Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 00:41:31


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mais um prego no caixão da teoria "Madeira influencia no som da guitarra?"  (Lida 8930 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« : 02 de Março de 2022, as 09:46:16 »

https://www.youtube.com/watch?v=n02tImce3AE

Definitivamente, uma coisa eu descobri nesse vídeo: esse Seymour Duncan Vintage stack é o bicho!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #1 : 02 de Março de 2022, as 13:56:55 »

Vou construir uma air guitar ! Chega de ficar carregando peso  Cheesy madeira é supervalorizada  Azn
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #2 : 02 de Março de 2022, as 14:16:01 »

Vou construir uma air guitar ! Chega de ficar carregando peso  Cheesy madeira é supervalorizada  Azn

As fábricas que entregavam instrumentos de aglomerado (não vou citar nomes) já sabiam disso, estavam na vanguarda e preocupadas com o desenvolvimento sustentável  Cheesy  Legal!
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #3 : 02 de Março de 2022, as 14:37:08 »

Essa questão é muito interessante, mas é bem polêmica. Mas ela corrobora com medições feitas em uma universidade brasileira, por um pesquisador, que revelou (segundo as medidas) a pouca ou nenhuma influência da madeira no timbre.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #4 : 02 de Março de 2022, as 15:56:51 »

Madeira é como o banco de um carro: não influencia a potência do motor, mas pode mudar o conforto para quem dirige, e a aparência do carro. Pode haver quem diga que a mudança de 100 gramas no peso do banco vai mudar a velocidade de um carro de meia tonelada, mas só mudar o tipo de gasolina tem efeito bem maior. Bem, quem acredita em tonewood acha que o banco de couro legítimo é fundamental na velocidade final do carro, mesmo que esteja com gasolina batizada, pneu careca e óleo gasto.
Qual a vantagem de se gastar milhares de reais para se ter uma madeira exótica, se com o mesmo se pode adquirir falantes melhores e um amp melhor?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
tarsilioyanko
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 144

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 22


GuitTar!!!


« Responder #5 : 02 de Março de 2022, as 16:21:34 »

Interessante a matéria, quebra alguns mitos e lendas antigas sobre o assunto.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #6 : 03 de Março de 2022, as 09:01:16 »

Qual a vantagem de se gastar milhares de reais para se ter uma madeira exótica, se com o mesmo se pode adquirir falantes melhores e um amp melhor?

Acho que o maior aprendizado destes artigos sobre madeira é justamete esse. Há maneiras mais rápidas de melhorar o som da guitarra!

Sempre que me perguntam qual é o único componente que mais influencia no som da guitarra, eu respondo: "Alto-Falante! Se você tem poucos recursos e quer dar um "up" no seu som, comece por ele."
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #7 : 03 de Março de 2022, as 11:12:17 »

Após 34 anos tocando guitarra, uma coisa que sempre vejo o povo negligenciar também e que, na minha opinião, influencia bastante no resultado final: cordas. Cordas vibram de maneira diferente (pode ser o núcleo mais pesado, o material utilizado, etc) e assim afeta de formas múltiplas o campo magnético dos captadores. Afeta o volume/ganho final (bastante) e o timbre.
Aí entram as variáveis: calibre, material, fabricante. E claro, alguns captadores vão casar melhor com essa ou aquela marca para produzir um determinado som. No fim, o gosto pessoal é que vai determinar a melhor combinação.
« Última modificação: 03 de Março de 2022, as 11:28:31 por silvioalvim » Registrado
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #8 : 03 de Março de 2022, as 14:51:01 »

Acho que o maior aprendizado destes artigos sobre madeira é justamete esse. Há maneiras mais rápidas de melhorar o som da guitarra!

Sempre que me perguntam qual é o único componente que mais influencia no som da guitarra, eu respondo: "Alto-Falante! Se você tem poucos recursos e quer dar um "up" no seu som, comece por ele."

O resumo da ópera é bem esse! Se sua guitarra tem um hardware que garanta afinação e a funcionalidade de tudo, invista em bons captadores que a mágica acontece. Se seu amplificador não tem um voice tão agradável, é fato que bons falantes vão fazer toda a diferença. Mas nesse nível a discussão fica infinita, comparativos entre captadores e falantes são muito subjetivos e rendem boas conversas. Como nossa economia não nos ajuda muito frente ao mercado do tio Sam, eu particularmente vou tentando garimpar as opções nacionais e o mercado de pulgas atrás do santo graal do "meu padrão de timbre".
Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #9 : 04 de Março de 2022, as 08:47:41 »

Após 34 anos tocando guitarra, uma coisa que sempre vejo o povo negligenciar também e que, na minha opinião, influencia bastante no resultado final: cordas. Cordas vibram de maneira diferente (pode ser o núcleo mais pesado, o material utilizado, etc) e assim afeta de formas múltiplas o campo magnético dos captadores. Afeta o volume/ganho final (bastante) e o timbre.
Aí entram as variáveis: calibre, material, fabricante. E claro, alguns captadores vão casar melhor com essa ou aquela marca para produzir um determinado som. No fim, o gosto pessoal é que vai determinar a melhor combinação.

https://www.youtube.com/watch?v=yiFcw-H5DN8

Falando em cordas...
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #10 : 04 de Março de 2022, as 09:34:42 »


Ué... esse é o mesmo video que o hgamal postou lá no começo
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 81



« Responder #11 : 04 de Março de 2022, as 11:10:59 »

Há um bom tempo eu escrevi aqui em algum lugar que a guitarra tem um som feio por si só, pobre, por isso depende de tantos equipamentos, pedais, amplificadores, etc. Nossa, quase fui fuzilado pra variar. O som DE guitarra bom é um conjunto de componentes. O som DA guitarra é feio. No som DA guitarra sim a madeira terá influência. Como isso soará no som DE guitarra que está sendo produzido é o ponto da questão que nunca chega num consenso.
Registrado

Salto - SP
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #12 : 05 de Março de 2022, as 17:38:29 »

Ué... esse é o mesmo video que o hgamal postou lá no começo

É o mesmo cara, mas é outro vídeo. Este é só sobre cordas.

Recapitulando, o primeiro:
https://www.youtube.com/watch?v=n02tImce3AE

E o que postei foi este:
https://www.youtube.com/watch?v=yiFcw-H5DN8

-----
Há um bom tempo eu escrevi aqui em algum lugar que a guitarra tem um som feio por si só, pobre, por isso depende de tantos equipamentos, pedais, amplificadores, etc. Nossa, quase fui fuzilado pra variar. O som DE guitarra bom é um conjunto de componentes. O som DA guitarra é feio. No som DA guitarra sim a madeira terá influência. Como isso soará no som DE guitarra que está sendo produzido é o ponto da questão que nunca chega num consenso.

Concordo. De certo modo a guitarra elétrica é o pior violão possível (em termos acústicos).Se um som DA guitarra bonito fosse importante, a melhor guitarra do mundo seria um bom violão com um bom captador.
« Última modificação: 05 de Março de 2022, as 17:46:47 por gfr » Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #13 : 06 de Março de 2022, as 11:46:29 »

Há algumas semanas uma corda E aguda 0.11 (D'Addario) quebrou. Eu tinha um jogo de cordas 0.11 de outra marca (GHS) e fiz a substituição de uma única corda, uma vez que as demais estavam ainda em ótima condição. No fim, eu tinha uma corda com volume muito abaixo das outras. O calibre era o mesmo, ambas nomeadas "nickel", embora sem mais detalhes sobre a composição da liga. Diante do problema, resolvi tentar com uma corda E D'Addario de um jogo 0.10 que tinha aqui, também nova. Permaneceu o som "perninha". A solução foi comprar um novo jogo 0.11 D'Addario e colocar e fazer a substituição por uma corda equivalente à original que havia partido. Só assim tive mais equilíbrio de volume.
Já havia passado por situação parecida em outra oportunidade, com outra guitarra. Fiz de teimoso mesmo.
Agora não faço mais  Wink
« Última modificação: 06 de Março de 2022, as 11:47:37 por silvioalvim » Registrado
Joe_Leone
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 1

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #14 : 07 de Março de 2022, as 20:05:22 »

Vale lembrar que fatores como resistência mecânica da madeira influenciam em como o hardware vai se comportar e, por consequência, na "tocabilidade" do instrumento...

Concordo no ponto em que a madeira é importante como hardware!

Acredito que tenha uma pequena influência no som sim, pois sistemas que envolvem vibração são bastante complexos mecanicamente, mas não há dúvida que isso é pouco relevante.

P.S. ainda quero ter uma guitarra de alumínio!
« Última modificação: 07 de Março de 2022, as 20:11:12 por Joe_Leone » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.054 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal