Fotos internas de pedais

Started by bossman, 11 de November de 2010, as 12:42:25

Previous topic - Next topic

Lamer

Handmaker
Aqueles resistores  (ou trimpots, não sei ao certo sua categoria), com multi voltas não seria mais viável, ou ele desregula mais fácil que o trimpot?

Abraço!

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R

Lamer

Handmaker
Uma vez eu tinha que calibrar uma Ponte de Wheatstone, usava alguns opamps e tinha que usar resistores muito preciso, então usei esses resistores multi voltas, acho que para pedais eles poderiam ser utilizados, pois a corrente e a tensão envolvida é baixa!

Talvez o preço pode ser um ponto negativo, pois não sei quanto está custando atualmente este tipo de componente, porém se ele for mais estável que o trimpot, acho que compensa pagar um pouco mais em um produto mais confiável!

Abraço!

marcioulguim

**
Freqüente
Quote from: Alfredo Padrao on 07 de September de 2012, as 21:27:21
Não sei se caberia aqui exatamente, mas não custa perguntar?

Quanto a esta referência: "mas ficou muito melhor após o ajuste das tensões dos drenos dos FETs:".  Em alguns projetos em que são usados trimpots para ajustar a tensão em 1/2 vcc, não seria mais fácil por exemplo usar um divisor de tensão neste ponto com dois resistores de igual valor, ou têm algum contra-ponto que não justifique?

Buenas

Os 1/2 Vcc são para a polarização dos transístores, podendo variar de acordo com o circuito.
Montei circuitos deste tipo apenas no Multisim, fazendo testes com divisor resistivo e com fonte separada (regulador). Ambos não funcionaram, apenas funcionaram com resistores variáveis nos drenos.
Não fiz a devida análise nos circuitos para lhe passar uma informção precisa do motivo do não funcionamento, mas, de alguma forma, consegui a comprovação.

Espero ter ajudado.

Abraços

Adiel

DIY Freak
É simples.  O sinal é colhido nos drenos dos FETs, e se você coloca ali uma fonte filtrada, você estará filtrando o sinal junto, matando-o completamente.  Nem sempre o melhor rendimento do circuito é com a metade da tensão da fonte, no caso dos circuitos com FETs.  Isso acontece com o JCM800 com FETs e com o Thor, por exemplo.  Ainda não testei mudanças de tensões no meu Thunderchief, mas pode ser que alguma variação até melhore o desempenho dele, que considero superior ao do Thor, inclusive.

rikathu

Guest
Quote from: Adiel on 09 de September de 2012, as 22:21:46
Ainda não testei mudanças de tensões no meu Thunderchief, mas pode ser que alguma variação até melhore o desempenho dele, que considero superior ao do Thor, inclusive.
Também estou pensando em realizar alguns testes com as tensões do meu! As vezes pode-se encontrar um resultado que agrada mais o usuário do que o proposto originalmente.  (guitar_player

Adiel

DIY Freak
Boosters, ainda sem nome, em matrizes tridimensionais:

125B

1590A

-----

Phaser (Phase 45)  - Essa placa não foi muito fácil de montar, pois algumas peças compartilham o mesmo furo, e tive que manter o perfil baixo, devido ao "grande" espaço interno da 1590B.

Mjolnir (Thunderchief com mods) - Tive que esmerilhar um pouco a placa, para que coubesse na caixa.  Acrescentei um capacitor de brilho no potenciômetro de ganho e um controle de tom simples.

Tiarlei Crist

Guest

Adiel

DIY Freak
Seria legal se Fábio lançasse um mini Monstro...   ;)

Lamer

Handmaker
Quote from: Adiel on 14 de September de 2012, as 21:23:55
Seria legal se Fábio lançasse um mini Monstro...   ;)

Só não pode parecer com este:
[spoiler][/spoiler]

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Essa sua montagem aracnídea... rock around the pot...rs :D
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Parece que o potênciometro está sendo atacado! :tup

Já montei alguns experimentos assim, quando não são definitivos, mas as vezes dificulta quando temos que alterar muitas vezes.

Aproveitando das fotos para fazer uma pergunta; é que comprei uns J10 destes de rosca interna, e não estou muito familiarizado com eles.  Parece coisa banal, mas não custa pergutar, vocês custumam passar o "pescoço" do jack atravéz do furo como se faz com os nacionais, ou só encostam ele na parede interna da caixa?  Pois estava experimentado a forma de montagem; se só encosta, parece que falta mais uma ruela por dentro, se passa atravéz parece que falta mais uma por fora.  Acho que o mais viável seria só encostar por dentro, e não usar a ruela interna.

E Adiel, parabéns pelas criações; tornou-se marca registrada os nanos pedais brancos :tup

Abraços,
Alfredo

Adiel

DIY Freak
Obrigado, Alfredo!

Você descobriu um dos meus segredos, a incitação das peças periféricas ao ataque às peças que fazem contato com os seres humanos!   :D

Eu usei um soquete para o BS170, e há apenas 3 fios conectados ao potenciômetro oprimido...   :pinchX

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Genial!

Falando assim até parece fácil, mas é uma arte o equilíbrio harmonioso, onde os componentes determinam entre si as atribuições de cada um. :tup

felixmeirelles

Guest
Quote from: Alfredo Padrao on 15 de September de 2012, as 00:18:36

Aproveitando das fotos para fazer uma pergunta; é que comprei uns J10 destes de rosca interna, e não estou muito familiarizado com eles.  Parece coisa banal, mas não custa pergutar, vocês custumam passar o "pescoço" do jack atravéz do furo como se faz com os nacionais, ou só encostam ele na parede interna da caixa?  Pois estava experimentado a forma de montagem; se só encosta, parece que falta mais uma ruela por dentro, se passa atravéz parece que falta mais uma por fora.  Acho que o mais viável seria só encostar por dentro, e não usar a ruela interna.

Então não tem jeito certo, mas a MXR faz o "pescoço" entrar no orifício e as duas ruelas seguram na pressão, uma de cada lado,  mas se a parede da caixa for muito fina não dá para fazer assim direto.

Um jeito complicado é lixar um pouco o pescoço e o parafuso externo do jack, para diminuir o comprimento e dar pressão, menos de 0.5mm já é o suficiente.

Um jeito simples é colocar o jack preso na PCB um pouco afastado, mas ainda dentro do orifício, então apertar os "parafusos" que terão pressão contraria e ficarão firmes.

Outro jeito e fazer um furo menor de forma que só passe o parafuso do jack, assim deixando a PCB presa somente pelos "parafusos" dos jacks. Essa forma é a mais comum entre os DIYs, assim fica mais fácil abrir o pedal depois sem ter que dessoldar nada e o Neutro do Jack(parafuso) fica com contato com a caixa, o que é muito bom.