Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 07:12:31


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pré TSW: opções para o power  (Lida 13884 vezes)
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« : 23 de Setembro de 2021, as 06:58:52 »

Boa noite!
A respeito do meu TSW, cujas fotos estão postadas no tópico de fotos de amplificadores:

Inicialmente eu iria utilizar uma potência com um par 2sc5200/2sa1943, uma placa que comprei pronta porque estava com pressa de terminar, mas a qualidade do áudio ficou sofrível combinada com o TSW, mesmo após eu ter implementado o multiplicador de Vbe.

Daí parti pro bom e velho TDA7293 e o som ficou matador. O triste é que eu comprei um lote de 5 unidades e apenas 3 funcionaram... A galera está impossível na falsificação. Abri reclamação com o vendedor e se ele não resolver, vou abrir reclamação no mercadolivre.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2021, as 01:59:54 por jplavareda » Registrado

Belo Horizonte - MG
tarsilioyanko
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 143

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 21


GuitTar!!!


« Responder #1 : 23 de Setembro de 2021, as 16:53:09 »

Eu comprei um TDA-7293 veio sem funcionar. Creio que falsificado, achei em uma loja o TDA-7294 e fiz uma alteração em um capacitor e funcionou.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #2 : 23 de Setembro de 2021, as 23:12:26 »

A caixa de madeira não deixou ele muito pesado?

Inicialmente eu iria utilizar uma potência com um par 2sc5200/2sa1943, uma placa que comprei pronta porque estava com pressa de terminar, mas a qualidade do áudio ficou sofrível combinada com o TSW, mesmo após eu ter implementado o multiplicador de Vbe.

Já liguei um TSW em um desses amplificadores classe D chinês e o resultado é muito bom. Ao longo destes anos, só não experimentei TSW com queijo. É um projeto que não decepciona quando usado com um power que não estrague o som dele.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #3 : 24 de Setembro de 2021, as 05:10:38 »

Eu comprei um TDA-7293 veio sem funcionar. Creio que falsificado, achei em uma loja o TDA-7294 e fiz uma alteração em um capacitor e funcionou.

Pois é! Já li que uma das formas de falsificação é justamente remarcar o TDA7294 como 7293. Desses dois que não funcionaram, um estava funcionando perfeitamente e simplesmente queimou do nada após uns 5 minutos ligado (tudo estava correto, com mica, pasta térmica e bucha isoladora). O outro simplesmente não dá som e não acende a lâmpada em série. Vou montar uma placa com a modificação na posição do capacitor e ver se este último funciona como se fosse um 7294.

-----
A caixa de madeira não deixou ele muito pesado?

Não ficou pesada, não! Utilizei tábuas de 10mm de Tauarí, que tem uma densidade apenas um pouco maior que o Marupá (caixeta).

Já liguei um TSW em um desses amplificadores classe D chinês e o resultado é muito bom. Ao longo destes anos, só não experimentei TSW com queijo. É um projeto que não decepciona quando usado com um power que não estrague o som dele.

Bom saber disto, pois meu próximo projeto é justamente o canal Clean do TSW com uma dessas plaquinhas prontas da china (TDA9832). Só que estou enfrentando um problema: A alimentação da potência e simples (vou utilizar +19v de uma fonte de notebook), já a do pré amplificador e dupla (+ e - 15v). Alguma sugestão de como contornar esse problema???
« Última modificação: 24 de Setembro de 2021, as 05:21:28 por jplavareda » Registrado

Belo Horizonte - MG
tarsilioyanko
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 143

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 21


GuitTar!!!


« Responder #4 : 24 de Setembro de 2021, as 06:44:56 »

Valeu por lembrar! não fiz esse teste. Possa ser que o meu TDA7293 que não funcionou seja um TDA7294.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #5 : 24 de Setembro de 2021, as 14:49:53 »

Bom saber disto, pois meu próximo projeto é justamente o canal Clean do TSW com uma dessas plaquinhas prontas da china (TDA9832). Só que estou enfrentando um problema: A alimentação da potência e simples (vou utilizar +19v de uma fonte de notebook), já a do pré amplificador e dupla (+ e - 15v). Alguma sugestão de como contornar esse problema???

Eu fiz uma versão do pré clean + um tda3116 (classe D) em uma caixa patola plástica e uma fonte chaveada de 24V.  EU usava como amplificador de reserva para shows (quando eu fazia). Era leve e confiável. (depois passei a usar como amp principal em ensaios)

Para conseguir as tensões negativas e positivas eu usei dois LM2596.

   https://www.ti.com/product/LM2596

Na página 13 do manual tem o circuito que se obtém o rail negativo.

Uma outra tentativa é tentar fazer um divisor de tensão dos 19 volts e usra um terra virtual. EU NUNCA FIZ ISSO, mas com alguns cuidados, acredito que possa ser feito. Neste caso você pode tentar dois resistores e um capacitor, conectando o terra virtual ao circuito. Na hora de ligar a entrada, conecte o plugue de entrada ao terra verdadeiro e não ao terra do pré. O terra do pré, que é ligado ao terra virtual deve ficar 'flutuando". A alimentação negativa do pré é ligado ao terra verdadeiro e a alimentação positiva aos 19 volts. De novo, EU NUNCA FIZ ISSO, tente com cuidado.

Eu prefiro usar reguladores como o LM2596 por que eles fazem o seu trabalho sem consumir muito da fonte.

Até onde eu testei, a qualidade destes reguladores é boa, Jà das fontes chaveadas, como a que usei no projeto, péssimas.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #6 : 24 de Setembro de 2021, as 18:28:41 »

Bom dia! Fiz um esboço baseado no que você sugeriu:



Seria isso mesmo? Tomando o PREAMP como referência, o sinal de entrada +IN ligaria normalmente e o -IN passaria a ser o -V do preamp, como se fosse um pedal, correto?
Para a saída de sinal do preamp para o power amp, o OUT+ seguiria normal e o OUT- seria agora o -V do preamp?

Vou corroer a placa do pré e testar em alguns dias

Muito grato!

Valeu por lembrar! não fiz esse teste. Possa ser que o meu TDA7293 que não funcionou seja um TDA7294.

Tarsilio, suspeita confirmada. Mas não foi com nenhum desses dois TDAs novos que não funcionaram. Eu tenho por aqui um outro "TDA7293" que estava apresentando um som muito ruim e com ruido. Realizei a troca do capacitor para a posição 7294 e bingo!!!! Funcionou perfeitamente!!!!


-----
Fiz o circuito divisor de tensão de acordo com o esquema acima. Funcionou, mas o pré ficou muito ruidoso. Utilizei Resistores de 51k e o capacitor de 220uF. O curioso é que a tensão positiva começa alta (19v) e vai diminuindo gradualmente até chegar nos 8,5v. Com a tensão negativa ocorre o mesmo, só que começa no 0v, indo gradualmente até -8,5v. Vou tentar outros valores de resistor e melhorar a filtragem pra ver se resolve.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2021, as 17:01:31 por jplavareda » Registrado

Belo Horizonte - MG
tarsilioyanko
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 143

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 21


GuitTar!!!


« Responder #7 : 25 de Setembro de 2021, as 17:02:47 »

Massa, JPLAVAREDA! ainda vou testar o que eu tenho aqui! o bom é que diminui os prejuízos quando dá certo, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...
Registrado
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« Responder #8 : 27 de Setembro de 2021, as 23:25:33 »

Tem um circuito de inversor de tensão usando o ci 555, porque não faz um teste jplavareda? Uso um alimentando o preamp do marshall 3005 aqui sem ruídos, seguido de um redbox II.
Utilizo plugado direto no PA da igreja através do XLR do redbox.
Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #9 : 28 de Setembro de 2021, as 02:45:11 »

Tem um circuito de inversor de tensão usando o ci 555, porque não faz um teste jplavareda? Uso um alimentando o preamp do marshall 3005 aqui sem ruídos, seguido de um redbox II.
Utilizo plugado direto no PA da igreja através do XLR do redbox.

Você poderia disponibilizar o esuqema elétrico que utilizou? Muito grato!
Registrado

Belo Horizonte - MG
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« Responder #10 : 02 de Outubro de 2021, as 11:33:32 »

Utilizei esse esquema aqui;
https://www.passeidireto.com/arquivo/6423967/inversor-de-tensao-com-555
Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #11 : 06 de Outubro de 2021, as 01:09:16 »

Qual é a capacidade de corrente deste circuito? Não seria melhot usar um 7660?

Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #12 : 06 de Outubro de 2021, as 15:28:13 »

Qual é a capacidade de corrente deste circuito? Não seria melhot usar um 7660?


Sim ! Com certeza seria melhor porém, o problema atual é encontrar um desses sem ser falsificado. Tarefa difícil aqui no mercado brasileiro
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« Responder #13 : 07 de Outubro de 2021, as 18:24:43 »

Não sei dizer qual seria a corrente, hgamal, mas como o bossman citou, tá complicado encontrar componentes originais hoje em dia.
Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #14 : 07 de Outubro de 2021, as 18:54:35 »

Eu compro muito componente no Aliexpress, não sei se sou sortudo, mas até em componentes bem antigos, só tive problemas uma vez.

Não sei dizer qual seria a corrente, hgamal, mas como o bossman citou, tá complicado encontrar componentes originais hoje em dia.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal