Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 16:22:26


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Cítara!  (Lida 25506 vezes)
guii_music
Visitante
« : 11 de Novembro de 2010, as 14:36:13 »

Olá handmakers, como vão?
O assunto que tenho para conversar com vocês hoje é muito interessante: Cítara(ou sitar)!
Pois bem, minha curiosidade por esse belíssimo intrumento começou quando eu achei um na rua. No começo eu não sabia bem o que era, mas por ser um instrumento de cordas, me amarrei na hora!
A marca dela é desconhecida para mim: BH cítara. Mas o que me atraiu mesmo foi o belíssimo som das cordas (as que sobraram) desse instrumento. Agudos bem suaves, macios, enfim gostei do som mesmo sabendo que não devia ser nada de especial (para estar na rua...).
Então resolvi reformá-la, com direito na troca da pintura e cordas, serviço completo para o meu mais novo intrumento. A seguir ficam algumas fotos dele antes e depois da pintura:



Dificuldades na reforma:
Estou com dificuldades para encontrar cordas...Pelo que me parece, as cordas de 1 a 7 são de calibre 0.09 mm similar a mizinha dos violões e guitarras, o restante 8-15 deve ser de 0.12mm. Para conferir guardei uns pedaços da cordas velhas.
Se eu não encontrar as cordas estou pensando em colocar nylon, será que o som vai ficar muito ruim?(igual ao som do aço não tem!).
Outra: estou pensando em afinar na escala cromática de dó (C-C#-D-D#...) porque acho se eu afinar sem sustenidos não vou poder tocar melodias em todos os tons de escalas musicais... Será que fica bom?

Isso é tudo por enquanto pessoal logo posto a foto das ferragens porque estou deixando elas pretas - vai ficar show!!! Roqueiro

« Última modificação: 11 de Novembro de 2010, as 17:12:16 por guii_music » Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #1 : 11 de Novembro de 2010, as 14:43:01 »

Essa é uma cítara mais simples, então eu afinaria sim em escala cromática, e com certeza em C pois ficaria mais fácil de tocar.
Vá em frente, que realmente é um belíssimo instrumento. 
Registrado
guii_music
Visitante
« Responder #2 : 11 de Novembro de 2010, as 14:49:11 »

Essa é uma cítara mais simples, então eu afinaria sim em escala cromática, e com certeza em C pois ficaria mais fácil de tocar.
Vá em frente, que realmente é um belíssimo instrumento. 
É nisso que estou pensando, pois li na internet que a afinação mais adequada pra cítaras tipo mini harpa é sem sustenidos, assim: C-D-E-F-G-A-B. Desse modo eu não conseguiria tocar em tom menor, porém teria uma oitava dessa escala no restante das cordas.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 11 de Novembro de 2010, as 15:18:24 »

Vai depender muito do uso que quer fazer dela. Por exemplo, se em vez de tocar melodias espeícificas, pode usá-la pra produzir "drones", ou seja arpeggios circulares com acordes interessantes repetindo algumas notas em oitavas ou mesmo dobrandoa-as em afinação. O céu é o limite, na verdade.

Creio que os calibres que mencionou seriam corretamente 0.009 e 0,012 mm, não?

Há instrumentos parecidos com esse na India chamados Swaramandal. Normalmente são tocados com os dedos ou usadas aquela dedeiras de metal usadas p tocar Sitar. Tem uma quantidade grande de cordas e a afinação usual permite o uso de arpeggios rápidos soando como cachoeiras de notas.

Mais uma idéia: pode experimentar tocar as cordas com pequenas e leves baquetas, feitas de bambu, como um Santur, instrumento turco.
http://www.youtube.com/watch?v=y51wcSzI77A&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=iNwU7G483BE&feature=related
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #4 : 11 de Novembro de 2010, as 15:37:47 »

Sim, vai depender muito do uso e afinação dela. Se for para fazer arpeggios, aí é covardia. ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Registrado
guii_music
Visitante
« Responder #5 : 11 de Novembro de 2010, as 17:11:40 »

Vai depender muito do uso que quer fazer dela. Por exemplo, se em vez de tocar melodias espeícificas, pode usá-la pra produzir "drones", ou seja arpeggios circulares com acordes interessantes repetindo algumas notas em oitavas ou mesmo dobrandoa-as em afinação. O céu é o limite, na verdade.

Bem, eu pretendo fazer apenas melodias por enquanto, esse "drones" parece ser bem avançado não?

Creio que os calibres que mencionou seriam corretamente 0.009 e 0,012 mm, não?
Sim, errei, na verdade é 0.09mm e já está corrigido. Ali não deveria ser 0,009 cm não?


Há instrumentos parecidos com esse na India chamados Swaramandal. Normalmente são tocados com os dedos ou usadas aquela dedeiras de metal usadas p tocar Sitar. Tem uma quantidade grande de cordas e a afinação usual permite o uso de arpeggios rápidos soando como cachoeiras de notas.

Mais uma idéia: pode experimentar tocar as cordas com pequenas e leves baquetas, feitas de bambu, como um Santur, instrumento turco.
http://www.youtube.com/watch?v=y51wcSzI77A&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=iNwU7G483BE&feature=related
Boa idéia!

Sim, vai depender muito do uso e afinação dela. Se for para fazer arpeggios, aí é covardia. ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
é como eu disse, pretendo fazer melodias por enquanto mais logo estarei fazendo arpeggios como john petrucci Guitarrista

Mensagem Mesclada
Então pessoal, as ferragens ficaram prontas e aí está o resultado:





Agora a luta vai ser encontrar as cordas. Se eu for comprar vários encordoamentos de violão prar aproveitar somente as 2 primeiras cordas me arrependerei pois  sairá quase  o preço de uma citara nova! Se alguem tiver sugestões, estou disposto a tentar! Será que arames de aço servem para essa finalidade?
« Última modificação: 11 de Novembro de 2010, as 17:20:35 por guii_music » Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #6 : 11 de Novembro de 2010, as 21:35:32 »

compra corda avulsa pra guitarra
sempre tem "E e B" pra vender
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #7 : 11 de Novembro de 2010, as 21:42:10 »

Quando eu era criança eu via muitas dessas cítaras sendo vendidas em feiras. Um tipo de arte popular. As cordas são afinadas seguindo a escala cromática. Junto com ela vinham várias tablaturas de músicas populares (somente a meldia). Fazia muito tempo que eu não via uma.

Achei uma foto dela com a tablatura:

http://www.baudopirata.com.br/loja/images/citara-dimas.jpg
« Última modificação: 11 de Novembro de 2010, as 22:03:26 por Jairo » Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
guii_music
Visitante
« Responder #8 : 12 de Novembro de 2010, as 08:05:02 »

compra corda avulsa pra guitarra
sempre tem "E e B" pra vender
Sim, vou fazer isso se não achar as cordas. Obrigado! A única preocupação é que as cordas são colocadas desta forma: cada corda serve como duas. Assim: a primeira corda é colocada na "tarracha", atravessa o instrumento, dá a volta no prego (ponte), enrola em outro prego e depois retorna a outra tarracha. Nasse caso, acho que as cordas são maiores do que as de violão e guitarra tendo em vista que a distância total passa do tamanho do braço do instrumento. Sábado irei comprar cordas para meu violão e vou fazer uma busca nas lojas da minha cidade para ver se acho o encordoamento para cítara. Porque afinal, são 15 cordas!

Quando eu era criança eu via muitas dessas cítaras sendo vendidas em feiras. Um tipo de arte popular. As cordas são afinadas seguindo a escala cromática. Junto com ela vinham várias tablaturas de músicas populares (somente a meldia). Fazia muito tempo que eu não via uma.

Achei uma foto dela com a tablatura:

http://www.baudopirata.com.br/loja/images/citara-dimas.jpg
Eu, porém, nunca tinha visto uma cítara. Pode perceber que é um instrumento meio raro de encontrar, poucas pessoas tocam. Então ao afinar não devo omitir os sustenidos, né? Interessante a tablatura, desse modo fica fácil aprender a tocar. O incoveniente é que bloqueia a pintura.

Mensagem Mesclada
Olá amigos
Hoje comprei cordas e um rastilho novo para meu violão e aproveitei para comprar as cordas da minha cítara. Após muita pesquisa, conclui que realmente não há encordoamentos para cítara por aqui. Alguns vendedores mais velhos disseram que a loja já vendeu, porém há muitos anos atrás. Nem cítaras encontra-se mais para comprar nessas lojas. Então decidi seguir o conselho do Chris e comprei cordas avulsas para violão da linha canário, da giannini. Aqui está:



Foram 8 de cada corda (1ª e 2ª) e no total me custaram R$ 32,00. Após muita luta já coloquei as cordas e estou deixando o corpo de instrumento se acostumar com as cordas novamente para poder afinar definitivamente. Tentei afiná-lo seguindo a ordem cromática, incluindo os acidentes, mas não ficou muito bom não. Acho que vou afiná-lo com duas oitavas de C , omitindo sustenidos. Acho que assim como alguns tipos de flautas, esse é um instrumento que fica melhor afinado em apenas em um tom.

Fotos finais:





Quanta corda!



Mensagem Mesclada
Olá guys
Venho dizer que realmente a melhor afinação é em C e duas oitavas,ficou sonzera! Logo posto novidades, pois ainda estou descobrindo o instrumento. Estou contente com o resultado,ficou melhor do que esperava! Queria agradecer a galera que postou. Valeu! Qualque coisa postem!
« Última modificação: 13 de Novembro de 2010, as 20:09:25 por guii_music » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #9 : 16 de Novembro de 2010, as 08:55:46 »

Voce é quem está de parabéns!!!  Palmas
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
guii_music
Visitante
« Responder #10 : 16 de Novembro de 2010, as 08:59:27 »

Voce é quem está de parabéns!!!  Palmas
Obrigado!
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #11 : 16 de Novembro de 2010, as 10:00:45 »

Que Beleza hein!  Bravo
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
guii_music
Visitante
« Responder #12 : 16 de Novembro de 2010, as 13:39:12 »

Que Beleza hein!  Bravo
Valeu! Obrigado por aquela dica!
Registrado
Wedson
Visitante
« Responder #13 : 26 de Novembro de 2010, as 19:32:00 »

bota uma video ai, pra gente ouvir como ficou som dela?Huh??
 Bravo
Registrado
Audrec
Visitante
« Responder #14 : 30 de Novembro de 2010, as 21:30:02 »

Muito bom cara, só falta colocar o som dela pra gente ouvir .. Cheesy
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal