Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
25 de Junho de 2026, as 03:07:33
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Lançamento de Novos Projetos
>
Amplificadores valvulados
>
Amplificador fundo de garagem
Páginas: [
1
]
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Amplificador fundo de garagem (Lida 208 vezes)
Nautilus
Iniciante
Offline
Sexo:
Mensagens: 5
Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0
Jovem e novo no assunto.
Amplificador fundo de garagem
«
:
22 de Junho de 2026, as 23:19:27 »
Olá amigos do forum!
Sou um estudante do 3 ano do ensino médio integrado ao tecnico em automação industrial, e certo dia vasculhando por um dos antigos laboratorios da minha escola encontrei algo bem interessante!!
Duas válvulas bem bem legais:
EF184
(que como não tinha experiência, até eu descobrir qual válvula era com o chat gpt foi difícil) e uma
11AR11 compactron
da Sylvania.
Bom, válvulas são caras e no momento com vestibulares e tudo mais, não estou com muito tempo também para me dedicar 100% à paixão... Fazendo por hobbie nas horas livres e buscando usar o que eu tenho em mãos, gostaria de tentar fazer um amplificador utilizando essas duas válvulas! Eu sei que o ideal seria ter uma de potência, como uma 25L6 e aí eu poderia até tentar fazer o Carmine HB-1 direto, mas vi que posso fazer um amplificador de baixa potência utilizando a minha EF184 como pré e a 11AR11 como power, e até fazer uma configuração push pull para um pouco mais de potência...
Poderiam me ajudar avaliando a possibilidade do projeto e me recomendando materiais para estudar sobre transformadores de saída e amplificadores no geral?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
Offline
Sexo:
Mensagens: 6.393
Obrigado
-Dado: 75
-Recebido: 2105
e^(i x pi)+1=0
Re: Amplificador fundo de garagem
«
Responder #1 :
23 de Junho de 2026, as 09:44:28 »
Bem vindo ao Handmades ! Sobre um projeto com as válvulas que você tem, a EF184 é a usada no pré do HB1, o que já ajudaria num futuro projeto seu, já que poderia usar o mesmo estágio do HB1. Quanto à compactron 11AR11, você tem que observar que a tensão usada no filamento é de 11.2 V (o "11" no início do código significa a tensão para o filamento) e que ela tem dois pentodos dentro do invólucro. Eu não conheço a 11AR11, mas talvez você possa usá-la num amplificador com uma válvula só como no projeto do Coffee Maker que usa a compactron 6AF11 (que tem 2 triodos e 1 pentodo). Veja o tópico dele aqui no fórum que deve lhe dar uma luz. Usar a EF184 com a 11AR11 necessitaria e duas fontes para alimentar os filamentos, o que complica mais um pouco, no caso do HB1, a EF184 e 25L6 tem os filamentos ligados em série porque a corrente nos dois filamentos é igual, no caso da 11AR11 e EF184 não deve ser.
Antes de tudo compre o soquete de 12 pinos para a compactron, já que ele não é tão fácil de achar, o Bossman ainda deve ter alguns para vender.
Aqui no fórum tem muita informação sobre projetos e funcionamento dos amplificadores valvulados. Você vai passar horas descobrindo tópicos interessantes e apesar de válvulas serem fáceis de serem entendidas, precisa muito estudo para conseguir projetar algo útil.
Registrado
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Nautilus
Iniciante
Offline
Sexo:
Mensagens: 5
Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0
Jovem e novo no assunto.
Re: Amplificador fundo de garagem
«
Responder #2 :
23 de Junho de 2026, as 09:59:10 »
Obrigado pela resposta! Realmente não sei se vale a pena pela dificuldade de se precisar de duas fontes para as válvulas...
Sobre o projeto coffee maker, para eu achar o esquemático, precisaria comprá-lo do Bossman?
Perdão as muitas perguntas, assim que tiver um pouco mais de tempo vou gastar tardes explorando melhor o fórum!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
Offline
Sexo:
Mensagens: 6.393
Obrigado
-Dado: 75
-Recebido: 2105
e^(i x pi)+1=0
Re: Amplificador fundo de garagem
«
Responder #3 :
23 de Junho de 2026, as 10:23:24 »
O esquema está na primeira página do tópico, bem como o link para baixar de graça o pdf com todos detalhes.
Neste tópico que está até na lista dos últimos com postagem.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=12205.0
Registrado
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Nautilus
Iniciante
Offline
Sexo:
Mensagens: 5
Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0
Jovem e novo no assunto.
Re: Amplificador fundo de garagem
«
Responder #4 :
23 de Junho de 2026, as 15:22:15 »
Muito obrigado! Dei uma olhada já e com certeza o projeto me ajudará a entender melhor sobre essas compactron e sobre possíveis topologias.
A respeito do desenho do circuito, gostaria de terguntar que software normalmente é usado? Sempre vejo os schematics bonitos, mas tenho dificuldades em achar um software para desenhar e testar meus próprios projetos...
Registrado
gaschmidt1
Iniciante
Offline
Sexo:
Mensagens: 61
Obrigado
-Dado: 68
-Recebido: 23
Re: Amplificador fundo de garagem
«
Responder #5 :
23 de Junho de 2026, as 16:12:46 »
Bem vindo!
Registrado
"Fazer ou não fazer. Tentar, não há." (Yoda em O Império Contra-Ataca)
Doug
Colaborador
Offline
Sexo:
Mensagens: 976
Obrigado
-Dado: 123
-Recebido: 146
Re: Amplificador fundo de garagem
«
Responder #6 :
Ontem
às 10:39:20 »
No caso, a sugestão de compra foi apenas sobre o soquete de 12 pinos para sua válvula, os esquemas estão disponíveis gratuitamente, como já foram compartilhados.
sobre software, acredito que a melhor alternativa é o Kicad, que é gratuito, aberto e com grande suporte da comunidade, eu sempre usei o Eagle, mas alem de pago (embora sempre tenha usado a versão free), ele não oferece a possibilidade de simulação (o Kicad tem) e com o passar dos anos acho que o programa se tornou pior após ser adquirido pela autodesk, acho que o Kicad é o que temos de melhor atualmente, embora tenha que confessar que ainda tenho algumas dificuldades com ele, depois de tantos anos usando o eagle.
Registrado
Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Nautilus
Iniciante
Offline
Sexo:
Mensagens: 5
Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0
Jovem e novo no assunto.
Re: Amplificador fundo de garagem
«
Responder #7 :
Ontem
às 16:46:56 »
Entendi, obrigado pela repsosta!! Pior que já tenho o kicad baixado, mas fico enrolando para começar a mexer por falta de tempo, mas agora com certeza vou arrumar um momento para dar atenção à ele.
Aproveitando o topico, saberiam me dizer se eu posso mandar uma mensagem privada aqui no blog direto para o Bossman para perguntar sobre os socketes?
Registrado
Doug
Colaborador
Offline
Sexo:
Mensagens: 976
Obrigado
-Dado: 123
-Recebido: 146
Re: Amplificador fundo de garagem
«
Responder #8 :
Ontem
às 18:42:41 »
pode sim
no topico anterior a esse, o do Coffee Maker tem uma postagem dele, é só entrar no perfil dele e lá terá a opção de enviar mensagem privada.
Registrado
Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Páginas: [
1
]
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
-----------------------------
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
-----------------------------
Lançamento de Novos Projetos
-----------------------------
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
-----------------------------
Dúvidas e Sugestões
-----------------------------
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
-----------------------------
Compra/Venda
-----------------------------
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
-----------------------------
Off Topic
-----------------------------
=> Conhecimento
=> Humor
-----------------------------
Dúvidas e Sugestões
-----------------------------
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
-----------------------------
Off Topic
-----------------------------
=> Off-Topic
-----------------------------
Fórum Geral
-----------------------------
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
-----------------------------
Compra/Venda
-----------------------------
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
-----------------------------
Off Topic
-----------------------------
=> Jornal
-----------------------------
Fórum Geral
-----------------------------
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal