Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 14:29:25


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Simulando Transformadores  (Lida 2572 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« : 03 de Setembro de 2021, as 21:04:49 »

Achei o artigo abaixo muito interessante:

https://www.allaboutcircuits.com/technical-articles/simulating-non-linear-transformers-in-ltspice/

Principalmente para aqueles que queiram construir, simular e medir suas próprias criações.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #1 : 03 de Setembro de 2021, as 23:50:47 »

Esse sistema de utilizar fórmulas de transformadores não lineares seria perfeito, se não fosse a complicação de que não se pode fazer transformadores mais complexos do que simplesmente um primário e um secundário. No meu caso, para conseguir um transformador pp com um único secundário tive que combinar 2 transformadores, com primários em série, e secundários em paralelo.

O Modelo Ideal, apesar de não simular o os problemas que um transformador real apresenta, trabalha de forma satisfatória, mesmo com circuitos mais sofisticados. Com ele consigo fazer simulações com transformadores PP Ultralineares, com secundários de vários taps, 4, 8, e 16ohms. E transformadores de força com vários primários e secundários.

 Smiley
Registrado
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #2 : 04 de Setembro de 2021, as 03:27:58 »

Note que é um artigo voltado a smps... Essas fontes operam os transformadores de jeitos bem exóticos, a altas frequências e com imperfeições deliberadamente projetadas pra funcionar como indutores acoplados ou osciladores ressonantes. Pra essas coisas é extremamente útil, porque um transformador real nem iria dar certo.

Pra fontes convencionais e transformadores de áudio um modelo ideal atende 99%
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #3 : 05 de Setembro de 2021, as 16:30:08 »

Não sei se o número correto seja 99%, mas você tem razão, muitas das questões que queremos sanar aqui, o modelo ideal/primeira ordem resolve. Por outro lado, acho que modelos mais precisos tendem a trazer conhecimentos mais precisos.

Eu trabalhei algum tempo no COPPE UFRJ, mais precisamente no departamento de física nuclear, fazendo algumas e programando algumas simulações numéricas. Eu lembro por por muitas vezes o pessoal querer modelos mais precisos e completos. O problema desses modelos mais precisos era justamente obter parâmetros mais precisos para determinadas simulações. Nem sempre a literatura traz ou cita o valor desses parâmetros.

...
Pra fontes convencionais e transformadores de áudio um modelo ideal atende 99%
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal