smiley

Eis que o tão aguardado PDF foi lançado e está disponível e afixado no primeiro post

Abaixo uma foto do momento do teste bagunça organizada :



« Última modificação: 08 de Abril de 2021, as 03:37:23 por kem » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #6 : 08 de Abril de 2021, as 03:37:54 »

Bossman... E os vídeos??
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #7 : 08 de Abril de 2021, as 03:39:28 »

Bossman... E os vídeos??

Um pouquinho do som dele:

https://drive.google.com/file/d/1PRorG_Kjgt9DVHAd4TInZjjB7w9otP4x/view?usp=sharing

Neste exemplo acima a guitarra estava plugada direto no amplificador e com o volume do mesmo um pouco acima da metade, o suficiente pra gerar um crunch bem legal ! Quem puder veja e ouça o video em bons sonofletores ajuda e muito a ter uma ideia do som apesar da inevitável compressão e perda de qualidade causada pelo upload

Abaixo demonstro um pouco das possibilidades de som limpo e também com o uso de um overdrive simples e auxílio de uma backing track

https://drive.google.com/file/d/1PS1lld3w7JwF4_k5hX7Xhi7j8rvVJpRH/view?usp=sharing
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #8 : 08 de Abril de 2021, as 09:06:40 »

Parece um ótimo candidato para um amp-in-case que planejo construir ano que vem.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #9 : 08 de Abril de 2021, as 15:28:00 »

Parece um ótimo candidato para um amp-in-case que planejo construir ano que vem.

Esse é mesmo um bom amplificador. Simples, direto ao ponto e com bom som.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #10 : 08 de Abril de 2021, as 15:33:50 »

A.sim, alguma possibilidade de o transformador de força ser feito com montagem horizontal, para ficar mais compacto no que tange à altura? O que planejo fazer é parecido com o amp-in-case que vinha com um modelo da silvertone, mas sem a loucura de não usar transformador de força.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 08 de Abril de 2021, as 15:37:16 »

Ficou bonito, compacto (compactron  Grin ) e com um som legal mesmo.
O "Marechall" embaixo, servindo de suporte ficou perfeito  Cheesy Cheesy
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #12 : 08 de Abril de 2021, as 16:43:59 »

A.sim, alguma possibilidade de o transformador de força ser feito com montagem horizontal, para ficar mais compacto no que tange à altura? O que planejo fazer é parecido com o amp-in-case que vinha com um modelo da silvertone, mas sem a loucura de não usar transformador de força.

Tem foto ou melhor referência desse Silvertone ? Fiquei curioso

-----
Ficou bonito, compacto (compactron  Grin ) e com um som legal mesmo.
O "Marechall" embaixo, servindo de suporte ficou perfeito  Cheesy Cheesy

E que ninguém se confunda achando que o som é do "Marechall"  Cheesy  e sobre ter ficado compacto, tenho certeza de que dá pra ficar ainda mais ! Mas eu estou bem satisfeito com ele assim
« Última modificação: 08 de Abril de 2021, as 16:51:43 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #13 : 08 de Abril de 2021, as 17:02:38 »

A.sim, alguma possibilidade de o transformador de força ser feito com montagem horizontal, para ficar mais compacto no que tange à altura? O que planejo fazer é parecido com o amp-in-case que vinha com um modelo da silvertone, mas sem a loucura de não usar transformador de força.
Eu tenho pensado em uma maneira de deixar a coisa mais compacta em relação ao transformador de força, mas nunca testei. Pode pegar uma fonte chaveada de 6V para alimentar os filamentos e deixar só a placa dela dentro do gabinete. Assim o transformador de força diminui bastante. Nesse caso acho que uma fonte de 6V 3A resolve.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #14 : 08 de Abril de 2021, as 17:33:06 »

Tem foto ou melhor referência desse Silvertone ? Fiquei curioso


Eu tenho pensado em uma maneira de deixar a coisa mais compacta em relação ao transformador de força, mas nunca testei. Pode pegar uma fonte chaveada de 6V para alimentar os filamentos e deixar só a placa dela dentro do gabinete. Assim o transformador de força diminui bastante. Nesse caso acho que uma fonte de 6V 3A resolve.
O transformador para o coffee maker já não é muito grande. só de alterar para horizontal já fica compacto o suficiente para a largura do case de guitarra.

-----
Nesse tópico https://www.strat-talk.com/threads/silvertone-widowmaker-critique-my-update.380800/ tem um cara que colocou um transformador isolador no dele. Tem até o esquema do amp.
« Última modificação: 09 de Abril de 2021, as 00:33:38 por xformer » Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Páginas:  [1] 2 3 ... 9   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.058 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal