É possível colocar uma chave seletora, assim como mudar a ligação dele para 240 e evitar ter que ficar usando transformador adequador de tensão. O primário desse transformador, ao menos indica que a ligação para 120V é com os primários em paralelo. É só mudar para ligação em série (não esquecendo de ligar as bobinas em fase).
Caso vá fazer isso, é interessante fazer uma tomada com lâmpada incandescente em série, para não correr o risco de queimar o transformador com a ligação errada.
Bom dia, eu vou ter que estudar bem mais pra poder fazer isso hahaha, tá bem além do que eu sei sobre o assunto. Idem pra situação de colocar outro transformador pra não sobrecarregar o principal, eu apenas trocando os componentes danificados consigo fazer o amplificador funcionar novamente? Se eu ligar um estabilizador nele, diminuo as chances de um problema igual ao que ocorreu se repetir?
Esse reparo infelizmente vai ser feito "aos poucos", vou ter que esperar uns dias pra comprar esses componentes; ontem medimos e o transformador a princípio está ok, fiz com dois colegas de trabalho que possuem formação técnica em eletrônica, retirei os dois capacitores de 1000uF, os dois resistores R62 e R63 (68ohms/3W) e dois resistores R55 e R59 (180ohms/3w).
Minha dúvida agora é o seguinte, eu posso comprar qualquer capacitor de 1000uF 16V, resistor de 68 e 180 ohms, tendo o mesmo tamanho que os anteriores? Qualquer um, de qualquer "marca" vai funcionar do mesmo modo? Eu consigo fazer esse amplificador voltar a funcionar até conseguir fazer essas outras modificações que vocês falaram, como transformar ele para 240V, colocar o outro transformador, etc? Grato!
-----
Na verdade o código completo do ci é TDA1514A e tem dois cis iguais com outros códigos que é o NTE7118 e ECG7118. Mas se você escreveu que ele está ok, menos pior.
Se for medir as tensões no circuito, troque logo os capacitores danificados (quais são as designações deles ? "C" o quê ?), pois o não funcionamento deles pode danificar outros componentes.
São o C31 e C32, um deles abriu, removi os dois ontem de tarde, ainda vou comprar outros para colocar na placa. Desde que o amplificador parou, eu não liguei mais ele pra evitar mais danos, ligamos ontem para medir as tensões e agora, só ligo de novo depois de colocar os componentes novos no amplificador.
-----
Além de trocar os resistores, eu ainda deixaria de usar as trilhas da placa para os filamentos e os ligaria com dois fios enrolados.
Como eu faço isso? Qualquer fio de cobre serve? Tem alguma foto de algo parecido que eu possa me basear pra fazer isso? Teria como me explicar o que são esses filamentos? São as "pernas" de metal do resistor, onde a gente solda na placa?
-----
Ele "já é" uma caixa 1 x 12".
O que você pode fazer é aproveitar o chassis e colocar o circuito de outro amplificador.
Eu quis dizer sobre colocar uma entrada p10 pra usar ele com um head, mas graças a Deus não vai precisar mais disso!
-----
Eu trocaria os cinco eletrolíticos grandes, só por garantia, mas os mais críticos são aqueles dois que ficam perto do dissipador, visivelmente ruins. Ainda assim, eu testaria o transformador desconectado do amp, por precaução.
Interessante, vou ver se espero um pouco e compro todos então. Quanto ao transformador, os fios já se soltaram da placa, meço ele e vou ver se refaço todas essas soldas, já estão bem desgastadas...