Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2024, as 17:20:24


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto de Amplificador de Potência  (Lida 22383 vezes)
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« : 28 de Agosto de 2021, as 20:02:31 »

Olá amigos, tudo bem?
Como alguns aqui já tem conhecimento há um tempo em montei um Pré-Amplificador para o uso doméstico, para usar principalmente com toca-discos. Neste link abaixo eu descrevi um pouco dele e pedi ajuda para resolver algumas questões.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=12005.0

Bem, agora o assunto é outro. Resolvi encarar um projeto de Amplificador de Potência, seguindo as mesmas características estéticas do pré-amplificador. Neste exato momento já tenho o gabinete pronto, com os conectores de alimentação, entrada de sinal, saídas para as caixas, porta fusível, chave on/off, led e os VU meter. Os conectores e VU eu comprei no Ali Express e o gabinete fiz manualmente. Abaixo algumas fotos do gabinete já acabado.






Agora cheguei na parte mais complicada do projeto para mim: a escolha do Amplificador propriamente dito. Fiz inúmeras pesquisas e buscas na internet atrás de um projeto ideal de amplificador que atendesse a minha necessidade. Não busco por um amplificador com tanta potência, mas sim que tenha qualidade e que seja relativamente fácil de montar e que não seja muito grande, (o gabinete não é tão grande, principalmente em altura).

Cheguei a conclusão que quero comprar uma placa já montada e assim ganhar tempo e não ter dor de cabeça com fabricação de placas e procura por componentes. Então, nas minhas buscas cheguei nesse amplificador do link abaixo.

https://pt.aliexpress.com/item/1005001923297230.html?spm=a2g0o.cart.0.0.231f3c00OHhDW7&mp=1

Perguntei a dois vendedores do Ali Express e ambos me falaram que se trata de um Amplificador classe A, (não tenho certeza,  Huh?). Bom, o que achei interessante nesse amplificador é o tamanho, não é muito grande e a parte da fonte já está inclusa na placa, bastando apenas conectar o transformador.

No anúncio diz que ele pode gerar até 100 watts por canal, que para mim já é até demais, atualmente uso um Amplificador da AAT Classe AB com 50 watts por canal e já é suficiente.

Então amigos, preciso da ajuda e da opinião de vocês. O que vocês acham desse amplificador? Será que terei um bom som?
A parte da alimentação do projeto diz que pode ser usado de 12 a 28 volts simétricos. Como eu não preciso de tanta potência e tenho pouco espaço pensei em reduzir a voltagem para poder usar um transformador menor e também mais barato, mas não tenho ideia dos valores que ficariam melhor.

Enfim amigos, preciso da opinião e do conhecimento de vocês para dar sequência ao projeto. Toda ajuda será muito bem vinda.
Desde já agradeço o tempo e paciência de vocês.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2021, as 20:38:58 por xformer » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 28 de Agosto de 2021, as 20:36:00 »

Num amplificador classe A, o rendimento é muito ruim (menos de 25 %), de forma que para se ter 100 W na saída, pelo menos 300 W serão desperdiçados sob a forma de calor. E eu não acho que esse dissipador será capaz de dissipar tanto calor assim (600 W se considerar os dois canais). E o posicionamento dos transistores fixados no dissipador não favorece a condução do calor para as aletas por estarem nas extremidades (seria melhor no meio do dissipador).  Então, alguma informação é fajuta: ele não deve ser polarizado em classe A, ou o valor de potência está exagerado, ou as duas informações.  Haja transformador para alimentá-lo.

Faltam especificações no anúncio. Por exemplo, qual a carga para se obter essas potências, qual a sensibilidade de entrada, qual a distorção harmônica total (THD), importantes para você saber se ele vai casar com seu pré e se ele atende as suas expectativas de alta fidelidade.

Se você deixar essa placa + dissipador dentro do seu gabinete fechado, vai dar pra fritar ovo em cima da tampa superior.  Cheesy
« Última modificação: 28 de Agosto de 2021, as 20:41:08 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #2 : 28 de Agosto de 2021, as 20:48:47 »

Num amplificador classe A, o rendimento é muito ruim (menos de 25 %), de forma que para se ter 100 W na saída, pelo menos 300 W serão desperdiçados sob a forma de calor. E eu não acho que esse dissipador será capaz de dissipar tanto calor assim (600 W se considerar os dois canais). E o posicionamento dos transistores fixados no dissipador não favorece a condução do calor para as aletas por estarem nas extremidades (seria melhor no meio do dissipador).  Então, alguma informação é fajuta: ele não deve ser polarizado em classe A, ou o valor de potência está exagerado, ou as duas informações.  Haja transformador para alimentá-lo.

Faltam especificações no anúncio. Por exemplo, qual a carga para se obter essas potências, qual a sensibilidade de entrada, qual a distorção harmônica total (THD), importantes para você saber se ele vai casar com seu pré e se ele atende as suas expectativas de alta fidelidade.

Se você deixar essa placa + dissipador dentro do seu gabinete fechado, vai dar pra fritar ovo em cima da tampa superior.  Cheesy
De fato, essas especificações não aparecem em nenhum anúncio desse mesmo amplificador. Na verdade todos os anúncio do Ali Express não contam com boas informações sobre os circuitos. Por isso minha dificuldade em achar um projeto legal.

Também encontrei alguns anúncios de Amplificadores Classe A que usam os Tip 41, ele tem potência bem mais baixa, em torno de 10 watts por canal. vou procurar um anúncio e por aqui.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 28 de Agosto de 2021, as 20:57:52 »

Pra você ter uma ideia para comparação, esses projetos de amplificadores saíram numa revista e são de 50 W (mono) e com dissipadores de tamanho semelhante ao do anúncio do Ali.



Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #4 : 28 de Agosto de 2021, as 21:08:00 »

Pois é, hahaha
Foi justamente para isso que eu escrevi, pois não tenho o conhecimento necessário para a escolha certa da placa. Estou sem saber qual projeto poderia usar, como falei não precisa ser forte, uns 30 a 50 watts por canal acho que já é bem suficiente. Se alguém tiver uma opção de projeto fico agradecido.  Legal!
« Última modificação: 28 de Agosto de 2021, as 21:50:57 por murbachjean » Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #5 : 28 de Agosto de 2021, as 22:55:33 »

Tu conhece ou leu algo na tua pesquisa sobre o amplificador mini strong? Ele pode fornecer até 100W de potência, tem um material bem documentado e muitas pessoas já construiram ele com sucesso. Inclusive, caso não queiras fazer as placas, tem pronto e também já montado para vender.
Vou deixar um link, nessa postagem fala sobre ele e tem o link do fórum original, além de muita documentação.

https://www.te1.com.br/2014/03/mini-strong-power-amplifier-100w-rms/
Registrado

Grande abraço, Raphael!
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #6 : 28 de Agosto de 2021, as 23:57:14 »

Obrigado Raphael pela sugestão.  Legal!
Vou dar uma olhada nesse amplificador. Como não tenho muito espaço preciso de um amplificador simples e não muito bom potente.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 29 de Agosto de 2021, as 01:07:22 »

Veja se consegue comprar amplificador que seja um módulo de um canal. Assim você compraria dois módulos, de forma a poder posicioná-los (com respectivos dissipadores) melhor dentro do gabinete, cada um embaixo dos furos de ventilação da tampa superior, que estão nos dois lados.  

Considere também usar placas com amplificador classe D, já que eles tem muito melhor rendimento e gerarão menos calor e perdas de energia, o que permite uma fonte menor e transformador mais leve.  Eu acho o TDA7492MV "bem bão",  até 30 W tem menos de 0.1 % de THD, alimentação de fonte simples, eficiência perto de 90 %.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2021, as 01:28:27 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #8 : 29 de Agosto de 2021, as 01:20:14 »

https://www.facebook.com/profile.php?id=100008022437095

Ele vende uma placa lisa que usa o 5200, e quem usou elogiou pela simplicidade e qualidade.
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #9 : 29 de Agosto de 2021, as 15:08:10 »

Eu construi um aparelho para mim nesse molde (mas em gabinete unico) utilizando o pré da ESP (projeto 97) e para o power, depois de testar vários circuitos, optei pelo TDA7265.
ele fornece um pouco menos do que você estipulou, são 25w por canal, por outro lado, já é um amplificador estéreo num encapsulamento só, com pouco mais de uma dúzia de componentes, consegui um amplificador com boa qualidade e bastante confiável.
alimentado por 24v simétricos.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #10 : 29 de Agosto de 2021, as 18:52:27 »

Eu construi um aparelho para mim nesse molde (mas em gabinete unico) utilizando o pré da ESP (projeto 97) e para o power, depois de testar vários circuitos, optei pelo TDA7265.
ele fornece um pouco menos do que você estipulou, são 25w por canal, por outro lado, já é um amplificador estéreo num encapsulamento só, com pouco mais de uma dúzia de componentes, consegui um amplificador com boa qualidade e bastante confiável.
alimentado por 24v simétricos.
Doug achei bem interessante esse projeto, bem fácil a construção e poucos componentes. Lembra a amperagem que usou na fonte?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #11 : 29 de Agosto de 2021, as 20:00:52 »

Lembra a amperagem que usou na fonte?

Toda informação sobre sobre os requisitos da fonte se podem obter no datasheet

https://www.st.com/resource/en/datasheet/tda7265.pdf
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #12 : 30 de Agosto de 2021, as 00:55:55 »

Seguindo a sugestão do Doug achei um placa do TDA7265 no Ali Express. Esse amplificador tem circuito bem simples e também achei vários layouts, mas, fiquei interessado nesse já pronto.

https://pt.aliexpress.com/item/4000636143585.html?spm=a2g0o.cart.0.0.1fc93c008gIlB9&mp=1

Também encontrei alguns outros modelos de Amplificador Classe A, eles tem bem menos potência como descrito no anúncio. Esse abaixo encontrei um vídeo no YouTube que fala um pouco sobre o Amplificador, segundo o autor é um excelente aparelho, mas tem pouca potência.

https://pt.aliexpress.com/item/32798903259.html?spm=a2g0o.cart.0.0.1fc93c008gIlB9&mp=1
https://www.youtube.com/watch?v=2K9DVNlaDMM

Esse aqui abaixo tem um pouco mais de potência mas nenhuma informação.
https://pt.aliexpress.com/item/4000390292159.html?spm=a2g0o.cart.0.0.1fc93c008gIlB9&mp=1

-----
https://www.facebook.com/profile.php?id=100008022437095

Ele vende uma placa lisa que usa o 5200, e quem usou elogiou pela simplicidade e qualidade.
Obrigado pela sugestão, dei uma olhada no link e achei umas placas bem interessantes.  Legal!

-----
Veja se consegue comprar amplificador que seja um módulo de um canal. Assim você compraria dois módulos, de forma a poder posicioná-los (com respectivos dissipadores) melhor dentro do gabinete, cada um embaixo dos furos de ventilação da tampa superior, que estão nos dois lados.  

Considere também usar placas com amplificador classe D, já que eles tem muito melhor rendimento e gerarão menos calor e perdas de energia, o que permite uma fonte menor e transformador mais leve.  Eu acho o TDA7492MV "bem bão",  até 30 W tem menos de 0.1 % de THD, alimentação de fonte simples, eficiência perto de 90 %.
Cheguei a cogitar sim a possibilidade de usar um classe D, seria bem mais fácil, sobraria espaço e sem falar da alimentação que é mais fácil de fazer.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2021, as 01:00:38 por murbachjean » Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #13 : 30 de Agosto de 2021, as 01:28:04 »

Doug achei bem interessante esse projeto, bem fácil a construção e poucos componentes. Lembra a amperagem que usou na fonte?

Meu transformador é de cerca de 5A, era de um aparelho de som antigo que utilizava um C.I da série STK prometendo 50W por canal (queimou e não consegui reposição)então eu reaproveitei tirando algumas voltas do secundário para adequar ao TDA7265.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #14 : 05 de Setembro de 2021, as 05:05:41 »

Olá pessoal
Estou bem propenso a usar o TDA7265 que o Doug sugeriu. A placa é menor, usa apenas um C.I. e isso ajuda bastante no espaço que tenho.
Li no datasheet que ele suporta uma voltagem máxima de de 25 volts.
Pensei em usar um transformador de 18+18, será que posso usar tranquilamente ou depois da retificação vai chegar muito próximo do valor limite?
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal