DUVIDA, tentando ler esquematico

Started by anaksun, 02 de November de 2010, as 14:34:33

Previous topic - Next topic

Ledod

****
Handmaker
Posts: 1,132
  1. eduardo.mellonotto@gmail.com
Location: São Paulo - SP
Logged
 O segundo transistor deveria ser um PNP em coletor comum para funcionar...

Pessoal, tome cuidado com as fontes onde pegam esquemáticos... Esse está bem estranho!

Um abraço

Eduardo

xformer

Administrator
******
DIY Freak
Posts: 6,403
e^(i x pi)+1=0
Logged
Monta primeiro só a parte do oscilador de baixa frequência (do potenciômetro de 1M pra esquerda). Se funcionar, aí a gente vê depois o resto (a parte do somador com o sinal de entrada).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Matec

*****
Hand MasterMind
Posts: 2,939
Logged
Calmaí pessoal!

Apesar de para muitos essa colocação invertida do segundo transístor ser estranha, ela não é de todo desconhecida. Como esse transístor está fazendo papel de resistência variável parece que desse modo ele funciona melhor  :-) (o que fazer?).

Essa configuração também é utilizada em chaveamento de circuitos . Já vi uma dúzia de circuitos comerciais que usam transístores assim.
Abs

xformer

Administrator
******
DIY Freak
Posts: 6,403
e^(i x pi)+1=0
Logged
Simulei o circuito e na simulação funciona mais ou menos. O oscilador funciona, mas não fica uma senóide perfeitinha e o somador com o NPN com coletor aterrado funciona em parte, pois não modula perfeitamente (fica parecendo mais tudo ou nada = chave).  Precisaria acertar direito os componentes pra que o sinal de saída tenha uma transição mais suave.   Logicamente, a fonte que usei é simples de 12V e não simétrica com +12V e -12V.

Bom, simulação é simulação, pode não funcionar no mundo real ou funcionar diferentemente.



O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Matec

*****
Hand MasterMind
Posts: 2,939
Logged
Pois é xformer

O circuito funciona sim, porém ninguém disse que funcionava bem. (Ainda bem que não fui eu que criei esse) ;D
Eu sei que esse circuito cria distorções no sinal, principalmente nas cristas positivas e por isso eu escrevi lá em cima, que poderia haver uma distorção não muito útil.

Eu pessoalmente usaria um LDR no lugar do transístor e o oscilador controlando um LED. A variação de resistividade do LDR é independente do sinal que esteja presente e por isso o efeito é "limpo".

Como a dúvida do RenatoBrandão ere sobre o esquema em si, então acho que está esclarecida. Ou não?

Abs

RenatoBrandão

Guest
Logged
#35
Bom