Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 01:15:39


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador SWR Bass 350  (Lida 5736 vezes)
Xtrem
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 67

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 1


« : 04 de Agosto de 2021, as 23:19:02 »

Olá Amigos!

Estou com o amplificador SWR Bass 350 de face vermelha na minha bancada, com o seguinte problema:

Quando eu ligo com a caixa conectada ele apresenta curto na série, mas quando eu ligo sem está conectado não apresenta e, se eu ligar com a caixa conectada e depois conectar a caixa ele toca normal. Além de acender a lâmpada ele também passa aquele ruído "hummm" no alto-falante da caixa.

O que eu fiz: Verifiquei os transistores de saída e estão bons. E a tensão verificada na saída para os falantes está menos de 1 volt.

Eu já peguei um problema parecido com um Amplificador também para baixo da Ashdown e só resolveu quando liguei os capacitores eletrolíticos da fonte em série. Ou seja, ao invés de dois capacitores liguei 3 em série. Só que com esse amplificador não está resolvendo dessa forma.

Não achei o esquema desse modelo, mas existe de um modelo parecido que é o SWR Bass 350 Blue Face no caso do meu é o Red Face acredito que mais antigo.

Segue o link do esquema do blue face, neste caso o Red Face tem dois capacitores eletrolíticos de 6800UF / 80V  o blue face usa quatro capacitores de 4700uF / 80V.

Alguém tem alguma dica?


Link do esquema do blue face: https://music-electronics-forum.com/filedata/fetch?id=816031



 
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 04 de Agosto de 2021, as 23:38:35 »

Verifique os capacitores da fonte se estão bons, e se estão dando a mesma capacitância para o +B e o -B. Você pode também verificar o nível de Rumming de ambos os lados da fonte.
 Smiley
Registrado
Xtrem
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 67

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 1


« Responder #2 : 05 de Agosto de 2021, as 00:12:24 »

Verifique os capacitores da fonte se estão bons, e se estão dando a mesma capacitância para o +B e o -B. Você pode também verificar o nível de Rumming de ambos os lados da fonte.
 Smiley

Medi as capacitâncias dos capacitores eletrolíticos da fonte e estão com: Capacitor do +B 6580 uf, Capacitor do -B 6560 uf.

Lembrando que tinha resolvido no amplificador da Ashdown ligando os capacitores em série mas de mesma capacitância, até porque não achei para vender na minha cidade de capacitância maior, mas ligando em série eu aumentei a tensão total dos capacitores. Correto?  

Muito Obrigado por responder!

Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #3 : 05 de Agosto de 2021, as 02:28:24 »

Medi as capacitâncias dos capacitores eletrolíticos da fonte e estão com: Capacitor do +B 6580 uf, Capacitor do -B 6560 uf.

Lembrando que tinha resolvido no amplificador da Ashdown ligando os capacitores em série mas de mesma capacitância, até porque não achei para vender na minha cidade de capacitância maior, mas ligando em série eu aumentei a tensão total dos capacitores. Correto? 

Muito Obrigado por responder!

Visto isso, veja agora se as tensões +B e -B estão iguais.
Esse tipo de problema que você descreveu pode ser algum tipo de desbalanceamento na fonte. Que na hora que liga o aparelho fica com uma tensão mais alta num dos barramentos por alguns instantes. Isso pode ocorrer também no pré-amplificador. Que manda um transiente muito grande pra saída. O esquema que você postou é só do Power. Se houver mais algum circuito no equipamento seria bom saber como é.
Registrado
Xtrem
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 67

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 1


« Responder #4 : 05 de Agosto de 2021, as 07:40:30 »

Visto isso, veja agora se as tensões +B e -B estão iguais.
Esse tipo de problema que você descreveu pode ser algum tipo de desbalanceamento na fonte. Que na hora que liga o aparelho fica com uma tensão mais alta num dos barramentos por alguns instantes. Isso pode ocorrer também no pré-amplificador. Que manda um transiente muito grande pra saída. O esquema que você postou é só do Power. Se houver mais algum circuito no equipamento seria bom saber como é.

A fonte está dando um "rumming" sim. As tensões estão com 65,2v no + B e - 65,2v no -B.

Coloquei dois capacitores de 3300uf / 100 v, no lugar dos dois 6800uf / 80V para testar, em um momento ele ligou normal com a caixa conectada e no outro não, acendeu a lâmpada serie e mandou "Rumming" para o alto-falante.

Vou postar o link do pré amplificador dele, lembrando que o que estou na bancada é o Red Face e esse esquema é o blue face que é uma versão parecida um pouco mais nova.

https://music-electronics-forum.com/filedata/fetch?id=816030

Muito Obrigado por estar me ajudando.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #5 : 05 de Agosto de 2021, as 16:35:23 »

A fonte está dando um "rumming" sim. As tensões estão com 65,2v no + B e - 65,2v no -B.

Coloquei dois capacitores de 3300uf / 100 v, no lugar dos dois 6800uf / 80V para testar, em um momento ele ligou normal com a caixa conectada e no outro não, acendeu a lâmpada serie e mandou "Rumming" para o alto-falante.

Vou postar o link do pré amplificador dele, lembrando que o que estou na bancada é o Red Face e esse esquema é o blue face que é uma versão parecida um pouco mais nova.

https://music-electronics-forum.com/filedata/fetch?id=816030


Para terminar de checar a fonte, só verifique agora se os barramentos do pré estão com algo parecido com +15v e -15v. E também com +5 e -5v na seção do subgrave.

Se tudo estiver correto, temos mais um suspeito:

No circuito do power existe um sistema de Mute, formado por q13 e q14. Esse sistema deveria manter a saída em mute na hora que a fonte é ligada, por alguns instantes até que as tensões se estabilizem. Se algum componente desse circuito estiver fora de seus valores ou defeituoso, pode provocar os efeitos que você tem relatado. Eu daria atenção principalmente ao capacitor C16 e aos diodos 1n4004. Como o esquema é de outro modelo, talvez as referências não sejam as mesmas. Mas vale a pena verificar.

Citar
Muito Obrigado por estar me ajudando.
Nós sempre tentamos ajudar. Às vezes conseguimos.

 Smiley


Registrado
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #6 : 05 de Agosto de 2021, as 16:40:40 »


Quando eu ligo com a caixa conectada ele apresenta curto na série, mas quando eu ligo sem está conectado não apresenta e, se eu ligar com a caixa conectada e depois conectar a caixa ele toca normal. Além de acender a lâmpada ele também passa aquele ruído "hummm" no alto-falante da caixa.


Vou acompanhar atentamente esta postagem, pois estou com dois amplificadores da crate com exatamente o mesmo problema descrito. Já testei tudo (cada diodo, capacitor eletrolitico e transistor da etapa de saída e do pré) e não encontrei nenhum defeito.

Boa sorte na resolução do problema! Se eu conseguir alguma solução aqui, aviso vocês.
Registrado

Belo Horizonte - MG
Xtrem
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 67

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 1


« Responder #7 : 06 de Agosto de 2021, as 19:03:13 »

Para terminar de checar a fonte, só verifique agora se os barramentos do pré estão com algo parecido com +15v e -15v. E também com +5 e -5v na seção do subgrave.

Se tudo estiver correto, temos mais um suspeito:

No circuito do power existe um sistema de Mute, formado por q13 e q14. Esse sistema deveria manter a saída em mute na hora que a fonte é ligada, por alguns instantes até que as tensões se estabilizem. Se algum componente desse circuito estiver fora de seus valores ou defeituoso, pode provocar os efeitos que você tem relatado. Eu daria atenção principalmente ao capacitor C16 e aos diodos 1n4004. Como o esquema é de outro modelo, talvez as referências não sejam as mesmas. Mas vale a pena verificar.
 Nós sempre tentamos ajudar. Às vezes conseguimos.

 Smiley




Desculpa a demora para responder é que ontem foi bem corrido.

Mas vamos lá tensão - 15 e + 15 estão bem parecidas, -14,8 e + 14,9 a depender do estágio, por exemplo, na alimentação dos TL072 estão com esses valores mas nos diodos estão com  15 V.

Tensão do subgrave + 7V e não encontrei nada no - 0v. Neste caso, indo pelo esquema e comparando com essa versão da minha bancada ( red face ), essa alimentação deveria está no BA 10339. No caso do esquema que enviei creio que seria o U11. Os diodos 1N4004 estão bons, o C16 eu não encontrei ainda.

Q13 e Q14 também estão bons.

Acho que agora é tentar achar essa falha no - 5v que não aparece né?

Como sempre, Muito Obrigado.

-----
Vou acompanhar atentamente esta postagem, pois estou com dois amplificadores da crate com exatamente o mesmo problema descrito. Já testei tudo (cada diodo, capacitor eletrolitico e transistor da etapa de saída e do pré) e não encontrei nenhum defeito.

Boa sorte na resolução do problema! Se eu conseguir alguma solução aqui, aviso vocês.

Sim, irá nos ajudar também!!

Muito Obrigado!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.065 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal