Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Maio de 2026, as 09:03:35

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Seletor 110/220 automático amplificadores Leacs Esquema e explicação.  (Lida 1065 vezes)
pcrock
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 23

« : 12 de Maio de 2026, as 22:06:22 »

Olá amigos, hoje  quero compartilhar com vocês um circuito muito interessante que é utilizado nos amplificadores Leac´s.
Trata-se do seletor de tensão automático para 110v/220v que equipa muitos de seus modelos.
Sempre me interessei por esse assunto e decidi medir tudo e estudar tudo sobre esse circuito para entender certinho como funcionava, pois esse modelo funciona muito bem!
Vou postar o esquema elétrico aqui e também deixar a explicação detalhada de seu funcionamento.
Esse circuito é muito bom, pois não usa nem transformador e nem resistores de potencia, que são grandes e esquentam demais! Bem diferente da enorme maioria dos circuitos similares.
Abaixo segue o esquema e quem quiser saber mais sobre a análise, deixo o link do vídeo do Excelentíssimo Professor Bairros, que fez uma análise irretocável mediante o esquema e sugestão que enviei a ele. Para quem não o conhece, vale se inscrever em seu canal, que na minha opinião, é o melhor canal brasileiro de eletrônica no Youtube.
Espero que gostem.

OBS--> Oesquema mostra o simbolo do que seriam PUTs ao invés de SCRs, isso se deve, provavelmente, a um erro gráfico mas, na realidade, são mesmo SCRs! Possuo o amplificador que usa esse circuito e pude confirmar na placa que o correto é SCR mesmo e não PUT.

Esquema:

Vídeo Professor Bairros com excelente análise e explicação
https://www.youtube.com/watch?v=WldXxi7T1F8&t=13s

« Última modificação: 13 de Maio de 2026, as 18:22:14 por pcrock » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 75
-Recebido: 2097

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1 : 13 de Maio de 2026, as 13:10:43 »

Um detalhe no esquema: os símbolos usados no MRC100 estão errados. O MRC100 como dito no vídeo, é um SCR ou retificador controlado de silício e o símbolo em questão é de um PUT (transístor unijunção programável) que é outro dispositivo.  O símbolo do SCR tem o gate ligado no traço do cátodo e não no ânodo.  O desenho foi feito pelo tal do Paulo Costa, citado pelo professor Bairros.

Eu sou inscrito no canal do professor Bairros e gosto muito das explicações dele, mas inevitavelmente, aparecem ocasionalmente alguns deslizes.
« Última modificação: 13 de Maio de 2026, as 13:12:07 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1926
-Recebido: 480

« Responder #2 : 13 de Maio de 2026, as 13:26:54 »

O desenho foi feito pelo tal do Paulo Costa, citado pelo professor Bairros.

Paulo Costa foi este que criou o tópico  Cheesy
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #3 : 13 de Maio de 2026, as 16:51:12 »

Então achamos o culpado   Cheesy
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
pcrock
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #4 : 13 de Maio de 2026, as 17:16:49 »

Um detalhe no esquema: os símbolos usados no MRC100 estão errados. O MRC100 como dito no vídeo, é um SCR ou retificador controlado de silício e o símbolo em questão é de um PUT (transístor unijunção programável) que é outro dispositivo.  O símbolo do SCR tem o gate ligado no traço do cátodo e não no ânodo.  O desenho foi feito pelo tal do Paulo Costa, citado pelo professor Bairros.

Eu sou inscrito no canal do professor Bairros e gosto muito das explicações dele, mas inevitavelmente, aparecem ocasionalmente alguns deslizes.

Bom, vamos lá.

Eu sou o PAULO COSTA que o Professor Bairros cita no vídeo. Participo constantemente de seu canal e ele frequentemente fala sobre mim. Tem outros vídeos dele lá no canal com aulas e com circuitos sugeridos por mim.
Sobre sua dúvida a respeito do componente, os componentes REAIS SÃO MESMO SCR e não PUTs. O Professor, inclusive, fala sobre isso nos comentários. O Fabricante usou esse simbolo no esquema elétrico, provavelmente um erro gráfico, mas na placa real (eu possuo a placa original) os componentes de fábrica são exatamente os SCRs que estão notados no esquema, ou seja, os MRC100-6. O professor apenas resolveu manter a originalidade e deixar o desenho como está, mas deixa claro que os componentes corretos são SCRs.
Grande abraço aos amigos aqui do Forum!
« Última modificação: 13 de Maio de 2026, as 18:24:16 por pcrock » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #5 : 13 de Maio de 2026, as 18:29:31 »

As vezes o desenho do esquema elétrico contém erros propositais, para confundir os copiadores.  Num outro tópico recente aqui do fórum (o do Atomic Drive) eu sugeri para procurar o esquema do amplificador para implementar o jack para um alto-falante externo.  Eu não comentei no tópico porque
 não influenciaria no que interessava, mas o esquema encontrado por mim tinha um erro nas conexões do ci TDA2052. No desenho há um pino 8 e ligações a ele, só que esse ci só tem 7 pinos.  Já não é o primeiro esquema da Meteoro com erros propositais, alguns absurdos, que já comentamos no fórum.
pcrock
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #6 : 13 de Maio de 2026, as 21:14:01 »

As vezes o desenho do esquema elétrico contém erros propositais, para confundir os copiadores.  Num outro tópico recente aqui do fórum (o do Atomic Drive) eu sugeri para procurar o esquema do amplificador para implementar o jack para um alto-falante externo.  Eu não comentei no tópico porque
 não influenciaria no que interessava, mas o esquema encontrado por mim tinha um erro nas conexões do ci TDA2052. No desenho há um pino 8 e ligações a ele, só que esse ci só tem 7 pinos.  Já não é o primeiro esquema da Meteoro com erros propositais, alguns absurdos, que já comentamos no fórum.

Sim! Você tem razão! Essa pode ser a explicação mesmo pois a gente acaba vendo mais do que deveria situações assim né?
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1926
-Recebido: 480

« Responder #7 : 14 de Maio de 2026, as 13:16:27 »

Já não é o primeiro esquema da Meteoro com erros propositais, alguns absurdos, que já comentamos no fórum.

É de conhecimento dos técnicos que a mETEORO pratica esse tipo de absurdo ! Já houveram alguns casos reportados aqui
Alguns bem "cabeludos" inclusive  Toma na Cabeça
« Última modificação: 14 de Maio de 2026, as 13:17:45 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
A.Sim
Handmaker

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 368

« Responder #8 : 17 de Maio de 2026, as 18:21:51 »

Meu comentário de dez centavos.

Eu consertei dezenas de aparelhos com este tipo de circuito que monitora a tensão da rede e decide a operação "110/220" chaveando o transformador de força ou o retificador da rede.
Não são confiáveis. Mais cedo ou mais tarde, eles erram e o "bum" é inevitável.
Se algum aparelho de uso de vocês tem um circuito destes, desative-o e coloque uma chave manual. A chance de dano com uma chave manual é infinitamente menor.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
pcrock
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #9 : Ontem às 20:37:01 »

Meu comentário de dez centavos.

Eu consertei dezenas de aparelhos com este tipo de circuito que monitora a tensão da rede e decide a operação "110/220" chaveando o transformador de força ou o retificador da rede.
Não são confiáveis. Mais cedo ou mais tarde, eles erram e o "bum" é inevitável.
Se algum aparelho de uso de vocês tem um circuito destes, desative-o e coloque uma chave manual. A chance de dano com uma chave manual é infinitamente menor.

Trabalho na manutenção de equipamentos eletrônicos voltados à música perincipalmente há mais de quatro décadas. Desde que esse tipo de circuitos se tornou mais popular em linhas comerciais,  como é o caso dessa Leac´s, ou DCLASS ou mesmo nas fontes chaveadas de PC (me refiro a aquelas cuja seleção bivolt é feita por relê), etc... tenho reparado toneladas de aparelhos usando esse recurso e jamais peguei um problema nisso. Sempre defeitos em outros estágios, já aparelhos com chave manual e que o usuário meteu fogo em tudo por ligar em 220v com a chave em 127v, peguei centenas de vezes. Só por esse fato o circuito (mesmo sujeito a hipotéticas falhas, que até agora, na prática, não vi nenhuma) já se mostra mais útil e confiável do que chave manual.
Além disso analisando bem o circuito é possível notar que as piores "possibilidades" de falha obrigam o aparelho a permanecer em 220v, o que, na prática, mesmo se ocorresse, faria o aparelho ou funcionar normalmente (caso a rede fosse 220v) ou simplesmente a não funcionar (sem dano algum caso a rede fosse 127v).
Como eu tinha interesse especial nesse circuito pois eu planejava implementá-lo em uma série de equipamentos meus, da minha própria banda, mesmo eu vendo que o circuito era usado já em marcas comerciais eu fiz muito teste na bancada (inclusive "abrindo" o neutro propositalmente forçando assim um retorno de fase e também "derrubando" uma fase para ver o comportamento e em ambos os casos a coisa toda se saiu muito melhor do que eu esperava.).
Inclusive muitos desses testes práticos de bancada e conclusões foram discutidas com o Professor Bairros.
A conclusão final foi que: Existe possibilidade de falha? Lógico que sim... Até aparelhos ligados em rede compatível e usando chaveamento manual são suscetíveis a danos por motivos de surtos, falhas de componentes, etc... No entanto essa possibilidade se mostra tão remota que os benefícios de seu uso se mostram enormemente maiores que sua negação.
Estou usando já ha muito tempo nos equipamentos da banda, que viajam com muita frequência, cada hora em uma cidade, sem nem esquentar mais a cabeça.
Até hoje nenhuma única falha sequer.
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #10 : Ontem às 21:44:04 »

A condição de "fail safe" tem de ser validada em caso de defeito em componentes críticos. Por exemplo, caso o scr 1 (T1) queime quando ligado em 220 Vac, será que ele entra em curto ou ficará aberto ? Se entrar em curto ele corta a condução do scr2 e os relés mantém a conexão do primário em 220 V. Mas se o scr1 ficar aberto quando queimado, ele faz o scr2 ser acionado e energizar os relés, conectando o primário para 127 V, mesmo com a rede em 220 V. A questão é como se comporta o scr queimado ?

O mesmo raciocínio deve ser aplicado aos diodos zeners.   Além disso analise se os componentes trabalham com folga dentro das limitações especificadas e portanto não submetidos a estresse e assim com maior vida útil.
« Última modificação: Ontem às 22:18:39 por xformer » Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: