DUVIDA, tentando ler esquematico

Started by anaksun, 02 de November de 2010, as 14:34:33

Previous topic - Next topic

Ledod

Handmaker
  1. eduardo.mellonotto@gmail.com
 O segundo transistor deveria ser um PNP em coletor comum para funcionar...

Pessoal, tome cuidado com as fontes onde pegam esquemáticos... Esse está bem estranho!

Um abraço

Eduardo

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Monta primeiro só a parte do oscilador de baixa frequência (do potenciômetro de 1M pra esquerda). Se funcionar, aí a gente vê depois o resto (a parte do somador com o sinal de entrada).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Matec

Hand MasterMind
Calmaí pessoal!

Apesar de para muitos essa colocação invertida do segundo transístor ser estranha, ela não é de todo desconhecida. Como esse transístor está fazendo papel de resistência variável parece que desse modo ele funciona melhor  :-) (o que fazer?).

Essa configuração também é utilizada em chaveamento de circuitos . Já vi uma dúzia de circuitos comerciais que usam transístores assim.
Abs

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Simulei o circuito e na simulação funciona mais ou menos. O oscilador funciona, mas não fica uma senóide perfeitinha e o somador com o NPN com coletor aterrado funciona em parte, pois não modula perfeitamente (fica parecendo mais tudo ou nada = chave).  Precisaria acertar direito os componentes pra que o sinal de saída tenha uma transição mais suave.   Logicamente, a fonte que usei é simples de 12V e não simétrica com +12V e -12V.

Bom, simulação é simulação, pode não funcionar no mundo real ou funcionar diferentemente.

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Matec

Hand MasterMind
Pois é xformer

O circuito funciona sim, porém ninguém disse que funcionava bem. (Ainda bem que não fui eu que criei esse) ;D
Eu sei que esse circuito cria distorções no sinal, principalmente nas cristas positivas e por isso eu escrevi lá em cima, que poderia haver uma distorção não muito útil.

Eu pessoalmente usaria um LDR no lugar do transístor e o oscilador controlando um LED. A variação de resistividade do LDR é independente do sinal que esteja presente e por isso o efeito é "limpo".

Como a dúvida do RenatoBrandão ere sobre o esquema em si, então acho que está esclarecida. Ou não?

Abs

RenatoBrandão

Guest
Bom