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Autor Tópico: Reparo de Marshall Valvestate 8040  (Lida 7928 vezes)
xformer
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« Responder #30 : 21 de Abril de 2022, as 13:25:09 »

Os capacitores  C31 e C32 são filtros das fontes de +12 V e -12 V que alimentam os amplificadores operacionais. Se achar capacitor de 1000 microfarad (uF  e no esquema está mF) por 25 V (ao invés de 16 V dos originais, será melhor já que terão maior tensão tolerável.

Sobre capacitor de 85° ou 105°C, prefira o de 105.

Sobre marca de fabricante, tente achar Epcos, Panasonic, Nichicon.  Senão compre o que achar mesmo e fique pronto pra trocá-los periodicamente.
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« Responder #31 : 21 de Abril de 2022, as 14:38:25 »

Excelente, achei capacitores da EPCOS no mercado livre, o mesmo vale para resistores? Só encontro esses kits com 50 deles, por uns 30 reais, posso pegar esses?
« Última modificação: 21 de Abril de 2022, as 14:43:20 por Felippe Marques » Registrado
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« Responder #32 : 21 de Abril de 2022, as 14:51:16 »

Excelente, achei capacitores da EPCOS no mercado livre, o mesmo vale para resistores? Só encontro esses kits com 50 deles, por uns 30 reais, posso pegar esses?

50 unidades eu acho muita coisa pra ser usado somente 1 ou 2... Tente encontrar essas peças numa loja de eletrônica física próxima da sua casa ou por exemplo na Multcomercial, Altana, etc que tem loja online e vendem em menor quantidade
« Última modificação: 21 de Abril de 2022, as 14:51:50 por bossman » Registrado

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« Responder #33 : 21 de Abril de 2022, as 15:47:10 »

Mas os resistores estavam ruins ? Pela foto não vi algo de errado neles.  Eles servem para diminuir a tensão que sobra para os dois filamentos da válvula. Os filamentos são os aquecedores da válvula e ficam incandescentes como os filamentos das antigas lâmpadas, só que brilham menos.
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« Responder #34 : 21 de Abril de 2022, as 16:15:08 »

Mas os resistores estavam ruins ? Pela foto não vi algo de errado neles.  Eles servem para diminuir a tensão que sobra para os dois filamentos da válvula. Os filamentos são os aquecedores da válvula e ficam incandescentes como os filamentos das antigas lâmpadas, só que brilham menos.

Sim, os resistores R62 e R63 estavam oxidados, brancos por fora, os R55 e R59 vou trocar por recomendação dos meus colegas, disseram que eles não pareciam muito bons e seria melhor trocar eles também, não acho que custa trocar, idem para os outros capacitores que o colega sugeriu que trocasse. Por hora vou trocar o necessário, para fazer o amplificador voltar a funcionar, depois disso vou substituindo o que for necessário aos poucos, ai entra a questão do transformador no lugar dos resistores, fazer o transformador de força ficar em 240V, etc, quem sabe fazer alguma modificação interessante no som se tiver a possibilidade.

Sobre os filamentos da valvula então, os resistores diminuem a tensão para entrar uma voltagem X nos filamentos da válvula, a ideia é colocar um transformador lá no lugar deles que entregaria a tensão necessária para as válvulas, certo? Vou ter que dar uma estudada pra poder me aventurar nessas coisas, sou leigo nesse assunto ainda.
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« Responder #35 : 21 de Abril de 2022, as 16:50:04 »

Sobre os resistores, eu penso que uma simples medição do valor resistivo deles é bom indicativo se estão bons ou não, ainda mais os de potência de fio (niquel cromo). Se o valor estiver dentro da tolerância deles, é difícil estarem danificados.

A respeito da sugestão do Darkslanio para alimentar os dois filamentos da válvula com um transformador próprio, a tensão correta é 12.6 V com uma tolerância de 10 % para mais ou para menos e ele tem de fornecer pelo menos 150 mA de corrente.  A outra sugestão de conectar esses filamentos com um chicote de fio duplo diretamente nos pinos do soquete da válvula (pinos 4 e 5) e não através das trilhas da PCB, é que ele estã pensando que a corrente alternada passando nas trilhas pode induzir ruído de 60 Hz no circuito da placa nas vizinhanças dessas trilhas.  Com o chicote de fio (par com os fios torcidos entre si, e que podem ser mesmo os fios que saem do transformador se tiverem comprimento suficiente) há um bom cancelamento desse ruído. Mas se o layout foi bem feito, pode nem ter ruído por isso.

Se o transformador está bom, eu creio que ele foi dimensionado para aguentar alimentar tanto os filamentos, como o amplificador de potência TDA1514, os amplificadores operacionais do pré e o autotransformador que fornece alta tensão para a válvula. Vai ficar a seu critério mesmo, colocar mais um componente (transformador de 12 V).
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« Responder #36 : 21 de Abril de 2022, as 17:13:07 »

Sobre os resistores, eu penso que uma simples medição do valor resistivo deles é bom indicativo se estão bons ou não, ainda mais os de potência de fio (niquel cromo). Se o valor estiver dentro da tolerância deles, é difícil estarem danificados.

Medimos e não estava passando nada. Esses resistores R62 e R63, e os R 55 e R 59 são de niquel-cromo?

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  A outra sugestão de conectar esses filamentos com um chicote de fio duplo diretamente nos pinos do soquete da válvula (pinos 4 e 5) e não através das trilhas da PCB, é que ele estã pensando que a corrente alternada passando nas trilhas pode induzir ruído de 60 Hz no circuito da placa nas vizinhanças dessas trilhas.  Com o chicote de fio (par com os fios torcidos entre si, e que podem ser mesmo os fios que saem do transformador se tiverem comprimento suficiente) há um bom cancelamento desse ruído. Mas se o layout foi bem feito, pode nem ter ruído por isso.

Se o transformador está bom, eu creio que ele foi dimensionado para aguentar alimentar tanto os filamentos, como o amplificador de potência TDA1514, os amplificadores operacionais do pré e o autotransformador que fornece alta tensão para a válvula. Vai ficar a seu critério mesmo, colocar mais um componente (transformador de 12 V).

O amplificador tem um ruído sim, quero ver melhor como faço isso ai então, ai já compro tudo o que for precisar, se eu entendi certo o esquema na placa, eu ligaria apenas um lado de cada um dos resistores em cada pino dos soquetes da válvula, certo? Só não sei se entendi a ligação usando os fios do transformador, seriam os dois fios brancos saindo dele, indo direto pra um dos polos de cada resistor? E do outro lado seria um fio ligando os resistores nos pinos do soquete da válvula? Outra coisa, eu ligaria por baixo da placa, onde os pinos estão fixados? Ou desconecto os pinos da placa?

Nesse caso, acho que os fios não tem tamanho para isso, tem fotos do transformador na página anterior, não sei se estou certo quanto a isso...
« Última modificação: 21 de Abril de 2022, as 17:37:14 por Felippe Marques » Registrado
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« Responder #37 : 21 de Abril de 2022, as 17:44:32 »

Essa ligação com chicote de fios seria só no caso de ter o transformador adicional de 12.6 V.  Aí solda
os fios onde estão um dos lados de cada resistor contíguos aos pinos 4 e 5 do soquete (ou solda diretamente nesses pinos).

Se usar o original que já existe (de 32 V com tomada central)  você tem de usar do jeito que é hoje.

Se os resistores estão abertos, então tem de trocar mesmo.  Esses resistores de potência tem um fio de níquel cromo (igual do chuveiro) enrolado num tubo de cerâmica.
« Última modificação: 21 de Abril de 2022, as 18:13:21 por xformer » Registrado

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« Responder #38 : 21 de Abril de 2022, as 17:50:22 »

Se o transformador está bom, eu creio que ele foi dimensionado para aguentar alimentar tanto os filamentos, como o amplificador de potência TDA1514, os amplificadores operacionais do pré e o autotransformador que fornece alta tensão para a válvula. Vai ficar a seu critério mesmo, colocar mais um componente (transformador de 12 V).

E adicionar mais peso (embora seja pouco...) ao equipamento. Mas, como escreveu o xformer é uma decisão que vai ficar ao seu critério
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« Responder #39 : 21 de Abril de 2022, as 18:02:33 »

Então caras, no momento eu vou optar pelo mais simples e que caberá no meu bolso, mas gostei dessa idéia (do transformador extra), pretendo levar isso pra frente, mas não agora, não tenho conhecimento nem grana pra isso, provavelmente eu levarei num técnico autorizado pra fazer essas modificações porque eu sou leigo demais pra me atrever a mexer no amplificador desse jeito.

Sobre os resistores então, se eu procurar pelos de 68ohms e 3w, 180ohms e 3w, eles obrigatoriamente serão de niquel-cromo? Ou tenho que buscar especificamente por "resistores de niquel-cromo de 68/3w"?

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« Responder #40 : 21 de Abril de 2022, as 18:15:56 »

Desse resistor você só pede pelos valores da resistência e da potência que provavelmente vai vir de fio de niquel cromo mesmo.
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« Responder #41 : 22 de Abril de 2022, as 01:11:06 »

A grande vantagem de se usar um transformador específico para os filamentos seria diminuir o calor gerado na placa (pelos resistores).
A ligação é extremamente simples. Cada resistor utilizado para baixar a tensão dos filamentos é soldado em 2 ilhas. Umas dessas ilhas é ligada com o transformador, e a outra com os pinos da válvula (filamentos). Bastaria ligar os 2 fios do secundário do transformador nas 2 ilhas que seguem pros pinos das válvulas. Ou soldar os fios do secundário diretamente nos pinos (sem esquecer de trancar os fios).
Quanto ao custo, um transformador de 12V 200mA na MultComercial custa R$15,80. Na Altana Tubes tem um de 12V 250mA ainda mais barato, mas esse só tem primário de 127V.
« Última modificação: 22 de Abril de 2022, as 01:13:16 por kem » Registrado

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« Responder #42 : 22 de Abril de 2022, as 12:31:52 »

Tá certo, vocês me convenceram hahaha, mas vou precisar da ajuda de vocês pra isso, com eu coloco esse transformador no amplificador? Eu posso abrir um quadrado embaixo dele para acomodar o transformador? Vou ver se acho ele no comércio na minha cidade mesmo, achei o transformador na multcomercial, pego ele se não achar por aqui. Só fico na dúvida quanto ao como fazer isso, se posso deixar ele como falei acima, se posso deixar ele dentro, junto com a placa, como e onde ligar, etc...

Só uma coisa, o que significam esses transformadores 12+12V, 0+12V, e assim por diante?
« Última modificação: 22 de Abril de 2022, as 12:36:08 por Felippe Marques » Registrado
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« Responder #43 : 22 de Abril de 2022, as 13:34:32 »

Você vai precisar do 0-12V. O 12+12V tem 2 enrolamentos de 12V em série (o que da 24V de ponta a ponta).
Aliás.. você pode pegar um de 6+6V 500mA. Acho que é até mais negócio.
Pra fixar o transformador, você pode fazer 2 furos no chassis e prender o transformador com parafusos + porca. Vendo fotos de chassis desse amplificador, me parece que tem bastante espaço sobrando dentro dele pra acomodar esse novo transformador.
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« Responder #44 : 22 de Abril de 2022, as 15:02:05 »

A vantagem do de 12V é que é, de longe, o mais fácil de achar em lojas de eletrônica, e com mais opções de corrente máxima, e ainda dá para ligar nos terminais já presentes na placa, eliminando os resistores.

vou precisar da ajuda de vocês pra isso, com eu coloco esse transformador no amplificador? Eu posso abrir um quadrado embaixo dele para acomodar o transformador? Vou ver se acho ele no comércio na minha cidade mesmo, achei o transformador na multcomercial, pego ele se não achar por aqui. Só fico na dúvida quanto ao como fazer isso, se posso deixar ele como falei acima, se posso deixar ele dentro, junto com a placa, como e onde ligar, etc...
De preferência, tente colocá-lo na região onde fica o outro transformador, perto de onde fica a fonte. Como o Kem falou, espaço não falta, e o transformador será bem pequeno. Você irá usar um de 0+12, ligando os terminais onde ficavam os resistores, se atentando para usar os terminais cujas trilhas vão para os pinos 4 e 5 da válvula. enrole os fios do secundário em espiral (ajuda a prevenir ruído.) Olhe esse exemplo:
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Só uma coisa, o que significam esses transformadores 12+12V, 0+12V, e assim por diante?

0+12 tem um só enrolamento, que terá voltagem de 12V entre os terminais. 12+12 é como se fosse um enrolamento de 24v com um terminal que vem bem do meio desse enrolamento, que se chama center tap. É usado em contes simétricas, onde se precisa de duas voltagem , uma positiva e outra negativa em relação ao terra, ou quando se usa um retificador de onda completa usando dois diodos. Para esse caso, a indicada é a de 0+12.

Na Altana Tubes tem um de 12V 250mA ainda mais barato, mas esse só tem primário de 127V.
Que, para esse amp em questão, poderia ser usado inclusive caso ele queira colocar chave seletora, ou fazer a ligação para 220v. É só ligar o primário desse transformador no primário de 120V do transformador original. Quando selecionado para 220V, ele agirá como um autotransformador, baixando para a voltagem correta. A exigência extra de corrente é menor do que o que seria consumido originalmente pelo filamento+resistores.
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