Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 13 de Julho de 2024, as 19:21:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Diário de construção de uma "réplica" de uma Silvertone 1448 (Dex Romweber)  (Lida 377 vezes)
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 773

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 156


Electronic Mess


« : 01 de Julho de 2024, as 21:04:15 »

Olá amigos do Handmades. Já faz algum tempo desde o último projeto que fiz (e que ainda está inacabado!), mas mesmo assim decidi embarcar em mais um. O propósito é experimentar com materiais alternativos aos tradicionais, e trabalhar em condições fora das ideiais.
O projeto que estou usando como inspiração é a Silvertone 1448, que era uma guitarra fabricada pela Danelectro sob o nome Silvertone, e vendida por catálogo nos EUA. Esse modelo em particular tinha a opção de vir acompanhada com um case com um amp valvulado integrado. Pacote completo! Um usuário notável desa guitarra era o Dex Romweber (Flat Duo Jets), que desde fevereiro infelizmente não está mais entre nós.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
A construção dessas guitarras era a mesma das outras da Danelectro. Blocos de madeira compondo as bordas, uma sob a ponte, e folhas de masonite (que aqui no Brasil encontramos pelo nome de Eucatex) formando o top e o tampo traseiro, quase como uma Fender Thinline de baixo custo.
A que estou construindo será diferente, principalmente para aproveitar materiais que já tenho à disposição. Optei por usar compensado, com 3 camadas para chegar à espessura final. Não é o mesmo material, mas remete à utilização de materiais mais baratos.
Como não encontrei nenhum plano em com todas as medidas da guitarra, usei uma foto que mais se aproximasse de uma foto frontal, sem muita distorção de perspectiva. Usando medidas conhecidas (tamanho da escala, tamanho de um captador lipstick, distância entre cordas na ponte) foi possível fazer um pdf com tamanho real (ou bem próximo disso) que imprimi e usei para fazer a primeira camada de compensado, que servirá de gabarito para as duas seguintes:

 Acabei tirando poucas fotos do processo, mas basicamente recortei a primeira camada com a tico-tico, e refinei o corte com grosa e lixas até o formato final. Depois de coladas, essa camada permitirá copiar o contorno para as outras usando a tupia, já ficando com a borda perfeitamente no esquadro e com pouco trabalho de lixa:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Também aproveitei e fiz um canal com a tupia, ligando o lugar onde será a cavidade do captador ao lugar onde ficará a abertura para a parte elétrica. Por enquanto está escondido, mas irá ficar acessível tão logo eu fizer as cavidades. Ou assim espero.

Por enquanto, o corpo está assim:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Já apliquei uma mistura de pó de madeira e cola nas falhas do compensado, ou onde a tupia danificou, e comecei a lixar para deixar a superfície bem lisa.

Por enquanto é isso, postarei atualizações em breve!
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
gaschmidt1
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 14

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 6



« Responder #1 : 03 de Julho de 2024, as 13:19:48 »

muito boa essa técnica, parabéns.
Registrado

"Fazer ou não fazer. Tentar, não há." (Yoda em O Império Contra-Ataca)
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal