Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 07:53:10


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Guitar Pedal Testing Rig  (Lida 7344 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« : 22 de Abril de 2021, as 19:25:07 »

Para o pessoal que quer testar um circuito mais simples de efeito sem ter que montá-lo definitivamente em uma placa de circuito impresso, esta ideia de Andrew Gregory apareceu na revista Hackspace (que pode ser baixada gratuitamente) de maio de 2021.
Para isso ele usou uma caixa Hammond 1590 e uma protoboard. Os controles e chaves são fixados na caixa, deixando assim de ficarem soltos num teste e a fiação é feita com chicotes de fios flexíveis para protoboard, saindo de dentro e alcançando a protoboard.



Se fizer citação desta mensagem, retire a imagem de dentro da citação.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #1 : 23 de Abril de 2021, as 04:44:52 »

É uma ideia curiosa, mas, um tanto previsível, sendo que não vejo nada demais aí, há não ser o fato de sacrificar uma caixa Hammond 1590 que só vai servir para pedais que usem 3 potenciômetros, uma chave de alavanca e outra de footswitch.
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #2 : 23 de Abril de 2021, as 13:55:16 »

Eu tenho uma "estação de testes" para esse fim, mas na época que construi, escolhi outro formato que considerei mais simples e funcional, dobrei uma placa de alumínio em 70º, na base eu prendo a Proto (uso borrachinha no vão entre os barramentos) e na parte superior fiz 8 furos, e coloquei dois jacks P10 com uma DPDT de alavanca para bypass, nos furos distribuo potenciômetros ou chaves de acordo com o circuito que vou montar/testar.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 23 de Abril de 2021, as 14:53:15 »

Doug, posta uma foto do seu aparato pra gente ver.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #4 : 24 de Abril de 2021, as 03:39:01 »

Doug, posta uma foto do seu aparato pra gente ver.

Meu atual é esse aqui, o de alumínio "morreu" tem uns 15 dias, esse foi feito para substitui-lo usando tampa de fonte ATX.
(eu cortei o Aluminio para fazer uma casa para meu Phase 90, que citei no post sobre o Mtester)
observações a respeito, a DPDT entre os P10 é apenas para o Bypass, os conectores  coaxiais fazem a função de entrada e saída para o protoboard, ao invés de fios soldados, basta encaixar o fio rigido no furo dele, o parafuso plastico no canto é o terra do suporte/jacks.
Não é o projeto mais bonito, mas foi todo de sucata (tanto o de aluminio quanto esse) e ajuda bastante nos testes, antes usava tudo no formato "aranha", o próximo objetivo é comprar um punhado daquelas pontas/ganchos de teste, pois para os potenciometros infelizmente ainda uso fios soldados.




o de aluminio virou isso aqui.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 24 de Abril de 2021, as 15:05:59 »

Com essa protoboard grande, dá pra montar circuitos gigantes de pedais !  Smiley
Muito bom. Boa sacada a dos conectores coaxiais. Cada montagem sempre traz uma ideia nova.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #6 : 24 de Abril de 2021, as 17:14:31 »

Adicionando um pequeno amplificador com um pequeno falante, mais uma fonte e um injetor de sinais em um mesmo gabinete e o projeto do Doug se torna um laboratório completo de teste de pedais.

Abraços,
Alfredo
Registrado

Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #7 : 24 de Abril de 2021, as 18:27:50 »

Adicionando um pequeno amplificador com um pequeno falante, mais uma fonte e um injetor de sinais em um mesmo gabinete e o projeto do Doug se torna um laboratório completo de teste de pedais.

Abraços,
Alfredo

É realmente uma ótima ideia, aqui eu uso um amplificador pequeno e o testador de componentes para esse fim, já que esse modelo que tenho possui um gerador de frequência (tem bastante opções) alem de gerador de PWM, frequencímetro (nunca usei pois tenho um de bancada) e voltímetro (dá para brincar bastante.

Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 24 de Abril de 2021, as 18:43:22 »

No espaço que você tem nas protoboards, é possível deixar montado permanentemente, um 555 em modo astável (oscilador) com trimpot para ajuste de frequência, e também um LM386 (amplificador de potência) com seu trimpot para ajuste de volume.  Ambos funcionam diretamente com 9 Vdc e são fáceis e baratos de comprar.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #9 : 02 de Agosto de 2022, as 19:43:17 »

Olá a todos, já peço desculpas por desenterrar o tópico, mas achei que não valia a pena criar um novo.

Recentemente pedi para uns amigos que mexem com impressão 3d fazerem um case com suporte para protoboard, justamente para testar os circuitos sem precisar montar em PCBs. Ficou basicamente um pedal de protoboard  Guitarrista





Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #10 : 02 de Agosto de 2022, as 20:15:56 »

Olá a todos, já peço desculpas por desenterrar o tópico, mas achei que não valia a pena criar um novo.

Recentemente pedi para uns amigos que mexem com impressão 3d fazerem um case com suporte para protoboard, justamente para testar os circuitos sem precisar montar em PCBs. Ficou basicamente um pedal de protoboard  Guitarrista


Aqui não foi possivel ver  as imagens.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #11 : 02 de Agosto de 2022, as 21:25:58 »

Aqui não foi possivel ver  as imagens.


Tentei upar em outro site, confere se agora dá para ver.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 03 de Agosto de 2022, as 10:41:23 »

Recentemente pedi para uns amigos que mexem com impressão 3d fazerem um case com suporte para protoboard, justamente para testar os circuitos sem precisar montar em PCBs. Ficou basicamente um pedal de protoboard  Guitarrista

Ficou muito bom, com uma protoboard bem grande.  Os chicotes que vem de dentro da caixa correspondem aos jacks de entrada e saída, a chave, o led e alimentação, correto ? Depois se puder, tira uma foto de dentro da caixa mostrando as conexões.

Outra pergunta:  qual o tipo de plástico usado na impressão ?  É PLA mesmo ou outro (ABS, PET) ?

Por fim, se você disponibilizou o arquivo STL para que outros imprimam também, a menos que você vá comercializar a caixa.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2022, as 10:45:35 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #13 : 04 de Agosto de 2022, as 18:41:06 »

Ficou muito bom, com uma protoboard bem grande.  Os chicotes que vem de dentro da caixa correspondem aos jacks de entrada e saída, a chave, o led e alimentação, correto ? Depois se puder, tira uma foto de dentro da caixa mostrando as conexões.

Outra pergunta:  qual o tipo de plástico usado na impressão ?  É PLA mesmo ou outro (ABS, PET) ?

Por fim, se você disponibilizou o arquivo STL para que outros imprimam também, a menos que você vá comercializar a caixa.

Não, na verdade eu liguei os jacks direto na 3pdt e da 3pdt para a protoboard e o led liguei no vcc e na 3pdt direto também, fora isso é gnd e vcc. É uma montagem de pedal mesmo, mas que vai para a protoboard.

Sim, o plástico foi PLA mesmo.

Sobre o STL eu não tenho, foram dois amigos que fizeram tudo e teve uns 2 erros de medida que tive que arrumar com lima. Como eles estão pensando em começar um negócio de desenho/impressão e precisaria ajustar umas coisas fiquei sem graça de pedir. Mas se não der em nada eu peço depois.

Foto interna com um minifuzz montado:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
FernandoCWB
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 43

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 11



« Responder #14 : 05 de Agosto de 2022, as 07:58:13 »

Bom dia Senhores!

Se tiver candidatos para montar o projeto do castrodga eu posso desenhar o STL.
Só vou precisar de algumas medidas
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal