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Autor Tópico: Reparo de Marshall Valvestate 8040  (Lida 7938 vezes)
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« Responder #15 : 20 de Abril de 2022, as 10:47:20 »


No esquema tem o "power transformer part number t5939" e logo depois o "autotransformer part number 5899", não sei dizer como é a ligação deles, parece que vai do power transformer 5939 para os dois resistores R62 e R63, parece que são resistores de 68ohms e 3W pelo esquema, o auto transformador está ligado "de lado" em relação a eles, vou verificar tudo isso.

O autotransformador claramente está ligado no secundário do transformador principal para suprir a alta voltagem para a válvula. O uso de um autotransformador para essa finalidade só é seguro nesse caso porque o transformador principal já isola a rede elétrica.

Só precisa fazer as medições, ao menos por ora, no transformador principal. Dificilmente o autotransformador estará queimado, a corrente sobre ele é minúscula.
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« Responder #16 : 20 de Abril de 2022, as 11:14:09 »

Senhores, descobri o problema já, suponho, o transformador que uso tem saída de 127V, vou ligar ele num outro transformador que saia 115 volts que tem aqui e realizar as medições que me indicaram, mas pelo que falaram aqui o problema foi realmente usar ele por muito tempo em 127 volts.
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« Responder #17 : 20 de Abril de 2022, as 12:30:34 »

Ele não tem chave seletora de voltagem não? Se tem primário de 240V, deve funcionar em 220 sem problema algum, está dentro das tolerâncias.

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Manda uma foto mostrando o transformador maior, na parte onde ficam os terminais.
« Última modificação: 20 de Abril de 2022, as 12:31:24 por darkislanio » Registrado

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« Responder #18 : 20 de Abril de 2022, as 13:34:57 »

Eu posso ligar ele todo desmontado, com a placa desconectada do falante?
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« Responder #19 : 20 de Abril de 2022, as 13:40:15 »

De 120 para 127 V  está dentro da tolerância de operação. É pouco mais do que 5% além do valor nominal. A própria variação na rede pode ter o mesmo efeito (inclusive compensando para menor).
  Apesar de forçar um pouco alguns componentes, os que são porcaria iriam pifar mesmo com a tensão correta.
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« Responder #20 : 20 de Abril de 2022, as 13:44:08 »





Esse é o transformador, caso precisem ver de outro angulo só falar!

Está saindo 16V do transformador, estou medindo agora.
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« Responder #21 : 20 de Abril de 2022, as 13:49:46 »

Não tem chave de seleção de voltagem?
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« Responder #22 : 20 de Abril de 2022, as 13:51:21 »

Não tem chave seletora, só um papel indicando que é 120V, pelo que vocês disseram, está tudo ok com o transformador e com o TDA 1514, eu acho que não é exatamente o 1514 vou mandar uma foto dele.
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« Responder #23 : 20 de Abril de 2022, as 13:56:33 »

É possível colocar uma chave seletora, assim como mudar a ligação dele para 240 e evitar ter que ficar usando transformador adequador de tensão. O primário desse transformador, ao menos indica que a ligação para 120V é com os primários em paralelo. É só mudar para ligação em série (não esquecendo de ligar as bobinas em fase).
Caso vá fazer isso, é interessante fazer uma tomada com lâmpada incandescente em série, para não correr o risco de queimar o transformador com a ligação errada.
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« Responder #24 : 20 de Abril de 2022, as 14:40:32 »

...seria possível "transformar" ele numa caixa 1x12?
Ele "já é" uma caixa 1 x 12".
O que você pode fazer é aproveitar o chassis e colocar o circuito de outro amplificador.
« Última modificação: 20 de Abril de 2022, as 14:49:13 por kem » Registrado

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« Responder #25 : 20 de Abril de 2022, as 16:41:18 »

Não tem chave seletora, só um papel indicando que é 120V, pelo que vocês disseram, está tudo ok com o transformador e com o TDA 1514, eu acho que não é exatamente o 1514 vou mandar uma foto dele.

Na verdade o código completo do ci é TDA1514A e tem dois cis iguais com outros códigos que é o NTE7118 e ECG7118.  Mas se você escreveu que ele está ok, menos pior. 

Se for medir as tensões no circuito, troque logo os capacitores danificados (quais são as designações deles ? "C" o quê ?), pois o não funcionamento deles pode danificar outros componentes.
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« Responder #26 : 20 de Abril de 2022, as 21:43:33 »

Eu trocaria os cinco eletrolíticos grandes, só por garantia, mas os mais críticos são aqueles dois que ficam perto do dissipador, visivelmente ruins. Ainda assim, eu testaria o transformador desconectado do amp, por precaução.
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« Responder #27 : 21 de Abril de 2022, as 10:56:05 »

É possível colocar uma chave seletora, assim como mudar a ligação dele para 240 e evitar ter que ficar usando transformador adequador de tensão. O primário desse transformador, ao menos indica que a ligação para 120V é com os primários em paralelo. É só mudar para ligação em série (não esquecendo de ligar as bobinas em fase).
Caso vá fazer isso, é interessante fazer uma tomada com lâmpada incandescente em série, para não correr o risco de queimar o transformador com a ligação errada.

Bom dia, eu vou ter que estudar bem mais pra poder fazer isso hahaha, tá bem além do que eu sei sobre o assunto. Idem pra situação de colocar outro transformador pra não sobrecarregar o principal, eu apenas trocando os componentes danificados consigo fazer o amplificador funcionar novamente? Se eu ligar um estabilizador nele, diminuo as chances de um problema igual ao que ocorreu se repetir?

Esse reparo infelizmente vai ser feito "aos poucos", vou ter que esperar uns dias pra comprar esses componentes; ontem medimos e o transformador a princípio está ok, fiz com dois colegas de trabalho que possuem formação técnica em eletrônica, retirei os dois capacitores de 1000uF, os dois resistores R62 e R63 (68ohms/3W) e dois resistores R55 e R59 (180ohms/3w).

Minha dúvida agora é o seguinte, eu posso comprar qualquer capacitor de 1000uF 16V, resistor de 68 e 180 ohms, tendo o mesmo tamanho que os anteriores? Qualquer um, de qualquer "marca" vai funcionar do mesmo modo? Eu consigo fazer esse amplificador voltar a funcionar até conseguir fazer essas outras modificações que vocês falaram, como transformar ele para 240V, colocar o outro transformador, etc? Grato!

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Na verdade o código completo do ci é TDA1514A e tem dois cis iguais com outros códigos que é o NTE7118 e ECG7118.  Mas se você escreveu que ele está ok, menos pior. 

Se for medir as tensões no circuito, troque logo os capacitores danificados (quais são as designações deles ? "C" o quê ?), pois o não funcionamento deles pode danificar outros componentes.

São o C31 e C32, um deles abriu, removi os dois ontem de tarde, ainda vou comprar outros para colocar na placa. Desde que o amplificador parou, eu não liguei mais ele pra evitar mais danos, ligamos ontem para medir as tensões e agora, só ligo de novo depois de colocar os componentes novos no amplificador.


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Além de trocar os resistores, eu ainda deixaria de usar as trilhas da placa para os filamentos e os ligaria com dois fios enrolados.

Como eu faço isso? Qualquer fio de cobre serve? Tem alguma foto de algo parecido que eu possa me basear pra fazer isso? Teria como me explicar o que são esses filamentos? São as "pernas" de metal do resistor, onde a gente solda na placa?

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Ele "já é" uma caixa 1 x 12".
O que você pode fazer é aproveitar o chassis e colocar o circuito de outro amplificador.

Eu quis dizer sobre colocar uma entrada p10 pra usar ele com um head, mas graças a Deus não vai precisar mais disso!

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Eu trocaria os cinco eletrolíticos grandes, só por garantia, mas os mais críticos são aqueles dois que ficam perto do dissipador, visivelmente ruins. Ainda assim, eu testaria o transformador desconectado do amp, por precaução.

Interessante, vou ver se espero um pouco e compro todos então. Quanto ao transformador, os fios já se soltaram da placa, meço ele e vou ver se refaço todas essas soldas, já estão bem desgastadas...
« Última modificação: 21 de Abril de 2022, as 12:00:52 por Felippe Marques » Registrado
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« Responder #28 : 21 de Abril de 2022, as 12:08:55 »

Sobre comprar outros componentes para substituir não se baseie no tamanho mas, sim na especificação... Se os resistores antigos são 3W de dissipação compre resistores de 3W de dissipação... os mais novos tendem a serem menores porém devido a modernização e uso de diferentes materiais e técnicas para sua fabricação torna-se possível fabrica-los com tamanho menor

A mesma ideia se aplica aos capacitores

Ah ! E não fique ligando o amplificador com o transformador dele conectado a placa... Se for fazer mais medições desconecte ele da placa
« Última modificação: 21 de Abril de 2022, as 12:10:22 por bossman » Registrado

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« Responder #29 : 21 de Abril de 2022, as 13:09:41 »

Sobre comprar outros componentes para substituir não se baseie no tamanho mas, sim na especificação... Se os resistores antigos são 3W de dissipação compre resistores de 3W de dissipação... os mais novos tendem a serem menores porém devido a modernização e uso de diferentes materiais e técnicas para sua fabricação torna-se possível fabrica-los com tamanho menor

A mesma ideia se aplica aos capacitores

Ah ! E não fique ligando o amplificador com o transformador dele conectado a placa... Se for fazer mais medições desconecte ele da placa

Então, eu posso comprar qualquer um que seja igual a eles, com as mesmas especificações? Dei uma pesquisada no mercado livre e encontrei lotes de 10 capacitores, por exemplo, posso comprar desses, ou tem alguma loja, fabricante, etc, que venda componentes confiáveis que vocês me recomendem? Pode ser até loja física ser for na região de Brasilia ou DF.

Outra coisa, esses capacitores aqui operam até 85ºC, mas só acho os que vão até 105ºC, tem problema usar ou tem que ser igual nesse ponto também?

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