Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Maio de 2024, as 06:50:46


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda Pré-Amplificador  (Lida 39750 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #15 : 15 de Janeiro de 2022, as 20:11:52 »


Bem, enquanto isso resolvi montar este circuito usando o NE5532, que é quase igual como eu já disse acima o circuito que compõe o projeto do LM1036


Esse circuito de pré, tem um erro conceitual que é de colocar o controle de volume na saída, além de colocar um resistor de 1 k em série.  Isso aumenta a impedância de saída do pré, que preferencialmente desejamos que seja baixa, para que não haja atenuação do sinal que vai entrar no amplificador de potência, caso a impedância de entrada deste não seja muito alta.  
Pode reduzir bastante o resistor de 1 k (menos de 100 ohms, que em tese serviria para evitar o curto-circuito da saída - eu nem sei se o 5532 já tem proteção contra curtos) e o volume devia estar no lugar do R1 e  R2.  

A gente usa amplificador operacional porque ele tem característica vantajosa de ter alta impedância de entrada e baixa impedância de saída, e aí o sujeito  desenha um circuito colocando resistores altos na saída, anulando o benefício da baixa impedância e talvez até anulando o ganho de tensão que o pré fornece se o amplificador de potência não tiver entrada com alta impedância.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2022, as 12:24:26 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #16 : 16 de Janeiro de 2022, as 08:03:50 »

Maravilha, vou por 47R ou 51R

-----
Fiz as alterações sugeridas. A amplificação aumentou bastante, mas o som continua mais magro que o outro pré-amplificador.

Sigo na luta.   Roll Eyes

-----
Este é o Pré-amplificador de Phono que vou utilizar



O projeto é este:

https://hackaday.io/project/6167-muffsy-phono-preamp-pp-3

Achei ele muito interessante pelas possibilidades diferentes de configuração.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2022, as 20:41:58 por murbachjean » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #17 : 16 de Janeiro de 2022, as 21:58:37 »

Defina o que é  "som mais magro".  Tem que dar mais comida pra  ele ? 🤣
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2022, as 22:00:00 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #18 : 16 de Janeiro de 2022, as 22:59:28 »

Digamos que com mais médios, falta graves, cheia a ser meio incomodativo e é bastante perceptível.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #19 : 17 de Janeiro de 2022, as 12:15:17 »

Se a percepção da falta de graves é comparada com o pré que tem controle de tom com reforço de graves, pode ser essa a causa. O pré limpo teria em tese, resposta plana a partir dos 10 Hz (o corte é em 3.3 Hz), ou seja, toda faixa de graves e cairia depois nos agudos devido à compensação interna do amplificador operacional.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #20 : 17 de Janeiro de 2022, as 12:18:27 »

Também acho que é isso. Vou montar o primeiro circuito com as modificações sugeridas e ver como se comporta.

-----
Nas minhas pesquisas também achei este projeto:

https://sound-au.com/project88.htm
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2022, as 12:23:43 por murbachjean » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #21 : 17 de Janeiro de 2022, as 12:37:32 »

Você pode colocar um reforço de graves fixo no pré. Uma ideia seria dividir o R45 em dois resistores e colocar um capacitor (por exemplo 100 nF) em paralelo com um deles. Isso vai fazer o ganho do amplificador operacional ser maior em frequências graves e ganho caindo nos médios e agudos. 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #22 : 17 de Janeiro de 2022, as 15:16:54 »

Alternativamente pode-se colocar um trimpot de 10k, sendo que os pinos 1 e 3 vão onde ficam os terminais do resistor, e o capacitor entre os pinos 1 e 2. É basicamente o mesmo que o xformer sugeriu, mas com possibilidade de ajuste.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #23 : 17 de Janeiro de 2022, as 19:51:03 »

Essa ideia de reforçar os graves, tem na datasheet do LM386, como "bass booster".

O circuito é assim:



O resistor de realimentação é dividido em duas partes: uma fixa e uma variável com a frequência (o resistor em paralelo com o capacitor). Como a reatância do capacitor vai diminuindo com o aumento da frequência, o valor do ganho diminui. No caso dos valores que eu usei no esquema, o ganho para graves entre 10 Hz e 100 Hz chega perto de 26 dB (20x) e diminui para 20 dB (10x) depois do 1 kHz.
Veja o gráfico da resposta de frequência do circuito com os ganhos (linha verde) e as defasagens (linha vermelha) inseridas pelos capacitores:


A ideia do Darkslanio é muito boa, pois você consegue ajustar e mover a curva verde, alterando o quanto de reforço vai ocorrer, mas vira um controle de tom no fim das contas.

Se fizer citação desta mensagem, retire as imagens de dentro da citação.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #24 : 17 de Janeiro de 2022, as 20:41:14 »

Bem, eu fiz as alterações sugeridas primeiramente na mesma placa que já tinha. Não sei se cometi algum erro na montagem mas passa um sinal bem baixinho. Alguma coisa tá errada, conferi a placa e aparentemente não achei nada. Embarrassed

-----
Pessoal, eu cometi um erro na montagem por falta de atenção, não vi que a referencia de GND do primeiro circuito era outra e acabei ligando no mesmo GND dos outros componente. Também fiz isso no circuito proposto pelo xformer.



Bem, fiz as mudanças como está proposto. Colocando o terminal 1 do potenciômetro ao resistor de 1K, mas o circuito não funciona corretamente. O potenciômetro não controla o volume.

Coloquei o terminal do potenciômetro ao terra e o resistor ligado a um capacitor de 47uF e ele ao terra, mas também não funcionou.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2022, as 12:08:20 por murbachjean » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #25 : 18 de Janeiro de 2022, as 13:01:42 »

O SGND (signal ground) e o PGND (power ground - ou terra da fonte simétrica)  devem ser conectados em algum ponto (provavelmente há uma placa para o circuito do pré e outra placa para o circuito da fonte simétrica).  Então saem 3 fios (+V, terra e -V) da fonte para alimentar o pré. Na placa do pré deve ter os capacitores de filtragem e desacoplamento ligados ao terra que vem da fonte.  Mas o problema de não funcionar deve ser outro. Experimente  trocar o ci do amplificador operacional.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2022, as 13:02:18 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #26 : 18 de Janeiro de 2022, as 22:08:13 »

Olá pessoal.

De fato o xformer estava correto, troquei o ci que estava usando (OPA134) pelo e LM741 e ele funcionou. Claro que, com certeza ele é falso.  Toma na Cabeça

Dessa forma, fiquei meio desolado, hehehe. Minha opção agora é usar um operacional duplo, pois posso usar o NE5532 e se por acaso conseguir comprar o OPA2134 posso fazer esse upgrade.

Quanto ao sinal obtido com o circuito ele é praticamente igual ao som do circuito com NE5532, um pouco mais de agudos e menos graves, era de se esperar pois a faixa de amplificação é a mesma como os amigos muito bem explicaram.

Agora minha dúvida é a seguinte: montar esse mesmo projeto que estou trabalhando desde o inicio, mas como o NE5532 como foi sugerido pelo xformer com o bass booster que gostei bastante. Pensei ate em colocar uma chave para ligar ou desligar essa opção.

Ou montar este circuito aqui tirado daqui: https://sound-au.com/project88.htm



Esse esquemático eu mesmo desenhei, tirando algumas coisas do projeto original. Pensei também na possibilidade de colocar o bass booster nele.

Outra coisa, por ele usar os dois estágios do NE5532 traz algum beneficio?

Por fim, gostaria de agradecer todos que tem me ajudado nessa empreitada, todas as conversas e sugestões me ajudaram muito.  Legal!
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2022, as 10:14:20 por murbachjean » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #27 : 19 de Janeiro de 2022, as 08:25:54 »

Olá pessoal.

De fato o xformer estava correto, troquei o ci que estava usando (OPA2134) pelo e LM741 e ele funcionou. Claro que, com certeza ele é falso.  Toma na Cabeça


Essa sentença aqui ficou meio confusa de entender, afinal você trocou o OPA2134 pelo LM741 ou trocou o LM741 pelo OPA2134 ? pergunto porque desde o início eu achei que você estava usando o LM 741 e estava aguardando chegar o "mais caro" OPA
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2022, as 08:28:10 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #28 : 19 de Janeiro de 2022, as 10:16:05 »

Opa eu errei aí em cima (corrigido já). No início eu testei com LM741 mas não funcionou, depois eu fiz todas as alterações no circuito proposto aqui, e aí chegou o OP134, eu coloquei ele mas não funcionou. Aí troquei novamente pelo LM741 e funcionou como descrevi acima.

Agora eu tenho o circuito funcionando mas não tenho o OPA134 que é para ter bem mais qualidade que o LM741
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2022, as 10:18:50 por murbachjean » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #29 : 19 de Janeiro de 2022, as 11:12:08 »

Com esse último circuito de dois estágios de amplificação, talvez o ganho total seja pouco, quase 5x.  Pode ser necessário aumentar um pouco o ganho, já que você reclamou de pouco ganho nos primeiros experimentos.
Eu acho que nem precisa usar um NE5532 ou OPA134/2134 para conseguir um áudio decente no pré.  Talvez um TL072 (ou TL082) barato resolva a parada.

Poste a foto do OPA134 falsificado para a gente saber como é.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal