Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 09:29:18


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador Meteoro Nitrous Drive 100GS - Ligação dos alto-falantes  (Lida 10362 vezes)
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« : 23 de Abril de 2022, as 21:35:10 »

Boa noite pessoal. Comprei um combo Meteoro Nitrous Drive 100 GS, ja usado com problemas nos potenciômetros(falhando e raspando) e som muito distorcido. Quanto aos potenciômetros, troquei eles e o combo ja melhorou bem o som. Ai testei os alto-falantes um a um e um deles realmente é sucata. O outro está razoável. Deixei só um ligado e estou usando assim mesmo, só com um falante. Pretendo colocar dois novos já que os originais são ruins(muito graves, sem definição e embolam)
Minha duvida é comprar com qual impedância e fazer qual ligação entre eles e o combo. Os originais são de 8 Ohms cada e estão originalmente ligados em paralelo.

« Última modificação: 23 de Abril de 2022, as 21:38:49 por casacunha » Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #1 : 23 de Abril de 2022, as 22:04:25 »

se vai manter dois falantes, o negócio é manter a mesma impedância e ligação, para tirar maior proveito do amplificador, se essa ligação é original, ele está projetado para trabalhar em 4 Ohms.
a outra alternativa seria 2 alto-falantes 2 Ohms ligados em série, pessoalmente não sou muito fã, pode ser preconceito, mas todas as vezes que usei assim, tive a impressão de mudança no timbre, como se perdesse alguma coisa. (nem sei se é possivel encontrar falante de 2 ohms para instrumentos, automotivo já vi)
« Última modificação: 23 de Abril de 2022, as 23:15:04 por Doug » Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #2 : 24 de Abril de 2022, as 14:54:01 »

Oi Doug. Sim, estou pensando em manter a ligação original com dois falantes novos de 8 Ohms. Tambem nunca vi falante de instrumento musical com 2 Ohms
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #3 : 24 de Abril de 2022, as 22:47:25 »

É bom sempre evitar a ligação em série. Se um dos falantes queima, o amplificador fica sem carga. Se isso acontecer num solid state talvez não seja tanto problema, mas em um valvulado pode danificar o amplificador.
« Última modificação: 24 de Abril de 2022, as 22:48:26 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #4 : 26 de Abril de 2022, as 20:21:19 »

Verdade, kem. Vou seguir a receita do bolo e colocar dois de 8 ohms ligados em paralelo, como é originalmente
Registrado
tarsilioyanko
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 144

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 22


GuitTar!!!


« Responder #5 : 27 de Abril de 2022, as 12:58:24 »

Estou esperando as placas viergen chegarem. Para poder ver no correio o valor do envio e a forma.
Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #6 : 27 de Abril de 2022, as 23:08:11 »

Oi Tarsilio. Tudo bem.
Ficamos no aguardo
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #7 : 29 de Abril de 2022, as 23:57:26 »

É bom sempre evitar a ligação em série. Se um dos falantes queima, o amplificador fica sem carga. Se isso acontecer num solid state talvez não seja tanto problema, mas em um valvulado pode danificar o amplificador.


boa noite Kem, nos amplificadores da meteoro que usam o TDA7294 como é o caso desse, se ficar sem carga o CI vai pro espaço .
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #8 : 30 de Abril de 2022, as 01:14:22 »

Citar
boa noite Kem, nos amplificadores da meteoro que usam o TDA7294 como é o caso desse, se ficar sem carga o CI vai pro espaço .

É muito pouco provável que isso aconteça porque num "dispositivo solid state" sem carga não existe dissipação de potência.

Só em amplificadores valvulados sem carga, após um período de tempo indeterminado, ocorre a queima do transformador de saída.
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #9 : 30 de Abril de 2022, as 02:39:13 »

sim acontece com o TDA da linha 729x e também com alguns amplificadores com saida mosfet.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #10 : 30 de Abril de 2022, as 12:37:22 »

É muito pouco provável que isso aconteça porque num "dispositivo solid state" sem carga não existe dissipação de potência.

Só em amplificadores valvulados sem carga, após um período de tempo indeterminado, ocorre a queima do transformador de saída.


Acontece sim. Alguns solid state tem esse problema também
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #11 : 30 de Abril de 2022, as 15:15:16 »

boa noite Kem, nos amplificadores da meteoro que usam o TDA7294 como é o caso desse, se ficar sem carga o CI vai pro espaço .
Sim... Isso é problema em alguns solid state, mas é problema em qualquer valvulado.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #12 : 30 de Abril de 2022, as 19:47:43 »

Tenho curiosidade para testar falantes melhores nele e conferir o resultado.
Tem postagens no youtube dele com outros falantes e algumas mods. Mas nada como conferir ai vivo.
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #13 : 02 de Maio de 2022, as 20:55:02 »

Tenho curiosidade para testar falantes melhores nele e conferir o resultado.
Alto falantes fazem uma diferença enorme no som. Tenho um meteoro demolidor fwg-50 (que inclusive está demontado atualmente) que na sua forma original é uma bela porcaria, com seus dois falantes de 8". Mas quando liguei em uma caixa 1x12 com um Celestion Seventy 80, que nem é dos medianos da marca, a diferença foi brutal, diferença essa causada tanto pelo diâmetro como pela construção. Também comparei brevemente um dos falantes de 8" com um de 8 de um fabricante nacional, com a o mesmo gabinete e com meu IALL 3.5, me mostrou como é ruim esse falante da meteoro.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #14 : 02 de Maio de 2022, as 23:40:19 »

Sim. É sabido que a referida fabricante usa falantes péssimos em seus amplificadores e essa é a primeira modificação decente a se fazer em seus amplificadores  combo. É impressionante como ficam melhores só com esse upgrade
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal