Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 14:27:53


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Jfets da Fairchild - Originais ou Falsos?  (Lida 6899 vezes)
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« : 12 de Setembro de 2022, as 11:55:42 »

Olá amigos, tenho reparado que muitos afirmam que apenas os Jfets Fairchild de logo mais gordinha são originais, porém todos os lotes comprados na Utsource são identificados como Jfets em um testador comum, é possível também comprovar usando o método runoffgroove. Então na minha conclusão é mais fácil conseguir um componente original tomando cuidado com o fornecedor do que ficar se preocupando se a logomarca é gordinha ou não.

Separei três destes componentes com logos bem diferentes um do outro (BF245A logo gordinha, 2N5458 logo intermediária e 2N5457 logo magrinha, todos da Utsource no vídeo). Em dois lotes comprados em locais diferentes, no Utsource todos foram identificados com Jfets no TC1, já os lotes comprados no aliexpress (2 lotes de MMBFJ201, J201 e 2N5457), apenas um dos lotes de MMBFJ201 foi testado como Jfet, pois o outro lote de MMBFJ201 junto com os demais foram identificados como transistores bipolares (todos NPN).

OBS: Ao medir pelo TC1, ele só consegue identificar se o componente é realmente um Jfet, porém os valores apresentados não são VGSoff e IDSS. Pelo método do runoffgroove todos os Jfets do vídeo batem com suas folhas de dados quando comparamos VGSoff e IDSS usando um DMM (multímetro digital) de 20M de impedância de entrada

https://www.youtube.com/watch?v=fP3eZWA0gXU
« Última modificação: 12 de Setembro de 2022, as 11:57:22 por emanuelneto » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 12 de Setembro de 2022, as 14:36:43 »

Emanuel, o fato do seu testador identificar os componentes como sendo JFETs, não significa que eles sejam originais da Fairchild. Podem ser componentes de um fabricante qualquer e marcados com um logo para conferir uma maior credibilidade ou valor ao componente.
O fato de uma guitarra Fender falsa ser uma guitarra, não a torna uma Fender legítima.

Outra coisa é que as empresas sérias  são criteriosas e rigorosas quanto a utilização de logotipos e logomarcas nos seus produtos. Isso porque esses desenhos representam uma identificação visual dos produtos e são registradas com todos os detalhes de desenhos, cores, tons, proporções e podem virar inclusive um dos bens mais valiosos da empresa. Se a empresa não emprega desenhos consistentes e padronizados, ela não terá como se defender judicialmente dos copiadores e piratas.  

Uma vez um ex-engenheiro da Sony me contou que a empresa é muito rigorosa na localização e posicionamento da marca nos produtos dela.  Detalhes que nos parecem sem importância ou passam despercebidos a leigos, são levados a risca pelo pessoal de design e marketing das empresas e facilmente identificáveis pelos conhecedores do assunto.

Apesar do logo da Fairchild ser bem mixuruco, eu não creio que eles tenham sido negligentes na impressão da marca nos componentes originais. O mesmo não gera preocupação nos piratas.  Em tempo, a Fairchild agora faz parte da On Semi.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2022, as 14:37:22 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #2 : 12 de Setembro de 2022, as 18:02:44 »

Emanuel, o fato do seu testador identificar os componentes como sendo JFETs, não significa que eles sejam originais da Fairchild. Podem ser componentes de um fabricante qualquer e marcados com um logo para conferir uma maior credibilidade ou valor ao componente.
O fato de uma guitarra Fender falsa ser uma guitarra, não a torna uma Fender legítima.

Concordo com você, inclusive os componentes batem com a folha se usarmos o método runoffgroove (VGSoff e IDSS), assim como um réplica fender pode ter um bom timbre e tocabilidade.

Outra coisa é que as empresas sérias  são criteriosas e rigorosas quanto a utilização de logotipos e logomarcas nos seus produtos. Isso porque esses desenhos representam uma identificação visual dos produtos e são registradas com todos os detalhes de desenhos, cores, tons, proporções e podem virar inclusive um dos bens mais valiosos da empresa. Se a empresa não emprega desenhos consistentes e padronizados, ela não terá como se defender judicialmente dos copiadores e piratas.

Eu tenho muita dúvida se a Fairchild é realmente tão criteriosa assim, pois já recebi da Mouse lotes onde um Jfet J113 canal N tinha logo diferente de um J176 (canal P), e quando compramos lotes mais antigos de outros vendedores, percebemos uma diferença.

Você mesmo mostrou em outro tópico componentes fairchild com logos diferentes
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=12341.0

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 12 de Setembro de 2022, as 19:10:22 »


Você mesmo mostrou em outro tópico componentes fairchild com logos diferentes
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=12341.0

Mas eu escrevi que não sei quais eram genuínos da Fairchild e quais   eram falsos, o que é difícil de se descobrir.

Um update sobre os OPA2134 Burr Brown que eu desconfiava que eram falsos. Eu medi o slew rate deles e deu 12 V/us  o que não bate com os 20 V/us informados na datasheet.  Eles devem ser TL072 remarcados.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #4 : 12 de Setembro de 2022, as 20:09:08 »

Mas eu escrevi que não sei quais eram genuínos da Fairchild e quais   eram falsos, o que é difícil de se descobrir.

Um update sobre os OPA2134 Burr Brown que eu desconfiava que eram falsos. Eu medi o slew rate deles e deu 12 V/us  o que não bate com os 20 V/us informados na datasheet.  Eles devem ser TL072 remarcados.

Entendi. Eu já comprei muito CI falso, inclusive estou com problemas de medir Slew Rate pois estou sem osciloscópio (tenho apenas um chinesinho de mão no momento).
Eu não entendi como você consegue diferenciar um OPA2134 de um TL072, ambos não tinham que ter 20V/us?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 12 de Setembro de 2022, as 21:03:34 »

Em um outro tópico, o Felix comenta que os OPA2134 falsificados são TL072 remarcados. Eu usei um oscilador de relaxação feito com o OPA para ver o slewrate no osciloscópio, ajustando a frequência num trimpot e deixando uma onda triangular de máxima amplitude. O oscilador gera ondas quadradas em frequências baixas e aumentando a frequência, a onda se torna trapezoidal e por fim triangular, no limite, antes de começar a sumir.

Então eu simplesmente coloquei um TL072 no lugar do OPA e comparei a forma de onda e deu praticamente igual.  Os TL072 tem slewrate menor do que o OPA2134.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 13 de Setembro de 2022, as 13:09:58 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #6 : 17 de Setembro de 2022, as 20:42:43 »

Ainda estou com certa dificuldade de tentar entender a logo Fairchild, então estou juntando um apanhado de imagens de um só componente (2N5458) de sites que vendem supostamente peças originais (Smallbear, Utsource e outros).

Nas imagens, eu tenho a impressão que a logomarca não é igual entre os diferentes lotes do mesmo componente.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Mas me parece que a SmallBear se assemelha muito mais
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 17 de Setembro de 2022, as 20:58:33 por emanuelneto » Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #7 : 17 de Setembro de 2022, as 23:18:11 »

para efeito de comparação, tenho esses FETs da Fairchild que teoricamente são de procedência garantida, foram comprados em 2009 na Farnell Brasil, na época comprei um lote grande, com 100 Jfets J201 e todos possuíam o mesmo padrão, que é esse da fotografia, gravado em baixo relevo nesse tom marrom acinzentado e com o traço do F curto e arredondado.
a fonte da letra estampada na traseira também apresenta um padrão diferente, parecido com ARIAL em caixa alta.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Amanhã com luz natural, posso juntar os transistores que me restam desse lote e tirar foto das letras nas traseiras para tentar levantar um padrão, tenho algumas diferentes, na parte frontal, todos seguem exatamente o mesmo padrão, as vezes o F é um pouquinho mais gordinho (borrado) mas sempre no mesmo padrão e dimensões.

Atualizando:
fiz as fotos e para bagunçar mais, esses reguladores foram retirados  de um aparelho Sony (agora para as fotos), são componentes originais, nunca foram trocados já que toda manutenção do aparelho até hoje foi feita por mim mesmo, o padrão do F é diferente dos Jfets j201.
esse BF245A também foi comprado na Farnell, no mesmo pedido desses J201, acabei de remover ele do meu Orange Squezzer, a logo já é diferente, mais parecida com aquela gravada nos reguladores.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 18 de Setembro de 2022, as 09:56:54 por Doug » Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #8 : 18 de Setembro de 2022, as 17:01:10 »

Olá Doug,

O meu BF245A tem logo diferente do seu, porém idêntica ao seu J201, já o BF245C eu removi agora de um equipamento para bater foto e já coloquei de volta. O meu 2N5458 tem logo parecida com o seu BF245A.

Essas peças que estou postando aqui eu tenho certeza que são originais pois eu já uso a algum tempo em manutenções de equipamentos e montagens. Caso eu esteja engano, por favor me corrijam.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 19 de Setembro de 2022, as 16:04:52 »

Alguns cis da Fairchild que tenho:









São cis antigos, do tempo em que não os falsificavam (anos de fabricação: 2002, 1998, 2000 e 1983). O "F" da logomarca é bem consistente em todos.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2022, as 16:07:54 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #10 : 19 de Setembro de 2022, as 19:11:39 »

Resolvi remover os jfets 2N5952 do pedal MXR Phase 90 para registro e medições para anotações pessoais

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal