Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 04:18:48


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problema Meteoro CB 150  (Lida 2970 vezes)
renan_fg
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« : 10 de Novembro de 2023, as 02:23:33 »

Fala galera! Preciso da ajuda de vocês.

Sou iniciante na parte de reparos e estou com um amp de baixo para consertar, Meteoro CB 150. O defeito que ele apresenta é um ruído incessante e bem alto, como se fosse o cabo P10 desplugado. Esse ruído acontece o tempo todo, mesmo sem nada conectado à entrada. Quando conectado o instrumento, o som do instrumento sai normal, porém o ruído de fundo continua. Fiz o teste com uma lâmpada em série de 40W e funcionou normal sem ficar acesa, então acredito que não tenha um curto.  

Quando cliente trouxe para mim comentou que se desse umas batidinhas encima do amp ele parava; pensei que podia ser mal contato em alguma solda fria/trincada. Minha primeira abordagem foi reforçar todas as soldas da placa, visto que o amp vibra muito; porém não houve alteração.
Conferi as fiações e principais pontos de aterramento e a princípio está tudo ok. Fora isso algo estranho que notei é a tensão que vem da fonte pós retificação, que deveria ser +55 e -55, porém nesse amp está dando +32 e -50. Testei com um falante diferente, sem alteração. Na outra saída de Speaker out, sem alteração. E no Line Out jogando o sinal pra outro amp, o ruído continua lá também.

Ainda não medi nenhum componente específico, então se alguém tiver alguma dica ou algo por onde eu possa começar, agradeço de verdade!

Se precisarem de fotos da placa ou medições de componentes específicos, só pedir que em seguida farei!

« Última modificação: 10 de Novembro de 2023, as 02:24:40 por renan_fg » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 10 de Novembro de 2023, as 07:46:04 »

Verifique os capacitores eletrolíticos de filtragem da fonte, deve ter algum estragado (visualmente pode estar estufado). Meça também se os diodos ou ponte retificadores estão bons. 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #2 : 10 de Novembro de 2023, as 13:42:47 »

...Fiz o teste com uma lâmpada em série de 40W e funcionou normal sem ficar acesa, então acredito que não tenha um curto...

Fora isso algo estranho que notei é a tensão que vem da fonte pós retificação, que deveria ser +55 e -55, porém nesse amp está dando +32 e -50.

Você tem uma expressiva queda de tensão negativa e a lâmpada série não acende? É um relato bastante estranho.
O primeiro passo que eu adoto é medir o consumo do aparelho tanto na linha negativa quanto na linha positiva, para isso eu alimentaria o amplificador com fonte simétrica de bancada. O segundo passo seria medir ripple no capacitores eletrolíticos da fonte, e/ou retirava eles fora e mediria ESR e capacitância.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2023, as 13:52:05 por emanuelneto » Registrado
renan_fg
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #3 : 24 de Novembro de 2023, as 00:42:18 »

Boa noite amigos! Passando pra avisar que o problema foi resolvido! E realmente eram apenas os eletrolíticos da fonte.

Verificando com mais cuidado percebi que um deles estava um pouco estufado mesmo, e em seguida mandei vir novos. Quando retirei os antigos, notei também que um deles estava com o conteúdo solto; conforme balançava ele chacoalhava dentro _.

Consegui trocá-los essa semana, e o resultado já foi imediato. Testando agora sem nenhum ruído contínuo, volume normal e tensões normalizaram também.

Fica o relato pra galera! Agradeço demais a ajuda de vocês que deram as dicas, certeiros como sempre!   Legal!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal