Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 21:49:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 107 108 [109] 110 111 ... 205   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fotos internas de pedais  (Lida 1212693 vezes)
ZAS
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 328

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39


Um ao outro ajudou.


« Responder #1620 : 16 de Abril de 2013, as 13:04:32 »

Rapaz, esses fios não dão muito ruído ?
Os cabos flats usados no HD eram 40 fios, depois, com o aumento da velocidade, passaram a 80 vias, reduzindo as interferências e outros problemas de sinalização. Os 40 fios extras, que separam os demais, são aterrados.
Nesse caso poderia ser experimentado esse recurso, ou seja, cinco fios. Os da ponta e o do meio ligados ao potenciômetro.
Registrado

Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
deathbr
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 414

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 34



« Responder #1621 : 16 de Abril de 2013, as 14:09:38 »

Galera só uma dica aqui que estou usando e que tem dado bons resultados, é a utilização de cabo flat (aqueles de ligar HD de pc) nos pots.
Esse fio ocupa menos espaço e se acomoda melhor em espaços pequenos e o visual é interessante também.

Boa idéia, recentemente, peguei de um cd player quebrado que desmontei e ele tinha um fio muito bom bem firme e estanhado por dentro, ainda tenho aqui um pouco mas vai acabar já já, vou passar pro cabo flat. Wink
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #1622 : 16 de Abril de 2013, as 14:13:25 »

Os cabos flats usados no HD eram 40 fios, depois, com o aumento da velocidade, passaram a 80 vias, reduzindo as interferências e outros problemas de sinalização. Os 40 fios extras, que separam os demais, são aterrados.
Nesse caso poderia ser experimentado esse recurso, ou seja, cinco fios. Os da ponta e o do meio ligados ao potenciômetro.
Muito interessante a ideia!!! Vou tentar pra ver se fica legal.
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #1623 : 16 de Abril de 2013, as 16:44:06 »

Rapaz, esses fios não dão muito ruído ?
Os cabos flats usados no HD eram 40 fios, depois, com o aumento da velocidade, passaram a 80 vias, reduzindo as interferências e outros problemas de sinalização. Os 40 fios extras, que separam os demais, são aterrados.
Nesse caso poderia ser experimentado esse recurso, ou seja, cinco fios. Os da ponta e o do meio ligados ao potenciômetro.

Para áudio é uma má ideia, porque dessa forma teremos capacitâncias parasitas.
Não podemos esquecer que sistemas digitais não são tão afetados quanto os sistemas analógicos.
Registrado
zekkez
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 477

Obrigado
-Dado: 24
-Recebido: 33


« Responder #1624 : 16 de Abril de 2013, as 18:19:20 »

Para áudio é uma má ideia, porque dessa forma teremos capacitâncias parasitas.
Não podemos esquecer que sistemas digitais não são tão afetados quanto os sistemas analógicos.

Com relação aos flat cables, minhas impressões são relativas, pois o número de montagens não permite uma análise em escala. E também não montei de forma diversa daquela utilizando um "flat cable".   

Mas tive a oportunidade de montar dois Colorsound Fuzz Boxes (One Knob Fuzz), sendo um deles numa caixa 1590A e outro numa 1590B.  Na caixa maior, em razão do espaço, resolvi experimentar por trimpots (no lugar dos resistores) para alterar o "bias" dos transistores.  Coloquei eles em placa anexa, com "flat cable" e conectores _ Molex de 4 vias.

Não observei ruído mais acentuado.  E olha que é um fuzz !
Registrado
andrey.som
Visitante
« Responder #1625 : 16 de Abril de 2013, as 23:15:54 »

Nos últimos pedais e nos prés que eu fiz, utilizei cabos flat nos potenciometros sem problema nenhum. Tem uma loja em santos que eu compro flat de 40 por metro. Comprei 2 metros e é cabo demais. Em um dr. boogie por exemplo, são 6 pots, 6x3=18, ainda sobra metade de uma "leva". Achei uma solução beem bacana, porque ele é flexível, e fica uma montagem organizada.

Eu queria achar no Brasil, esses cabinhos de 3 vias grudados tipo flat que se ve nas montagens gringas.

abraços
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #1626 : 17 de Abril de 2013, as 02:29:52 »

A questão não seria ruídos em si, porque em teoria todos os terminais de um pot são compatíveis.
O problema é a capacitância parasita, que pode alterar a resposta de algumas frequências.

Fiz a medição com um capacímetro de um flat fino aqui (80 vias), e deu mais ou menos 20pf a cada 10cm de fios paralelos e 15pf saltando um fio (1a e 3a vias).
A tendência é que, quanto maior a bitola dos fios em paralelo, maior a capacitância, então os flats de 40 vias devem ter capacitância maior.

Essa capacitância dos flats, é usada nos sistemas digitais para isolar os terminais contra ruídos, mas nos sistemas de áudio pode ocasionar perda de alguns harmônicos.


Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #1627 : 17 de Abril de 2013, as 03:01:52 »

É muito complicado dizer que interfere ou não, tem afirmação que demanda de um bom ouvido pra sacar, outras não,
eu notei diferença com cabos sim, não sou tão pró contra o feliz mas uso uns cabos de cd-rom antigo, uns que ligava ele
direto na placa mãe é blindado de duas vias esses são ótimos, remove muito ruído, mas é como eu disse, cada ouvido é uma história,
depende muito de muita coisa!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
zekkez
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 477

Obrigado
-Dado: 24
-Recebido: 33


« Responder #1628 : 17 de Abril de 2013, as 10:18:37 »

A colocação do Felix é pertinente.  Não é o caso de ruído, mas de capacitância. Ela pode gerar alteração na resposta de determinadas freqüências.

Verdadeiramente é difícil responder, pois precisaria ter montado dois pedais iguais com as soluções diferentes em termos de cabeamento. Não o fiz.

Mas a dificuldade é ainda maior, na medida em que o desempenho dos dois transistores (BC109C e BC108C) deveria ser igual nos dois pedais.  Isso é bem difícil de encontrar.
Assim repito, minha experiência tem valor relativo, como já havia alertado. E o cabo é menor que 5 cm.

Mas não custa lembrar que diversos fabricantes tem se utilizado de "flat cables" na confecção de pedais. Lembro de um Option 5 Phaser que passou por aqui e tinha a conexão da placa principal com a placa da 3PDT feita com este tipo de cabo.

Mencione-se também o Way Huge Aqua Puss que tenho aqui. Não usa "flat cable", mas a proximidade/configuração dos fios (em paralelo) no conector é a mesma.

http://www.google.com.br/imgres?q=way+huge+aqua+puss&um=1&hl=pt-PT&sa=N&biw=1600&bih=813&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&tbnid=fnqoOG4QzE11HM:&imgrefurl=http://www.thegearpage.net/board/showthread.php%3Fp%3D7792542&docid=lhcE21-3SZGF6M&imgurl=http://img716.imageshack.us/img716/7391/p2230300.jpg&w=2048&h=1536&ei=sZ5uUfPkIIf69QTY0IE4&zoom=1&ved=1t:3588,r:3,s:0,i:91&iact=rc&dur=5060&page=1&tbnh=174&tbnw=230&start=0&ndsp=29&tx=89&ty=83

Decerto a capacitância parasita já é levada em conta na hora da "timbragem" do pedal. E no caso de um delay analógico, pode ser até bem vinda !  Cheesy
« Última modificação: 17 de Abril de 2013, as 10:20:18 por zekkez » Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #1629 : 17 de Abril de 2013, as 12:17:30 »

Uma coisa também que temos que ver é que nem sempre o fabricante, por questões várias (tipo solução de design, facilidade de montagem) entre outras questões, vai optar pela melhor solução sonora. O que o preocupa é entregar a encomenda e embolsar o pagamento. Se vai chiar ou dar capacitância, não é problema dele. Ele quer produzir no custo mais barato e vender pelo mais caro que der...
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #1630 : 17 de Abril de 2013, as 13:32:43 »

O problema é a capacitância parasita, que pode alterar a resposta de algumas frequências.

Fiz a medição com um capacímetro de um flat fino aqui (80 vias), e deu mais ou menos 20pf a cada 10cm de fios paralelos e 15pf saltando um fio (1a e 3a vias).
Digamos que os nosso ouvidos escutem até 20KHZ...  o cabo do potenciômetro seja de 5cm -> 10pF
Então para que nesta frequencia o som caia 3dB:
R=1/(2*3.1416*10pF*20000HZ)
R=795772

Isto é.  Para que possamos escutar esta diferença(à 20KHZ), o ramo do potenciômetro deve ter valor maior que  796K.

Se o amplificador tivesse 1M de impedância de saída e o potenciômetro tivesse 1M, a queda seria menor que 3dB.

Abraços, T+
« Última modificação: 22 de Abril de 2013, as 10:05:45 por Patines » Registrado
whitebilly
Visitante
« Responder #1631 : 17 de Abril de 2013, as 18:18:09 »

Oloco bixoo, quem sabe faz ao vivo!
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #1632 : 18 de Abril de 2013, as 15:07:26 »

Rocktron Delay Short Timer:






O bypass é feito por uma DPDT.

Pelo que percebi, ele possui um CI de delay acompanhado de uma mémoria M5K4164AP.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #1633 : 19 de Abril de 2013, as 18:42:11 »

Valeu Marcos! Tenho um desse e não tive coragem pra abrir. Esse está com defeito?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
polyvox
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 141

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 5



« Responder #1634 : 19 de Abril de 2013, as 22:06:26 »

sobre os FLAT cable , tem de monte em varios amplificadores carissimos de marcas famosonas . não sei se pode trazer algum tipo de problema. acredito eu que nao.
Registrado
Páginas:  1 ... 107 108 [109] 110 111 ... 205   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal