Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 03:55:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Aula de hoje sobre o 741  (Lida 16074 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« : 01 de Maio de 2021, as 04:19:25 »

O professor Wagner Rambo apresentou agora há pouco, uma aula sobre o 741  onde ele montou um 741 com componentes discretos.

https://youtu.be/wfzlST4rKJM
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #1 : 02 de Maio de 2021, as 05:33:08 »

Muito bom, mas só consigo ver os vídeos desse cara dobrando a velocidade e pulando. É uma pena não ter no youtube um x3 ou x4!

Também tem a parte da propaganda que é enorme!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #2 : 02 de Maio de 2021, as 07:22:22 »

Já comprei dois cursos do Wagner Rambo e pretendo comprar mais um (amplificadores operacionais). Ele faz realmente bastante propaganda de seus patrocinadores e de seus cursos no canal do youtube, porém já comprei na empresa indicada (transformador toroidal), a qualidade é impar, e os cursos do Rambo são muito bons, e só de seguir o canal você já aprende muita coisa. São poucos os canais que sigo no Youtube, o do Wagner Rambo é um deles junto com a Página do Brat e o canal do Silvio Pinheiro. Eu indico a todos.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 02 de Maio de 2021, as 16:41:42 »

Haroldo, tem de entender que o canal do Rambo é um negócio dele (assim como de todos os demais youtubers do mundo) então a propaganda dos produtos e cursos dele e de terceiros patrocinadores faz parte da coisa, e apesar de parecer ser exagerada, para mim está dentro dos padrões de muitos outros canais que acompanho.  Quem já assistiu vários vídeos dele quase que já decorou as propagandas e pode pular os primeiros 2 minutos de todos os vídeos dele  Cheesy

Mas para um canal que divulga conhecimento para valer, de graça, até que é um sacrifício pequeno. As aulas dele são como se fossem de laboratório, sempre com montagens práticas de verdade, realizando experimentos além de uma introdução teórica. Coisa que muito canal só fica no papel ou na tela do powerpoint. Pra quem quer aprender na base do "só acredito vendo" (como citado recentemente por um membro do fórum), o canal é muito bom comparado com muitos outros que só ensinam besteiras (e como ninguém é imune a besteiras, ele tem um vídeo em que ele liga reguladores 78XX em paralelo que é uma besteira das grandes) e sem conhecimento dos conceitos apresentados.

E para acrescentar minha admiração pelo canal do Rambo, ele aborda diversos assuntos e campos da eletrônica (áudio, digital, embarcada, potência, etc), demonstrando um conhecimento que não é limitado ou muito especializado.
« Última modificação: 02 de Maio de 2021, as 22:36:33 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #4 : 02 de Maio de 2021, as 23:45:16 »

Na verdade, Renato, eu não saberia dizer se colocar reguladores 78XX em paralelo é tão condenável. Sim, eles terão tensões de saída diferentes e a corrente não vai se dividir igualmente entre eles. Mas como os reguladores são limitados em corrente, o regulador de tensão mais elevada vai alimentar a carga até o seu limite de corrente, enquanto os demais permanecem inativos. Passando desse valor, a tensão será determinada pelo regulador com a segunda mais alta tensão de saída, que fornecerá o extra de corrente que o primeiro regulador não consegue fornecer por conta da sua limitação ter sido ativada. À medida que a carga drene mais corrente, os reguladores subsequentes entrarão em cena, desde o de maior até o de menor tensão de saída, cada um deles fornecendo corrente até entrarem em limitação. Funciona ? Pode ser; seria preciso fazer um teste.
« Última modificação: 02 de Maio de 2021, as 23:47:17 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 03 de Maio de 2021, as 00:01:42 »

Ah é que você não assistiu o vídeo, Alexandre. Ele não ligou simplesmente os reguladores 7805 em paralelo, ele ligou um resistor em série na saída de cada regulador, justamente pensando em equalizar as diferenças entre os reguladores, como se faz com os transistores de potência. Ele usou, se me lembro bem, resistores de 0,47 ohms.  Resultado: com o aumento da corrente, a tensão de saída caía, porque a queda de tensão nos resistores era significativa.  Uma hora a tensão de saída já estava em 4,6 V e ele achando que a fonte estava regulada ...
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #6 : 03 de Maio de 2021, as 00:08:39 »

Eu não conheço o Dr. Wagner pessoalmente, mas ele é figurinha local. Mora numa cidade próxima e é de uma família toda ligada à Eletrônica já na segunda ou terceira geração. Eu fui professor de um primo dele. Qualquer dia desses ele faz concurso lá na Escola e seremos colegas !
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 03 de Maio de 2021, as 00:11:37 »

https://www.youtube.com/watch?v=sqaK5GMxJK8

Este vídeo.

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #8 : 03 de Maio de 2021, as 00:20:22 »

Pega leve com ele, Renato. É difícil ganhar a vida como engenheiro eletrônico aqui no RS e ele está defendendo um troco legal com o canal dele no Youtube. Outros aqui trabalham como professores em escola técnica e outros enrolam transformador para sobreviver, competindo com enroladores ( no real sentido ) do centro do país.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 03 de Maio de 2021, as 00:29:54 »

Sim, como eu escrevi algumas mensagens acima, é o negócio dele, muito bem montado por sinal, por isso fiz questão de divulgar aqui.

Sobre sua cidade (que não sei porque você chama ela brincando de "vila"), eu assisti recentemente uma série de vídeos no canal Brasil (TV aberta do governo) chamada "O Brasil visto de cima" que passa todos os dias. Um episódio era sobre as cidades de sua região (acho que do rio dos Sinos), e mostrou bem São Leopoldo (depois Novo Hamburgo), que é bem grande por sinal. Mostrou a Unisinos, o estádio onde joga o Aimoré, a grande torre de uma Igreja, a BR116 cortando a cidade. Achei muito legal.  A cidade do Wagner é qual ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #10 : 03 de Maio de 2021, as 00:38:06 »

É que São Leopoldo "é" uma vila. Muito perto de Porto Alegre para ser uma cidade com comércio e indústria independente (como Caxias do Sul, ou mesmo, Novo Hamburgo), e muito longe de Porto Alegre para ser cidade-dormitório. Pelo menos fica ao lado de Novo Hamburgo, que já é uma "cidade"; quando a gente precisa de alguma coisa, é lá que se vai para comprar.

O Dr. Wagner mora em São Sebastião do Caí; é perto.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 03 de Maio de 2021, as 00:47:52 »

Tomara que um dia você o conheça e ele passe a fazer propaganda da Schatz e não da Toroid  Smiley
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #12 : 03 de Maio de 2021, as 01:59:25 »

Ah é que você não assistiu o vídeo, Alexandre. Ele não ligou simplesmente os reguladores 7805 em paralelo, ele ligou um resistor em série na saída de cada regulador, justamente pensando em equalizar as diferenças entre os reguladores, como se faz com os transistores de potência. Ele usou, se me lembro bem, resistores de 0,47 ohms.  Resultado: com o aumento da corrente, a tensão de saída caía, porque a queda de tensão nos resistores era significativa.  Uma hora a tensão de saída já estava em 4,6 V e ele achando que a fonte estava regulada ...

Até que é um dilema interessante. Se alguém me perguntasse eu responderia de pronto que não tem sentido usar regulador linear pra uma potência tão alta. Mas e se fosse obrigado a botar dois em paralelo?

Eles são termocompensados por design, então o puro controle térmico não funcionaria. Acredito que o melhor seria colocar um diodo na frente de cada um e acoplar com o dissipador do respectivo regulador, de modo a diminuir a corrente do que aquecesse mais. Tem algum jeito melhor?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #13 : 03 de Maio de 2021, as 02:21:39 »

O jeito que as datasheets (da ON e da Fairchild) do regulador indicam para aumentar a corrente a ser fornecida é esta:



Esta solução eu vi pela primeira vez no projeto da fonte do computador Nestor da revista Nova Eletrônica (em 1984).
« Última modificação: 04 de Maio de 2021, as 02:39:19 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #14 : 03 de Maio de 2021, as 02:43:55 »

Sim, eu conheço esse esquema, usar um transístor de potência em paralelo como seguidor de emissor. O engraçado é que com mais dois passos você arranca o 78xx e faz um regulador a zenner...

Mas eu queria mesmo propor uma topologia que permitisse usar os dois em paralelo. Supondo que você tá numa ilha deserta só com reguladores ou algo do tipo.
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal