Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Maio de 2026, as 12:33:04

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Seletor 110/220 automático amplificadores Leacs Esquema e explicação.  (Lida 390 vezes)
pcrock
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 24
-Recebido: 23

« : 12 de Maio de 2026, as 22:06:22 »

Olá amigos, hoje  quero compartilhar com vocês um circuito muito interessante que é utilizado nos amplificadores Leac´s.
Trata-se do seletor de tensão automático para 110v/220v que equipa muitos de seus modelos.
Sempre me interessei por esse assunto e decidi medir tudo e estudar tudo sobre esse circuito para entender certinho como funcionava, pois esse modelo funciona muito bem!
Vou postar o esquema elétrico aqui e também deixar a explicação detalhada de seu funcionamento.
Esse circuito é muito bom, pois não usa nem transformador e nem resistores de potencia, que são grandes e esquentam demais! Bem diferente da enorme maioria dos circuitos similares.
Abaixo segue o esquema e quem quiser saber mais sobre a análise, deixo o link do vídeo do Excelentíssimo Professor Bairros, que fez uma análise irretocável mediante o esquema e sugestão que enviei a ele. Para quem não o conhece, vale se inscrever em seu canal, que na minha opinião, é o melhor canal brasileiro de eletrônica no Youtube.
Espero que gostem.

OBS--> Oesquema mostra o simbolo do que seriam PUTs ao invés de SCRs, isso se deve, provavelmente, a um erro gráfico mas, na realidade, são mesmo SCRs! Possuo o amplificador que usa esse circuito e pude confirmar na placa que o correto é SCR mesmo e não PUT.

Esquema:

Vídeo Professor Bairros com excelente análise e explicação
https://www.youtube.com/watch?v=WldXxi7T1F8&t=13s

« Última modificação: 13 de Maio de 2026, as 18:22:14 por pcrock » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 75
-Recebido: 2096

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1 : 13 de Maio de 2026, as 13:10:43 »

Um detalhe no esquema: os símbolos usados no MRC100 estão errados. O MRC100 como dito no vídeo, é um SCR ou retificador controlado de silício e o símbolo em questão é de um PUT (transístor unijunção programável) que é outro dispositivo.  O símbolo do SCR tem o gate ligado no traço do cátodo e não no ânodo.  O desenho foi feito pelo tal do Paulo Costa, citado pelo professor Bairros.

Eu sou inscrito no canal do professor Bairros e gosto muito das explicações dele, mas inevitavelmente, aparecem ocasionalmente alguns deslizes.
« Última modificação: 13 de Maio de 2026, as 13:12:07 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1926
-Recebido: 480

« Responder #2 : 13 de Maio de 2026, as 13:26:54 »

O desenho foi feito pelo tal do Paulo Costa, citado pelo professor Bairros.

Paulo Costa foi este que criou o tópico  Cheesy
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #3 : 13 de Maio de 2026, as 16:51:12 »

Então achamos o culpado   Cheesy
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
pcrock
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #4 : 13 de Maio de 2026, as 17:16:49 »

Um detalhe no esquema: os símbolos usados no MRC100 estão errados. O MRC100 como dito no vídeo, é um SCR ou retificador controlado de silício e o símbolo em questão é de um PUT (transístor unijunção programável) que é outro dispositivo.  O símbolo do SCR tem o gate ligado no traço do cátodo e não no ânodo.  O desenho foi feito pelo tal do Paulo Costa, citado pelo professor Bairros.

Eu sou inscrito no canal do professor Bairros e gosto muito das explicações dele, mas inevitavelmente, aparecem ocasionalmente alguns deslizes.

Bom, vamos lá.

Eu sou o PAULO COSTA que o Professor Bairros cita no vídeo. Participo constantemente de seu canal e ele frequentemente fala sobre mim. Tem outros vídeos dele lá no canal com aulas e com circuitos sugeridos por mim.
Sobre sua dúvida a respeito do componente, os componentes REAIS SÃO MESMO SCR e não PUTs. O Professor, inclusive, fala sobre isso nos comentários. O Fabricante usou esse simbolo no esquema elétrico, provavelmente um erro gráfico, mas na placa real (eu possuo a placa original) os componentes de fábrica são exatamente os SCRs que estão notados no esquema, ou seja, os MRC100-6. O professor apenas resolveu manter a originalidade e deixar o desenho como está, mas deixa claro que os componentes corretos são SCRs.
Grande abraço aos amigos aqui do Forum!
« Última modificação: 13 de Maio de 2026, as 18:24:16 por pcrock » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #5 : 13 de Maio de 2026, as 18:29:31 »

As vezes o desenho do esquema elétrico contém erros propositais, para confundir os copiadores.  Num outro tópico recente aqui do fórum (o do Atomic Drive) eu sugeri para procurar o esquema do amplificador para implementar o jack para um alto-falante externo.  Eu não comentei no tópico porque
 não influenciaria no que interessava, mas o esquema encontrado por mim tinha um erro nas conexões do ci TDA2052. No desenho há um pino 8 e ligações a ele, só que esse ci só tem 7 pinos.  Já não é o primeiro esquema da Meteoro com erros propositais, alguns absurdos, que já comentamos no fórum.
pcrock
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #6 : 13 de Maio de 2026, as 21:14:01 »

As vezes o desenho do esquema elétrico contém erros propositais, para confundir os copiadores.  Num outro tópico recente aqui do fórum (o do Atomic Drive) eu sugeri para procurar o esquema do amplificador para implementar o jack para um alto-falante externo.  Eu não comentei no tópico porque
 não influenciaria no que interessava, mas o esquema encontrado por mim tinha um erro nas conexões do ci TDA2052. No desenho há um pino 8 e ligações a ele, só que esse ci só tem 7 pinos.  Já não é o primeiro esquema da Meteoro com erros propositais, alguns absurdos, que já comentamos no fórum.

Sim! Você tem razão! Essa pode ser a explicação mesmo pois a gente acaba vendo mais do que deveria situações assim né?
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1926
-Recebido: 480

« Responder #7 : 14 de Maio de 2026, as 13:16:27 »

Já não é o primeiro esquema da Meteoro com erros propositais, alguns absurdos, que já comentamos no fórum.

É de conhecimento dos técnicos que a mETEORO pratica esse tipo de absurdo ! Já houveram alguns casos reportados aqui
Alguns bem "cabeludos" inclusive  Toma na Cabeça
« Última modificação: 14 de Maio de 2026, as 13:17:45 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: